>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Recursos que você precisa conhecer antes de comprar câmeras de vídeo abaixo de US$ 500


Ao escolher a filmadora certa para suas necessidades, você precisa ter uma compreensão geral de todos os recursos importantes da filmadora. Conhecer esses recursos e como controlá-los tornará seu processo de criação de vídeo mais fácil e rápido. Você também pode ter certeza de que será capaz de lidar com qualquer situação que possa impedi-lo de tomar aquele 'tiro perfeito'.



Hoje, os fabricantes têm limitado tanta tecnologia e recursos em suas filmadoras, simplesmente porque podem, não porque precisavam ser feitos. Empresas como Panasonic, Canon e Nikon também estão incluindo muitos recursos em suas câmeras e filmadoras para se manterem competitivas. O mercado de filmadoras autônomas tornou-se incrivelmente saturado e competitivo agora, graças à adoção em massa de smartphones. Então, é totalmente compreensível por que essas empresas estão fazendo isso.

Ao comprar uma filmadora, você é confrontado com uma infinidade de recursos. Alguns deles são relativamente simples e fáceis de navegar, outros nem tanto.



Para ajudá-lo a superar esses problemas de primeiro mundo (sarcasmo!), aqui está um guia para os principais recursos encontrados na maioria das filmadoras digitais.

Resolução de vídeo


A maioria das pessoas parece entender facilmente este. Quanto maiores os megapixels, melhor a qualidade do vídeo. Bem, isso é apenas metade da história. As filmadoras gravam vídeo em padrão (480p), alta definição (1080p) ou ultra HD (superior a 1080p). Normalmente, filmadoras HD e melhores são mais caras, mas produzem vídeos de maior qualidade. Se você não possui uma televisão de alta definição ou qualquer dispositivo que possa reproduzir, digamos, conteúdo 4k, você não vai gostar de assistir aos vídeos que gravou com sua câmera de vídeo sofisticada.

Sensores


O sensor de imagem dentro de sua filmadora transforma a luz que passa pela lente em sinais digitais que são gravados pela filmadora. Existem dois tipos principais de sensores de imagem de camcorder:CCD (Charge Coupled Device) e CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor).

Ambas as tecnologias de sensor de imagem contêm milhares a milhões de pixels. Por muitos anos, os fabricantes vêm colocando sensores CCD em suas câmeras e filmadoras por serem considerados tecnologia superior quando se trata de qualidade de imagem e vídeo. No entanto, hoje a maioria das filmadoras vem com sensores CMOS porque precisam de menos energia para operar. Isso significa que as filmadoras com sensores CMOS terão uma vida útil da bateria melhor do que aquelas com sensores CCD.

Mas para o consumidor médio, eles devem prestar mais atenção à contagem de pixels e ao tamanho físico do próprio sensor, em vez de discutir que tipo de sensores de imagem eles devem usar.

Ao examinar as especificações da filmadora, você encontrará estes termos técnicos:contagem bruta de pixels e contagem efetiva de pixels. A contagem bruta de pixels significa o número total de pixels no sensor de imagem, enquanto a contagem efetiva de pixels refere-se a quantos pixels serão utilizados ao capturar uma fotografia ou videoclipe. Portanto, preste atenção à contagem efetiva de pixels.

Claro, a contagem de pixels no sensor não é tudo. O tamanho físico real do próprio sensor de imagem também importa. Quanto maior o sensor de imagem, mais luz o sensor pode capturar, mesmo que tenha menos pixels.

Portanto, você se sairá bem se comprar uma filmadora com um sensor de imagem grande, mesmo que tenha menos pixels. Fique longe de filmadoras com mais pixels, mas com um sensor menor. Sensores maiores são melhores, pois capturam mais luz que passa pela lente, o que leva a vídeos melhores.

Lente de zoom


É importante que sua próxima filmadora tenha uma lente de zoom. Lentes de zoom longo permitem que você amplie assuntos distantes. Mas nem todas as lentes de zoom são feitas igualmente.



O zoom óptico é quando a lente realmente se move para dentro e para fora da câmera. Em outras palavras, o zoom óptico é o zoom 'real' lá fora. Enquanto isso, o zoom digital é algo totalmente diferente.

Você provavelmente sabe que as fotos digitais consistem em centenas e milhares de pequenos pontos conhecidos como pixels. Uma camcorder com zoom digital simplesmente pega esses pequenos pixels e os amplia. Isso cria uma ilusão de que a imagem está mais próxima. O zoom digital também torna a imagem distorcida ou borrada.

Portanto, não preste muita atenção ao zoom digital. Procure a classificação de lente de zoom “óptico” na filmadora que você deseja comprar. Quanto maior o número de zoom que é calculado como um fator de “x” como em 10x, 12x, 20x, etc., melhor será a ampliação.


