O Pod é essencialmente uma versão chique do clássico “tripé beanbag”, um dispositivo que os fotógrafos têm usado para anos como um tripé improvisado. O pessoal do Pod afirma que o Pod “reduz a agitação” e é um “avanço na configuração de câmera sem esforço”. Continue lendo minha resenha para descobrir o que eu achei e ter uma chance de ganhar seu próprio Pod.
Um tripé é a resposta usual para o problema de tirar fotografias nítidas em velocidades lentas do obturador. Quando usado corretamente, um bom tripé é difícil de superar em termos de manter sua câmera parada. O problema é que um bom tripé é grande, pesado e incômodo. Além disso, tripés não são permitidos em muitos locais onde você pode tirar fotos. Entra no humilde pufe. Pequeno, leve, discreto, permitido em qualquer lugar. Um pufe pode ser uma ótima plataforma de câmera. São fáceis de usar e muito versáteis. Eles podem ser usados diretamente no chão, em um poste ou cerca próximo, no peitoril da janela. Eles são flexíveis para que você possa obter uma variedade de ângulos de câmera. E eles protegerão seu equipamento contra arranhões.
Então, o que o The Pod tem que um pufe barato feito em casa não tem? Ao contrário do seu saco de feijão padrão, o Pod inclui um parafuso universal de 1/4 ″ que permitirá que você conecte sua câmera diretamente a ele. Isso é bastante útil quando você planeja usar muito o Pod, pois permite transportar a câmera e o Pod como uma única unidade. Ele também tem uma base antiderrapante e é resistente à água.
O Pod vem em três tamanhos/designs:amarelo, azul e vermelho. Os Pods Amarelo e Azul medem 9,5 cm de diâmetro. O Blue Pod é feito especialmente para câmeras com montagens de tripé fora do centro. O Red Pod tem 5 polegadas de diâmetro (12,5 cm) com um parafuso centralizado. Esta é uma revisão do Red Pod.
Pod com D70. O D70 superou o Pod.
Minha impressão inicial quando recebi o The Pod foi que ele era muito pequeno. E parecia ainda menor quando a conectei à minha Nikon D70. Mas com uma lente de 50 mm acoplada, na verdade funcionou bem. Ele foi capaz de suportar a D70 e a lente em uma posição vertical e nivelada para fotografar. Não pense em anexar mais nada. O Pod não suportava nem o leve zoom DX de 18-70 mm. E não foi capaz de segurar a D70 em tantas posições diferentes quanto uma câmera menor. Serviria em uma pitada, mas obviamente era destinado a câmeras menores.
Pod com D70 em uma árvore. Parece um pouco bobo, não é? Mas funcionou!
O Pod se saiu muito melhor com uma pequena câmera compacta, neste caso, minha velha Canon S50. O Pod foi obviamente projetado para o mercado de câmeras compactas. Ele poderia suportar o S50 em várias superfícies e era capaz de posicionar a câmera em qualquer ângulo, desde reto (90 graus) até quase reto (cerca de 60 graus). O Pod também foi capaz de segurar a câmera inclinada em um ângulo de 45 graus para ambos os lados.
Ele manteve sua posição nesta superfície curva de aço.
O Pod é fechado com velcro, o que facilita a abertura e a substituição ou remoção do conteúdo. Você pode fazer isso se quiser torná-lo ultra-portátil, digamos, para uma caminhada, removendo os grãos e enchendo-o quando chegar ao seu destino com o que estiver à mão (areia, casca de árvore, o que for).
Ele pode apontar a câmera em um ângulo máximo de 60 graus para baixo.
A câmera pode ser inclinada para cima.
O Pod é muito bem construído e parecia resistente em minhas mãos. Parece bom e obviamente é fabricado profissionalmente. Não parecia que iria desmoronar tão cedo e eu não tinha escrúpulos em jogá-lo ao redor. A vedação de velcro e a costura são muito fortes e seguram todos os grãos mesmo depois de repetidas quedas de 20 pés em um piso de madeira.
Mas isso “remove o shake”? Eu configurei o Pod com o S50 no chão para uma foto macro na luz do sol do crepúsculo.
O Pod é fácil de usar diretamente no solo e em espaços apertados.
A exposição foi de 1/15s em f/2.8, muito lenta para segurar na mão. Fiz a foto posicionando a câmera no Pod, compondo a foto e usando o temporizador da câmera. A foto resultante era nítida. O Pod será uma plataforma tão estável quanto o que você colocar.
Pod macro. 1/15s @ f/2.8
O borrão escuro na parte inferior do quadro é a borda do The Pod. É possível
amassar as bordas do The Pod para que ele não interfira na sua foto, mas
eu não percebi isso até depois de já ter feito essa foto.
É um produto interessante. É pequeno demais para ser prático para uma DSLR, mas funciona bem com câmeras compactas. Uma grande vantagem que o Pod tem sobre um tripé é em situações em que tripés simplesmente não são permitidos. Também é muito mais leve que um tripé e muito pequeno e fácil de transportar. Funciona extremamente bem perto do solo e em espaços apertados. Quanto a manter a câmera parada durante uma exposição, ela teve um desempenho pelo menos tão bom quanto um tripé. Deve ser tão estável quanto qualquer superfície em que você o coloque - se você o colocar em uma rocha, será tão estável quanto uma rocha. Posicionar o S50 em cima do Pod parecia um pouco como usar uma cabeça esférica de tripé, mas não era tão preciso. Além da aparência elegante e do parafuso universal (que, reconhecidamente, é muito útil se você pretende usá-lo muito), não tem muito que um saco de feijão mais barato não possa lhe dar. Comprei o meu na B&H por $15.