Do nascer do sol ao pôr do sol, cordilheiras desérticas, montanhas majestosas a campos de flores, criar belas imagens de paisagens pode ser fácil às vezes e às vezes difícil. Há muito o que pensar ao compor belas imagens. Claro, temos que determinar nosso ISO, profundidade de campo e compensação de exposição. Também precisamos de nosso tripé, liberação de cabo e possivelmente até um filtro ou dois. Então, precisamos acertar nossa composição. Muito céu? Um toque de céu? Ou, nenhum céu em tudo?
Encontrar e enquadrar nossas imagens é muito trabalho criativo e técnico. No entanto, existem algumas ferramentas na câmera que, com o toque de alguns botões e inspeção, nos darão mais momentos "Sim" versus "Se eu tivesse feito apenas um ajuste" quando voltarmos para casa.
Foto de Sheen's Nature Photography
Na fotografia de paisagem, essas 4 ferramentas na câmera incluem
1. Foco do botão Voltar,
2 . Agrupamento,
3 . Estabelecer a composição usando a combinação do visor e da tela ao vivo e
4. Garantir que a câmera esteja nivelada horizontalmente e também verticalmente. O Frisco Pier em Buxton, Carolina do Norte, na foto acima, foi tirado usando todas as quatro ferramentas destacadas abaixo.
1. Foco do botão Voltar
Para focar automaticamente um assunto e tirar uma fotografia, o obturador é pressionado até a metade até que o foco seja definido e, em seguida, o botão do obturador é pressionado. Com o foco do botão traseiro, basta atribuir outro botão (Nikon:AF-L ou Canon:AF-ON como exemplos) como o botão de foco automático.
O foco do botão Voltar é altamente recomendado para fotografia da vida selvagem e assuntos em movimento. Basta pressionar e segurar o botão atribuído no assunto em movimento. Pressione simultaneamente o botão do obturador quando estiver pronto para fotografar. Como a câmera continuamente focou automaticamente e seguiu o movimento, o assunto deve estar em foco.
O foco do botão Voltar também funciona muito bem ao trabalhar com paisagens. Olhando para a tela ao vivo, use o foco do botão Voltar para estabelecer seu(s) ponto(s) de foco. Em seguida, solte o botão, pois seu assunto não está se movendo. Em seguida, pressione o gatilho remoto (liberação remota do cabo). Isso ajuda a produzir imagens mais claras e nítidas, principalmente com pouca luz, pois não há necessidade de tocar na câmera.
Foto de Sheen's Nature Photography
2. Agrupamento
O recurso de bracketing tira várias fotos do mesmo assunto usando diferentes exposições. A maioria das DSLRs hoje tem um recurso de bracketing automático (botão bkt). Bracketing permite que o fotógrafo tire 3 imagens consecutivas usando as mesmas configurações enquanto ajusta automaticamente as configurações de exposição a cada pressionamento do obturador. Isso fornece várias imagens para escolher para que você possa selecionar aquela que tem a aparência desejada.
No pós-processamento, as imagens entre colchetes também podem ser combinadas ou usadas em fotografia HDR.
Cada câmera tem sua própria maneira de ativar e desativar o bracketing. A Nikon, por exemplo, tem um botão 'bkt' que é pressionado e, em seguida, o disco de comando é girado para ligar e desligar. Consulte os botões da sua câmera, o manual ou o sistema de menus da câmera. A Canon refere-se ao bracketing de exposição automática “AEB”.
Foto por Sheen's Nature Photography
3. Uso combinado do visor e da tela ao vivo
Com a fotografia de paisagem, a visão é ampla e versátil. Podem ser cadeias de montanhas com lagos, desertos ou campos de flores a perder de vista. Ao dar uma olhada na imagem através do visor, ele fornece uma visão mais livre de distrações para observar a composição. Após a composição ter sido determinada, mude para a visualização ao vivo para finalizar o alinhamento horizontal (e vertical), as configurações e os pontos de foco.
4. Medidor de horizonte virtual
Para determinar se sua câmera está nivelada, tanto o visor quanto a tela ao vivo têm linhas de grade para usar como guia. Quando estiver no modo de visualização ao vivo, pressionando o botão INFO duas vezes (Nikon), aparecerá um medidor.
O indicador horizontal é representado pelas linhas horizontais à direita e à esquerda da barra central. Inclinar a câmera para a direita e para a esquerda usando as linhas de medição ajudará a alinhar a câmera. A cor da barra muda quando nivelada.
A barra central indica o alinhamento vertical. Inclinar a câmera para frente ou um pouco para trás moverá o alinhamento vertical. A cor da barra central também muda quando nivelada. Nota:O alinhamento vertical é importante ao fotografar arquitetura e estruturas usando lentes extra grande angulares. Se não estiverem alinhados verticalmente, edifícios e estruturas podem parecer distorcidos. Alguma distorção pode ser corrigida no pós-processamento.
Se o seu modelo de câmera específico não tiver esse recurso, existem bolhas externas disponíveis que variam de US$ 4,00 ou mais, dependendo da marca e modelo na Amazon ou B&H Photo
Foto por Jeff Gamble
A fotografia de paisagem leva tempo, planejamento mental e paciência. Algumas imagens podem ser capturadas na primeira visita. Outras imagens, para obter a foto desejada, podem levar muitas viagens de volta ao mesmo lugar. Tudo começa no início com um plano de onde você quer ir, uma compreensão crescente das capacidades de sua câmera e refinamento de seu olho fotográfico.