>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Como escolher equipamentos para fotografia de viagem


Mudar e perder vôos, correr para pegar ônibus ou caminhar nas montanhas faz parte de qualquer bela história de viagem. Mas o que podemos fazer quando temos pelo menos 5 quilos na mochila e precisamos de tudo? Você já deve saber do que estou falando. Esta é nossa engrenagem SANTA da fotografia. Não podemos fazer concessões. Precisamos levar tudo conosco. Toda vez que eu viajava, acabava com dores nas costas e nos braços (e provavelmente não estava sozinho), até o dia em que decidi fazer algumas mudanças.

Precisava otimizar minha bolsa de equipamentos e dizer adeus às viagens dolorosas.



Este artigo pode ser para você se:
  • você é um fotógrafo de viagens apaixonado
  • você quer se familiarizar com meu equipamento de fotografia pessoal
  • você quer saber o motivo pelo qual eu escolhi determinado equipamento



Vamos começar com a pergunta mais comum entre os fotógrafos…


Canon ou Nikon?


Cada fotógrafo tem sua preferência. Não vou discutir aqui as diferenças. Sempre usei os equipamentos da Canon, desde o início da minha aventura com a fotografia e respeito quem escolheu a Nikon. No entanto, na minha opinião, a Canon oferece as lentes da mais alta qualidade que atendem aos meus requisitos e gosto muito da qualidade de imagem . Quando se trata dos corpos, comprei primeiro a 20D, mas rapidamente mudei para câmeras 5D full frame. Fotografei com a EOS 5D Mark I, Mark II, e agora uso a Mark III há 3 anos.


Por que escolhi a Canon?


Depois de 10 anos com a Canon, nunca me decepcionou e eu não trocaria por nada. Atende perfeitamente às minhas necessidades de fotografia de viagem, sendo a mais confortável , ergonômico e resistente a quaisquer condições que experimentei.


Lentes – meu segundo par de olhos


Passando para as lentes, a minha favorita quando viajo é a Canon EF 17-40mm – f/4 L. Ela é bem ampla, então consigo ver tudo no quadro com ela quando ando pelas ruas estreitas da cidade de lugares distantes. A outra lente muito importante no meu kit é a 70-200mm. Eu simplesmente amo o quão brilhante é (f2.8). É perfeito para retratos mesmo com pouca luz, mas também é útil para panoramas, quando preciso usar o zoom.



Também tenho mais duas lentes, que na verdade raramente uso, apenas para diversificar um pouco minhas galerias. A lente olho de peixe Samyang 12mm – f/2.8 que eu tenho é boa para isso, especialmente porque era relativamente barata para essa lente. As lentes são amplas, têm foco manual, full frame e distorcem o mundo ao redor. Se você é apaixonado por astronomia e gosta de tirar fotos à noite, essa pode ser uma boa peça para complementar o seu kit de fotografia. Tira fotos incríveis da Via Láctea e geralmente para um céu cheio de estrelas. No dia a dia, as lentes são perfeitas para fotógrafos de arquitetura. Pelo preço justo (aprox. 800 USD) e seu tamanho, as lentes são uma boa ideia para qualquer fotógrafo que queira diversificar sua galeria.



A segunda é uma Canon EF 50mm f/1.8 STM, que prefiro para festas de família do que para fotografia de viagem. Essas lentes permitem capturar imagens estáticas, com assuntos que saltam da cena. Estas são as lentes a serem usadas se você quiser um assunto perfeitamente nítido com um fundo desfocado. Perfeitas para retratos e fotografia com pouca luz, as lentes podem adicionar um ar artístico aos objetos do dia a dia graças à sua ampla abertura máxima de f/1.8 e distância focal de 50 mm. No entanto, como sou um fotógrafo de viagens e não tiro tantos retratos na estrada, não uso essas lentes com muita frequência.

Por que escolhi a Canon EF 17-40mm –f/4L e 70-200mm – f/2.8?


No passado eu experimentei muito com lentes. Mas depois de algum tempo encontrei o equilíbrio perfeito com essas duas lentes:Canon EF 17-40mm – f/4 L e 70-200mm – f/2.8 L. Uso-as há 5 anos e confesso que não vou para alterá-los em breve.

Eles são ultra-amplos e nítidos. Eles pesam muito menos, custam menos e me dão resultados mais consistentes do que, por exemplo, Canon 16-35mm f/2.8 L.

Se formos comparar com o que a Nikon oferece, as Canon EF 17-40mm –f/4L são mais largas que as lentes Nikon na Nikon. Não é tão largo quanto o 10-22mm nas câmeras Canon 1.6x e não tão largo quanto o 16-35mm. A lente 17-40 mm L é para full-frame.



A 70-200mm tem uma das faixas de distância focal mais úteis e populares disponíveis. A faixa de distância focal de 70-200 mm é frequentemente empregada para capturar belas fotos de paisagens. Portanto, se você gosta de fotografia de retrato , fotografia de rua , e muitas vezes dão um passeio no parque , vá para a praia , essas atividades são melhor capturadas com uma 70-200 f/2.8 L. Por isso também está na minha bolsa.

