O Adobe Lightroom é um software de alteração de imagem inovador e indispensável, independentemente do tipo de fotografia que você faz. Você já ficou tão animado para dar uma olhada nas imagens que tirou, apenas para ficar desapontado quando vê os resultados? Suas imagens foram superexpostas e você está lutando para torná-las perfeitas? Como você pode corrigir fotos superexpostas no Lightroom?
Para diminuir a exposição no Lightroom, você deve ajustar os realces, a exposição e os brancos da fotografia. Enquanto estiver ocupado ajustando a fotografia, certifique-se de monitorar o histograma. Use ajustes diferentes para compensar a perda de contraste ou áreas escuras resultantes. A correção de imagens no Lightroom não precisa ser complicada. Com muita prática, você o dominará em pouco tempo. Siga este artigo para saber como corrigir fotos superexpostas e rostos superexpostos no Lightroom.
Como corrigir fotos superexpostas no Lightroom
O Adobe Lightroom é um software profissional de alteração de fotos, e muitos novos fotógrafos lutam para obter o jeito dele. Se você está começando a se dedicar à fotografia e deseja aumentar sua base de clientes e fazer disso um negócio, você deve ter um excelente portfólio para atrair negócios.
Vamos dar uma olhada nas habilidades básicas que você precisa dominar para melhorar a qualidade de suas imagens. Aqui estão dicas sobre como corrigir fotos superexpostas no Adobe Lightroom:
-
Monitore o indicador de recorte e o histograma
Os indicadores de recorte revelarão quando e onde uma imagem é superexposta e quão defeituosa é a exposição. Para ativar os indicadores de corte, pressione 'J' no teclado. Isso permitirá que você veja as áreas superexpostas na imagem sobrepondo-as em vermelho.
Você deve observar o histograma também. O histograma é um gráfico que mostra o número de pixels em uma foto e o nível de luminosidade. Você encontrará este gráfico no canto superior direito do módulo Desenvolvimento.
Os pixels mais claros são representados mais próximos à direita do gráfico do histograma. Quanto mais alto estiver no lado direito do gráfico, os pixels mais brilhantes estarão na imagem e, quando o gráfico estiver mais plano no lado direito, significa que as áreas da imagem estão superexpostas.
-
Use controles deslizantes de luminosidade
Este controle deslizante ajustará toda a exposição da imagem, por isso é perfeito para usar se toda a imagem estiver superexposta. Mova o controle deslizante para a esquerda para corrigir a superexposição.
No entanto, o problema de usar o controle deslizante de exposição é que ele influenciará o brilho de toda a imagem. O controle deslizante de exposição tornará as áreas escuras da imagem ainda mais escuras.
Use o controle deslizante de destaques para recuperar as áreas superexpostas da imagem. Mova o controle deslizante para a esquerda e as áreas mais claras da imagem reduzirão o brilho.
Mesmo que o histograma exiba os pixels no lado direito do gráfico, o controle deslizante de realces pode recuperar muitas partes superexpostas.
Outra opção é usar o controle deslizante de brancos, mas só alterará as áreas mais claras da imagem. Abaixar os brancos diminui o contraste melhor do que o controle deslizante de realces.
Use o controle deslizante de sombras para recuperar áreas que ficaram muito escuras. Normalmente, isso acontece quando você ajusta o controle deslizante de exposição.
Às vezes, sua imagem ainda parecerá monótona depois de ajustar a exposição, os realces, os brancos e as sombras. Você pode ter que aumentar o contraste.
Isso é fácil de corrigir movendo apenas o controle deslizante de contraste para a direita até que a imagem pareça mais viva e você esteja satisfeito com os resultados.
A ferramenta de clareza ajusta os contrastes nos tons médios em vez de toda a imagem. Você pode aumentar a clareza da imagem se achar que ficará melhor. Ao deslizar o controle deslizante de clareza para a direita, a imagem ficará mais nítida.
Embora seja um ajuste útil, certifique-se de não aplicar muita clareza à imagem, pois isso resultará em uma aparência não natural nas fotos.
Use uma combinação desses controles deslizantes de edição para obter os melhores resultados. Às vezes, não é necessário usar todas as opções descritas acima. Talvez você só precise ajustar os brancos ou as sombras.
Preste atenção ao histograma, pois ele o ajudará a determinar o nível de luminosidade e o número de pixels em uma imagem. O gráfico será bastante intrigante inicialmente, mas logo você aprenderá a lê-lo.
-
Ferramenta de ajuste segmentado
- Filtro graduado com máscara de luminosidade
A máscara de luminosidade permite selecionar os valores de brilho que devem ser direcionados pelos ajustes feitos. A melhor maneira de aplicar esses ajustes a toda a imagem é sobrepondo a imagem com o filtro graduado em toda a imagem.
Depois de aplicar o filtro graduado, escolha 'Luminance' na lista suspensa ao lado de 'Range Mask'. As máscaras de intervalo ajudam você a ser mais preciso sobre onde deseja fazer ajustes e como ele aparece.
Escolha quais valores de luminosidade você deseja segmentar usando o controle deslizante Intervalo. O controle deslizante Range usa uma escala de 0-100 (0 sendo o mais escuro e 100 o mais claro).
Ao usar o filtro de graduação, você pode ser mais preciso se quiser segmentar uma determinada área da imagem, por exemplo, árvores superexpostas.
Não há necessidade de você ficar frustrado. Um software incrível como o Lightroom pode ajudá-lo a melhorar o resultado de suas imagens. Embora os ajustes e a edição possam levar muito tempo, vale a pena, especialmente se você deseja expandir seus negócios.
Conclusão
A parte mais importante é prestar muita atenção aos detalhes para que sua imagem fique bonita. Certifique-se de usar as ferramentas de ajuste corretamente enquanto também fica de olho no histograma.
Outro grande recurso do Adobe Lightroom é que ele não é destrutivo, o que significa que o Lightroom faz ajustes nas imagens, mas sem aplicar alterações no arquivo original. Assim, você pode excluir facilmente seus ajustes atuais e começar tudo de novo sem ter que se preocupar que suas imagens sejam arruinadas ou não possam ser recuperadas.
Quer acompanhar o processo passo a passo? Confira o vídeo abaixo.