Em sua última coluna para a AP, o fotógrafo de natureza Marsel van Oosten revela por que você deve sempre buscar os melhores planos de fundo em suas fotos da vida selvagem Indiscutivelmente a maior diferença entre as imagens feitas por fotógrafos amadores e aquelas feitas por profissionais são os fundos. A maioria dos iniciantes está tão focada em seu assunto que pode esquecer de prestar atenção ao fundo. Quando olho para as minhas imagens dos primeiros dias, isso certamente se aplica a mim. O pano de fundo parecia sem importância, algo que simplesmente ignorei.
Por que os fundos são importantes na fotografia da vida selvagem?
Foi só quando um fotógrafo profissional da vida selvagem me disse que
planos de fundo são tão importantes quanto primeiros planos , que comecei a notá-los em minhas fotos. E quando o fiz, fiquei obcecado por eles.
Um bom plano de fundo melhora sua imagem. Embora seja puramente subjetivo o que é um bom histórico, aqui estão algumas diretrizes simples…
Como melhorar seus planos de fundo
Se o seu plano de fundo não apresentar nada que valha a pena mostrar ou estiver prejudicando o assunto ou o clima geral ou a história, você pode tentar torná-lo menos dominante. Existem diversas formas de fazer isto. Um método popular em imagens da vida selvagem é
fotografar do nível do solo , para que você não veja nenhuma superfície por trás do assunto.
Outra é
fotografar com pouca profundidade de campo para reduzir detalhes indesejados. Faça isso com uma teleobjetiva longa e você poderá criar planos de fundo suaves como seda, sem detalhes, criando a separação máxima entre o primeiro plano e o plano de fundo.
Macacos dourados de nariz arrebitado, China. Nikon D810, AF-S VR 70-200mm f/2.8, 1/250seg, f/7.1, ISO 400, com flash
Você também pode
usar luz – ambiente ou flash – para dar mais ênfase ao seu assunto enquanto tem menos em segundo plano. Isso fará com que seu assunto saia do quadro. Eu usei essa técnica de forma muito eficaz com flash ao fotografar minhas populares imagens de macacos de nariz arrebitado.
Para esta foto (acima), subexpus o fundo e usei o flash para adicionar um pouco de luz extra aos assuntos. Algumas pessoas pensam que usar flash na vida selvagem pode ser prejudicial, mas não existe nenhuma pesquisa científica que apoie essa noção.
Você não deve usar flash em animais noturnos .
Outra solução é
mover sua câmera fisicamente – isso não apenas mudará o ângulo em direção ao assunto, mas também mudará o ângulo da luz que atinge seu assunto e mudará o plano de fundo. Isso é o que eu mais faço na minha fotografia, seja paisagem ou vida selvagem. Quando estou em campo, a primeira coisa que faço ao avistar um animal é olhar para o fundo. Se o plano de fundo não é bom, muitas vezes nem me preocupo em tirar uma foto… é assim que os planos de fundo são importantes para mim.
Marsel van Oosten em campo na China com sua Nikon D810
O que faz um bom plano de fundo?
Um
bom plano de fundo adiciona à imagem, ao assunto, ao clima ou à história. Um fundo ruim distrai. Pense em um fundo contrastante com desordem, formas dominantes que desviam a atenção do assunto, um céu azul vibrante enquanto seu assunto é mais suave, linhas e formas indesejadas tocando ou cortando seu assunto... etc.
Especialmente para fotógrafos de paisagem que usam uma lente grande angular, mover um centímetro para a esquerda ou para a direita terá um grande impacto na relação entre o primeiro plano e o plano de fundo.
Víbora de poço de quilha verde de Bornéu, Indonésia. Nikon D4, lente AF-S VR 70-200mm f/2.8, 1/4 seg a f/11, ISO 800, com flash
Às vezes você só precisa ser criativo. Quando eu estava na Indonésia, encontrei esta víbora de quilha de Bornéu. Estas são cobras venenosas que recebem o nome das profundas depressões entre a narina e o olho, que é a abertura externa para um órgão sensível ao calor extremamente sensível. Adorei a pose, mas não gostei do fundo desordenado e de alto contraste. Felizmente, vi no chão uma folha de palmeira que gostei; tinha grandes linhas gráficas e a mesma cor da víbora. Funcionou de uma perspectiva estética e adicionou contexto à cena.
Conforme dito a Steve Fairclough Marsel van Oosten
Marsel van Oosten nasceu na Holanda e trabalhou como diretor de arte por 15 anos. Ele mudou de carreira para se tornar fotógrafo e, desde então, ganhou o prêmio de fotógrafo de vida selvagem do ano e fotógrafo de viagens do ano. Ele é um colaborador regular da National Geographic e realiza passeios de fotografia da natureza em todo o mundo. Visite www.squiver.com
Leitura adicional Marsel van Oosten:por que a escala é importante
Marsel van Oosten:como pré-visualizar uma fotografia
Marsel van Oosten:aproveitando o mau tempo
Marsel van Oosten:por que o planejamento é importante na fotografia