>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Você precisa de uma boa câmera? O que é bom o suficiente?


Você realmente precisa de uma boa câmera para capturar belas imagens? Essa pergunta estará na cabeça de muitas pessoas que estão querendo comprar uma nova câmera ou para quem está planejando começar a fotografar.

Vamos nos aprofundar no que significa “boa câmera” e se você precisa de uma para ter sucesso no que deseja alcançar na fotografia.

A questão de saber se você precisa de uma boa câmera depende do que você deseja alcançar, que tipo de fotografia você fará, para quem você trabalha (se houver) e se há requisitos específicos de imagem. Você não precisa necessariamente de uma boa câmera, pois pode usar suas habilidades para obter imagens excepcionais sem uma câmera sofisticada. Nem todas as câmeras boas são caras.

Hoje em dia, estamos vendo smartphones que vêm com 3 ou mais câmeras que possuem vários recursos como macro, telefoto, grande angular, lente de retrato, etc. Então, essas câmeras são capazes de substituir as câmeras digitais e DSLRs existentes?

Existem inúmeros prós e contras de usar uma câmera dedicada, bem como uma câmera de smartphone. Veremos os vários fatores que o ajudarão a decidir se deve usar a câmera do seu smartphone ou uma câmera DSLR/sem espelho para fotografia. Vamos começar.

Boa câmera vs câmera profissional


Se você está fazendo fotografia como um hobby, qualquer câmera capaz de capturar boas fotos será boa para você. Mas, se você vai ter a fotografia como profissão, terá que investir em câmeras e lentes profissionais. Quando você está vendendo suas fotos para seus clientes, você precisa garantir que elas sejam de ótima qualidade. Então, uma câmera profissional é uma obrigação. Além disso, quando um cliente vier reservar seu serviço de fotografia, ele perguntará sobre seu equipamento de câmera. Você só conseguirá o trabalho se possuir equipamento de câmera profissional.

Boas câmeras são caras?


Boas câmeras têm um sensor de câmera com bom desempenho de ruído. Ele permite que você capture belas imagens em qualquer condição de iluminação. Essas câmeras terão um bom alcance dinâmico. Ele permite que você capture as cores corretas com bons detalhes tonais na cena. Os fabricantes de câmeras teriam feito muito esforço e tempo para desenvolver essas câmeras. Então, essas câmeras tendem a ser um pouco caras.

Você precisa de uma câmera DSLR/Sem espelho?


Existem diferentes tipos de câmeras por aí. DSLR e mirrorless são os dois tipos de câmeras populares agora. A decisão de ir com uma câmera DSLR/sem espelho ou não depende de muitos fatores. Se você deseja apenas capturar algumas fotos de família durante suas viagens ou férias, não precisa investir em uma câmera DSLR. Uma câmera digital normal ou um smartphone com uma boa câmera será bom o suficiente para fazer esse trabalho.

Se você leva a sério a fotografia e está interessado em um gênero de fotografia como vida selvagem, paisagem, pássaros, macro, etc, é uma boa ideia obter uma câmera DSLR ou sem espelho. Se você deseja capturar belas imagens de pássaros, não pode fazê-lo com uma câmera normal de apontar e disparar ou uma câmera de smartphone. Você precisará de uma lente telefoto dedicada para capturar imagens de pássaros.

Se você estiver interessado em comprar uma câmera DSLR/ Mirrorless, precisará comprar a lente e o corpo da câmera separadamente. Se você tem interesse em fotografar vários assuntos como pessoas, paisagens, vida selvagem, precisa investir em lentes dedicadas para cada um desses tipos de fotografia. Você deve garantir que você tenha um orçamento suficiente para investir em todo esse equipamento de câmera. Você também terá que investir em acessórios para a câmera, como tripé, gatilhos remotos, bolsa da câmera, etc.

Gravando em formato RAW


Outra vantagem de uma câmera DSLR/sem espelho é a capacidade de capturar as imagens no formato RAW. Ele permite que você capture o máximo de detalhes na cena. Como todos sabem, o JPEG é um formato de imagem compactado com perdas. Se você tentar editar uma imagem JPEG, acabará perdendo mais detalhes. Se você retocar uma imagem RAW, poderá gravar mais detalhes em sua imagem final. Fotógrafos profissionais preferem essa capacidade de gravação RAW da câmera de lente intercambiável.

Se você gravou a imagem no formato RAW e tem alguns pequenos problemas de exposição, como destaques estourados ou sombras esmagadas, você pode corrigi-lo facilmente durante o estágio de pós-processamento. Às vezes, o balanço de branco da imagem pode dar errado em condições de iluminação complicadas, especialmente quando você o configurou para balanço de branco automático. Você pode alterar facilmente a temperatura de cor da imagem tirada no formato RAW. Essas imagens RAW ocuparão uma quantidade considerável de espaço em seu disco rígido. Você terá que investir em discos rígidos externos para armazenar suas imagens.

