>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Como escolher a melhor impressora fotográfica em preto e branco


Na era digital, a cor acompanha a maioria das imagens que encontramos no nosso dia-a-dia. Então, quando falta intencionalmente, como é o caso da fotografia artística em preto e branco, as pessoas percebem. A fotografia monocromática é popular nas artes plásticas por vários motivos, muitos dos quais se resumem a enfatizar componentes estéticos diferentes da fotografia colorida:textura, tom, contraste, iluminação e forma.



Neste artigo, você aprenderá alguns fatores essenciais a serem considerados ao procurar a melhor impressora fotográfica em preto e branco.

Para o fotógrafo em preto e branco, não há como se esconder atrás de cores vibrantes e filtragem seletiva para obter o efeito certo – seu enquadramento, assunto e composição precisam estar no ponto certo para que funcionem. Devido às condições técnicas necessárias para obter um preto puro e tons de tons de cinza nítidos, a impressão fotográfica em preto e branco requer mais atenção do que a impressão em cores média. Quando chegar a hora de começar a imprimir fotos em um estúdio ou em casa, ter a tecnologia certa para fazer o trabalho com eficiência economizará tempo e sofrimento consideráveis.

Por que escolher a impressora certa, não apenas uma boa impressora, é tão importante? Toda uma gama de problemas exclusivos da fotografia em preto e branco significa que é necessário emparelhar sua intenção com a tecnologia certa para o tipo de resultado que você deseja. Sangramento sutil de tintas coloridas e uma faixa inadequada de tons de preto e cinza em uma impressora podem resultar em tonalidades de cores indesejadas, geralmente em verde e magenta, e tons em tons de espectro mais escuros em sua impressão.

Mesmo muitas impressoras de boa qualidade fotográfica carecem de recursos que dão nitidez e nuances aos verdadeiros tons de preto e cinza. Isso representa um grande problema para a fotografia de belas artes em preto e branco, é claro, onde a limpeza e a nitidez são centrais para todo o assunto.

Ok, então por onde começar? Existem dezenas de impressoras por aí para escolher e saber o que você realmente precisa pode ser difícil. Aqui estão algumas coisas para ficar de olho ao comprar sua impressora de estúdio.

Níveis de tinta monocromática


Impressoras mais sofisticadas utilizam um conjunto mais preciso de potes de cores para derivar suas imagens. Para impressões de fotos em preto e branco, um mínimo de três a quatro potenciômetros de cores exclusivos em preto e cinza são necessários para obter tons reais em sua imagem. Vários tons de tinta em escala de cinza se combinam para criar uma aparência de sala escura com tons mais uniformes.

Nem todas as tintas são criadas iguais. A tinta pigmentada mantém seu tom por mais tempo e resiste à luz solar e a outros riscos ambientais melhor do que outras tintas de impressora. As impressoras de grau fotográfico usarão três ou mais potes de tinta individuais, geralmente em preto e cinza, bem como brilho e fosco, para obter tons de escala de cinza com qualidade fotográfica.

Alguns fotógrafos também usam tintas especializadas em impressoras comuns para atender às suas necessidades específicas. Um truque técnico legal para a impressora fotográfica mais avançada, as tintas especializadas são uma vantagem em conjuntos de tintas de impressora “normais” e geralmente permitem que você abandone ter que gastar dois ou três mil dólares em uma nova impressora apenas para imprimir em preto e branco.

Tamanhos e tipos de mídia compatíveis


Diferentes tipos de papel podem afetar drasticamente a aparência da sua fotografia na impressão. Além dos acabamentos brilhantes e foscos, os papéis fine art interagem com as tintas para criar um certo efeito. Papéis de qualidade para museus, como o papel Epson Velvet Fine Art, são isentos de ácido e projetados para manter a integridade da imagem por muitos anos.

Muitos outros fotógrafos fotografam com a intenção de apresentar seus trabalhos em tamanhos de impressão grandes para visualização em galeria. Por esse motivo, é muito importante garantir que uma impressora atenda às suas necessidades de tamanho e qualidade do papel.

Além do valor que você deseja gastar, pensar em recursos profissionais para coisas como tamanho da mídia se resume ao tipo de trabalho que você planeja fazer. Por exemplo, algumas impressoras de nível profissional não imprimem a partir de folhas individuais, mas de rolos de papel.

