Bom tempo é quando fotógrafos amadores saem e passam o tempo tirando fotos ao ar livre. Mas como eles podem parar de tirar fotos casuais e começar a criar retratos profissionais?
Este artigo fornece muitas recomendações sobre como criar retratos fotográficos artísticos.
Por onde começar?
Claro, primeiro você deve começar a planejar sua sessão de fotos.
Você precisa encontrar um modelo. Se você tiver um adequado para mostrar seu trabalho, todo o projeto será bem-sucedido. Aqui você encontra alguns pontos de ação a serem discutidos com o modelo antes de sua sessão de fotos.
A ideia principal da sua sessão de fotos
Discuta com o modelo o personagem que você quer mostrar nas fotos. Pense em um estilo de fotos (romântico, conto de fadas etc.)
Local
Você precisa prestar atenção ao local da sua sessão de fotos, pois o lugar certo pode ajudá-lo a mostrar o caráter dos modelos e a ideia geral.
Normalmente os melhores lugares para fotógrafos são parques, prédios antigos, ruas do centro da cidade.
Muitos fotógrafos procuram alguns lugares secretos especiais para sua sessão de fotos, porque são desconhecidos e dão um charme único às fotos.
Muitos programas atualizados podem ajudá-lo a encontrar esses lugares e saber como eles são. Antes da sessão de fotos você tem que visitá-los para entender se eles se conectam com o seu conceito ou não.
Escolha os lugares que são fáceis de frequentar.
Número de fotos
Antes de sua sessão de fotos, você precisa discutir com o modelo o número médio de fotos prontas. Claro, você não pode saber quantas fotos vai tirar porque depende de muitos fatores, como clima, localização ou caráter de um modelo. Mas você tem que garantir seu modelo de 10 a 20 fotos prontas.
Qual horário você deve escolher?
Quando você tira fotos na rua, não tem capacidade de gerenciar a iluminação em geral, embora possa usar flashes ou refletores. Então você tem que usar todas as vantagens da iluminação natural para criar as fotos mais bonitas.
A melhor hora para a sessão de fotos é no início da manhã ou no final da noite. O sol não está longe do horizonte e dá uma excelente iluminação. O meio-dia ensolarado não é um bom momento para sessões de fotos, porque a modelo pode estragar os olhos e há a possibilidade de ficar com muitas sombras escuras no rosto. A iluminação ensolarada do meio-dia é plana e desinteressante. Normalmente os fotógrafos escolhem dias sem graça para criar grandes retratos. Quando há muitas nuvens no céu você pode tirar fotos de manhã à noite, pois a iluminação é suave e difusa.
Que tipo de equipamento você precisa?
Você não precisa usar muitas lentes ou câmeras para tirar bons retratos. Uma câmera e uma lente de alta abertura são suficientes.
Todas as câmeras SLR têm lentes intercambiáveis. É muito importante escolher a lente apropriada para a sessão de fotos de retrato. Claro, você pode começar com a lente universal. Mas depois muitos fotógrafos começam a usar ótica especializada. Neste caso, as lentes fixas de alta velocidade são um 'must have'. A lente mais popular para retratos é de 50 mm. Por exemplo, uma Nikon AF-S 50mm f/1.8G Nikkor. Esta lente não é cara, mas muito útil e conveniente.
Se você deseja tirar retratos de corpo inteiro, pode escolher uma lente de 28 mm para câmeras com matriz de corte ou lente de 35 mm para câmeras com matriz completa.
É preciso lembrar que as lentes de 28 mm e 35 mm distorcem as proporções do corpo ou do rosto se você estiver perto da modelo.
As lentes clássicas para retratos são lentes de 85 mm, por exemplo Nikon AF-S 85mm f/1.8G Nikkor.
Aconselhamento técnico
Normalmente os fotógrafos usam um diafragma aberto para criar retratos perfeitos. Por um lado, o diafragma aberto pode desfocar um fundo e separar um modelo de outros objetos. Mas ajuda a criar fotos mais qualitativas em um quarto escuro ou à noite. É muito confortável gerenciar o diafragma no modo A ou M.
