>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Um guia para as limitações do reparo de lentes de câmeras


Há um momento de parar o coração para cada fotógrafo.

Isso acontece quando o bem precioso que eles gastaram centenas ou milhares de dólares para comprar cai no chão.

Se você já experimentou, conhece a agonia angustiante e como os segundos parecem horas até você pegar sua câmera e começar a examiná-la. Você conhece os arrepios de medo quando vira para ver se a lente está bem…
Como limpar uma lente de telescópio? (In-...Como limpar uma lente de telescópio? (Guia detalhado)


E se o impensável acontecer? Você pode reparar uma lente de câmera? Quais são as limitações?



Realmente depende do tipo de dano que sua lente sofreu. Pequenos arranhões podem ser removidos e a substituição de um elemento frontal rachado é possível. No entanto, substituir elementos ou reparar danos internos é tão caro que, em muitos casos, faz mais sentido comprar uma nova lente.

Vamos detalhar e ver quando pode fazer sentido tentar reparar uma lente e dar uma olhada nas limitações de reparar lentes de câmera.

Anatomia de uma lente de câmera


Antes de tudo, vamos tirar um momento para entender a anatomia de uma lente de câmera. Com uma boa ideia de como as lentes são montadas, você pode entender melhor se o problema que sua lente está enfrentando é corrigível.

Sua lente é composta de muito mais vidro do que você imagina. Essas peças são usadas para desviar a luz e focar os raios em pontos específicos para obter uma imagem nítida.

Como as peças funcionam juntas é muito complexo e não vamos entrar em tudo aqui. No entanto, basta dizer que as pessoas que projetam lentes de câmeras são incrivelmente inteligentes, especialmente aquelas que criam as lentes impressionantes que vemos hoje. Para saber um pouco mais sobre o que acontece na construção de lentes, confira nosso post sobre por que as lentes grande angulares são tão caras.

A anatomia de uma lente específica varia de acordo com o tipo de lente que ela é. O número de elementos e grupos de lentes pode variar um pouco, mas vamos ficar com uma explicação básica para nossos propósitos.

Elementos e grupos de lentes


Dê uma olhada na sua lente. Na frente, você verá um pedaço de vidro que é chamado de elemento frontal. Há também um na parte traseira dentro da montagem da lente que é chamado de elemento traseiro. Dentro da lente, pode haver várias outras lentes, algumas das quais são fixadas juntas. As lentes simples são às vezes chamadas de elementos e as lentes que são fixadas juntas são geralmente chamadas de grupo de lentes. Ao contar grupos de lentes, um único elemento também é considerado um grupo de lentes.

Por exemplo, a Canon 70-200mm f/4L IS tem 20 elementos e 15 grupos. Isso significa que existem 20 peças individuais de vidro e algumas delas foram fixadas juntas para formar apenas 15 grupos.

O número de elementos e grupos em uma lente pode variar significativamente. Mais nem sempre significa melhor, porque quanto mais pedaços de vidro estiverem no caminho, maior a possibilidade de distorções e aberrações. A qualidade de construção da lente é um fator decisivo mais forte.

O que você deve fazer ao soltar uma lente?


Primeiro, relaxe e respire fundo. Nem todas as lentes caídas são destruídas. A primeira coisa é pegá-lo e ver se há algum dano visível.

Examine a carcaça e verifique o elemento frontal quanto a arranhões ou (Deus me livre) rachaduras ou ranhuras. Se estiver tudo bem, isso é uma coisa boa, mas você ainda não está fora de perigo.

O impacto pode atrapalhar o posicionamento dos elementos dentro da lente, fazendo com que o foco fique fora do centro ou outros problemas. A maioria dos problemas ópticos graves o suficiente para afetar suas imagens serão imediatamente perceptíveis quando você tirar algumas fotos de teste.

Para ter mais certeza, configure sua câmera em um tripé diretamente de frente para uma parede de tijolos. Tire algumas fotos, prestando atenção especial aos cantos e observando a distorção. Para verificar se o diafragma ainda está funcionando, fotografe a parede em diferentes aberturas, ajustando a velocidade do obturador para compensar. Se tudo estiver funcionando bem, a foto deve sair exposta da mesma forma a cada vez.

Tente usar todas as partes móveis para ver se ainda funcionam corretamente. Ative o foco automático, use o foco manual, ligue o IS, mexa no anel de abertura - quaisquer que sejam os recursos que sua lente possua, passe por todos eles para ver se funcionam.

Se tudo der certo, você pode dar um suspiro de alívio e dizer à sua carteira para relaxar. A lente da sua câmera sobreviveu ao acidente.

Você pode consertar a lente da sua câmera?


E se sua câmera não sobrevivesse ilesa? Você deve estar se preparando para uma pesada conta de reparo?

