Depois de entender como a luz se comporta e como sua câmera a capta, tudo fica muito claro (ou pelo menos menos obscuro) na hora de capturar uma imagem. Uma das coisas mais fascinantes que você pode fazer com a exposição manual é a fotografia do céu noturno. É um pouco semelhante à pesca, é tudo uma questão de paciência e aproveitar o momento.
O céu tem muito a oferecer, e cada noite é absolutamente única. As câmeras nos permitem capturar nossos céus de maneiras impossíveis de vê-los a olho nu. Hoje vamos orientá-lo brevemente sobre o que consideramos ser o melhor equipamento para fotografia do céu noturno, da câmera ao tripé, às lentes e aplicativos móveis.
Você sabe que somos bastante objetivos quando se trata de equipamento, e gostamos de vê-lo como uma ferramenta, e queremos mantê-lo assim. No entanto, estamos cientes de que existem certas ferramentas dentro da fotografia que funcionam melhor para fins específicos, e a fotografia do céu noturno é uma delas.
Sem mais delongas, vamos falar sobre alguns equipamentos.
Melhor câmera para fotografia do céu noturno
Vamos começar com o básico de que praticamente qualquer câmera DSLR moderna ou Mirrorless desenvolvida desde 2013 (e algumas muito antes) é perfeitamente capaz de obter fotos sólidas do céu noturno - especialmente quando combinada com uma lente ampla f / 2.8 ou mais ampla. Na maioria dos casos, tirar uma boa foto tem mais a ver com conhecer as regras 500 ou 600 e conhecer o básico de como usar uma câmera ao fotografar na Via Láctea.
Com isso dito, vamos olhar para o equipamento ideal. Coisas no topo da linha.
Nikon D850 Atualmente, a Nikon D850 é talvez a melhor câmera para fotografia do céu noturno (de trilhas de estrelas a auroras). Sabemos que a Sony tem algumas câmeras realmente poderosas, mas também demos muito peso aos recursos de resistência às intempéries, duração da bateria e robustez para esse gênero fotográfico específico.
Claro, esta é uma câmera bastante cara agora que os sistemas sem espelho apareceram, mas se você está pensando em levar a sério a fotografia do céu noturno, então esta câmera será um investimento sábio. Além de suas especificações impressionantes, esta câmera é sólida como uma rocha; algo que é muito apreciado ao fazer fotografia séria ao ar livre por longos períodos de tempo, com temperaturas congelantes e ventos fortes.
A D850 também está perto do topo da lista para a melhor DSLR geral disponível hoje para uso em quase todos os gêneros de fotografia.
Melhor lente para fotografia do céu noturno
Novamente, deve-se afirmar que quase todas as lentes rápidas e amplas fornecerão fotos aceitáveis do céu noturno. Em uma boa noite, você ainda conseguirá algo em uma lente kit f/3.5 se souber o que está fazendo. Mas aqui, queremos falar sobre a melhor lente geral disponível para fotografar o céu noturno.
Idealmente, além de ser à prova de intempéries, uma lente usada para esse tipo de fotografia também deve ser rápida e ter qualidade óptica de última geração. Ah, tem que ser uma lente grande angular, é claro (a menos que você tenha outra coisa em mente).
AF-S NIKKOR 14–24mm f/2.8G ED Como já escolhemos a D850 como nossa melhor câmera para fotografia do céu à noite, reduzimos nossa pesquisa às lentes de montagem F. Escolhemos esta lente principalmente devido às suas capacidades de nitidez, cor e contraste, mas também por sua qualidade de construção, o que a torna absolutamente confiável para as situações externas mais exigentes.
Com esta lente ultra grande angular, você não precisará de mais nada (pelo menos em termos de lente) para fotografar o céu noturno, basta montá-la e deixá-la lá. Se você estiver trocando por uma (digamos) lente de zoom telefoto, os recursos de vedação contra intempéries da D850 serão muito apreciados em circunstâncias climáticas pesadas (embora isso possa obviamente impedir o disparo das estrelas).
Não se esqueça desses gadgets de fotografia
Tripé
Se você já entende de luz, saberá que é impossível fazer uma boa fotografia do céu noturno sem manter sua câmera perfeitamente imóvel por longos períodos de tempo. Portanto, você PRECISA de um tripé.
Não faz sentido investir em uma câmera tão magnífica que permitirá capturar a noite como você nunca fez antes se estiver usando um tripé de baixa qualidade. Você precisa de um tripé robusto, porém leve, porque é muito provável que você tenha que caminhar longas distâncias para chegar a esse ponto ideal para sua fotografia acontecer.
Manfrotto MT190GOC4TBUS 190 GO! Escolhemos este tripé como nosso favorito para fotografia noturna do céu graças às suas capacidades de peso (7 Kg, apenas a Nikon D850 com o peso da lente acima de 2 Kg) mesmo sendo extremamente leve (apenas 1,67 Kg quando escolhido em Fibra de Carbono). Manfrotto também tem talvez a melhor reputação entre os fotógrafos, então você sabe que está recebendo um kit sólido.
Liberação do obturador
Deixaremos isso para você, mas se você quiser ter certeza de que tudo está livre de trepidações, um disparo do obturador será um ótimo toque final para sua configuração de fotografia do céu noturno. Também importante, lembre-se de trancar o espelho antes de fotografar, assim você terá certeza de que tudo ficará bem e quieto. A liberação do obturador e essa prática de travamento do espelho são os detalhes que fazem a diferença entre uma ótima fotografia do céu noturno e imagens regulares.
Aplicativos para fotografia do céu noturno
Bem, além de relatórios meteorológicos detalhados, você provavelmente também precisará de ajuda de aplicativos móveis que foram criados com uma mentalidade de fotografia do céu noturno.
Mapa de poluição luminosa A fotografia de céu noturno extremamente bonita tem muito a ver com céus livres de poluição luminosa, por isso encontramos este mapa útil para você começar sua jornada de busca de céu claro.
As efemérides do fotógrafo Esta tem sido uma ferramenta clássica para o fotógrafo ao ar livre há muito tempo e também há um aplicativo da web gratuito para você usar. Você também pode baixá-lo para Android e iOS.
Stellarium Este é um planetário gratuito para o seu computador e, claro, renderiza um céu bastante realista em 3D, como se você estivesse assistindo através de seus olhos (ou com a ajuda de binóculos ou telescópio). Isso pode ajudá-lo a saber onde explorar ao viajar longas distâncias.
Solução tudo em uma Se você deseja ter uma única solução elegante, o PhotoPills é o aplicativo para você.
Último, mas não menos importante
Engrenagem não é tudo. Você também tem que saber como atirar e quando atirar. Compartilhamos algumas informações realmente úteis sobre a regra 500 e a regra 600 na fotografia que você deve saber antes de tentar fotografar o céu noturno. Essas regras são para aquelas pessoas que desejam capturar uma Via Láctea nítida e outros assuntos relacionados à astrofotografia. Eles são usados para evitar trilhas estelares não intencionais.
Contanto que você esteja ciente de que a fotografia do céu noturno é complexa, você precisará de planejamento, e é aí que a verdadeira fotografia incrível começará a florescer. Pratique e antecipe momentos também. Faça um pouco de reconhecimento e encontre o ponto ideal entre seu assunto e sua câmera.
E o mais importante, divirta-se.