A maioria de nós está acostumada a reservar nossos carros para um serviço de rotina, mas a manutenção da câmera geralmente é negligenciada até que algo dê errado. Por exemplo, muitas vezes é só quando estamos gastando mais tempo clonando manchas de imagens do que levamos para fotografá-las que começamos a pensar em remover a poeira do sensor, e as travas de perna em um tripé podem ter que travar antes de perceber que uma ida à praia causou algum dano.
Manutenção da câmera:como cuidar da sua câmera
Assim como um carro, a manutenção e a limpeza regulares da câmera podem prolongar sua vida útil e garantir que ela forneça os resultados esperados. E não precisa custar uma fortuna, porque você mesmo pode fazer parte do trabalho, garantindo que sua câmera dure mais e continue funcionando. Leia mais para descobrir como.
Como proteger sua câmera contra o clima
É melhor prevenir do que remediar, e uma das melhores maneiras de garantir que sua câmera permaneça nas melhores condições é protegê-la de ambientes hostis. Se sua câmera for à prova de intempéries, deve ficar bem na chuva, mas é improvável que aprecie ficar submersa. Se a sua câmera não for à prova de intempéries, alguma forma de cobertura é aconselhável com mau tempo e quando você estiver indo para uma praia de areia em condições de vento. Você pode comprar capas de câmera dedicadas, mas um saco plástico transparente sobre sua câmera com um elástico prendendo-a firmemente à lente, ou até mesmo uma touca de banho, pode funcionar de forma eficaz.
Condições muito úmidas ou frias também podem ser um problema para as câmeras e é importante deixá-las se aclimatar de acordo. Se sua câmera estiver exposta a alta umidade por um longo tempo, vale a pena checá-la em um centro de serviço para garantir que ela esteja bem e livre de fungos.
Manutenção da câmera:limpeza do sensor
Um sensor sujo é um dos problemas mais irritantes para os fotógrafos. Quando há apenas uma ou duas marcas aparecendo em suas imagens, a tendência natural é cloná-las, mas elas têm o hábito de proliferar. E embora seja fácil clonar uma marca de um céu limpo, é mais complicado quando se trata de um detalhe vital.
Sensor da câmera com poeira, destacado com círculos vermelhos
O primeiro passo é usar o próprio sistema de limpeza de sensores da sua câmera. Às vezes, isso pode ser configurado para vibrar o sensor à medida que você liga ou desliga a câmera. Embora configurá-lo para funcionar ao ligar a câmera possa parecer uma boa ideia, às vezes pode significar perder aqueles momentos fugazes em que você deseja ligar a câmera o mais rápido possível e tirar uma foto rápida. Consequentemente, prefiro definir o ciclo de limpeza para ser executado no desligamento, se puder.
Alternativamente, você pode acionar o mecanismo de limpeza sempre que quiser. Isso é ativado através do menu e você sentirá o sensor vibrar dentro da câmera assim que clicar em 'Iniciar'. Se isso não mudar uma marca problemática, é necessária uma ação mais direta. As câmeras digitais SLR têm um modo de limpeza do sensor que levanta o espelho para permitir que você alcance o sensor. Isso geralmente só funcionará quando a bateria estiver com carga total ou quase, porque é importante que o espelho não volte a cair na metade do processo. Obviamente, isso não é um problema com câmeras sem espelho.
Como limpar o sensor da sua câmera
Saber que o sensor é a parte mais cara da sua câmera não ajuda em nada na primeira vez que você o limpa, mas é algo que pode ser feito em casa, desde que você tenha o equipamento certo. Existem muitos gadgets para limpar um sensor, mas
um bom soprador de lâmpada que é feito especificamente para limpar um sensor e
cotonetes feitos especialmente e
fluido de limpeza são simples e confiáveis. Não use um soprador padrão de pântano, pois isso pode cuspir pedaços de borracha/plástico em seu sensor. E nunca use ar comprimido – o propelente é uma má notícia para o sensor!
Idealmente, você deve limpar o sensor em um ambiente livre de poeira, mas poucos de nós vivem neles. Basicamente, não faça isso imediatamente após tirar o pó ou aspirar. O vapor de um chuveiro pode ajudar a eliminar a poeira, então um banheiro pode ser um bom local para a limpeza do sensor, mas espere até que o vapor se acalme, pois você não quer nenhuma umidade dentro de sua câmera.
