Portanto, houve alguns comentários neste post (na verdade todos os comentários!) relacionados aos filtros GND e ND, então pensei que um post rápido dedicado a explicar os dois poderia ser apreciado por alguns leitores. Aqui vai…
GND, ou filtros de densidade neutra graduada (também conhecidos como filtros apenas graduados) são diferentes de outros filtros de várias maneiras, uma das quais é que eles geralmente são retangulares em vez de circulares, mas a diferença funcional é que parte do filtro é uma cor mais escura (neutra) que desaparece no limpar seções. A transição da cor neutra para a clara pode ser abrupta ou gradual, mas a função é a mesma, reduzindo a diferença de brilho entre o solo e o céu. Portanto, eles são usados principalmente para fotografia de paisagem. Os filtros GND também possuem números que indicam em quantos pontos de luz eles reduzem o brilho.
Filtros de densidade neutra ou ND reduzir a luz de todos os comprimentos de onda que passam pela lente em todo o filtro (não há parte transparente do filtro). Eles têm três usos, primeiro para reduzir o brilho da luz, segundo para permitir o uso de uma abertura maior e finalmente para permitir o uso de uma velocidade mais lenta do obturador. Embora também sejam úteis para fotografia de paisagem, também são úteis para outras fotografias ao ar livre.
E no básico é isso! Simples hein?