Desde prever a cor do outono até experimentar o ICM, expor esqueletos e procurar ouro, Tracy Calder tem 30 dicas para tirar fotos de outono incríveis 30 principais dicas de fotografia de outono
1. Encontre ordem no caos
Quando você está fotografando em uma floresta, pode ser difícil entender visualmente o caos que o cerca. Para simplificar a cena, procure grupos de árvores bem separados, tanto no quadro quanto da frente para trás. Sempre que possível, evite fotografar de ângulos que permitam que os troncos se sobreponham e escolha uma árvore "heroína" em torno da qual o resto da composição se articula. Também pode ser útil procurar formas, linhas e padrões recorrentes.
Imagem:Ross Hoddinott
2. Não seja tímido
Algumas espécies de árvores apresentam comportamento conhecido como 'timidez da coroa' onde as copas não se tocam, criando lacunas fotogênicas no dossel – isso ocorre frequentemente em árvores da mesma espécie e tem sido observado em manguezais negros, larícios japoneses e algumas espécies de eucalipto. Se você tiver a sorte de testemunhar esse fenômeno, suba de costas, aponte sua câmera para o céu e comece a trabalhar! Se não estiver, você ainda pode obter fotos impressionantes de dossel deitando, olhando para cima e trabalhando em uma cena até que a composição pareça certa.
Imagem:Tracy Calder
3. Experimente a orientação
Com o tempo, muitos de nós desenvolvemos hábitos fotográficos – alguns deles podem ser úteis e se tornar parte de nosso estilo pessoal, enquanto outros podem nos impedir de experimentar e progredir. Um hábito é combinar certos assuntos com certas orientações de câmera:fungos como verticais, paisagens como horizontais etc. Embora isso muitas vezes funcione, é importante quebrar o hábito às vezes e explorar todas as opções.
Imagem:Tracy Calder
Imagem:Tracy Calder
4. Comemore a colheita
Maçãs, amoras, abóboras, pêras e cabaças ornamentais estão todas na estação no outono, então aproveite ao máximo esta colheita abundante experimentando alguma comida ou fotografia de natureza morta. Você pode visitar o mercado de um fazendeiro local, comprar o que chama sua atenção e depois fotografá-lo como uma natureza morta, ou pode documentar o processo de preparar e comer. Ou fotografe um evento de colheita, como dia de prensagem de maçã, festival de colheita, etc.
Imagem:Tracy Calder
5. Experimente com ICM
O outono é uma ótima época para experimentar o ICM (Intentional Camera Movement). Mover a câmera enquanto o obturador está aberto pode resultar em belas imagens impressionistas que transmitem uma bela sensação de localização. Tente ter uma ideia de sua intenção artística antes de começar. Você pode mover a câmera de várias maneiras:você pode deslocar verticalmente, horizontalmente ou diagonalmente, girar a câmera ou talvez apenas movê-la de forma irregular. Obviamente, o tempo que o obturador está aberto terá um impacto direto no resultado, então talvez comece em 1/2 seg. e construa a partir daí. (Se você estiver fotografando à luz do dia, pode ser necessário usar um filtro ND para forçar uma velocidade mais lenta do obturador.)
Imagem:Ross Hoddinott
6. Conte uma história
A maioria de nós está familiarizada com imagens da vida selvagem que comunicam uma história – esquilos coletando nozes e enterrando seus saques no subsolo ou estorninhos criando exibições impressionantes sobre prédios abandonados – mas se você olhar de perto o suficiente, plantas, fungos e outros assuntos mais estáticos também têm histórias contar. Uma planta grande inclinada para uma menor pode parecer um pai protegendo uma criança, por exemplo. Procure essas histórias e use técnicas sólidas para desenhá-las.
7. Procure esqueletos
Folhas esqueléticas podem ser um assunto fabuloso para fotografia em ambientes fechados quando o tempo fica ruim. Você pode decidir fotografá-los em uma almofada de luz (uma pequena versão artesanal fará o trabalho). Pode ser complicado encontrar um esqueleto de folha perfeitamente preservado na natureza, então considere “fazer” um em casa – há vídeos no YouTube que o orientam durante o processo. Você também pode tentar iluminar outras plantas com estruturas fotogênicas.
Imagem:Tracy Calder
8. Polarizador
Usar um polarizador ao fotografar a folhagem de outono pode reduzir o brilho nas folhas, intensificar as cores naturais e cortar a neblina. Simplesmente gire este filtro até que a quantidade desejada de polarização seja obtida.
9. Filtro de densidade neutra
Os filtros ND reduzem a quantidade de luz que atinge o sensor da sua câmera, permitindo velocidades mais lentas do obturador – isso é ideal para fotografia ICM ou quando você deseja reduzir a água a um desfoque suave.