Leia nosso guia detalhado sobre como limpar o sensor da sua câmera. Manutenção especializada de câmeras
Se você não gosta de limpar o sensor da sua câmera, há muitos lugares onde você pode fazer isso. No entanto, lembre-se de que outra partícula de poeira pode pousar no sensor da sua câmera na próxima vez que você trocar de lente, então vale a pena criar coragem para fazer isso sozinho. Também por cerca de £ 30 para um sensor de formato APS-C limpo e £ 55-60 para um sensor de quadro inteiro limpo, você economizará um pouco de dinheiro se fizer isso sozinho.
Muitas DSLRs têm um recurso de microajuste de foco automático que permite que você obtenha o melhor de suas lentes. Isso foi projetado para corrigir as pequenas variações que podem ocorrer como resultado das tolerâncias de fabricação e pode ser necessário com uma nova lente ou câmera. Novamente, isso é algo que você pode fazer em casa, mas se sua câmera e lente desenvolverem problemas significativos de foco após um período de uso (ou uma queda), pode haver um problema e é aconselhável levá-los a um centro de serviço.
Seja uma tela quebrada, mostrador quebrado, obturador emperrado, lâminas de abertura soltas ou um cartão de memória preso, um centro de serviço aprovado pelo fabricante da sua câmera ou lente é o melhor lugar para reparar danos físicos ou resolver uma avaria repentina e inexplicável.
Eu também recomendaria levar seu kit para uma verificação completa se ele foi mergulhado na água. Mesmo se você seguir todos os conselhos usuais de secar a câmera com um pano, colocá-la em um local quente (não quente) e colocá-la em uma bolsa com sílica (ou arroz), é melhor verificar. Os danos causados pela água podem demorar um pouco para mostrar seu impacto. Os circuitos delicados dentro da câmera podem corroer lentamente e problemas podem se desenvolver mais tarde.
Parte do serviço
Alguns centros de serviço de câmeras oferecem um serviço de rotina que inclui aspectos como limpeza do sensor e da tela de foco e algumas verificações por uma taxa fixa. No centro de serviço da Canon UK, isso custa £ 90 para uma câmera como a Canon EOS 5D Mark IV, por exemplo, enquanto um serviço premium que adiciona recalibração (se necessário) custa um total de £ 117.
Outros centros como o Fixation não oferecem um serviço de rotina como tal. Eles verificam aspectos como a focalização, dosagem e lubrificação em relação aos padrões estabelecidos pelo fabricante e procuram desgaste; em seguida, eles enviam uma estimativa gratuita sem compromisso para qualquer trabalho necessário. Em ambos os casos, há um custo adicional para quaisquer peças e mão de obra necessárias.
Seguro da câmera
Embora as boas seguradoras de câmeras paguem por danos acidentais a uma câmera, às vezes elas são muito específicas sobre as circunstâncias exatas em que o dano ocorreu. Se você estiver viajando com sua câmera quando ela estiver danificada, por exemplo, eles podem exigir uma prova de que ela estava em um estojo específico. Da mesma forma, a avaria mecânica só pode abranger itens com menos de cinco anos.
Manutenção da câmera:como verificar e limpar sua câmera
Ainda vale a pena usar um pano para limpar o exterior do corpo da câmera
Uma das melhores maneiras de garantir que seu equipamento de câmera dure bem é limpá-lo ocasionalmente, especialmente se você estiver em uma praia de areia ou em um mar salgado. Mesmo que sua câmera seja à prova de intempéries e selada, use um pano macio para secá-la se ficar molhada. Muito disso é senso comum, então não fique complacente.
Use um soprador de lâmpada
Use um soprador de bulbo para remover areia e poeira soltas. É útil em torno de botões e mostradores, bem como no visor, compartimento de cartão, compartimento de bateria e portas de conexão. No entanto, não use ar comprimido, pois a alta pressão pode explodir a poeira mais profundamente em pequenas fendas, mesmo que sejam vedadas à prova de intempéries.
