A Nikon D800 é uma câmera full frame profissional da Nikon que possui impressionantes 36,3 megapixels, o sistema de foco automático da D4 e slots de cartão duplo.
Mas a DSLR full-frame mais leve da Nikon é capaz de oferecer a qualidade de imagem e o alcance dinâmico que a Nikon promete? Vamos descobrir…
Aqui está um resumo rápido das especificações e recursos importantes: - Sensor FX Full Frame de 36,3 MP
- Slots de cartão duplo (um SD e um slot CF)
- Máximo de 4 fps no modo burst
- Visor com 100% de cobertura
- Compatibilidade com todas as lentes modernas de montagem F da Nikon
- O ISO varia entre 100-6400 nativamente, entre 50 e 25600 estendido
- 51 pontos de foco automático
OLHE E SINTA Em primeiro lugar, a D800 é uma câmera grande e pesada, especialmente quando comparada à série Sony A7 ou a qualquer câmera Fuji.
Realmente, essa coisa é enorme. Na minha opinião, isso não é uma coisa ruim, pois pessoalmente prefiro ter uma câmera maior em minhas mãos porque gosto mais da sensação. Claro que é uma preferência pessoal. Você pode gostar e talvez não. Na minha opinião, a Nikon parece ter um corpo muito robusto e bem construído. Com seu peso de cerca de 900 gramas, é um corpo pesado.
RECURSOS Os recursos da Nikon, por outro lado, não surpreenderão ninguém. Possui dois slots de cartão, o que é bom, visualização ao vivo, que é padrão e, claro, compatibilidade com todas as lentes modernas da Nikon. Portanto, quando se trata de recursos, a Nikon não oferece nada de especial. Mas por que não, Nikon?! Que tal Wifi, pico de foco ou balanço de branco local? Eu não sei, mas qualquer coisa especial definitivamente teria sido bom.
Sony, Fuji e Panasonic estão constantemente trazendo novas inovações para a mesa, enquanto a Nikon e a Canon parecem apenas melhorar marginalmente suas câmeras de geração em geração. A única coisa que ainda tem muito potencial de melhoria é a velocidade:o sistema de foco que é o mesmo da D4 é rápido e confiável, mas o modo burst é meio … ‘ok’ com seus 4fps. O visor é decentemente brilhante e grande com uma ampliação de cerca de x0,7 e 100% de cobertura.
QUALIDADE GERAL DA IMAGEM Na verdade, não há muito o que dizer sobre isso, além da qualidade da imagem ser realmente excelente. Sério, em termos de qualidade de imagem, não há muitas outras DSLRS que estejam nem perto da D800.
De acordo com o DxoMark, o alcance dinâmico do carro-chefe da Nikon possui impressionantes 14 (!) também não há necessidade de se esconder da Nikon D800. Quando se trata de resolução, a Nikon é definitivamente a rainha de todas as DSLRS com seus 36 megapixels. Independentemente da resolução excepcionalmente alta para um sensor de 35 mm, o desempenho de alto ISO é ótimo. Em situações de pouca luz, a Nikon produz imagens utilizáveis de até ISO 12800.
ACESSÓRIOS/ RECURSOS SEM FIO Mencionei antes que estou meio desapontado com a falta de recursos sem fio no D800. A Nikon tem um adaptador sem fio à venda que custa cerca de 50 dólares. Mas adivinhem? Não é compatível com o D800. Se você deseja estender os recursos sem fio da sua câmera, você precisa pagar pelo outro adaptador Wifi caro da Nikon ou terá que procurar soluções de terceiros como o CamRanger (que não é uma má opção).
A única coisa que me incomoda é o preço do aperto da bateria para o D800. O punho original da Nikon custa cerca de 300 dólares, o que é incrivelmente caro. Eu tentei alguns apertos de terceiros, mas todos eles pareciam baratos, então eu tive que (sem querer) gastar os US $ 300 no aperto Nikon.
DURABILIDADE O corpo da Nikon é extremamente durável e excepcionalmente resistente. O corpo interno é feito de liga de magnésio que é supostamente muito forte. A D800 também é resistente a poeira e respingos para que você não tenha problemas ao fotografar na chuva. Na verdade, usei o meu sob chuva muito forte por algumas horas e funcionou bem depois.
CONCLUSÃO Se a Nikon D800 é a escolha certa para você depende muito do que você está usando. Se você está pesquisando Se a Nikon D800 é ou não a escolha certa para você depende muito do que você está usando. Se você está procurando uma câmera que seja apenas para tirar fotos de férias de sua família, provavelmente deve optar por algo como uma Nikon D750 ou uma D600. Quando a alta resolução de quase 40mp é um requisito para o seu trabalho ou você está procurando um corpo de câmera decente para entrar no mercado profissional, a Nikon pode ser a opção certa para você. Para fotografar esportes profissionalmente ou outras imagens que exigem velocidade, a D800 não é necessariamente o melhor caminho a percorrer.
Na minha opinião, a Nikon D800 é uma das melhores (se não a melhor) DSLR que existe. Com sua qualidade de imagem excepcionalmente boa, alta resolução e seu incrível alcance dinâmico, certamente é minha recomendação se você estiver procurando por algo no mercado abaixo de US $ 3.000.
O que você acha da Nikon D800? Você recomendaria isto? Sinta-se à vontade para compartilhar seus pensamentos sobre este tópico nos comentários abaixo. Todas as imagens pertencem a Paul Faecks (salvo indicação em contrário), não copie, modifique ou reposte sem a permissão de Paul Faecks e photodoto.