10. Bloco de luz
Quando o tempo estiver muito ruim para sair, tente fotografar assuntos translúcidos em uma almofada de luz. Eu uso uma placa de artesãos conhecida como CutterPillar Glow, que tem três níveis de luz LED diferentes.
11. Verifique se há manchas
Se você estiver fotografando close-ups de folhagens de outono, certifique-se de que os espécimes escolhidos sejam perfeitos. Inspecione-os para ver se há lágrimas e manchas – o que parece ser uma pequena marca a olho nu parecerá ampliado e extremamente perturbador na imagem final. Da mesma forma, verifique as bordas do quadro em busca de elementos que prejudiquem seu assunto – folhas de grama, galhos e cores que distraem podem passar despercebidas quando você está se concentrando no assunto principal.
Imagem:Tracy Calder
12. Procure por molduras naturais
Com as árvores reduzidas a formas simples, esqueléticas, troncos, galhos e galhos podem se tornar excelentes dispositivos naturais de enquadramento. Esteja você fotografando uma cachoeira, uma paisagem ou uma estrutura feita pelo homem, como uma escultura, os dispositivos de enquadramento podem levar o olhar do espectador para uma imagem e criar uma sensação maior de profundidade. Ao usar essa ferramenta de composição, é importante garantir que o dispositivo de enquadramento tenha uma conexão natural com o assunto principal e não o distraia.
Imagem:Ben Hall
13. Alivie o fardo
Obter uma visão panorâmica de plantas e detritos pode ser desconfortável, mas você pode facilitar isso usando um colchonete dobrável e/ou calças impermeáveis. Assim como as fotos da vida selvagem ganham maior impacto quando você chega ao nível dos olhos de um animal, é uma boa ideia imaginar que plantas e fungos têm olhos e fazem o mesmo! Para fotos como essa, gosto de usar um pufe, embora também tenha levado uma braçadeira de natação infantil para lugares seriamente pantanosos.
Imagem:Tracy Calder
14. Experimente um retrato
Todos nós já vimos fotos de crianças jogando folhas de outono no ar e vendo-as cair no chão como confete. Também vimos fotos de casais andando por caminhos largos e arborizados amontoados contra o ar frio. Estes podem ser clichês fotográficos, mas com algum planejamento prévio, há muitas oportunidades para criar retratos únicos que aproveitam ao máximo os atributos desta temporada.
Você pode tentar fotografar contre-jour (na luz), por exemplo, ou talvez tirar vantagem dos feixes direcionais de luz enquanto eles disparam entre as brechas nas árvores. Além disso, use a teoria das cores para planejar roupas e adereços – laranja e verde são considerados cores complementares, por exemplo, então talvez combine um suéter verde com folhas de laranja.
15. Observe o clima
Dias nublados são ótimos para fotografia de outono porque a cobertura de nuvens reduz o contraste e faz com que as cores das folhas pareçam ricas e saturadas. A ausência de luz direta na folhagem também reduz o brilho. (Lembre-se de excluir o céu sempre que possível, pois ele tende a ser branco e inexpressivo em dias nublados.)
Quando a velocidade do vento sobe acima de 10 mph, folhas e flores saltam, o que torna a fotografia macro um grande desafio; portanto, a menos que você queira incluir intencionalmente o desfoque em suas fotos, verifique primeiro a previsão. (Você também deve prestar muita atenção ao clima se estiver esperando neblina ou neblina em uma sessão matinal.)
Se você deseja fotografar em neblina, luz nublada, vento fraco ou luz intensa, um aplicativo de bom tempo é inestimável. Experimente o AccuWeather, que apresenta relatórios atualizados.
Imagem:Tracy Calder
16. Faça sua pesquisa
Ser capaz de identificar o que você está fotografando tem várias vantagens:primeiro, ajuda você a encontrar assuntos e espécies semelhantes no futuro – cogumelos agáricos geralmente prosperam sob bétulas, por exemplo, o que restringe as coisas – segundo, ajuda você para rotular e legendar suas imagens e, em terceiro lugar, quanto mais você souber sobre um assunto, mais ele informará a maneira como você o fotografa. Existem muitos guias impressos por aí, mas os aplicativos online podem ser particularmente úteis para identificar assuntos em campo.
Imagem:Tracy Calder
17. Enfatize a textura
Casca descascada, madeira desgastada e as cascas pontiagudas de sementes de castanha-da-índia criam maravilhosos temas outonais, mas para enfatizar sua textura e forma, você precisa do tipo certo de iluminação. A luz forte e direcional é preferível, portanto, planeje sua filmagem para o início ou o final do dia, quando a posição do sol resultar em iluminação lateral forte.
