Quando as câmeras de lentes intercambiáveis sem espelho entraram em cena e sugeriram pela primeira vez seu poder de permanência, a aparente economia de tamanho e peso em comparação com as DSLRs foi apontada como uma grande vantagem dos sistemas sem espelho.
O pensamento era que, se você odiasse ter que carregar uma DSLR e uma lente volumosas e pesadas o tempo todo, mudar para sem espelho resolveria esse problema.
Não funcionou como algumas pessoas esperavam. Em muitos casos, depois de colocar uma lente em um corpo sem espelho, você não vê
isso uma grande vantagem de tamanho/peso sobre uma configuração DSLR.
Claro, há exceções – os corpos e lentes das câmeras Olympus, Panasonic e Fujifilm tendem a ser compactos. Mas existem até exceções a essa exceção.
Acho que isso serve apenas como um lembrete de que não existe uma câmera perfeita. Se, no entanto, você odeia carregar uma câmera volumosa, não importa DSLR ou mirrorless, você tem outras opções.
Aqui estão cinco câmeras compactas que você realmente gostará de levar para onde quer que vá.
Fujifilm X100
O que, talvez, mais se destaque na série X100 da Fujifilm é sua aparência. Ele tem a aparência de um telêmetro de filme clássico, que parece agradar a quase todos.
A câmera é fina e leve e possui um sensor APS-C. A lente 23mm f/2 oferece um campo de visão de 35mm. Os mostradores físicos perfeitamente organizados tornam a câmera muito fácil de operar.
A iteração atual, a X100F, possui um sistema de foco automático híbrido de 91 pontos e a terceira geração do infame sensor X-Trans da Fujifilm (agora com 24 megapixels).
Versões mais antigas do X100 continuam sendo opções viáveis, mesmo o X100 original de 12 megapixels com seu foco automático mais lento, mas ainda preciso.
O X100 não é realmente de bolso... a menos que seja um bolso grande de jaqueta.
Sony Cyber-Shot RX100 VII
A câmera da série RX100 da Sony está em sua sétima versão neste post. Como a câmera Fujifilm discutida anteriormente, a Sony RX100 manteve algumas características importantes durante toda a vida útil da câmera - o corpo pequeno e de bolso, o sensor de 20 megapixels de 1 polegada e a lente Carl Zeiss.
As especificações das lentes mudaram ao longo dos anos. A mais recente entrada, a RX100 VII, possui uma lente 24-200mm (equivalente a 35mm) f/2.8-4.5. Vários modelos anteriores têm uma lente 24-70mm f/1.8-2.8.
Embora não seja tão fácil de usar (ou nunca) quanto a Fujifilm X100, a linha RX100 da Sony inclui um conjunto incrível e versátil de recursos em um corpo que cabe facilmente em um bolso grande ou bolsa pequena.
Ricoh GR III
Embora as câmeras acima tenham desfrutado de atualizações regulares e relativamente frequentes, a Ricoh GR não. No entanto, permaneceu um grampo entre muitos fotógrafos de rua.
A Ricoh GR II foi lançada em 2007. Desde então, alcançou um status lendário e é muitas vezes referida como a câmera fotográfica de rua perfeita.
A Ricoh GR III não muda os dois ingredientes mais importantes da receita:uma lente f/2.8 equivalente a 28mm e um sensor APS-C. Ricoh apimentou algumas coisas, no entanto.
O sensor do GR III é de 24 megapixels, o corpo é um pouco menor, o LCD traseiro é sensível ao toque e há estabilização de imagem em três eixos.
Se nenhuma dessas novas adições importa muito para você, o GR II ainda é uma opção incrível com um preço bastante atraente.
Canon G5X Mark II
Algo que as câmeras mencionadas até agora têm em comum é que elas mantêm o mesmo (ou muito semelhante) tamanho e forma do corpo em cada geração. Não é assim com a segunda geração da Canon G5X.
O corpo do G5X Mark II foi completamente revisado. Enquanto o design da geração anterior (que ainda representa um bom custo-benefício, especialmente no mercado de segunda mão) parece uma mini DSLR, a Mark II é um pouco mais esbelta, tornando-a mais agradável de transportar.
A coisa mais impressionante sobre esta câmera? Eu diria que é a lente f/1.8-2.8 equivalente a 24-120mm. Combinado com um sensor de 1 polegada e 20 megapixels e isso é muito poder de imagem em um pacote tão pequeno.
Se você optar pela G5X Mark II, também terá uma tela de toque traseira, estabilização óptica de imagem, vídeo 4K e um visor eletrônico pop-up.
Panasonic Lumix LX100 II
A LX100 II, como sua antecessora, possui uma lente rápida equivalente a 24-75mm f/1.7-2.8, um sensor Quatro Terços e um visor eletrônico embutido.
A Panasonic aumentou a aposta com esta última entrada saltando de 12 para 17 megapixels, incorporando a funcionalidade de tela sensível ao toque e adicionando dois botões de função física adicionais que tornam uma câmera já amigável ainda mais personalizável.
O corpo da câmera permanece praticamente inalterado, o que é uma coisa boa. Embora a câmera não caiba nos bolsos das calças, a LX100 II ainda é compacta o suficiente para levar com você aonde quer que você vá.
Considerações finais
Qual é a sua câmera de transporte diária preferida? Deixe-nos saber nos comentários.
Leitura adicional
- 5 anos depois… a morte da DSLR revisitada
- Uma breve história do sistema de câmeras sem espelho
- 24 dos melhores acessórios de câmera sem espelho para adicionar à sua bolsa de câmera