Se você está pensando em se dedicar à fotografia cinematográfica, espero que não esteja em busca de um
novo câmera de filme. Não digo isso porque não há câmeras de filme ainda sendo fabricadas – existem, de fato, algumas.
A Leica ainda está fabricando o M-A, MP e M7, enquanto a Nikon continua produzindo o F6. A Lomography é conhecida por seus modelos LC-Wide e Diana Mini, entre outros modelos peculiares. E você ainda pode comprar câmeras descartáveis da Kodak, Ilford e Fujifilm.
Com a possível exceção das entradas da Lomography, comprar uma câmera de filme nova simplesmente não é uma maneira econômica de fotografar com filme, sem mencionar a escassez de opções aqui.
É por isso que todo mundo chega ao mercado de usados – você recebe uma quantidade estonteante de opções a preços com grandes descontos.
Mas há risco envolvido na compra de equipamentos de filme usados. Você pode minimizar esse risco utilizando a lista de verificação de 6 pontos a seguir para garantir que está satisfeito com a compra da câmera de filme.
1. Verifique as velocidades do obturador
Parece que as velocidades mais lentas do obturador tendem a falhar antes das mais rápidas, então comece sua verificação em 1 segundo e vá subindo (porque velocidades rápidas do obturador também podem falhar). Certifique-se de que todos funcionem.
Ou, se você quiser usar a câmera apenas com determinadas velocidades do obturador (o que pode render um desconto), certifique-se de que
essas trabalhar.
2. Verifique o compartimento da bateria
Algumas câmeras de filme requerem uma bateria para funcionar corretamente. Verifique se há danos ou corrosão no compartimento da bateria para ter certeza de que as funções eletrônicas da câmera funcionarão.
3. Verifique a alavanca de avanço do filme
Certifique-se de que a alavanca de avanço do filme não esteja emperrada – esse é o primeiro passo. Se você quiser levar a sonda mais longe, carregue um rolo de teste de filme na câmera para ter certeza de que a alavanca de avanço do filme realmente avança o filme.
4. Verifique os selos de luz
As vedações de luz evitam que a luz entre pela parte traseira da câmera e cause vazamentos de luz. Muito provavelmente, sua inspeção mostrará que as vedações de luz se deterioraram - isso é extremamente comum em câmeras de filme usadas.
Felizmente, é uma solução fácil e não deve impedi-lo de comprar uma câmera se estiver em boas condições de funcionamento.
5. Verifique o medidor de luz
Obviamente, é possível usar uma câmera sem um medidor de luz (Regra Sunny 16), mas é realmente bom ter um. Depois de determinar que o medidor de luz da sua câmera em perspectiva funciona, é uma boa ideia verificar a precisão dele.
O método mais simples é compará-lo com o medidor de luz da sua câmera digital. Contanto que a câmera de filme esteja a 1/2 de uma parada ou mais da câmera digital, você está no negócio.
6. Verifique a lente
Se houver uma lente incluída com a câmera, verifique se há arranhões, embaçamento e mofo no vidro (todas as lentes de uma certa idade terão poeira). Verifique as lâminas de abertura para ter certeza de que não grudam.
Certifique-se de que a abertura seja agradável e clique e que a lente foque como deveria (não se esqueça de testar o foco no infinito).
Considerações finais
Embora seja possível entrar na fotografia de filme por relativamente pouco dinheiro, você não quer que seu dinheiro seja desperdiçado. Sim, você está assumindo algum risco, mas isso pode ser amplamente mitigado executando as 6 verificações simples listadas acima.
Esta lista de verificação pode ser aplicada a praticamente qualquer câmera de filme, portanto, se você gastar US $ 50 ou US $ 500, faça valer seus dólares.
Leitura adicional
- As 10 melhores câmeras de filme que valem a pena comprar
- 5 câmeras de filme de 35 mm divertidas e acessíveis para você experimentar
- O único guia que você precisa antes de comprar essa câmera de filme
- A melhor câmera de filme de todos os tempos é…