>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Quais são os melhores telefones para fotógrafos?


Muitos fotógrafos possuem duas câmeras - uma DSLR mais lentes para fotografia "séria" e uma espécie de câmera compacta para transportar para oportunidades fotográficas inesperadas. Ou então eles podem optar por uma câmera chamada 'ponte' com uma lente de zoom embutida. Algumas delas são quase do tamanho de uma DSLR, o que pode levar à necessidade de uma câmera compacta menor.



Fotógrafos aficionados tendem a se sentir nus se não tiverem meios de capturar imagens com eles – ‘e se eu vir algo incrível? Eu sempre me punirei por não ter minha câmera comigo.” Daí a necessidade de câmeras compactas…



As câmeras compactas, de fato, evoluíram para o estágio de que, para muitas pessoas, é a única câmera de que precisam. Também foi a escolha óbvia para os proprietários de câmeras pela primeira vez. As vendas de câmeras compactas cresceram e cresceram... até que a marcha das câmeras de smartphones realmente chegou. O progresso do desenvolvimento de câmeras em telefones celulares tem sido nada menos que notável.

Câmeras de smartphones


Se você dedicar algum tempo para realmente observar a melhoria da qualidade da imagem nos últimos anos, ficará surpreso. O smartphone moderno agora é capaz de produzir imagens de tal qualidade que o mercado de câmeras compactas está sob forte pressão – as quantidades mundiais enviadas no período de janeiro/fevereiro deste ano caíram 28%!

Esta é realmente a chegada da “câmera no seu bolso” em grande estilo – e que escolha temos! Se você está no mercado para um novo smartphone e é fotógrafo, o primeiro passo prático (infelizmente!) Depois disso, você deve aproveitar o tempo para fazer sua compra e navegar na internet fazendo sua pesquisa.

Existem muitos sites dando suas opiniões sobre o top 10 e assim por diante, mas o ponto-chave a ser lembrado é que você está comprando este Smartphone/Câmera para VOCÊ e não para algum pesquisador. Você vai ser o único a usá-lo e só você realmente sabe quais são seus desejos criativos – o que você espera do seu smartphone…

A segunda grande escolha que você precisa fazer é grande – Apple iPhone ou Android. Ambos os sistemas têm seus adeptos apaixonados e, mais uma vez, você terá que fazer uma escolha que só você pode fazer.

iPhone


Os iPhones tendem ao lado mais caro do mercado e, portanto, podem não caber no seu orçamento. Eles são produtos notáveis ​​com ótimas funções de câmera, mas você tem uma gama bastante limitada para escolher.

Se você tem um orçamento limitado, mas ainda deseja um iPhone, uma unidade recondicionada pode ser um bom caminho a percorrer. Deve ser do fabricante ou de um agente autorizado, pois você deseja um telefone recondicionado com garantia e não apenas uma unidade usada.

Alguns pensamentos sobre iPhones com melhor custo-benefício - O iPhone XR é uma boa opção, pois possui quase todos os recursos da série X - incluindo Face ID, fotos no modo retrato e uma tela maior - em um aparelho razoavelmente acessível que vem em uma seleção de cores.



Obviamente, tem alguns pontos negativos em comparação com o XS e o XS Max. Uma tela de resolução mais baixa que é um painel LCD em vez de OLED, o que significa que é um pouco menos nítida e seu contraste não é tão bom. Ele não tem uma lente telefoto na parte de trás e é um telefone razoavelmente grande… mas é um iPhone e vai te dar excelentes fotos.

E então você tem o iPhone 7 como um possível telefone de entrada. Foi lançado em 2016, mas continua sendo um telefone muito bom em todas as áreas principais. Processador rápido, boa tela e uma câmera bastante capaz, e custa significativamente menos que o XS ou XR. Ele ainda faz a maioria das coisas que você deseja que seu iPhone faça e deve continuar recebendo atualizações do sistema operacional por anos.




Telefones Android


Se seus pensamentos mudarem para um telefone Android, você será absolutamente mimado pela escolha - existem literalmente centenas de novas unidades com Android lançadas a cada ano - você precisa ter em mente que o mercado de smartphones (principalmente Android) muda constantemente e as chances são de que o que quer que você compre, haverá algo novo amanhã! Apesar disso – o telefone que você acabou de comprar irá encantá-lo com ótimas imagens…



Basicamente o sistema operacional Android foi desenvolvido pelo Google que licencia empresas para usá-lo. Os fornecedores de componentes fabricam chips, câmeras, etc., então cada marca cria individualidade pelo design do telefone, aplicativos especiais e o item principal – software. Algumas empresas também adicionam sua experiência no desenvolvimento de adições de hardware importantes, como lentes especiais.

