Você precisa comprar uma câmera full-frame em 2022 ou o APS-C é bom o suficiente? Em termos de APS-C vs Full-Frame Amy Davies, vamos conhecer as principais diferenças, prós e contras. O sensor de imagem é o elemento fundamental de qualquer câmera, mas com vários tamanhos de sensores diferentes disponíveis, pode ser um pouco confuso saber as diferenças – e decidir qual é o melhor para você.
Em 2022, provavelmente os dois tamanhos de sensor mais comuns que você verá no mercado serão
Full-Frame , e o menor,
APS-C . Fora esses dois, você também tem
Formato Médio (maior que full-frame) e
Quatro terços (menor que APS-C, também conhecido como Micro Four Thirds ou MFT).
Além das discrepâncias de tamanho físico, existem algumas outras diferenças a serem observadas entre os tamanhos dos sensores - que exploraremos neste artigo. Há também vantagens e desvantagens para cada tamanho de sensor, que também explicaremos.
Sensor Fujifilm X-H2S, montagem em X, AW
APS-C x Full-Frame:qual é a diferença?
Os sensores full-frame medem o mesmo que o filme de 35 mm, que é 36 x 24 mm. Enquanto isso, sensores de tamanho APS-C menores medem 23,6 x 15,7 mm (Nikon, Pentax, Sony, Fujifilm) ou 22,2 x 14,8 mm (Canon). Isso torna o quadro completo cerca de 2,6 vezes maior em termos de tamanho total da área de superfície.
Como já mencionado, há também Micro Quatro Terços (17,3 x 13 mm, MFT) e Formato Médio (43,8 x 32,9 mm).
Full-frame, APS-C, tamanho do sensor Micro Four Thirds
Sensores full-frame podem ser encontrados nas melhores câmeras full-frame mirrorless, bem como em muitas das melhores DSLRs. Você encontrará ocasionalmente um sensor full-frame em uma câmera compacta de última geração. Sensores full-frame são usados pela Canon, Nikon, Sony, Panasonic, Pentax, Sigma e Leica.
Você também encontrará um sensor APS-C em muitas das melhores câmeras sem espelho, e eles também são comumente usados em DSLRs. Os sensores APS-C são usados pela Canon, Nikon, Sony, Fujifilm e Pentax. Novamente, ocasionalmente existem sensores APS-C encontrados em compactos de alta qualidade.
As diferenças de tamanho físico levam a vantagens e desvantagens, que discutiremos com mais detalhes abaixo.
O que é um sensor de corte?
Você pode ouvir o termo sensor de corte de tempos em tempos, o que significa simplesmente algo menor que o quadro completo. É um termo que é mais comumente aplicado ao APS-C, mas também pode ser usado para descrever sensores ainda menores, como Micro Four Thirds, ou até mesmo os sensores menores que você encontra em câmeras compactas e smartphones - embora seja raro ouvir os descritos como tal.
O que é um fator de corte?
Os sensores de corte têm um fator de corte que você precisa levar em consideração ao usar lentes com sua câmera. Ao usar uma câmera full-frame, qualquer distância focal impressa na lente (por exemplo, 100 mm) é o que você obterá ao fotografar com ela. No entanto, quando você usa um sensor menor, precisará aplicar um “fator de corte” para obter a distância focal equivalente.
Os sensores Nikon, Fujifilm, Sony e Pentax APS-C têm um
fator de corte de 1,5x , enquanto os sensores Canon APS-C têm um
fator de corte de 1,6x . Portanto, a lente de 100 mm mencionada acima oferece um equivalente a 150 mm ou 160 mm – simplesmente vezes a distância focal pelo fator de corte apropriado.
Outros tamanhos de sensor têm diferentes fatores de corte. Um sensor de quatro terços tem um
fator de corte de 2x (100 mm tornam-se 200 mm), enquanto um sensor de uma polegada tem um fator de corte de 2,7x (100 mm torna-se 270 mm). Ele também funciona com sensores maiores que full-frame – o formato médio tem um fator de corte de 0,79x, o que tornaria uma lente de 100 mm equivalente a 79 mm.
Lista de fatores de corte do sensor:
- Formato médio =0,79x
- Quadro completo =1x
- APS-C (geral) =1,5x
- APS-C (Canon) =1,6x
- Quatro terços:2x
- Uma polegada =2,7x
Quais são os benefícios do APS-C?
Quando se trata de qualidade de imagem, é uma regra geral que um sensor maior equivale a um melhor desempenho - mas há muitas vantagens no APS-C, geralmente dependendo do que exatamente você deseja da sua câmera.
Uma das grandes vantagens é que os sistemas APS-C são normalmente menores e mais leves que os equivalentes full-frame . Com corpos menores e óticas menores, é uma boa escolha se você não quiser carregar equipamentos pesados, como em viagens ou caminhadas longas. Se você quiser fotografar com a mão, também pode ser mais fácil manter corpos menores e mais leves estabilizados.
Canon EOS R7 com sensor APS-C de 32MP – visível aqui com um tom verde
Nessa nota, o fator de corte também significa que suas lentes mais longas não precisam ser tão longas, pesadas ou caras quanto as equivalentes de quadro completo para aproximá-lo da ação. É por isso que câmeras como as recentemente anunciadas câmeras APS-C Fujifilm X-H2S e a Canon EOS R7 foram fortemente lançadas como câmeras de vida selvagem e de ação.
