Graças aos avanços na tecnologia de câmera e processamento de fotos, mesmo fotógrafos amadores dedicados podem fotografar cenas que transcendem a realidade. A fotografia High Dynamic Range é uma dessas técnicas que explodiu em popularidade ao longo dos últimos anos, em grande parte devido à incrível variedade de detalhes tonais que resultam da combinação de exposições.
10 melhor meio de cultivo para hidroponia... 10 melhor meio de cultivo para hidroponia [acessível ao orçamento]
Se você está dedicando tempo e esforço para criar belas imagens HDR, você vai querer produzir impressões com o mesmo apelo atraente de uma tela de alta resolução. Ao comprar uma impressora fotográfica HDR, o que você deve procurar?
Potes de cores
Por que as fotos HDR decolam de uma maneira que outras imagens não? Indiscutivelmente, tudo se resume à gama de cores e detalhes. O efeito de combinar pelo menos 3 imagens com exposições e tons variados cria uma vibração de cor surreal e detalhes intensos que chamam a atenção. Imagine o que você pode fazer com 5 exposições!
Para representar com precisão o alcance desses tons sem achatar a vibração ou perder nuances, você precisa de uma impressora com 8 ou mais tintas individuais (melhor ainda 12 ou mais). Basta dizer que não espere que uma impressora jato de tinta típica forneça as qualidades de impressão que as fotos HDR exigem.
Tamanho da gota
Uma chave importante para a fotografia HDR eficaz é o ruído digital limitado. Em um mundo onde as cores e a vibração da foto estão além do que achamos que pode ser real, a pixelização e outros artefatos digitais arruínam o efeito. Depois de ter uma imagem HDR limpa e bem editada pronta para apresentação, a última coisa que você deseja é a pixelização não natural da sua impressora.
Os tamanhos de gotículas de tinta que sua impressora pode produzir são essenciais para replicar a consistência tonal natural em manchas maiores de cor, bem como transições suaves e precisas. Os especialistas em impressão da BreathingColor observam que muitas impressoras de ponta hoje produzem gotículas de tinta tão pequenas quanto 3,5 picolitros para maximizar a nitidez em imagens HDR.
Motoristas
Para obter nitidez e profundidade de cor, você precisará de um driver de impressora que imprima em 16 bits em vez de 8 bits. A maioria das impressoras fotográficas de nível profissional terá drivers que podem lidar com cores ricas em fotos HDR e, em muitos casos, os fotógrafos escolherão um processador de imagem raster (RIP) personalizado para obter mais controle sobre a impressão. Dois RIPs populares são o QuadTone RIP e o ImagePrint RIP, cada um altamente flexível para suas necessidades de fotografia.
Drivers mais poderosos ajudarão você a gerenciar não apenas a profundidade de cor, mas também personalizar sua impressão para diferentes mídias de impressão (até o tipo de papel ou tela) e iluminação artificial. Ao testar a correção de cores avançada dos perfis e do driver ICC de sua impressora em 16 bits, talvez o melhor exame seja o teste 28 Ball de Bill Atkinson (clique para baixar o teste agora).
Jato de tinta ou giclee
Nem todas as impressões são criadas iguais. Pronunciado zhee-clay, impressões giclee são impressões de resolução mais alta com uma vida útil mais longa do que a impressão a jato de tinta padrão. Sim, tecnicamente são impressões a jato de tinta, mas suas qualidades fotográficas específicas justificam preços mais altos por impressão para muitos profissionais seletivos.
As impressões Giclee começam com uma resolução mínima de 300 dpi e usam papel de arquivo especializado sem ácido com tintas pigmentadas personalizadas de alta qualidade para criar resultados de qualidade fotográfica ultra-limpos. As impressoras que produzem impressões com qualidade giclee serão mais caras do que a impressora fotográfica doméstica padrão, mas os fotógrafos que desejam vender trabalhos em exposições de galerias (ou apenas obter os melhores resultados de suas fotos) entenderão por que a despesa é necessária.
Escolha o papel certo
A impressora que você selecionar deve ser capaz de lidar com o meio de impressão certo para impressões HDR, seja papel de algodão grosso ou tela. Colocar papel de computador padrão, mesmo na impressora profissional mais cara, simplesmente não produzirá os resultados que você procura. Aqui estão algumas sugestões dos especialistas do Red River Catalog para papel fotográfico de qualidade HDR.
