Eu estava limpando meu escritório hoje quando me deparei com o mais improvável dos itens - um tablet de desenho Koala Pad original! Segundo a Wikipedia, o Koala Pad foi o primeiro tablet gráfico disponível para computadores domésticos. (Isso me faz parecer mais velho do que gostaria, mas tenho apenas 34 anos!)
Clique para ampliar
Hoje, possuo um tablet Wacom e adoro-o. Ele oferece um nível de facilidade de uso intuitivo muito além do que um mouse pode fornecer para determinadas operações. Como fotógrafo digital, uma mesa digitalizadora pode ser um equipamento importante, mas depende muito do seu fluxo de trabalho digital.
Se você não retocar nenhuma de suas fotos, não precisará de um tablet. Se você fizer apenas operações básicas, como cortar, ajustar níveis e curvas ou converter para preto e branco, provavelmente também não precisará de um tablet.
O destaque de um tablet é a capacidade de criar camadas de máscara complexas com rapidez e precisão, queima e esquiva e camadas de ajuste de máscara para que o efeito seja localizado em uma área (uma área que provavelmente não é um retângulo simples). Se você fizer esse tipo de coisa regularmente, acho que descobrirá que uma boa mesa digitalizadora aumenta significativamente sua produtividade.
Existem muitos fabricantes por aí, mas a Wacom é o padrão pelo qual todos os outros são julgados. Eles têm tablets para quase todos os orçamentos com modelos introdutórios a partir de cerca de US$ 100. Mesmo um pequeno tablet 6×9 ou 4×5 pode fazer uma grande diferença ao trabalhar em fotografias.
Coisas importantes para procurar em um tablet:
- Compatibilidade com seu aplicativo gráfico (geralmente isso significa Photoshop)
- Sensibilidade à pressão. Quanto mais níveis, melhor, mas você deseja um mínimo de 256. Isso permite que o tablet perceba o quanto você está pressionando, o que pode se traduzir intuitivamente em opacidade ou espessura no Photoshop.
- Pelo menos dois botões programáveis na caneta.
- Não são necessárias baterias. A caneta deve ser alimentada pela proximidade do próprio tablet, que é alimentado pela porta USB.
- E possivelmente o fator mais importante:tem que parecer certo. Não subestime a importância de como é escrever no tablet. Se não parecer natural, como se você estivesse desenhando no papel, você vai odiar rapidamente.