Use uma escova para remover a poeira
Uma escova é útil para remover a poeira que um soprador não desloca. Use movimentos leves para afastar a sujeira. Preste atenção especial a áreas como a montagem da lente; você não quer que nenhum detrito, como areia ou areia, entre no suporte ou dentro da câmera ao remover a lente. Pode causar danos internos caros.
Limpe sua câmera
Depois que qualquer coisa que possa arranhar sua câmera ou lente for removida, use um pano levemente úmido para limpar qualquer sal ou lama remanescente. Mesmo que você não consiga ver nenhum sal, vale a pena limpar toda a câmera para remover qualquer resíduo corrosivo. Enxágue o pano e repita.
Verifique as tampas das portas da câmera
Verifique as tampas e portas da sua câmera, certificando-se de que estejam todas no lugar e bem. Eles são essenciais para qualquer impermeabilização e mantêm a poeira afastada. Se algum estiver faltando, peça substituições e reinstale-os o mais rápido possível para manter sua câmera em boas condições.
Limpe com álcool ou limpador de lentes
Se necessário, use álcool isopropílico de alta concentração ou limpador de lentes em um lenço de papel para limpar a tela LCD e remover impressões digitais ou marcas do nariz. Você só precisa de uma ou duas gotas do produto de limpeza no tecido, já que um pouco vai longe – apenas limpe até que esteja limpo.
Como limpar e manter os acessórios
Lentes
Sempre armazene as lentes desmontadas com ambas as tampas, de preferência na vertical e em uma bolsa, estojo ou armário que evite que a poeira assente sobre elas. Antes de embalar uma lente para uso, verifique os elementos em cada extremidade e limpe-os com um pano de lente limpo e limpador, se necessário.
Bolsa para câmera
Escove o exterior da bolsa da câmera para remover qualquer areia ou sujeira. Em seguida, esvazie-o e agite-o para fora com todos os compartimentos, bolsos e abas abertas. Se necessário, coloque um bico no seu aspirador e faça uma limpeza completa em todo o saco, lembrando de dentro de todos os bolsos.
Tripés
Os tripés são empurrados para a lama, areia e água e também precisam de um pouco de amor. Assim que puder depois de usar o seu, lave as pernas com água limpa e fresca. Estenda as pernas completamente e limpe-as bem antes de deixá-las secar em uma sala quente. Após um pouco de uso, as porcas e parafusos de um tripé podem se soltar, portanto, verifique-os regularmente e aperte-os, se necessário. Se você tiver mais de uma câmera, certifique-se de que a placa de liberação rápida seja recolocada na cabeça do tripé após o uso.
Filtros
Trate os filtros com cuidado, como se fossem um elemento de uma lente. Use um soprador de lâmpadas ou escova para remover qualquer sujeira solta sem riscá-los. Em seguida, use um pano de lente limpo, se necessário, com alguma solução de limpeza como ClearLEE Filter Wash da LEE Filters para remover impressões digitais, graxa ou marcas d'água.
Baterias
Remova as baterias de dispositivos como flashes para que não haja risco de vazamento em seu equipamento. Tente usar baterias e carregadores recarregáveis de alta qualidade e guarde-os com cuidado. Outra boa dica é numerar suas baterias para ter certeza de usá-las em rotação, pois isso aumenta a vida útil delas.
Centros de serviço
Advanced Camera Services Ltd Telefone:01953 889324
Centro de Serviços e Reparos da Canon Telefone:020 7660 3510
Fixação Telefone:020 7582 3294
AJ Johnstone &Co Telefone:0141 221 2106
H Lehmann Ltd Telefone:01782 413611
Departamento de Serviços da Nikon no Reino Unido Telefone:0330 1230932
Estacionar câmeras Telefone:01444 237070
Jessops A fotógrafa e jornalista Angela Nicholson começou a revisar câmeras para Fotógrafo Amador em 2004 e foi nossa Editora Técnica antes de partir para novos pastos em 2010. Em 2018 fundou a SheClicks, uma comunidade para fotógrafas femininas. Ela quebrou poucas câmeras ao longo dos anos, então quem melhor para fornecer dicas sobre manutenção de câmeras e como fazer as câmeras durarem?
10 acessórios de câmera essenciais para iniciantes
Como verificar uma lente de segunda mão para falhas