Como você pode tornar uma foto mais clara ou mais escura? Você pode usar a compensação de exposição. É a maneira mais fácil de corrigir o brilho das imagens.
Você tem que aprender a focar com precisão. É especialmente importante se você usar óptica de abertura. Quando o diafragma está de f1.4 a f2.8, o fotógrafo pode perder o foco. Assim, o rosto do modelo na foto ficará desfocado. Obtenha informações sobre a seleção de pontos de foco em sua câmera para evitar esse problema. A melhor maneira de focar é focar nos olhos do modelo.
Não se esqueça da exposição. Se você usar exposição longa, poderá ver o efeito de movimento nas fotos. É melhor escolher exposição curta de 1/125 etc. Caso seu modelo corra, nade e pule, use exposição de 1/250.
Use o formato de arquivo RAW para ter liberdade de criatividade. Você pode retocar e alterar as cores em suas fotos.
Conselhos criativos
Há muitas maneiras de criar bons retratos.
O fotógrafo precisa ter a habilidade de ser amigável com as pessoas, inspirá-las e tornar o ensaio fotográfico interessante para as modelos. Se ambos tiverem um bom entendimento durante a sessão de fotos, isso ajudará a criar muitas fotos interessantes.
Você deve informar ao modelo sobre o significado da sessão de fotos e o possível resultado. Você pode fazer isso em uma conversa ou mostrar os rascunhos para a modelo. Talvez você possa se lembrar de um herói adequado de um filme ou livro famoso. Uma das habilidades mais importantes do fotógrafo é a capacidade de boa explicação. Claro, você tem que pensar o suficiente sobre o enredo da sessão de fotos antes de estar pronto para explicá-lo.
É muito bom que o resultado da sessão de fotos não seja um quadro, mas uma série de quadros que se juntam a alguma ideia, estilo ou história interessante.
Tente prestar atenção à vida real e às emoções no quadro. Converse com o modelo, tente induzir as emoções certas. Não é uma boa ideia usar apenas poses padrão para a sessão de fotos. Provavelmente, dessa forma, seu modelo parecerá não natural.
Ao fazer a sessão de fotos com crianças, não tente colocá-las em poses estáticas como bonecas. Pense no enredo interessante, tente juntá-lo com jogos infantis. Deve ser interessante para as crianças. Brinque e converse com todas as crianças. Leve com você muitos acessórios engraçados, como roupas brilhantes, brinquedos etc.
Procure iluminação lateral difusa. Ao fazer sua sessão de fotos com um sol forte, tente usar a luz de fundo.
Você pode enriquecer a série de retratos com outras fotos interessantes, por exemplo, fotos das mãos do modelo etc.
Elogie seu modelo! Não se esqueça de marcar as ações ou poses interessantes do modelo. Observe as poses que você gosta. É ótimo para um bom relacionamento entre o fotógrafo e a modelo e ajuda a relaxar seu cliente. Se algo der errado, não reclame com seu modelo, mas conte a ele sobre seu ponto de vista de maneira amigável.
Use regras clássicas de composição e regra dos terços. Não corte as pernas ou os braços do modelo nas articulações nas fotos. Mantenha algum espaço perto dos olhos do modelo.
Claro, às vezes você pode ignorar essas regras. Mas em qualquer caso você deve saber sobre eles.
Você pode usar o nível dos olhos do modelo. É muito importante lembrar que todas as pessoas têm características diferentes de seus rostos, então às vezes você tem que usar a posição um pouco mais alta ou mais baixa que o nível dos olhos.
Não tenha medo de ser uma pessoa criativa! Pense fora da caixa, mas não se esqueça da teoria e você terá sucesso.
Boa sorte!
Tatsiana Tsyhanova descobriu sua paixão pela fotografia aos 17 anos, quando recebeu sua primeira câmera Polaroid. Ela sabia desde o momento em que tirou sua primeira foto que era sua parte da vida.
O mais emocionante para Tatsiana é trabalhar em projetos que envolvem a construção de ideias e sua execução até o fim. Ser fotógrafa e ao mesmo tempo designer ajuda-a a abordar o assunto de uma forma mais ampla e a manter a visão geral em mente.