Imagem:Tracy Calder
18. Saco de feijão
Quando você está fotografando assuntos próximos ao solo, um pufe pode fornecer um ótimo suporte. Os sacos podem ser comprados cheios ou não, com ou sem forro – experimente os Suprimentos para Observação da Vida Selvagem.
19. Roda de cores do artista
A roda de cores de um artista pode ajudá-lo a planejar roupas e adereços para uma sessão de fotos de outono. Laranja e verde funcionam bem juntos, assim como azul e amarelo.
20. Revisitar locais antigos
Você pode ter fotografado uma certa paisagem centenas de vezes, mas as chances são de que, se você não a fotografou no outono, provavelmente está perdendo.
21. Procure animais selvagens
Enquanto muitos pássaros voam para o sul durante o outono, cisnes-bravos e muitas variedades de patos, gansos e aves pernaltas passam o outono/inverno no Reino Unido. É relativamente fácil obter fotos de cisnes que preenchem o quadro em centros de zonas úmidas, como Slimbridge, onde os pássaros recebem comida em horários determinados. Quando se trata de mamíferos, veados vermelhos são um favorito firme. Você pode decidir capturar uma silhueta de veado à noite, quando o sol está baixo no céu, ou talvez uma nuvem de respiração deixando a boca de um veado em uma manhã fria. (A British Deer Society publicou um excelente Código de Conduta em seu site com conselhos, incluindo o uso de uma lente com distância focal de 300 mm ou mais – www.bds.org.uk.)
Imagem:Ben Hall
22. Pense em múltiplos
Muitas DSLRs agora têm uma função de exposição múltipla na câmera. Como resultado, combinar duas ou mais exposições em uma imagem nunca foi tão fácil. Normalmente, você pode combinar uma imagem 'ao vivo' com uma já armazenada em seu cartão de memória, o que resulta em muitas oportunidades para ser criativo. O outono é um ótimo momento para experimentar essa técnica porque você pode combinar abstratos coloridos com fotos de assuntos mais estruturais, como árvores esqueléticas.
23. Introduzir movimento
Reduzir a água corrente a um desfoque prateado, enquanto a folhagem ao redor permanece nítida e cheia de cor, é uma boa maneira de introduzir contraste e ordem em cenas de outono caóticas. Para fazer isso, você pode precisar de um filtro ND para forçar uma velocidade lenta do obturador. (Se você estiver fotografando em um dia monótono ou ao amanhecer ou ao anoitecer, talvez não precise do filtro). Monte sua câmera em um tripé e comece com um segundo ou mais. Você também pode tentar algo semelhante com folhas se movendo na brisa e um elemento estático, como um tronco de árvore ou uma rocha, para criar contraste.
Imagem:Tracy Calder
24. Oportunidades de névoa
Nesta época do ano, a água quente do ar esfria rapidamente, fazendo com que ela mude de gás para minúsculas gotículas visíveis, ou seja, névoa. Essas condições não duram muito, então você precisará verificar a previsão do tempo na noite anterior e sair antes do sol nascer e queimar. Cenas dominadas por neblina geralmente contêm muitos destaques, então considere adicionar uma ou duas paradas de compensação de exposição para evitar que a câmera seja enganada em subexpor a cena. Fique atento a camadas, formas ousadas e objetos que revelam contornos claros.
Imagem:Ross Hoddinott
25. Seja reflexivo
Com a cor das folhas variando de vermelhos ardentes a amarelos dourados e laranjas intensos, o outono é o momento perfeito para fotografar reflexos pictóricos em rios, lagos, lagoas e poças. A cor do outono é desencadeada por mudanças na duração do dia e na temperatura da noite, então o início desse espetáculo pode variar de ano para ano. Existem grupos no Facebook que compartilham informações atualizadas sobre a cor e as condições das folhas em áreas específicas, portanto, verifique antes de viajar.
26. Pesquisar ouro
A luz natural logo após o nascer do sol e antes do pôr do sol é ideal para fotos de outono. Durante esta “hora de ouro” a luz é mais quente (medida no espectro de temperatura de cor Kelvin) com muitos amarelos, laranjas e vermelhos. É um ótimo momento para fotografar paisagens e trazer à tona o rico espectro de cores que costumamos encontrar nesta época do ano. Para saber exatamente quando a hora de ouro ocorrerá, você pode usar um aplicativo como
The Photographer's Ephemeris ou
Calculadora da Hora Mágica de Helios. Imagem:Ross Hoddinott
27. Organize uma postura plana
Fotografar objetos diretamente de cima pode levar a imagens refrescantes que contam a história de um local ou estação. Os chefs dizem:‘O que cresce junto, vai junto’ e é algo que também pode ser aplicado a esse tipo de fotografia. Se você encontrar algumas frutas atraentes, por exemplo, olhe ao redor para ver o que mais está crescendo nas proximidades. Existem folhas ou silvas que podem ficar bem na composição? Quando se trata de organizar seus tesouros, imagine que você está completando um quebra-cabeça – escolha um objeto “herói” e coloque-o no meio, depois trabalhe nos cantos e bordas antes de preencher as lacunas com peças de importância secundária.