Outras mídias HDR populares incluem alumínio polido e vidro, que conferem uma hiper nitidez e clareza de cor às suas imagens. No entanto, essas técnicas são difíceis de recriar em casa sem equipamentos especializados e podem ser caras para serem feitas na gráfica. Efeitos semelhantes podem ser criados selecionando opções de cores aprimoradas metalicamente para suas impressões.
Com todos esses fatores em mente, quais são as melhores impressoras para fotografia HDR no mercado hoje? Para resultados de qualidade profissional, várias marcas oferecem impressoras especiais com qualidade fotográfica que produzem ótimas impressões em seu home studio por um preço razoável. Alguns são consideráveis e talvez não projetados para uso em desktop, mas oferecem o melhor absoluto que suas imagens HDR podem pedir. Aqui estão alguns dos meus favoritos:
Canon ImagePROGRAF iPF5100
A Canon fabrica algumas das melhores câmeras do mundo há décadas, então faz sentido que sua adição à impressão de fotos seja excepcional. A iPF5100 é uma impressora fotográfica acessível de qualidade profissional com 12 tintas LUCIA pigmentadas em uma largura versátil de 17” ideal para imprimir impressões em tamanho de galeria. Ele apresenta um design de cabeça dupla, cada um com 2.560 bicos por cor para um total de 30.720 bicos. Isso se traduz em uma taxa de gota excepcional por polegada quadrada e tamanho de gota de no mínimo 4,0 pl sem sacrificar a velocidade.
A série Canon ImagePROGRAF também está entre as impressoras fotográficas mais rápidas do mercado, imprimindo uma imagem de tamanho A2 em menos de dois minutos. Se você estiver procurando por uma impressora de formato maior, a iPF8400 imprime imagens de até 44 polegadas para impressões de fotos com qualidade HDR em tamanho de pôster. Ah, e as imagens produzidas com as tintas LUCIA? Eles são resistentes a arranhões.
Epson Surecolor P7000 e P9000
A série Surecolor P foi projetada por especialistas para gráficas e fotógrafos profissionais. A Epson é há muito tempo líder em tecnologia de impressão de fotos, conforme indicado por alguns dos avanços tecnológicos incluídos nas impressoras da série Stylus Pro. Graças a um tamanho mínimo de gota de 3,5 pl e dez potes de cor, você obtém impressões de fotos HDR ultra nítidas e ultra limpas instantaneamente. Cada um é projetado com elementos personalizáveis ao máximo, desde o tamanho do rolo de papel até a capacidade em mililitros dos cartuchos de tinta, dando a você mais liberdade para fazer com que sua impressora funcione de acordo com suas necessidades.
As impressões a cores feitas com as tintas pigmentadas Ultrachrome HDX High Definition da Epson são classificadas como estáveis por 200 anos, o que significa que as cores vibrantes vieram para ficar. Assim como a iPF8400, a Epson Surecolor P9900 imprime imagens em HD de até 44 polegadas de largura para fotos em tamanho de pôster.
Impressora jato de tinta Epson Artisan 1430
Para fotógrafos que desejam apresentar suas imagens HDR em cores e vivacidade sem gastar um braço e uma perna (ou dedicar um quarto em sua casa a um estúdio), o Artisan 1430 é uma ótima alternativa. Ele vem com muitos dos recursos de última geração que você esperaria de uma impressora de nível profissional, como um sistema de driver avançado e design de seis tintas, mas por centenas de dólares a menos. Seu tamanho mínimo de gota de 1,5 pl é ótimo para obter o tipo de resultados perfeitos de cores e ultra-nítidos que você precisa.
A melhor maneira de ver se a edição da sua imagem está correta é imprimir uma cópia. O Photoshop tem a opção de fazer uma prova digital de suas imagens antes de enviá-las para impressão, mas se você tiver uma impressora em casa, basta dar uma olhada na imagem real e decidir. Preste atenção especial ao tipo de iluminação em sua casa ou estúdio ao fazer a prova de suas imagens, pois as temperaturas da luz variam dependendo da hora do dia. Isto é especialmente verdadeiro para a luz artificial. Boa sorte e boa impressão!