>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

O guia definitivo sobre como e quando usar ISO em sua câmera


Quando as pessoas falam sobre as configurações da câmera digital, existem três principais que aparecem:velocidade do obturador, abertura e ISO. Todos eles estão relacionados à luz e à maneira como sua câmera a captura:a velocidade do obturador controla o tempo que sua câmera deixa entrar a luz, a abertura determina o tamanho da abertura na lente pela qual a luz passa e o ISO ajusta a sensibilidade do sensor de imagem .

Saber como manipular essas opções abre um poço de possibilidades para um fotógrafo, e hoje vou detalhar o básico do ISO para você.

O que é ISO


A “configuração ISO” ou “número ISO” em sua câmera determina sua sensibilidade à luz; também é chamado de velocidade do filme. Na fotografia de filme, essa configuração é aplicada ao filme enquanto, na fotografia digital, se aplica ao sensor de imagem.

Em ambos os casos, uma configuração ISO mais baixa produzirá imagens mais claras e nítidas em uma velocidade mais baixa. Um número ISO mais alto tirará uma foto mais rápida às custas da clareza e nitidez da imagem; essa perda de qualidade aparecerá na imagem como granulação.

Em outras palavras, à medida que o número ISO ou sensibilidade à luz aumenta, aumenta também a velocidade com que a câmera fotografa e o grão permitido na fotografia.

O que significa ISO


ISO significa literalmente Organização Internacional para Padronização. Essa organização estabelece padrões para uma série de coisas, muitas das quais não têm absolutamente nada a ver com fotografia. Os padrões aos quais a sensibilidade das câmeras à luz estão vinculadas são ISO 5, ISO 2240 e ISO 5800, e aparentemente isso é suficiente para nomear ISO em homenagem à organização que estabeleceu esses padrões.

Agora você pode estar se perguntando por que estou dizendo isso em um artigo que espera ajudá-lo a entender ISO, e a resposta seria para que você não precise quebrar seu cérebro tentando descobrir se o acrônimo ISO em sua câmera significa algo que o Google está escondendo maliciosamente de você. Não.

Esta é a parte em que eu explicaria a você em que a sensibilidade à luz é medida e como ela funciona, mas a verdade é que larguei toda a matemática e ciência quando fui para a opção Bachillerato baseada em humanidades aos 16 anos, então nada disso faz qualquer diferença sentido para mim. De forma alguma. Pode ser mais claro para você.

Como ajustar suas configurações ISO


Previsivelmente, você pode alterar seu ISO clicando no botão que diz ISO abaixo dele. Na minha Canon DSLR, este botão está na parte superior do corpo da câmera, abaixo da roda de velocidade do obturador/disco principal e do botão do obturador.

As configurações ISO que todas – ou a maioria – das câmeras oferecem são uma sequência de números seguindo uma progressão geométrica onde cada número é o anterior multiplicado por dois. Isso significa que o ISO 200 será duas vezes mais rápido e produzirá duas vezes mais grãos do que o ISO 100… como tenho certeza que você já trabalhou sozinho.

Quando ajustar suas configurações ISO


Como regra geral, você deve definir sua câmera para o ISO mais baixo possível para produzir a imagem mais nítida possível. Em condições ideais de iluminação - ou seja, ao ar livre, sob um céu limpo e agradável - um ISO de 100 ou 200 produzirá excelentes resultados sem granulação ou desfoque.

Aumentar seu ISO é útil quando a iluminação não é tão ideal - quando está nublado ou turvo, você obterá resultados mais rápidos com um ISO de 400. Se você estiver em ambientes fechados e usando iluminação artificial, um ISO de 800 será ajuda importa muito. Se for à noite e você não quiser confiar no flash - o flash geralmente destaca o assunto e deixa o fundo no escuro - você pode aumentar seu ISO para 1600 ou 3200 (se sua câmera for tão alta!) ser capaz de capturar toda a cena.

Como é o caso da maioria das configurações, ajustar sua câmera para produzir ótimas fotos em más condições de iluminação é uma troca. Você obterá fotos rápidas com um ISO alto, mas elas terão granulação; você obterá boas fotos com um ISO baixo, mas terá que levar em conta a velocidade lenta com um tripé, um truque para reduzir a trepidação da câmera ou iluminação artificial forte como o flash. Se você está fotografando um assunto em movimento rápido – as pessoas geralmente mencionam esportes aqui; Eu vejo isso e te crio meu gato – aumentar sua configuração ISO pode ser uma opção melhor do que aumentar a velocidade do obturador. Um assunto granulado é mais visível do que um subexposto.

Uma observação sobre pós-processamento


Você pode brincar com granulação de forma criativa, mas se você acha que pode querer uma versão sem granulação da sua imagem em algum momento, eu recomendo fotografar no ISO mais baixo possível e adicionar ruído no pós-processamento. O grão é mais fácil de falsificar do que de remover.

Dito isso, não tenha medo de trocar a clareza da imagem pela velocidade, principalmente se você estiver fotografando em um contexto não profissional. É melhor ter uma foto granulada do seu gato escorregando da mesa enquanto está pendurado na cortina do que uma em que ele está tão embaçado ou tão escuro que você nem consegue vê-lo. No que me diz respeito, essa é a razão número um para aprender a usar a configuração ISO:fotografar assuntos vivos que geralmente moram em ambientes fechados. Ouvi dizer que essa descrição se aplica a pequenos humanos, não apenas a animais de estimação peludos! Então vá capturar algumas memórias.

Clique neste link para saber mais sobre as configurações de alto iso e câmeras de alto iso e pouca luz.