>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Revisão:primeiras impressões da Nikon D90



No semi-impulso, comprei um kit Nikon D90 na última quinta-feira da Amazon depois de quase quatro anos com minha fiel D70. Sentei-me com o manual no fim de semana e o conheci um pouco melhor. Existem muitas ótimas análises detalhadas do D90 por aí com comparações de tecnologia e fotos de amostra. Este não é um desses. Vou apenas dar a vocês minhas primeiras impressões do D90, especialmente coisas sobre ele que me fizeram sorrir, da perspectiva de um atualizador do D70:

  • Visualização ao vivo! LCD gigante! Zoom de revisão de imagem de 6,7x! Incrível. A tela da D70 parece um selo postal agora.
  • É perceptivelmente mais rápido e mais leve.
  • Liguei a grade do visor, desliguei o bipe de foco e mudei para a área selecionada para foco porque é assim que rolo.
  • As configurações de processamento de imagem padrão são bastante neutras e realistas. Em termos do Flickr:chato. Não há nada de errado com isso, por si só, mas não estou particularmente interessado na verdade absoluta, fotograficamente falando. Eu prefiro que minhas fotos tenham um pouco mais de pop, então ajustei o padrão para Vivid, o que aumenta tanto o contraste quanto a saturação. Falando nisso, você pode gravar até 9 configurações personalizadas de processamento de imagem na câmera e salvá-las em cartões SD para armazenar ou compartilhar.
  • Ativado a configuração personalizada d3, que mostra a configuração ISO no visor em vez da contagem de quadros restante. Talvez isso me impeça de filmar rolos inteiros em ISO 500 em vez de 200. Duvido. Mas é preciso tentar ser otimista. Eu disse “rola. ” Quantos anos eu tenho?
  • O temporizador automático pode ser definido para 1, 2, 5, 10 e 20 segundos e você pode ajustar o número de fotos (até 9). Assim, você pode definir o temporizador automático para disparar em 5 segundos e tirar, digamos, 3 fotos (o que ele faz no que parece ser a taxa de quadros de baixa velocidade).
  • O novo modo de foco AF-A, que escolhe automaticamente entre foco AF-S (simples) e AF-C (contínuo), dependendo do movimento do assunto, parece muito bom no papel e até agora funcionou bem na prática. E obrigado Nikon pelo botão seletor de AF no corpo.
  • Devo dizer que sou fã de iluminação D ativa. Em quase todas as fotos de teste, a D90 faz exposições melhores do que a minha D70 nas configurações padrão. A medição matricial e o balanço de branco automático são notavelmente aprimorados, especialmente em situações de iluminação difíceis. A D70 tem um forte viés contra destaques estourados, tanto que fotografei rotineiramente minha D70 com uma compensação de exposição de +0,7. O D90 não é tão superprotetor (especialmente com D-lighting ativo ativado, força:Normal). No momento, acho que o D90 funcionará muito bem em +0 ou até -0,3.
  • Pode gravar RAW + JPG FINE para cada exposição. Em um cartão SDHC de 8 GB, obtenho uma leitura de 361 imagens disponíveis nessa configuração (somente 539 RAW, apenas 1,1k JPG Fine).
  • Ajuste de imagem integrado e processamento RAW. Muito legal, embora não seja Photoshop/Lightroom/Gimp obviamente. O pós-processamento permite fazer as coisas normais:cortar, girar, ajustar o balanço de branco, compensação de exposição, escolher controles de imagem (por exemplo, vívido, paisagem, retrato, personalizado etc.). Além disso, você pode aplicar D-lighting, remoção de olhos vermelhos (embora eu não tenha conseguido que a D90 me desse olhos vermelhos), converter para preto e branco, sépia, cianotipo, efeitos de filtro (clarabóia, quente, vermelho, verde, azul, tela cruzada), redimensione, retoque rápido (contraste + saturação), ajuste a distorção e adicione o efeito olho de peixe. Cada ajuste cria um novo JPG e deixa o original intocado. É bom para um cara como eu, que não gosta particularmente de imagens pós-processamento.
  • Estrobistas tomem nota:A D90 tem suporte de comando de flash embutido para até dois grupos + o flash embutido + canais ajustáveis ​​(1-4)! É quase como colocar um SB-800 no kit de graça. Notícia incrível para pessoas com vários flashes.
  • Nenhuma reclamação sobre a lente do kit 18-105. O VR funciona bem, tem o mesmo campo de visão na extremidade larga que o 18-70 e produziu um bokeh bom até agora. Montagem de lente de plástico, mas, ei, é a lente do kit. Exatamente o mesmo parassol da lente do kit 18-70 e usa o mesmo tamanho de filtro (67 mm).
  • Modo de filme é um drenador de bateria divertido, divertido e divertido. A qualidade da imagem é excelente, a qualidade do som é aceitável (o que você esperaria de um microfone na câmera). Em breve postarei uma amostra de vídeo.

Como eu disse, só tenho a câmera há alguns dias. Mais impressões à medida que aprendo mais sobre isso. Algumas fotos do fim de semana abaixo, da minha conta do Flickr: