Como alguém interessado em fotografia e olhando para equipamentos, você já pensou “por que as lentes das câmeras são tão caras?” Tendo usado DSLRs por quase 20 anos, posso dizer que as lentes das câmeras são caras devido a vários fatores.
Deixe-me explicar isso e também dar algumas dicas sobre como economizar dinheiro na sua próxima compra de lentes.
Uma das razões pelas quais as lentes das câmeras são caras é o nome da marca. Muito disso também é baseado nas matérias-primas utilizadas. A quantidade de envolvimento humano no processo de fabricação e teste também tem influência. Por fim, a quantidade de pesquisa e desenvolvimento necessária para fazer uma lente também afeta o preço final. Se você já se perguntou se lentes baratas podem ajudá-lo a tirar boas fotos ou como conseguir ótimas lentes por uma pechincha, continue lendo. Eu respondo a todas essas perguntas junto com as razões pelas quais as lentes das câmeras são caras no artigo a seguir.
As lentes das câmeras são muito caras?
Eu sei que muitos de vocês adorariam dizer que sim, as lentes das câmeras são muito caras. Às vezes também me sinto assim, especialmente quando vejo algo que amo até perceber o preço e me decepcionar. Mas você deve ter em mente que para fazer uma lente uma quantidade incrível de pesquisa e desenvolvimento está envolvida. Isso muitas vezes pode levar anos.
Quando a lente chega ao mercado, ela é vendida com um prêmio para recuperar os custos de Pesquisa e Desenvolvimento. Mas P&D não é a única razão pela qual as lentes são tão incrivelmente caras. Vejamos os outros custos de fabricação de lentes.
Por que as lentes das câmeras são tão caras?
A recuperação de custos de Pesquisa e Desenvolvimento é uma das principais razões pelas quais as lentes tendem a ser superfaturadas. Outra razão é o custo dos componentes utilizados no processo de fabricação. As lentes de grau de consumidor usam componentes mais baratos. Esses componentes não têm o mesmo desempenho óptico que os componentes usados na fabricação de lentes de nível profissional.
Vou lhe dar um exemplo.
A fluorita é um elemento usado na fabricação de lentes de nível profissional. Este elemento é encontrado naturalmente (não é criado no volume desejado) e possui excelentes qualidades ópticas. Essas lentes têm um índice de refração baixo em comparação com os elementos de vidro padrão e também possuem qualidades de baixa dispersão.
Além disso, eles podem transmitir luz infravermelha e ultravioleta melhor do que outros elementos de vidro. Portanto, eles são usados em lentes profissionais no lugar de elementos de vidro para suprimir aberrações cromáticas. O resultado é menos franjas de cores, o que é comum em lentes mais baratas para consumidores.
Dito isto, o uso de fluorita tem uma desvantagem e esse é o preço. É muito caro e, portanto, aumenta o custo de fabricação.
O processo de fabricação também influencia o preço das lentes. A maioria das lentes de nível profissional são testadas e a qualidade é verificada manualmente. Apenas uma pequena parte do processo de fabricação é feita por máquinas. A verificação de qualidade final e muitos outros processos de montagem têm envolvimento humano. Esta é uma das principais razões pelas quais as lentes profissionais são tão caras.
Por outro lado, as lentes de grau de consumidor são quase inteiramente fabricadas em um processo automatizado. Eles são testados aleatoriamente para verificações de qualidade e, portanto, a quantidade de envolvimento humano no processo de fabricação é limitada. Isso resulta em menores custos de fabricação.
Quanto custam as lentes da câmera?
O custo das lentes das câmeras pode variar de alguns dólares para dezenas de milhares de dólares. A lente Yongnuo YN 50mm f/1.8 pode custar menos de 50 dólares no mercado de usados. Para uma cópia nova, você não deve pagar mais de 60 dólares.
Por outro lado, a Sigma APO 200-500mm f/2.8 EX DG custa cerca de US$ 26.000. A esse preço, está além do alcance da maioria dos fotógrafos. Exceto por alguns fotógrafos abastados com um negócio bem estabelecido ou muito dinheiro disponível, ninguém pode comprar essas lentes.
Quanto você deve gastar em lentes?
Se você está se perguntando se a lente que você precisa vai custar centenas ou milhares de dólares, eu tenho uma sugestão para você.
Pense nestes termos:Que tipo de fotos você vai tirar? Você é um profissional, um amador atirando como hobby ou um profissional iniciante procurando algo para começar?
A lente que você compra deve corresponder às suas necessidades. Se você é um fotógrafo amador interessado em observação de pássaros, recomendo que você escolha algo que lhe dê um desempenho decente a um preço acessível. Algo como a Nikon 200-500mm f/5.6E ED VR.