Estabilização de imagem


Este é outro recurso de filmadora que você precisa procurar. Independentemente de sua filmadora vir com uma lente de zoom longo ou não, ela deve oferecer alguma forma de estabilização de imagem. A estabilização de imagem garante que seus vídeos, assim como suas fotos, saiam bem.

A estabilização óptica de imagem (OIS) é a mais eficaz de todas as tecnologias de estabilização de imagem. Filmadoras com OIS têm minúsculos sensores giroscópicos dentro da lente que deslocam a lente para compensar os movimentos da câmera antes que a imagem ou o vídeo sejam convertidos em formato digital. Alguns fabricantes permitem que os usuários ativem/desativem a estabilização óptica de imagem como um recurso adicional para controle criativo.

Enquanto isso, há outra nova forma de tecnologia de estabilização de imagem chamada estabilização eletrônica de imagem, ou EIS. O EIS usa software para minimizar o impacto de vídeos práticos instáveis. Apesar do EIS ficar melhor do que nunca, a realidade é que, quando se trata de filmadoras digitais, a estabilização de imagem digital (EIS) é menos eficaz que a estabilização óptica (OIS). Portanto, procure sempre a estabilização de imagem óptica, em vez da estabilização de imagem digital.


Formato de mídia


Isso se refere ao formato de armazenamento de seus vídeos digitais. Os formatos de mídia comuns incluem memória flash (interna ou em um cartão de memória flash) e unidades de disco rígido. O acesso aos vídeos armazenados no formato de memória flash é mais rápido do que os armazenados no formato HDD. O tipo de mídia que sua filmadora grava desempenha um papel importante no design geral e na funcionalidade de sua filmadora.

A maioria dos fabricantes de filmadoras está usando cartões de memória flash em suas filmadoras. Estes são os mesmos cartões de memória que você vê em câmeras digitais. A Sony usa seus próprios cartões proprietários conhecidos como Memory Stick. Outros fabricantes usam cartões SD/SDHC. Os cartões de memória flash apresentam diversas vantagens quando comparados a outros formatos de armazenamento. Eles são pequenos, compactos e mais leves que seus concorrentes. Além disso, os cartões de memória flash não possuem partes móveis, preservam a vida útil da bateria e você não precisa se preocupar com a interrupção do seu vídeo devido a choques ou empurrões desnecessários.

Formato de vídeo


O formato de vídeo de uma filmadora é o tipo de arquivo digital que sua filmadora produz. O formato de arquivo do vídeo que sua filmadora grava realmente afeta a qualidade do vídeo, bem como a facilidade de trabalhar nos vídeos para fins de edição posterior. Os formatos de vídeo populares incluem MPEG-2, H.264 e AVCHD.

Além de algumas filmadoras de alta definição, a maioria das filmadoras de definição padrão grava vídeo em MPEG-2. Normalmente é um formato digital de alta qualidade. Vídeos MPEG-2 podem ser facilmente gravados em DVDs e a maioria dos computadores pode facilmente executar arquivos MPEG-2. MPEG-4/H.264 é popular em filmadoras de bolso e suporta gravação de vídeo padrão e de alta definição. Existem alguns benefícios úteis do formato H.264. Os vídeos gravados no formato H.264 são de alta qualidade excepcional, mas requerem menos espaço no cartão de memória. Depois temos o AVCHD, que é uma variante do formato H.264. Este também é um formato de arquivo de vídeo de alta definição e comumente visto em filmadoras Sony, Canon e Panasonic de última geração.

Detecção de rosto


Esse recurso é cada vez mais popular e é encontrado em quase todas as câmeras independentes, filmadoras e câmeras de smartphones. O recurso de detecção de rosto é a capacidade da filmadora de localizar e focalizar rostos humanos à sua frente. A tecnologia foi aprimorada para oferecer recursos sofisticados, como reconhecimento facial e a capacidade de tirar fotos sempre que uma pessoa sorri.

Taxa de bits


A taxa de bits refere-se à quantidade de dados digitais que uma camcorder pode gravar por segundo. Quanto maior a taxa de bits, mais dados a filmadora está gravando. Taxas de bits mais altas também se traduzem em vídeos de maior qualidade.

Controlar a taxa de bits ajuda a determinar duas coisas; um, a qualidade do vídeo que você está gravando e dois, a duração do vídeo que você está gravando antes de ficar com pouca memória. Aqui está a coisa:vídeos com alta taxa de bits significam um tempo de gravação mais curto. Baixa taxa de bits significa maior tempo de gravação. Depende de quais são suas preferências - qualidade do vídeo ou tempo de gravação.