Ainda não. Existem alguns tipos de danos nas lentes que você pode reparar sozinho e com um custo muito menor. Lembre-se de que, em geral, mesmo uma correção fácil na oficina custará algumas centenas de dólares, por isso definitivamente vale a pena resolver um pouco por conta própria primeiro.


Reparando um elemento frontal arranhado


E se o elemento frontal for arranhado? Tudo bem, isso nem sempre significa que sua lente está queimada. Acredite ou não, alguns arranhões no elemento frontal não são perceptíveis nas fotos. Claro, outros aparecem como uma mancha esbranquiçada ou adicionam um efeito fantasma à imagem. O efeito geralmente é mais perceptível à noite, adicionando halos ao redor das luzes ou criando um estranho ponto brilhante na imagem.

Tire um monte de fotos de teste em diferentes ambientes de iluminação e de diferentes origens. Examine-os atentamente para ver se há algum efeito perceptível do arranhão na qualidade da imagem.

Se o efeito do arranhão for perceptível, não se preocupe, nem tudo está perdido. Você pode ser capaz de polir o arranhão sozinho.

Confira como The Virginia Stew remove arranhões de lentes de câmeras de todos os tipos neste vídeo.


E se o arranhão for muito profundo?


Se o arranhão for muito profundo para polir, é provável que você precise substituir o elemento frontal. Infelizmente, embora isso pareça não ser uma correção cara, é. Os elementos frontais podem acabar abrangendo um quarto ou até um terço de todo o custo da lente. Acrescente a isso o trabalho para substituí-la, e muitas vezes faz mais sentido comprar uma nova lente.

Se você navegar no YouTube, encontrará vídeos de pessoas explicando como substituir um elemento frontal ou fazer outros reparos em uma lente de câmera. É melhor procurar uma para a lente específica com a qual você está lidando. Se você se sentir inclinado a comprar uma lente de segunda mão (quebrada em alguma outra capacidade para obter um bom preço) para a peça de que precisa, poderá consertá-la seguindo o vídeo.

No entanto, tenha em mente que o menor erro pode resultar em mais danos. Sem mencionar que a quase inevitável partícula de poeira que entra em sua lente pode atrapalhar a qualidade óptica de qualquer maneira. Só recomendamos esta rota se a lente estiver inoperante como está e você puder obter uma peça de reposição barata.

Reparando uma montagem de lente


Às vezes, a montagem da lente pode ficar fora de controle quando você solta a lente. Felizmente, a substituição da montagem da lente geralmente é factível. Não é um reparo complicado e você pode fazer isso sozinho, além de uma montagem de lente de substituição normalmente não é cara.

Aqui estão as instruções sobre como substituir a montagem da lente em uma lente Nikon.

Uma lente de câmera pode ser reparada?


Você deve ter notado que todos os problemas sobre os quais falamos aqui são relativamente menores. Se você está olhando para uma lente com um pedaço de vidro quebrado ou com suspeita de danos internos, ainda está esperando por boas notícias com uma sensação de frio no estômago. Você está começando a suspeitar que não há uma solução fácil (ou seja, barata) para o seu problema.

Bem, infelizmente, você está certo.

Lembra do que falamos na anatomia de uma lente de câmera? Há apenas muitas partes lá. Desmontá-lo e montá-lo de volta é quase mais trabalhoso do que construir uma lente totalmente nova. Além disso, todo esse trabalho deve ser feito em um ambiente especial e livre de poeira para garantir que nenhuma partícula de poeira entre na lente.

Dito tudo isso, a resposta curta é que sim, muitos tipos de reparos de lentes são possíveis. Infelizmente, eles muitas vezes não são práticos ou economicamente viáveis. Muitas vezes, é mais barato comprar uma lente nova do que ter a sua quebrada reparada profissionalmente. Mesmo que o conserto seja um pouco mais barato, pode não valer a pena gastar esse dinheiro em uma lente velha. Você também pode comprar um novo (ou um usado suavemente).

Onde levar a lente da câmera para reparo


Se você não tem certeza de quão caro pode ser consertar sua lente, leve-a a uma oficina. Eles poderão fornecer uma estimativa de quanto custará consertar a lente. A partir daí, você pode decidir se acha que vale a pena.

No entanto, tenha cuidado onde você leva sua lente. Leve sempre o seu equipamento a um centro de reparação autorizado pelo fabricante da sua câmara. Você terá mais chances de conseguir alguém que saiba do que está falando. Além disso, eles podem ter peças à mão e podem até oferecer uma garantia em qualquer trabalho que façam.

Reparando a lente da câmera


Se a lente da sua câmera sofreu uma tragédia, antes de tudo, vamos chorar com você por um momento. Sabemos que sensação horrível pode ser quando você vê sua lente de mil dólares cair.

A boa notícia é que, em alguns casos, o dano pode ser reparado e você pode até fazer isso sozinho.

Interessado em saber mais sobre como as lentes DSLR funcionam? Clique no link.