Outro diferencial é o quão bem eles combinam com o sistema operacional Android.
Com isso atrás de nós, vamos falar de telefones…

Eu adoro câmeras de smartphone e o que elas podem fazer pela fotografia hoje – elas são simplesmente incríveis quando você pensa de onde viemos…



…e na minha (e de outras pessoas!) opinião os telefones que fazem o melhor uso do sistema operacional Android e do software em geral são – não surpreendentemente – Google com seus smartphones Pixel. Eles competem com muito sucesso com os modelos multicâmera, apesar de terem apenas uma câmera traseira.



Tudo é feito com software. Eles estão no topo ou perto do topo da maioria das dez principais listas de sites. Vale a pena conferir o Google Pixel 3 e o Pixel 3 XL se o seu orçamento se encaixar neles! Eles têm ótimas câmeras e, principalmente com o novo ‘Modo Noturno’, vale a pena dar uma olhada.

Várias câmeras


O grande passo à frente recente foi o desenvolvimento de várias câmeras para caber no pequeno espaço disponível em smartphones – a pressão competitiva implacável para melhorar a fotografia de smartphones está dando frutos. Todo fabricante está tentando estar à frente do grupo.



Recentemente, duas câmeras traseiras eram a norma – uma câmera padrão mais uma câmera grande angular ou uma câmera telefoto 2X ou uma câmera de retrato para desfocar o fundo e obter um bokeh razoável.

Em seguida, o LG V40 chegou com três câmeras traseiras – padrão, grande angular e teleobjetiva… além de duas câmeras frontais – padrão e grande angular



Em breve será seguido, entre outros, pelo Samsung Galaxy A9 com quatro câmeras…



…uma câmera principal, uma telefoto com zoom óptico de 2X, uma câmera ultra grande angular e uma câmera de profundidade – isso funciona em conjunto com a câmera principal para permitir que o usuário varie a profundidade de campo – fascinante!

Uma das últimas novidades que seguem a tendência multicâmera é o Huawei P30 Pro…



Trabalhando em conjunto com a Leica, esta câmera leva o zoom a novos comprimentos! Possui zoom óptico de 5x. Como é que consegue isso tendo em conta o pequeno espaço disponível num smartphone? A lente zoom faz uso de um prisma para direcionar a luz através da lente configurada em toda a largura do corpo da câmera em vez da profundidade – tecnologia impressionante.

Ele também possui um sistema híbrido para expandir o alcance para 10X com notável clareza. Pode até ser estendido para 50X, mas as análises sugerem que os resultados nesse nível não são ótimos.

A série de smartphones Oppo Reno também oferece zoom sem perdas de 10X com estabilização de imagem óptica realmente excelente. Além disso, eles oferecem sua exibição panorâmica espetacular em determinados modelos.



A lista de desenvolvimentos e modelos de câmeras continua... como mencionamos, a pressão da concorrência é fenomenal e a velocidade de lançamento no mercado é vital. Isso pode levar a problemas como as novas câmeras de tela dobrável da Samsung.

Tempo de voo – câmeras ToF


A chave para aumentar as vendas de smartphones sempre parece ser a nova tecnologia – ‘minha câmera atual não pode fazer isso…’ e uma das palavras mais recentes é ToF ou ‘Câmeras Time of Flight’.

A tecnologia não é exatamente nova, pois empresas como a Microsoft vêm experimentando há alguns anos, mas aplicá-la a câmeras de smartphones é realmente uma novidade.



A câmera usa feixes de luz infravermelha que retornam da cena para criar efetivamente um mapa de profundidade do que a câmera pode ver. Isso pode ser usado para medir a profundidade de campo rasa para criar fundos desfocados. Como exatamente isso é usado para efeito prático em smartphones depende dos algoritmos desenvolvidos pelos fabricantes.

Este é realmente um novo campo em smartphones e provavelmente veremos mais e mais modelos 'flagship' saindo com essa tecnologia de sensor incluída. Atualmente (tenho certeza que isso está mudando constantemente!) alguns dos produtos que apresentam isso são o Honor View 20, o LG G8 ThinQ, o Oppo RX17Pro, o Huawei P30 Pro.