Se você é um fotógrafo casual, tirando fotos ocasionalmente, uma lente zoom padrão como 18-55mm ou 18-200mm é a melhor escolha. Ambas as lentes são baratas e produzem imagens de qualidade decente. Se você é um profissional, alguém cujo pão com manteiga depende da fotografia, recomendo que invista na melhor lente que puder pagar. A longo prazo, essa lente se pagará.
As lentes de câmera caras valem a pena?
A resposta para “as lentes de câmeras caras valem a pena” é sim e não. O argumento a favor de lentes caras é que, na fotografia, a qualidade do vidro que você pode comprar está diretamente relacionada à quantidade de dinheiro que você está disposto a gastar. Como expliquei em outra parte desta discussão, alguns dos elementos usados na fabricação de lentes, como fluorita, revestimento de nano cristal, etc, custam muito para serem fabricados. A presença desses elementos e revestimentos melhora o desempenho das lentes. Mas, ao mesmo tempo, também aumenta o preço das lentes.
No entanto, há uma exceção e isso é o premium da marca. Algumas marcas cobram um prêmio. É perfeitamente normal encontrar uma lente de terceiros comparável que seja igualmente boa e fabricada com aproximadamente os mesmos componentes, mas com preço muito menor.
Um exemplo disso é a Tamron SP 70-200mm F/2.8 Di VC USD projetada para a DSLR full-frame da Nikon. Esta lente custa metade do preço da lente OEM comparável, a Nikon AF-S NIKKOR 70-200mm f/2.8G ED VR II. E, no entanto, a lente Tamron tem um desempenho um pouco melhor que a Nikon.
Ambas as lentes foram testadas em uma câmera full-frame Nikon (D850) e foram consideradas extremamente nítidas, produzindo imagens excelentes. Mas estudos detalhados mostraram que a Tamron é um pouco mais nítida que a Nikon.
Isso significa que, a menos que você compare as duas lentes, teste-as e veja os resultados, você pode se enganar facilmente ao pensar que o preço é melhor. Então, só porque uma lente é cara nem sempre significa que vale a pena. Você pode encontrar alternativas comparáveis ou ainda melhores a um preço muito mais baixo.
Podemos dar outro exemplo. As lentes de abertura ampla tendem a ser mais caras em comparação com as lentes que têm uma abertura mais estreita. Por exemplo, a Canon EF 35mm f/1.4L II USM é mais que o dobro do preço da Canon EF 35mm f/2 IS USM. Você poderia discutir sobre a qualidade de construção e os elementos internos e coisas assim. Sim, existem limitações, mas se você estiver ciente das limitações e trabalhar apenas nos pontos fortes da lente mais barata, poderá capturar imagens impressionantes com ela.
As lentes de câmera baratas são boas?
Antes de olharmos para a resposta para a questão de lentes de câmera baratas serem boas, vamos primeiro olhar para a definição de lentes baratas. Uma lente barata custa menos do que uma lente profissional comparável. Os diferenciais são principalmente a qualidade da construção, os elementos utilizados e a marca. Já discuti os aspectos de construção e qualidade dos elementos usados no processo de fabricação em outra parte desta discussão.
Mas o ponto que precisa ser respondido é:lentes de câmera baratas são boas? Para responder a isso, precisamos entender algumas coisas. A tecnologia sempre ultrapassa os limites da possibilidade. Ao longo dos anos, os refinamentos nas tecnologias de lentes e vidros ópticos trouxeram melhorias notáveis na maneira como a luz é transmitida através da lente e como ela é focalizada após a divisão. Hoje, o uso de elementos de fluorita tornou possível quase eliminar as aberrações cromáticas.
Mas, por outro lado, essas tecnologias são caras e, portanto, aumentaram os preços das lentes.
Lentes mais baratas são tecnologia antiga ou versões mais simples de lentes tecnologicamente superiores. Seu desempenho óptico não está no mesmo nível das lentes mais caras que incorporam as tecnologias mais recentes.
Dito isto, muitos fotógrafos ainda estão usando essas lentes usando tecnologias antigas ativamente. Eles entendem as limitações dessas lentes e contornam essas limitações para garantir que a qualidade das imagens seja apresentável.
Ironicamente, algumas dessas lentes antigas encontraram interesse renovado pelo motivo pelo qual foram ignoradas em primeiro lugar – suas imperfeições. Os fotógrafos modernos estão usando essas lentes para obter efeitos de fantasmas, reflexos e desfocagem, problemas que fizeram muitos fotógrafos escolherem alternativas melhores em primeiro lugar.
Qual sistema de câmera tem as lentes mais baratas?
As lentes da câmera são o que criam a mágica final, não o corpo da câmera. O trabalho do corpo da câmera é apenas capturar a luz e converter os sinais analógicos em formato digital. A verdadeira magia acontece dentro da lente. Tanto que os fabricantes de câmeras gastam milhões desenvolvendo tecnologias de lentes.
