A estabilização da câmera é o processo deliberado de manter sua câmera estável para evitar imagens borradas.
Imagens desfocadas são causadas pelo movimento durante a exposição, o que reduz a nitidez e muitas vezes faz com que uma imagem pareça pouco natural porque menos luz atinge o sensor.
Para que é usada a estabilização da câmera?
A estabilização da câmera é mais comumente associada à fotografia de ação e esportes.
Ele permite que os fotógrafos capturem fotografias claras e nítidas mesmo ao fotografar com a câmera de mão em velocidades lentas do obturador ou em situações com iluminação limitada – dois problemas comuns que podem resultar em fotos borradas.
A estabilização de imagem também é benéfica para filmar vídeos e gravar filmes com a mão.
Os cinegrafistas profissionais costumam usar tripés ou equipamentos como sliders e dollies ao gravar, mas muitas pessoas que gravam vídeos em seus smartphones têm opções limitadas de dispositivos portáteis disponíveis para eles.
Os fabricantes de smartphones agora estão integrando EIS e OIS em seus smartphones, pois permitem que os consumidores façam vídeos sem trepidação sem investir em equipamentos adicionais. (Mais sobre isso em breve.)
Quais são algumas desvantagens da estabilização da câmera?
Embora estabilizar sua foto ou vídeo possa fazer com que seu resultado pareça nítido e profissional, isso tem suas desvantagens.
Por exemplo, o EIS pode causar alguma perda de detalhes porque corta as imagens antes de processá-las.
Da mesma forma, o OIS também pode causar alguma distorção porque altera a forma real da lente para compensar a trepidação da câmera.
Qual é a diferença entre estabilização de câmera e estabilização de imagem?
Embora os termos sejam frequentemente usados de forma intercambiável, há uma distinção entre câmera e estabilização de imagem.
A estabilização da câmera visa reduzir a trepidação da câmera que resulta em fotos e vídeos borrados. A estabilização da câmera pode ser obtida usando um gimbal ou um tripé.
A estabilização de imagem é um recurso integrado em algumas câmeras e smartphones que ajuda a reduzir a aparência de desfoque em fotos e vídeos.
Ele permite que você tire fotos mais nítidas de objetos estacionários em velocidades mais lentas.
Como funciona a estabilização de imagem?
Existem três tipos principais de estabilização de imagem:
- Estabilização Eletrônica de Imagem (EIS)
- Estabilização óptica de imagem (OIS)
- Estabilização de imagem híbrida
Estabilização de imagem eletrônica ou EIS
Também chamado de Estabilização Digital de Imagem, esse tipo está disponível em muitos smartphones e algumas câmeras de vídeo.
O EIS usa o acelerômetro do smartphone para detectar pequenos movimentos e software para suavizar a imagem.
Este método é adequado para eliminar trepidações, mas também pode causar alguma distorção e perda de detalhes na imagem.
Estabilização de imagem óptica ou OIS
OIS é um tipo de estabilização de imagem que só pode estar disponível em câmeras específicas.
Ele funciona movendo fisicamente os elementos da lente dentro da câmera para compensar a trepidação da câmera, o que reduz o desfoque.
Esse tipo de estabilização usa elementos de lente exclusivos para neutralizar o tremor causado por suas mãos.
É uma técnica mais cara, mas resulta em menos distorção e perda de detalhes da imagem.
Estabilização Híbrida
A estabilização híbrida combina EIS e OIS e está disponível em algumas câmeras. Proporciona os melhores resultados entre todos os tipos de estabilização.
Quais técnicas são usadas para estabilizar uma câmera?
Existem várias técnicas de estabilização de câmera, cada uma com diferentes vantagens e desvantagens.
A estabilização de um eixo usa movimento ao longo de apenas um eixo (por exemplo, deslocar a câmera horizontalmente ou verticalmente), enquanto dois e três eixos usam movimento em pelo menos dois eixos (inclinando para cima e para baixo ou panorâmica da direita para a esquerda).
Estabilização de um eixo
Isso é muitas vezes chamado de “rolling shutter” porque apenas compensa o movimento em uma direção. Assim, suas imagens podem sair inclinadas de forma não natural.
A estabilização de um eixo é adequada para gravar vídeos suaves horizontalmente ou verticalmente na câmera.
Estabilização de dois eixos
Esse tipo de estabilização também é chamado de estabilização de imagem “híbrida” porque usa uma combinação de estabilização eletrônica e óptica.
A estabilização de dois eixos é boa para reduzir a trepidação quando você não está movendo a câmera, mas não é tão eficaz para eliminar a trepidação quando você está movendo a câmera.
Estabilização de três eixos
Este é o melhor tipo de estabilização e é encontrado na maioria das câmeras de última geração.
A estabilização de três eixos elimina eficazmente os tremores em todas as direções, tornando seus vídeos e fotos suaves e profissionais.
Que tipo de estabilização de câmera devo escolher?
O tipo de estabilização de câmera a escolher depende muito de suas necessidades e orçamento.
Se você está procurando a melhor estabilização possível e não se importa em gastar um pouco mais de dinheiro, escolha uma câmera com estabilização de imagem óptica.
Se você estiver com um orçamento mais apertado, a estabilização eletrônica de imagem ainda ajudará a reduzir o desfoque em suas fotos e vídeos, embora em menor grau do que o OIS.
Lembre-se de que algumas câmeras têm os dois tipos de estabilização disponíveis, portanto, se você não puder decidir qual escolher, a estabilização híbrida pode ser a melhor opção.
Como escolho uma câmera com estabilização de imagem?
Nem todas as câmeras têm estabilização de imagem, então você precisa verificar antes de comprar.
Se você está procurando uma câmera de última geração, é provável que ela tenha estabilização de imagem de três eixos.
Se você estiver procurando por uma câmera econômica, provavelmente descobrirá que apenas a estabilização de um e dois eixos está disponível.
Não importa o tipo de câmera que você escolher, a melhor maneira de tirar fotos e vídeos nítidos é manter as mãos paradas. Use um tripé ou monopé ou descanse os cotovelos em uma superfície sólida.
Considerações finais
Agora que você sabe o que é estabilização de imagem e como ela funciona, você pode tomar uma decisão informada ao escolher uma câmera.
Lembre-se de procurar uma câmera com estabilização de imagem de três eixos se quiser os melhores resultados possíveis.
E independentemente do dispositivo que você está usando, não se esqueça de usar um tripé ou monopé para manter as mãos imóveis para fotos e vídeos mais nítidos possíveis.