Experimentar a fotografia pinhole é fácil e pode ser muito divertido. As câmeras pinhole são anteriores ao foco automático e aos megapixels. Eles remontam a uma época mais simples, quando uma câmera era literalmente apenas uma caixa com filme na parte de trás. Fotos feitas com câmeras pinhole exalam um charme difuso e de baixa fidelidade difícil de resistir. Dito isto, não é para todos, mas espero que você experimente. Se você for como eu, sentirá um pouco de mágica acontecendo quando vir a primeira foto. É como voltar no tempo. Eu te convenci? Você tem 30 minutos de sobra? Continue lendo para saber como começar.
Uma câmera pinhole é uma câmera sem lente. Em vez disso, a luz entra por um pequeno orifício (a abertura) para expor o filme ou sensor. Lembre-se da lição sobre abertura:quanto menor a abertura, maior a profundidade de campo. Portanto, se o buraco for pequeno o suficiente, tudo na cena estará em foco razoavelmente nítido. Basta apontar e clicar, sem necessidade de foco.
Claro, o problema com uma abertura tão pequena é que dificilmente deixa entrar luz na câmera. Isso significa que você precisa usar exposições longas, o que praticamente exige o uso de um tripé em todas as fotos externas, exceto as mais brilhantes. Mas um efeito colateral legal
isso é que você pode fazer fotos de longa exposição mesmo quando está claro (dica:tente fotografar em água corrente).
Cena pinhole. 6s ISO 1600. Passe o mouse para ver a mesma cena filmada
com uma lente de 50mm. A 50mm exigia quase 12x menos exposição para
obter a mesma foto! Observe também que o campo de visão do pinhole é
um pouco mais largo que o de 50mm.
Você pode comprar uma câmera pinhole, mas já tem uma câmera, certo? Converter temporariamente sua SLR existente em um pinhole é muito fácil. A melhor maneira de converter sua SLR é:
- Use uma furadeira e faça um furo no centro de uma tampa de reposição. As tampas do corpo são baratas, você pode sacrificar uma. O buraco não precisa ser grande. Cerca de 1/4 de polegada (7 milímetros) de diâmetro deve ser bom.
- Em seguida, corte um pedaço de papel alumínio grande o suficiente para cobrir o buraco. Suavize.
- Agora, usando uma agulha fina e afiada, faça o menor furo possível no papel alumínio. Não empurre a agulha até o fim. Apenas um pouco da ponta é bom. Acho que a melhor maneira de fazer isso é colocar o papel alumínio em algumas folhas de papel e depois pressionar a ponta do alfinete.
- Cole o papel alumínio dentro da tampa do corpo para que, quando você segurar toda a engenhoca contra a luz, possa ver uma pontinha de luz.
- Retire a lente e coloque a tampa do corpo.
Infelizmente, se você tiver um ponto de lente fixo e fotografar, provavelmente não terá sorte. Eu tentei uma variação disso colocando um pedaço de papel alumínio sobre a lente, mas acabei com uma moldura escura com um pequeno círculo de imagem. Talvez você tenha mais sorte do que eu.
Orifício da tampa do corpo
Depois que sua câmera for convertida, você precisará desativar o foco automático e alternar para o modo de exposição manual. Se você fez certo, não haverá luz suficiente entrando na câmera para que o medidor de luz funcione corretamente (na verdade, se você estiver usando uma SLR, talvez não consiga usar o visor). Você precisará usar velocidades longas do obturador (10 a 30 segundos em sua configuração ISO mais alta em ambientes fechados) para que um tripé ou outra plataforma estável para a câmera seja essencial para reduzir o desfoque. Você terá uma ideia da exposição correta depois de tirar e revisar algumas fotos. Uma atualização sobre velocidade do obturador, abertura e ISO pode ser útil.
Tudo bem se suas imagens estiverem um pouco borradas. Câmeras pinhole caseiras não fazem imagens perfeitas. Parte da diversão é que você nunca sabe exatamente o que vai conseguir. Se suas imagens forem
muito embaçado, então você fez o buraco muito grande ou não está usando um tripé firme. Se as imagens estiverem muito escuras, você precisará de uma exposição mais longa. E se o quadro for todo branco, você precisa diminuir a exposição. Por fim, se você tiver uma SLR digital, um efeito colateral de fotografar com um pinhole é que toda a poeira do seu sensor aparecerá nas imagens com muita clareza.
Visite pinholeday.org para ver as galerias pinhole e descobrir como enviar sua imagem para fazer parte do evento.