Câmera configurações


Uma câmera DSLR/sem espelho oferece mais opções para controlar diferentes parâmetros da imagem. Assim, irá ajudá-lo a fotografar em quaisquer condições de iluminação, por exemplo, mesmo naquelas com as quais o olho tem problemas. Você deve usar o modo manual na câmera para ter acesso a todas as configurações. Depois de dominar o modo manual em uma câmera DSLR, você poderá capturar imagens em qualquer condição complicada. Ele irá ajudá-lo a se tornar um fotógrafo melhor. Se você deseja levar sua fotografia para o próximo nível, considere investir em uma boa DSLR ou em uma câmera sem espelho com lentes apropriadas.

Você teria visto muitas imagens em que o assunto está em foco com um fundo desfocado com um belo bokeh. É possível capturar essas imagens usando uma câmera DSLR. Você pode variar a abertura em uma câmera DSLR. Um número f mais baixo que corresponde a uma abertura de abertura maior ajuda a obter um bom desfoque de fundo, desde que haja alguma separação de distância entre o assunto e os elementos no fundo.

Se você quiser capturar pássaros em voo, terá que usar velocidades rápidas do obturador. O controle manual das velocidades do obturador permitirá que você defina uma velocidade mais alta do obturador que pode congelar qualquer ação. Você também pode usar a velocidade do obturador mais lenta para obter as imagens típicas de paisagens suaves e sedosas que têm o mar ou qualquer outro corpo de água como uma cachoeira na cena.

Se a cena estiver escura, você pode aumentar o ISO em sua câmera para obter uma boa exposição sobre o assunto e, assim, capturar uma imagem adequadamente exposta. Se você estiver fazendo fotografia de longa exposição, como capturar trilhas de estrelas ou fotografia de pintura de luz, poderá definir facilmente uma velocidade lenta do obturador em sua câmera DSLR e obter o efeito desejado na imagem.

Hoje em dia existem smartphones que suportam recursos de desfoque de fundo. Mas, o desfoque de fundo nesses smartphones é gerado pelo software e não pela ótica da câmera. Portanto, não parecerá tão agradável ou real ao olho humano.

Fator de alcance dinâmico


Você pode obter uma câmera sem espelho com até 15 stops de faixa dinâmica. Você não poderá obter a mesma faixa dinâmica em um sensor de câmera de smartphone. A faixa dinâmica de uma câmera é sua capacidade de capturar a intensidade máxima de luz, bem como a intensidade mínima de luz. Se você estiver usando uma câmera que suporte uma faixa dinâmica mais alta, poderá capturar mais detalhes tonais em sua imagem. Além disso, a faixa dinâmica da câmera diminui quando você aumenta os níveis de ISO.

Custo


Quando se trata do fator custo, uma câmera DSLR ou mirrorless não sai tão barata. Você terá que gastar pelo menos US $ 300 para obter uma câmera DSLR de nível básico com a opção de lente do kit básico. Câmeras e lentes de ponta custarão mais. Se você está planejando comprar um, você deve garantir que tem um interesse real em fotografia. Caso contrário, acabará sem uso na sua gaveta.

Você pode assistir a este vídeo para ver se ainda é bom investir em uma câmera digital:


As lentes são mais importantes que a câmera?


Quando você considera uma câmera de lente intercambiável como uma DSLR ou uma câmera sem espelho, existem duas partes:uma lente e um corpo de câmera. Como você sabe, a exposição da câmera é controlada por três parâmetros, abertura, velocidade do obturador e ISO. A parte de abertura se origina na lente e o obturador e o ISO vem no corpo da câmera.

O sensor dentro da câmera registra a luz refletida que incide sobre ela. Ele grava a luz durante o tempo em que o obturador permanece aberto. Assim, a maior parte da atividade acontece no corpo da câmera. Mas, a quantidade de luz que entra na lente é controlada pela abertura, que fica na parte da lente. A abertura faz isso com a ajuda dos elementos de vidro na lente. A qualidade desses óculos terá um grande impacto na imagem. Se sua lente for composta de óculos revestidos de alta qualidade, o fenômeno de refração será mínimo. Assim, você obterá as melhores imagens de qualidade. Assim, a lente da câmera é tão importante quanto o corpo da câmera. Se você verificar o preço de uma lente de câmera de última geração, custará mais do que o corpo da câmera. Mais importante, os corpos das câmeras envelhecem muito rapidamente e perdem valor em termos de preço, enquanto as lentes mantêm seu valor.

Câmera dedicada vs telefone


Quando se trata de selecionar uma câmera hoje em dia, você pode ter duas opções, você pode optar por uma câmera dedicada ou usar a câmera do seu smartphone. Ambos têm suas vantagens, bem como desvantagens.

Dois dispositivos x Um dispositivo


Com o rápido avanço na tecnologia de câmeras de smartphones, é possível capturar fotos de alta qualidade usando um smartphone de última geração. Se você estiver usando uma câmera dedicada, precisará carregá-la o tempo todo quando planeja tirar fotos. Por outro lado, você carrega seu smartphone o tempo todo de qualquer maneira. Ele permite que você tire boas fotos a qualquer momento se o telefone estiver equipado com uma boa câmera. Assim, você pode evitar o fardo de carregar uma câmera adicional.