Imagem:Tracy Calder
28. Lente telefoto
A British Deer Society recomenda o uso de uma lente com distância focal de 300 mm ou mais para fotografar veados. A lente Canon EF 100-400mm f/4.5-5.6L II USM seria ideal.
29. Modo de exposição múltipla
A Canon EOS R5 possui uma impressionante função de exposição múltipla na câmera. Com esta configuração, você pode combinar automaticamente entre duas e nove exposições diferentes em uma imagem.
30. Tire a foto cedo
Assim que as cores do outono se estabelecerem, certifique-se de capturá-las rapidamente. Basta uma grande tempestade para explodir as árvores e a oportunidade de passar.
Fotografia de outono – equipamento essencial
Roupas quentes
Ficar parado no deserto enquanto o sol está baixo no céu pode ser um trabalho frio, então certifique-se de se aquecer. Especialmente porque você provavelmente ficará parado por um longo período de tempo para obter aquela foto perfeita de outono.
Acumule as camadas e inclua impermeabilizantes para quando o céu invariavelmente estiver aberto.
Galotes
Obter o ângulo certo para sua composição muitas vezes pode exigir que você fique em um terreno menos firme, como um campo pantanoso – ou mesmo no meio de um riacho.
Ao vestir um par de galochas, você pode garantir que seus pés fiquem quentes e secos, não importa onde você se aventure em suas aventuras fotográficas de outono.
Luvas
Se você está tirando fotos, suas mãos estão constantemente expostas aos elementos – em vez de bem guardadas em seus bolsos – então podem esfriar muito rapidamente. Você precisa de um par que ainda permita operar sua câmera enquanto o mantém aquecido.
Considere pares sem dedos ou tipos térmicos mais finos – alguns fabricantes, como a Lowepro, até produzem luvas fotográficas especializadas para essa finalidade.
Tocha
À medida que a luz diminui, pode ser difícil encontrar botões na câmera ou até mesmo cartões sobressalentes dentro da bolsa da câmera, portanto, leve uma pequena lanterna de bolso. Também pode ser útil para iluminar o caminho em sua caminhada de volta ao carro.
Tripé / monopé
São necessárias velocidades longas do obturador para criar uma grande profundidade de campo e, especialmente ao anoitecer ou ao amanhecer, você precisará de um tripé estável para evitar a trepidação da câmera. As chances são de que a luz caia mais rápido do que o esperado, portanto, certifique-se de ter algum suporte de câmera para fotografia com pouca luz. Se você leva a sério suas fotos de outono, certifique-se de trazer o tripé mais resistente que puder carregar.
Lente macro
Algumas das melhores imagens tiradas no outono apresentam os pequenos detalhes da natureza, então não tenha medo de levar a lente macro. Uma lente macro permitirá que você se concentre nos detalhes e capture cores e texturas impressionantes, tornando-a perfeita para a vida vegetal e as cores do outono. Portanto, certifique-se de manter um em sua bolsa de kit.
Lente grande angular
Esta é a lente mais útil para suas fotos de outono porque oferece uma bela visão ampla com a opção de uma vasta profundidade de campo. Para câmeras APS-C, uma 10-20mm é ideal, enquanto os usuários full-frame podem querer uma prime de 24mm.
Filtros
Os filtros permitem controlar a faixa tonal e trazê-la para uma faixa mais uniforme. Ao usar filtros ND graduados, você pode escurecer um céu claro ou, com ND sólido, retardar um fluxo de água em um borrão.
Capa impermeável
Quando a chuva cai, você geralmente tem duas opções:guardar a câmera ou molhá-la, mas com uma capa para todos os climas como a Kata E-690, você pode continuar fotografando independentemente do clima.
Tracy Calder
A ex-funcionária da AP Tracy Calder é fotógrafa e escritora que co-fundou o Close-up Photographer of the Year (CUPOTY) em 2018. No início deste ano, ela recebeu uma medalha de ouro do RHS por sua série Plant Scars. Seu trabalho foi exibido na Galeria dos Fotógrafos, na Galeria Nacional de Retratos e na Galeria Saatchi. Para ver mais, visite Instagram @tracy_calder_photo e www.cupoty.com
Precisa de mais dicas de fotografia de outono? Experimente estes:
Obtenha suas melhores paisagens de outono de todos os tempos
Obtenha ótimas fotos da vida selvagem no outono
Nossas melhores dicas de fotografia de close-up de todos os tempos