A velocidade também é algo que geralmente é mais fácil de alcançar com o APS-C, especialmente a preços acessíveis. Câmeras como a Canon EOS R7 oferecem disparos de até 30fps, em uma câmera que custa uma fração do preço de modelos igualmente rápidos, como a Nikon Z9 ou a Canon EOS R3. Isso dá aos fotógrafos amadores comuns sem os grandes orçamentos dos profissionais a chance de capturar ações em movimento rápido de uma maneira muito mais acessível.
O tamanho do sensor importa?
Ter um sensor menor também pode oferecer outros benefícios, e aqui está um exemplo que ilustra a vantagem de custo e peso do uso do APS-C, principalmente ao analisar todo o sistema, que inclui a câmera e as lentes.
Sistema APS-C: Fujifilm X-H2S, mais 16-55mm f/2.8 e 100-400mm f/4.5-5.6 custa £5200 e pesa cerca de 2700g.
Sistema de quadro completo: A Nikon Z9, mais 24-70mm f/2.8 e 100-400mm f/4.5-5.6 custa £8800 e pesa cerca de 3500g.
Para resumir, as principais vantagens das câmeras APS-C são:
- Mais barato
- Mais rápido
- Menor
- Mais leve
As câmeras APS-C são melhores para:
- Fotografia da vida selvagem
- Fotografia esportiva
- Fotografia de viagem
- Fotografia de rua
- Fotógrafos com orçamento limitado
Quais são os benefícios do Full Frame?
Full-frame é frequentemente visto como o "padrão ouro" para muitos fotógrafos , com APS-C muitas vezes pensado para ser a reserva de entusiastas e aqueles com um orçamento mais baixo. Embora isso não seja estritamente justo ou preciso hoje em dia, há muitas vantagens em usar uma câmera com um sensor maior.
Se a melhor qualidade de imagem é sua principal preocupação, de modo geral, o full-frame o ajudará a conseguir isso em uma variedade maior de configurações. O desempenho com pouca luz geralmente é melhor, assim como a faixa dinâmica na maior parte.
Sony Alpha A1 com sensor full-frame de 50MP, visível aqui com um tom roxo
Se você deseja câmeras de super alta resolução , você só os encontrará com full-frame (e sensores maiores) também. O APS-C tende a atingir o máximo em torno de 26-32 megapixels, enquanto o full-frame oferece até 50 ou 60 megapixels (você pode ir ainda mais longe com o formato médio, onde agora você pode obter sensores de 100 megapixels). Isso geralmente torna o quadro completo mais adequado para fotos do tipo de alto detalhe, além de oferecer mais flexibilidade quando se trata de cortar na pós-produção, mantendo uma alta contagem de pixels.
É mais fácil atingir uma profundidade de campo rasa ao usar um sensor full-frame. Embora você possa obter a mesma aparência ao usar sensores de corte, talvez seja necessário se aproximar demais do assunto para obter o mesmo tipo de desfoque de fundo. Geralmente é por isso que os fotógrafos de retratos, por exemplo, preferem usar full-frame.
Quando se trata de usar suas lentes, saber exatamente o que você está obtendo (ou seja, 100mm =100mm) ao fotografar em full-frame é mais simples. Isso também significa que se você estiver usando lentes antigas/vintage de DSLR ou mesmo dias de filme, você sabe exatamente o que está recebendo ao usá-las em modelos full-frame sem espelho.
Para resumir, as principais vantagens das câmeras full-frame são:
- Melhor qualidade de imagem
- Resolução mais alta
- Efeitos de profundidade de campo mais fáceis
- Simples para entender as distâncias focais da lente
Câmeras full-frame são melhores para:
- Fotografia de paisagem
- Fotografia de retrato
- Fotografia com pouca luz
- Fotografia de estúdio
Qual devo comprar – APS-C x Full-Frame?
Não há necessariamente uma resposta certa ou errada quando se trata de full-frame vs APS-C e decidir qual você deve comprar. Você deve pensar sobre os tipos de assuntos que você gosta de fotografar, o orçamento que você tem disponível e quanto volume e peso você está preparado para carregar.
Sensor full-frame no Sony Alpha A7R IV e sensor APS-C no Sony Alpha A6000, Foto:Andy Westlake
Se você é um fotógrafo de paisagens , por exemplo, procurando uma câmera de alta resolução que possa oferecer uma faixa dinâmica excepcional e você também deseja fotografar com pouca luz, o quadro completo é a escolha óbvia. Da mesma forma, se você é um fotógrafo de retratos que deseja a melhor resolução e efeitos de profundidade de campo rasos fáceis de alcançar, o quadro completo é o caminho a percorrer.
Por outro lado, se você é um fotógrafo de vida selvagem ou de esportes e não quer se divertir com uma câmera full-frame super cara, mas quer se aproximar da ação, use taxas de quadros rápidas e carregue algo pequeno e leve, então o APS-C é provavelmente a opção mais sensata. Travel photographers who don’t want to unnecessarily weigh themselves down might also choose to opt for APS-C, or Micro Four Thirds for an even smaller system.
To conclude, the simple truth is that no, not every photographer needs full-frame . While the larger sensor will provide higher image quality in lots of different scenarios, you’ll also have to pay the price for it both in terms of cost and size and weight. For that reason, many will be served just as well, if not better, by choosing a crop camera.
Related reading:
How to clean your camera sensor – safely and easily
For more great guides to cameras, including the best cameras that we think you should be looking at buying, have a look at our latest buying guides, or the latest reviews.