>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Filmadoras

Por que as lentes grande angulares são tão caras


Se você pudesse dar mais um passo para trás, sua foto teria sido perfeita. Mas mais um passo o faria despencar para o fundo do desfiladeiro. Você decide que é hora de adicionar uma lente grande angular à sua coleção. Mas como justificar a despesa? E por que as lentes grande angulares são tão caras?



Os fabricantes encontram alguns problemas ao projetar lentes grande angulares.
Por que a batedeira é cara para comprar... Por que a batedeira é cara para comprar? 7 excelentes razões pelas quais é caro


A lente normalmente contém mais vidro e acaba sendo maior e mais pesada do que uma lente padrão. Isso eleva o preço da lente.

Mas é realmente suficiente para justificar o preço? Venha conosco aprender tudo sobre lentes grande angulares. Para que servem? Como eles são feitos? E por que não existe uma versão barata?

O que são lentes grande angulares?


A distância focal das lentes padrão fica entre 35 mm e 70 mm. A lente padrão mais comum é a de 50 mm. Como essas distâncias focais imitam mais de perto o que o olho humano realmente vê, elas também são chamadas de lentes normais.

A definição técnica de uma lente padrão é aquela cuja distância focal corresponde à diagonal do filme ou sensor de imagem. Em uma câmera full-frame de 35 mm, isso equivale a cerca de 43 mm. Você pode encontrar lentes construídas mais próximas a essa distância focal, mas 50 mm tende a ser mais popular.

As lentes grande angulares têm uma distância focal mais curta. Eles permitem que o fotógrafo capture uma cena mais ampla. Os fotógrafos de paisagem os adoram por capturar vistas vastas. Fotógrafos imobiliários os usam para capturar edifícios inteiros em uma imagem ou ao fotografar em ambientes internos. As salas são impossíveis de capturar quando você não pode fazer backup o suficiente para ver a sala inteira em sua visão de 50 mm.

Na foto abaixo, você pode tirar uma foto do sofá ou da lareira, mas não os dois, com uma distância focal maior. Para capturar um alcance tão amplo, você precisa de uma lente grande angular.



Tecnicamente, qualquer coisa menor que 35 mm é considerada uma lente grande angular. E qualquer coisa menor que 24 mm se enquadra na categoria ultrawide. As lentes grande angulares podem chegar a 6 mm ou até mais curtas para lentes especiais - embora haja distorção significativa.

Resumindo, as lentes grande angulares são úteis sempre que você deseja capturar assuntos grandes ou precisa fotografar de perto.

Por que não existe uma versão barata?


É certo que as lentes das câmeras não são baratas. Mas se você estiver disposto a sacrificar velocidade, foco automático ou qualidade óptica, entre outras coisas, poderá encontrar uma lente econômica para a maioria das categorias de lentes e distâncias focais. Além disso, existem aquelas lentes raras cuja qualidade pelo preço é alucinante.

Por exemplo, o bacana. A lente principal de 50 mm da Canon que aparece na bolsa de quase todos os fotógrafos da Canon. Atualmente, o preço da versão f/1.8 STM gira em torno de cem dólares e permanece bastante estável. Se você tiver que ter a versão L, pode comprar a 50 mm f/1.2 L USM à venda por cerca de 10x esse valor. Mas como a qualidade da versão f/1.8 é tão boa, dá pra ver porque a maioria das pessoas fica com essa 50mm básica.

No entanto, cave o quanto quiser e você não poderá encontrar um acordo semelhante para uma lente grande angular. Há um punhado de opções na extremidade do orçamento da escala, mas todas elas sacrificam algo importante. Poucos são adequados para as necessidades de um fotógrafo amador e realmente não oferecem nada para um fotógrafo sério.

A pergunta é, por quê? É inerentemente muito mais caro construir uma lente grande angular?

Vamos descobrir.

O que torna uma lente mais cara que outra?


Existem alguns fatores que afetam o custo de produção de uma lente. Vamos decompô-lo.

Produção de lentes


Uma das maravilhas do mundo moderno é a capacidade de produzir itens em massa em uma linha de montagem. A automação cuida de muitas pequenas tarefas ao montar produtos. Isso reduz o elemento humano, reduzindo drasticamente os custos de produção.

No entanto, há muito sobre a construção de lentes de câmera que ainda requer o toque humano. A automação é usada sempre que possível, mas alguns componentes ainda exigem a experiência de uma mão humana. Assim, o preço do trabalho para montar as lentes aumenta o preço. Mesmo quando se usa automação ou maquinário, tudo deve ser extremamente preciso.

O ambiente fabril também é importante. Algo tão trivial quanto uma partícula de poeira caindo nos componentes antes de serem selados pode comprometer a lente. Por esta razão, a fábrica deve ser mantida o mais estéril possível.