Um exemplo é o Canon imagePROGRAF PRO-4000, que pode acomodar rolos de papel de até 44 polegadas para criar impressões fotográficas do tamanho de pôsteres. Esse tamanho de impressão é ótimo se você planeja imprimir em tamanhos grandes, mas pode resultar em trabalho extra de preparação e desperdício de papel ao imprimir em tamanhos/incrementos menores.

Motoristas especializados


Os drivers são o canal que traduz as informações do software de edição de fotos e da impressora. A importância de ter um driver de qualidade é muitas vezes subestimada. Drivers especializados conhecidos como Raster Image Processors (RIPs) são populares para gráficas, pois oferecem ao fotógrafo controle adicional sobre os aspectos mais sutis da imagem.

O ajuste fino desse tipo é fundamental para gerenciar os níveis de densidade de preto necessários para obter sombras dramáticas, por exemplo. RIPs como o ImagePrint RIP e o QuadToneRIP também apresentam modos projetados para minimizar projeções de cores feias e direcionar suas impressões para alcançar naturalmente sob diferentes fontes de luz artificial (comumente conhecido como “metamerismo iluminante”).

Muitas vezes, você pode definir RIPs para interagir melhor com sua escolha de papel. A desvantagem desses programas maravilhosos é quanto custam muitos deles. Obter o RIP certo para o trabalho pode custar uma porcentagem significativa do preço da própria impressora.

Quais são algumas das melhores opções de impressora para imprimir fotos em preto e branco em seu estúdio ou em casa? Aqui estão três impressoras a serem consideradas:

Canon imagePROGRAF PRO-1000


A Canon tem algumas coisas em sua casa do leme, mas uma das coisas pelas quais eles são mais conhecidos é a tecnologia da câmera. Com a imagePROGRAF PRO-1000, a Canon utilizou claramente o conhecimento adquirido na construção de câmeras para construir as impressoras fotográficas mais modernas disponíveis.

Esta impressora possui 12 tinteiros pigmentados, quatro dos quais são tons de tons de cinza – dois pretos e dois cinzas em acabamento fotográfico e fosco, respectivamente. Esse tipo de faixa de tons de tinta é ótimo para uma ampla variedade de tarefas de impressão em preto e branco. O PRO-1000 vem em formato grande com 17” de largura.

A PRO-1000 está entre as impressoras fotográficas de nível profissional mais rápidas do mercado.

Epson SureColor P800


A Epson sempre levou a impressão de fotos muito a sério. É por isso que os recursos do novo SureColor P800 são tão empilhados. Tudo começa com uma largura de papel de 17” excelente para imprimir fotos do tamanho de uma galeria com tintas pigmentadas de qualidade HD para o máximo em clareza. As impressoras Epson de ponta utilizam gerenciamento de cores líder do setor e emparelhamento personalizado para drivers RIP.

A dedicação da SureColor ao software e ao hardware a torna uma das melhores opções de impressora P&B de preço acessível do mercado. Ele também possui a tecnologia de tinta preta de 3 níveis que usa simultaneamente diferentes tons de preto e melhora significativamente o equilíbrio de cinza, eliminando as projeções de cores.

HP DesignJet Z9+


Tanto para fotógrafos que trabalham quanto para gráficas, a série DesignJet da HP oferece uma ampla gama de impressoras de grande formato com qualidade de loja de impressão com uma variedade de recursos adequados às suas necessidades de acessibilidade. A Z9+ é uma dessas impressoras que está disponível em duas larguras máximas de impressão para impressões superdimensionadas em incrementos de 24” e 44”. Ambos os modelos de tamanho apresentam espectrofotômetros integrados para medir a clareza da cor e a precisão tonal.

A Z9+ também apresenta o conjunto de tinta preta da HP para linhas e transições limpas, bem como cinzas naturais e precisos em fotos em preto e branco. Para os fãs de fotografia de alto brilho no ambiente de galeria, o Z9+ também vem com HP Gloss Enhancer para acabamentos fotográficos de alto brilho mais suaves. Você também tem a opção de carregar dois rolos de mídia diferente ao mesmo tempo.

Por fim, se o preto e branco é o seu pão com manteiga para impressões de galeria, provavelmente vale a pena considerar designar uma impressora fotográfica “somente P&B”. A descarga da tinta colorida dos cabeçotes da impressora para interromper o sangramento da cor leva tempo e nem sempre é bem-sucedida.

Designar uma impressora em seu estúdio para imprimir exclusivamente fotografias em preto e branco ajudará a manter as cabeças de impressão limpas e facilitará a produção de fotos em preto e branco de qualidade artística.