Há rumores de que Apple e Samsung o têm em desenvolvimento. Como o Google é o desenvolvedor do Android, provavelmente veremos uma câmera Pixel chegando – talvez ela chegue quando o Google lançar o Android 10 no final do ano?

Será fascinante ver como essa tecnologia se desenvolve ao lado do método predominante de usar duas câmeras (uma das quais é uma câmera de 'profundidade') ligeiramente deslocadas usando paralaxe e algoritmos para obter o efeito retrato ou bokeh. Além disso, as câmeras ToF podem fornecer a chave para o desenvolvimento de Realidade Aumentada em câmeras de smartphones.

A mente fica confusa com a velocidade do desenvolvimento em todas as áreas da fotografia de smartphone…
Este artigo foi uma viagem rápida pelo mundo maravilhoso e rápido das câmeras de smartphone. O assunto é grande e está em constante expansão, mas tentei dar uma ideia do que está acontecendo para fornecer algum pano de fundo para sua decisão sobre o que comprar.

Aqui estão alguns pensamentos finais…



Seja honesto consigo mesmo e responda a essas perguntas – você é a única pessoa que pode!

Lembre-se de que estamos discutindo smartphones em seu papel de câmeras!

Se você está basicamente satisfeito com seu telefone, por que não esperar um pouco - como vimos, novos desenvolvimentos estão chegando constantemente.

Estou comprando um telefone novo porque preciso ter a tecnologia mais recente – Isso pode ser um grande motivador!

Será que vai realmente ajudar a minha fotografia?

Que valor real trará para a minha fotografia?

Eu realmente usarei todos os novos recursos sofisticados?

Tem algum recurso que vai melhorar drasticamente a minha fotografia? – essa maravilhosa tela grande fará com que todas as minhas imagens pareçam muito melhores!

Quais problemas estou tendo com meu telefone atual?

…e assim por diante…

Isso também pode ajudá-lo a decidir quais atributos específicos você gostaria de ter em seu novo telefone.

Um ponto-chave pode ser se o seu telefone atual não estiver mais recebendo atualizações regulares de software. Isso é importante, pois podem ocorrer problemas de segurança e você pode não conseguir usar alguns dos aplicativos mais recentes desenvolvidos.

Este também é um ponto importante quando você está comprando um novo telefone, pois alguns fabricantes são melhores nisso do que outros. Você pode ter uma boa ideia disso acessando www.AOSMark.com, que é uma empresa que classifica as empresas de telefonia pela rapidez com que atualizam os telefones quando, por exemplo, o Google emite uma atualização no software Android.

Há também uma empresa www.DxOMark.com que faz as análises mais abrangentes sobre novos modelos de telefones – vale a pena dar uma olhada.

Você é a única pessoa que sabe o que você precisa – gaste tempo fazendo sua pesquisa – você quer evitar – PPT – Pós-Compra Trauma! Comprei o telefone errado.



Você deve obter o telefone mais recente com melhor classificação que puder pagar – telefones baratos normalmente são baratos por um bom motivo. Você quer algo que goste de usar e que lhe dê os resultados esperados.

Enquanto você faz suas pesquisas, aproveite o tempo e aprenda tudo sobre câmeras de smartphones. Lembre-se, pode valer a pena considerar um modelo que não seja novo de ponta – modelos mais antigos de ótimos smartphones podem ser de grande valor!

Eu – atualmente estou usando um LG G6 e estou muito feliz – gosto muito da câmera grande angular. Minha próxima câmera poderia ser o Google Pixel 3 – puramente porque o novo ‘Modo Noturno’ é ótimo e combina com meu estilo favorito de fotografia – Low Light.

Aproveite sua fotografia - é um ótimo hobby e lembre-se de que sua 'Visão' é muito mais importante que seu equipamento!





Roger Lee é um instrutor fotográfico baseado em Joanesburgo e palestrante de navios de cruzeiro em Fotografia de Smartphone. Ele dirige um curso muito bem-sucedido de um dia 'Enjoy Your Camera' e seus populares E Books 'para pessoas que não querem se afogar em detalhes, apenas tire boas imagens' estão em:www.camerabasics.net com seu novo E Book de fotografia de smartphone em www.smartphone.org.za