As fábricas de lentes provavelmente são mais limpas do que o seu prato – mas ainda não recomendamos comer do chão. Manter esse ambiente é tedioso e desacelera a produção, elevando ainda mais os preços.

Agora considere isso, as lentes padrão são normalmente consideradas como uma lente para todos os fins. Eles são excelentes para retratos e você pode até usá-los para fotografia de paisagens e close-ups. Como tal, eles estão em alta demanda.

Produzir mais lentes de um determinado tipo reduz os custos de produção. O custo da pesquisa e desenvolvimento que entrou na lente, bem como da instalação da fábrica para construí-las, é distribuído por mais vendas.

As lentes grande angular não têm essa vantagem. A demanda é menor, fazendo com que os custos de produção aumentem.


Projeto


Outro fator é o design da lente. Um design simples, como o bacana dos cinquenta, é fácil de construir e não requer peças extras para garantir que uma imagem em foco caia diretamente no sensor.

Sobre o que estamos conversando? Veja isso. A distância focal de uma lente é determinada pela distância entre o sensor da câmera e o centro óptico da lente quando o assunto está em foco. Assim, para uma lente de 50 mm, há uma distância de 50 mm.

DSLRs requerem espaço para o espelho virar. O espaço necessário varia de acordo com o fabricante, mas um intervalo típico é entre 42 e 45 mm. Isso significa que não há espaço suficiente em distâncias focais mais curtas. A imagem que cai no sensor nunca pode estar em foco.

Os fabricantes contornam isso usando um design de lente retrofoco. Dito de forma simples, é uma segunda lente que ajusta o ponto de foco, permitindo que ele caia no sensor. Assim, no mais básico, faz sentido que uma lente grande angular seja pelo menos duas vezes mais cara que sua contraparte padrão, considerando que ela tem o dobro do vidro.

No entanto, uma segunda lente adiciona mais problemas. Cada pedaço de vidro adiciona distorção ou aberrações até certo ponto. Quanto mais vidro, mais aberrações devem ser ajustadas, afetando ainda mais o preço.

Pesquisa e Desenvolvimento


Há também muita pesquisa e desenvolvimento para fazer cada lente. Primeiro, o departamento de P&D estuda as tendências atuais da fotografia. O que os fotógrafos procuram? Que tipo de imagens eles querem produzir e quais recursos eles exigem de uma lente para fazê-lo?

As empresas também precisam estar cientes do que seus concorrentes estão fazendo. Quando uma empresa de câmeras concorrente lança a próxima grande novidade, ela não pode ficar muito atrás ou pode perder até o mais fiel dos clientes.

O departamento de P&D também tem a tarefa de corrigir problemas. Como eles podem reduzir as aberrações ópticas em uma lente grande angular? Como eles podem encaixar todos os elementos necessários no menor e mais leve pacote possível? Eles podem usar um material diferente para resolver esses problemas?

O departamento de P&D está constantemente se esforçando para responder a essas perguntas e muito mais. Um efeito colateral lamentável é que tudo isso custa dinheiro. Como são lentes mais complicadas, as grandes angulares podem exigir pesquisas adicionais, aumentando ainda mais o custo da lente.

Custo dos Materiais


O vidro usado nas lentes deve ser de alta qualidade. Imagine colar vidro de janela comum em uma lente. Sua imagem não sairia exatamente como você esperava. No entanto, o vidro de alta qualidade não sai barato.

Além disso, uma lente grande angular requer mais vidro do que uma 50mm padrão. Para obter o alcance de visão necessário, o vidro precisa se projetar um pouco. Algumas lentes lidam com isso internamente, mas você notará que muitas das lentes ultra grande angulares possuem uma lente bulbosa na frente como a abaixo.



E isso é apenas o vidro. Há também outros elementos necessários para criar uma lente grande angular que precisa ser maior para permitir o maior campo de visão. E lembre-se de que existem duas lentes, então você precisa de pelo menos o dobro de espaço. Isso significa que a lente está ficando maior e mais pesada.

Mas então as coisas começam a ficar muito grandes e pesadas, o que significa que as lentes grande angulares (pelo menos as de qualidade) são construídas com materiais diferentes, também conhecidos como materiais mais caros. Além disso, há mais pesquisa e desenvolvimento necessários para descobrir melhores maneiras de abordar esses problemas.

As lentes grande angulares valem a pena?


Então, por que as lentes grande angulares são tão caras? Bem, junte tudo o que falamos e, sim, é naturalmente mais caro produzir uma lente grande angular do que uma lente padrão como uma 50mm.

Você deve investir em um?

Isso depende do tipo de fotografia que você está fazendo. Se você faz principalmente retratos, não desperdice seu dinheiro. Mas se você quiser fazer qualquer tipo de fotografia imobiliária ou fotografar paisagens extensas, você vai querer economizar para um pedaço de vidro de qualidade.

Clique no link a seguir para obter informações sobre a melhor lente grande angular para paisagens.