Filtros – quando os detalhes importam


Por fim, o equipamento extremamente importante para mim são os filtros Lee ND 03, 06 e 09. Eles me permitem equilibrar a luz do céu com o resto do quadro quando está nublado. Graças a isso, posso evitar o efeito de destaque do céu e descobrir o efeito dramático mesmo quando está chovendo. Filtros de densidade neutra e ND Grads têm um impacto neutro na cor das minhas imagens. Ao usar o ND Grads, você pode controlar o contraste entre um céu claro e um primeiro plano escuro, permitindo que o sensor da câmera registre os detalhes em ambas as áreas. Eles podem resgatar uma imagem de paisagem que, de outra forma, seria estragada por céus desbotados ou primeiros planos escuros. Se você quiser manter os detalhes de suas fotos, eu recomendo que você obtenha este conjunto de filtros Lee ND.

Claro que todo este equipamento é um investimento de mais de 5.000 euros. A maioria de nós não tem esse dinheiro quando inicia sua carreira como fotógrafo. No entanto, para começar com o pé direito na carreira, vale a pena sacrificar algumas necessidades e investir na tecnologia que facilitará sua carreira.

Eu na minha mala" Lista resumida




Como você provavelmente já percebeu, eu viajo com alguns outros itens também. Fiz uma lista com todos os equipamentos que nunca saio de casa sem.
  1. Canon EOS 5D Mark III
  2. Canon EF 17-40mm – f/4 L
  3. Canon EF 70-200mm – f/2.8 L
  4. Canon EF 50mm f/1.8 STM
  5. Samyang 12mm – f/2.8
  6. Marumi DHG MC CPL PL (D) 77mm 77 Filtro fino fino digital de alta qualidade Japão
  7. Filtro protetor antiestático Hoya Evo
  8. Graduados em Densidade Neutra Difícil:03, 06 e 09
  9. Kit de tripé de alumínio ativo Benro com cabeça esférica
  10. Cartão de memória SanDisk 32 GB Extreme CompactFlash
  11. Cartão de memória CompactFlash Elite Pro de 8 GB da Kingston 133x
  12. SanDisk Ultra CF 16 GB
  13. Leitor de cartão USB Hama 35 em 1
  14. MacBook Pro 15"
  15. iPad Mini 2 geração
  16. iPhone 6
  17. Bolsa de quadril para câmera fotográfica Lowepro Photo Runner verde
  18. Lowepro Rover Pro 45L AW


Em vez de um fechamento…


Eu quero te contar uma história. Como você deve ter notado, eu tenho 3 cartões de memória diferentes. Meu favorito é o cartão de memória CompactFlash Elite Pro 133x de 8 GB da Kingston porque tem taxas de transferência ultrarrápidas e meu fluxo de trabalho de produção é mais curto com 50% menos tempo gasto. Todos os meus cartões são CompactFlash porque posso capturar imagens contínuas e de alta resolução mais rapidamente, especialmente para arquivos grandes. Se você é um usuário profissional de Canon e Nikon, recomendo que você adquira um CompactFlash em vez de um cartão SD, pois permite transferir grandes blocos de dados de uma só vez (muito útil para câmeras de vídeo ou MP alto). A transferência de velocidade mais alta pode chegar a 167 MB/s. Além disso, os cartões Compact Flash foram construídos a partir do padrão ATA para discos rígidos, para que possam ser usados ​​para substituir discos em computadores e armazenar dados em FAT16 ou NTFS.

No entanto, também carrego 3 cartões de memória diferentes comigo, não apenas porque são extremamente eficientes, mas porque também salvam minha vida. A verdade é que o medo de perder milhares de fotos me assusta. Faço backup dos meus computadores todos os dias no SkyDrive, OneDrive, Dropbox, ICloud e em uma unidade externa.



E aqui começa minha história. Há cinco anos, fiz uma viagem e participei de uma conferência sobre empreendedorismo social. Sempre me interessei pelo outro lado dos negócios e como isso pode causar impacto no mundo. Durante o intervalo da tarde, deixei uma mochila na sala de reuniões por algumas horas (debaixo de uma mesa e escondida) no resort em que a conferência foi realizada. Eu não deveria ter feito isso, mas estava com pressa de pegar os outros participantes para uma sessão de fotos na cidade. Além disso, o pensamento de carregar uma bolsa de laptop comigo durante uma sessão me fez “não pensar”. Depois de voltar para a sala de reuniões duas horas depois, encontrei uma sala de reuniões limpa junto com uma mochila e um laptop limpos. Tentativas de localizar o laptop, oferecendo uma recompensa, foram inúteis. Por sorte, naquela época, eu não tinha meu MacBook Pro 15”. J



Mas ainda assim, todas as minhas fotos da minha viagem, que deveriam ser exibidas no meu site, desapareceram. Mas este não é o único problema… Como você pode imaginar, muitos documentos também desapareceram. Felizmente, minhas fotos antigas foram copiadas online e na unidade externa. Mas o que eu queria enfatizar com essa história é que nós, como fotógrafos, precisamos ser cautelosos. Você nunca sabe quando pode ser roubado e perder “sua vida”. Fazer backup é talvez a ação mais importante que precisamos fazer depois de tirar fotos. É por isso que recomendo comprar o maior número possível de cartões de memória, comprar armazenamento online da Amazon ou Dropbox e manter seus arquivos seguros. Pode ser uma mudança de vida. Assim como ao fazer investimentos:“Não coloque todos os ovos na mesma cesta”.

Viaje com inteligência e paixão,

Piotr

P.S. O que você usa? Qual é o seu item favorito na sua bolsa? Deixe-me saber nos comentários abaixo.