Isso pode ser comprovado pelo fato de que as tecnologias de lentes geralmente duram décadas, enquanto as tecnologias de câmeras mudam a cada poucos anos. Além disso, as lentes podem ser exorbitantemente caras. Mais caro que as câmeras. Tanto que muitos de vocês vão querer saber qual sistema de câmera tem as lentes mais baratas para oferecer apenas para que você possa manter seus custos baixos a longo prazo.
Nenhuma marca específica tem as lentes mais baratas. A menos, é claro, que você compre uma câmera compacta ou talvez uma câmera Bridge, ambas com uma lente embutida. Dessa forma, A) você não precisa investir separadamente em uma lente e B) o pacote inteiro sai barato.
Mas se for uma DSLR que você está querendo comprar, ou talvez uma câmera sem espelho, você tem que investir em algumas lentes. A maioria dos sistemas de câmeras oferece dois ou três segmentos diferentes de lentes para você escolher.
A primeira é a categoria premium. Este segmento compreende a melhor lente absoluta que você pode colocar em suas mãos. Um exemplo seriam as lentes da série L da Canon como a Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM ou as lentes da série Sigma Art como a Sigma 24-70mm f/2.8 DG OS HSM Art.
As lentes de médio alcance oferecem o melhor de dois mundos, preço e desempenho. A Nikon AF-S NIKKOR 200-500mm f/5.6E ED VR é uma supertelefoto de médio alcance que oferece uma fantástica faixa de distância focal de 200mm a 500mm a um preço abaixo de US$ 1.500. Não é à toa que é uma das lentes supertelefoto mais populares entre os usuários da Nikon, especialmente entre aqueles que têm uma câmera DX econômica (o equivalente da Nikon a um sensor APS-C).
O terceiro segmento é o segmento básico ou de orçamento. Este segmento oferece lentes baratas como a Nikon AF-P NIKKOR 70-300mm f/4.5-5.6E ED VR e a Canon EF 75-300mm f/4-5.6 III USM. Essas lentes refletem uma enorme redução de custos em termos de qualidade de construção e uso de elementos. Estes têm um impacto direto no desempenho óptico da lente.
Como posso obter lentes de câmera baratas?
Isso significa que você não pode comprar lentes baratas? Bem, nem todo mundo nasce com uma colher de ouro na boca e nem todo mundo tem uma fada madrinha preparada para entregar rios de dinheiro. A maioria de nós tem que economizar para comprar as coisas que queremos comprar. Então, a pergunta de um milhão de dólares é:existe uma maneira de obter lentes de câmera baratas? A resposta é sim.
Mesmo que você não possa comprá-los novos, você sempre pode comprá-los usados, e há muitos lugares onde você pode comprá-los usados. O primeiro lugar que se procuraria por equipamentos usados é online. Procure as lojas online de equipamentos usados. Amazon e eBay são dois lugares onde você pode começar. Adorama também tem uma loja de equipamentos usados. E então você também pode olhar para KEH e GEARFOCUS.
Há toda uma gama de produtos que estão disponíveis a um preço muito razoável. Você terá que fazer alguma pesquisa para descobrir exatamente o que precisa e, em seguida, comparar o preço em diferentes lojas online para obter o melhor negócio.
Apesar da conveniência, essa sempre será minha segunda preferência para comprar equipamentos usados. A razão é que você nunca tem certeza da condição exata de trabalho da engrenagem. E se o espelho interno estiver emperrado ou não estiver na melhor forma? E se houver danos causados pela água e a câmera não tiver sido reparada e certificada posteriormente? Há um milhão de coisas diferentes que podem estar erradas com equipamentos usados. Portanto, é sempre melhor procurar vendedores e plataformas confiáveis que ofereçam uma garantia de devolução e devolução do dinheiro.
A segunda opção é ir às lojas físicas. Este é o meu favorito, pois você pode ver a condição real do equipamento e testá-lo antes de fazer o pagamento. Se você é um indivíduo experiente, provavelmente será capaz de identificar se há algum problema sério. Mas mesmo assim, uma política de devolução do dinheiro não pode prejudicar.
A terceira opção é comprá-los diretamente de seu primeiro proprietário. Fotógrafos profissionais costumam renovar sua coleção. Muitas vezes, eles simplesmente os vendem para que possam juntar dinheiro para investir em novos equipamentos. Este é um ótimo momento para negociar e obter algo que você precisa com desconto. O único problema é que você pode não ter uma política de devolução do dinheiro e todas as vendas geralmente são finais.
Abaixo está um vídeo interessante da DigitalRev sobre o uso de uma DSLR cara com uma lente barata versus uma DSLR mais barata com uma lente profissional:
Espero que este artigo tenha mais do que respondido à sua pergunta sobre por que as lentes das câmeras são caras. Clique no link a seguir para saber quando usar lentes APS-C em vez de lentes full frame.