Os fabricantes incluíram opções em suas filmadoras para ajustar a taxa de bits. Isso geralmente é feito através dos modos de gravação da filmadora. Os modos de gravação variam de fabricante para fabricante, mas geralmente são listados como alta qualidade, padrão e gravação longa. O modo de alta qualidade terá a taxa de bits mais alta, enquanto os modos de gravação longa terão taxas de bits mais baixas. A gravação em uma taxa de bits alta terá tempos de gravação mais curtos, enquanto a captura de clipes de vídeo em taxas de bits baixas terá tempos de gravação estendidos.

Então, as taxas de bits realmente importam? Não realmente, a menos que você seja um profissional. Você não precisa se preocupar muito com as taxas de bits ao usar uma filmadora. Basta gravar no modo que mais lhe convier e pronto. No entanto, ao comprar uma filmadora, ter algum conhecimento sobre taxas de bits pode ser útil, especialmente quando você está procurando filmadoras de alta definição.

Taxas de quadros


Verdade seja dita, um vídeo é apenas uma sequência de fotos tiradas uma após a outra. A taxa ou velocidade com que uma camcorder captura quadros estáticos durante a gravação é chamada de taxa de quadros. Se você deseja gravar eventos esportivos ou gravar em câmera lenta, deve comprar uma filmadora com taxas de quadros mais rápidas.



A maioria das filmadoras grava a 30 quadros por segundo (fps). Vídeos gravados a 30 fps têm movimentos perfeitos. As imagens em movimento são gravadas a 24 fps e algumas filmadoras oferecem esse recurso. Gravar vídeo em uma taxa de quadros inferior a 24 qps fará com que o vídeo pareça instável e incoerente (o que pode ser o que você está procurando se for um criativo).

Muitas filmadoras podem gravar em taxas de quadros mais rápidas, como 60 qps. Este é um grande avanço do que gravar a 30fps. Gravar a 60 fps é particularmente útil para capturar qualquer coisa com movimentos rápidos, como esportes ou carros de corrida.

Agora, se você quiser levar sua gravação a taxas de quadros mais rápidas a 120 qps ou mais, você pode capturar vídeo em câmera lenta. Você pode estar confuso neste momento e provavelmente se perguntando - por que gravar vídeo em uma taxa de quadros mais rápida me dá vídeos em câmera lenta? É porque gravando em taxas de quadros muito altas, você captura ainda mais detalhes do movimento a cada segundo que passa.

Para lhe dar uma perspectiva do que isso realmente significa é que a 120 fps, você tem quatro vezes mais informações sobre o vídeo que gravou do que o mesmo vídeo capturado a 30 fps. Como resultado, as filmadoras podem retardar a reprodução deste vídeo, permitindo que você aprecie a filmagem em câmera lenta. Afinal, tudo parece diferente em câmera lenta. Taxas de quadros mais altas gravadas podem ser reproduzidas em câmera lenta sem que a filmagem pareça irregular.

Controle de Exposição


Este é um dos recursos mais comumente disponíveis e integrados em uma camcorder. Controlar a exposição permite que você ajuste o quão claro ou escuro você deseja que seus vídeos apareçam. Então, o que significa controle de exposição em termos práticos?

Bem, vamos supor que o medidor de luz da sua câmera tenha uma leitura de 1/125 (velocidade do obturador) em f/5.6 (abertura). Se você ajustar a exposição para +1EV, a abertura será de f/4. Isso significa que você está criando uma fotografia mais brilhante superexpondo seu assunto. O resultado será revertido se você marcar a exposição para -1EV negativo.

A maioria de vocês está se perguntando o que eu ganharia usando compensação de exposição. A explicação para a pergunta é simples. Você vê ao tirar fotos que haverá situações em que o medidor de luz da sua câmera de vídeo pode ser enganoso. Isso é especialmente perceptível em situações em que há muita luz ao redor do assunto.

Por exemplo, se um carro ou um prédio estiver envolto em neve, sua câmera DSLR ou filmadora compensará esse excesso de luz diminuindo a abertura e usando uma velocidade de obturador mais rápida. Isso resultará na imagem final do objeto a ser subexposto. Ao usar a compensação de exposição positiva, você pode ter certeza de que o assunto principal está exposto adequadamente. Alternativamente, você pode reverter o cenário quando houver falta de luz adequada.

Recursos de fotos


Quase todas as filmadoras vendidas hoje podem tirar fotos como qualquer câmera digital ou DSLR independente. É o desempenho que importa. Geralmente, as filmadoras são equipadas com botões dedicados do obturador de fotos e filtros de cena de fotos.

Espero que esta introdução aos recursos importantes da câmera de vídeo tenha sido útil.

Para alguns presentes do cineasta, confira este post