Tipo de fotografia


Você não pode usar uma câmera de smartphone para capturar imagens da vida selvagem. No caso da fotografia da vida selvagem, você não tem o luxo de se aproximar dos animais. Você precisa manter uma distância segura do animal. É para sua segurança, bem como para garantir que o animal esteja confortável com sua presença. Nesse caso, você precisará de uma câmera com um bom recurso de zoom óptico, como uma câmera prosumer ou uma câmera DSLR com uma lente supertelefoto dedicada. Só assim você poderá capturar belas imagens dos animais selvagens.

Além disso, se você baixar uma imagem de celular para um computador e abri-la com zoom de 500% ou mais, verá a diferença na qualidade de uma câmera profissional. Algumas câmeras gravam em 50 megapixels. Você pode cortar uma pequena parte dessa foto e ainda imprimi-la grande e nítida. Você não pode fazer isso com uma foto de telefone.

Capturando selfies


Muitas pessoas estão interessadas em capturar apenas fotos de selfie. Se você também pertence a essa categoria, não encontrará uma câmera dedicada útil. É mais fácil tirar uma selfie usando uma câmera de smartphone do que uma câmera digital padrão. A maioria dos smartphones virá com câmeras frontal e traseira. Assim, você pode facilmente tirar uma selfie usando qualquer uma dessas câmeras.

Tamanho do sensor da câmera


Uma câmera digital é construída especificamente para um propósito:tirar boas fotos. Mas, uma câmera vem como um dos recursos de um smartphone. As câmeras digitais vêm com um sensor grande, ao contrário de uma câmera de smartphone. Ao contrário de uma câmera digital, o smartphone foi construído para ser compacto e capaz de fazer centenas de coisas diferentes. Não é possível incorporar um sensor de câmera grande nele.

Com um sensor de câmera grande em uma câmera digital, você também obterá pixels maiores. Pixels maiores ajudam a reduzir o ruído na imagem quando você fotografa com pouca luz ou com ISOs altos. Se você capturar a mesma cena com pouca luz usando a câmera do smartphone, poderá ver o ruído na imagem visível na forma de grão.

Opções de lente


Se você pegar o caso de uma câmera de smartphone, as opções de lente são limitadas. Os smartphones de última geração virão com 3 ou 4 lentes dedicadas para a câmera, uma para um telefone básico. Você também pode obter lentes de terceiros que podem ser acopladas ao smartphone, o que o torna volumoso e a qualidade de uma imagem produzida ao colar uma lente em cima da lente existente e adicionar mais elementos de vidro (menos luz) é questionável.

Se você pegar o caso de uma câmera de lente intercambiável como a Sony a7iV, verá que ela suporta um grande número de lentes. Você pode obter um retrato, macro, grande angular, telefoto, supertelefoto, lente olho de peixe, etc. Você pode obter tanto lentes prime quanto zoom. Assim, uma câmera de lente intercambiável oferece mais flexibilidade.

Facilidade de uso


No caso de uma câmera de smartphone, você pode usá-la facilmente sem consultar o manual. Você pode abrir o aplicativo de câmera do smartphone embutido e começar a clicar nas fotos. No caso de uma câmera digital, você precisa consultar o manual e ver quais são os botões para configurar os diferentes modos e parâmetros. Você terá que aprender os controles da câmera antes de tirar fotos. Depois de aprender os controles, você pode usá-los facilmente. A maioria das câmeras digitais vem com uma interface amigável. Se você comparar essas duas câmeras, a câmera do smartphone terá uma pequena vantagem quando se trata do fator facilidade de uso.

Mas à medida que os criadores de câmeras de telefone tentam adicionar mais recursos às suas câmeras, o software se torna cada vez mais complicado e você precisa realmente pesquisar para encontrar todos os recursos, eles quase precisam de um manual para ler primeiro. Muitas vezes, é mais fácil confiar em botões físicos em uma câmera que possuem rótulos para definir parâmetros.

Enviar/Compartilhar com amigos/sites de mídia social


Hoje em dia, a maioria das pessoas tira fotos para compartilhar com seus amigos pelo WhatsApp ou para postar em redes sociais como Facebook ou Instagram. Ao usar uma câmera digital para tirar fotos, você terá que conectá-la ao computador usando um cabo de transferência de dados ou inserir o cartão de memória no leitor de cartão e transferir as fotos para o computador para upload. No caso de um smartphone, você pode carregá-lo diretamente. Assim, o processo de compartilhamento se torna muito fácil e simples com um smartphone.

Embora muitas pessoas estejam descobrindo, o processo de upload de fotos de um telefone para um computador por meio de um cabo não é tão agradável. Os telefones têm muito mais pastas do que cartões de câmera e suas imagens originais/editadas podem estar em todo o telefone. Pode até ser difícil classificá-los quando você deseja descarregar.

Bem, isso é um monte de comparações. Espero ter mencionado alguns que você não estava pensando e agora você pode tomar uma decisão mais bem informada sobre se precisa de uma boa câmera para seus propósitos.

Você pode ler o artigo a seguir para conhecer as diferentes câmeras que podem ser compradas por menos de US$ 300.