Este guia para as melhores lentes de montagem eletrônica da Sony é uma resposta à enorme popularidade das câmeras sem espelho APS-C da Sony aqui em 2022.
Os corpos dos sensores Sony e-mount (APS-C), ou seja, os Sony a6600, a6100, a6400, a6000 e a5100, oferecem um desempenho incrível em um tamanho compacto, tudo a preços competitivos - não é de admirar que todos queiram um!
Embora seja verdade que uma lente projetada para uma câmera com sensor Sony full-frame (ou seja, uma lente 'FE') possa ser usada em um corpo de câmera de montagem eletrônica (ou seja, ”crop-sensor' ou 'APS-C'), vamos principalmente focar em lentes projetadas especificamente para câmeras APS-C.
As lentes de montagem eletrônica da Sony são mais baratas, mais leves e menores do que suas contrapartes FE. Alguns são indiscutivelmente mais nítidos porque são projetados especificamente para câmeras de montagem eletrônica.
Vamos dar uma olhada nas 6 principais opções de lentes prime e zoom deste ano.
Melhor lente Sony E-Mount APS-C em 2022
Imagem | Produto | Recursos | |
| Sony 24mm f/1.8 NOSSA ESCOLHA Nº 1 | - Design óptico "sonnar"
- Foco manual direto
- Operação de lente suave e rápida
- Nitidez superior de canto a canto
|
| Sony 16-55mm f/2.8TOP RATED | - AF e rastreamento precisos e silenciosos
- abertura circular de 9 lâminas
- Excelente qualidade de imagem
- Tecnologia de motor linear dinâmico extremo
|
| Sony 20mm f/2.8Ótimo valor | - Resolução excelente
- Ultrafino e leve
- Abertura circular para desfocagem atraente
- Operação de foco automático suave e silenciosa
|
| Sony 10-18mm f/4 | - Desempenho óptico refinado
- Foco rápido e ágil
- Optical SteadyShot
- distância focal equivalente a 35 mm
|
| Sony 35mm f/1.8 | - Botão de retenção de foco personalizável
- Compacto e leve
- 8,66” mín. distância do foco
- Grande abertura máxima F1.8
|
| Sony 50mm f/1.8 | - Desfocagem suave
- Durabilidade sólida
- abertura circular de 7 lâminas
- Desempenho óptico refinado
|
Além de todas as lentes Sony FE e E que funcionam com a câmera da série Sony APS-C, também existem várias ótimas opções de terceiros disponíveis.
No entanto, no interesse da simplicidade, concentrei-me nas ofertas da Sony (marca própria).
Indiscutivelmente, geralmente são essas lentes 'nativas' que apresentam o melhor desempenho, pois foram projetadas especificamente para as câmeras que compartilham a mesma marca.
1. Sony E 24mm f/1.8
Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Distância focal: Lente principal de 24 mm (equivalente a 36 mm)
Peso: 225g (7,9 onças)
Tamanho (Diâmetro x Comprimento): 63 x 66 mm (2,5 x 2,6 pol.)
Diâmetro do filtro: 49mm
Distância mínima de foco: 0,16 m (6,3 pol.)
Prós - Nitidez de canto a canto
- Bokeh bonito para uma grande angular
- Operação suave e rápida
- Excelente desempenho com pouca luz
Contras - Um pouco mais pesado que outras opções
- Sem vedação contra intempéries
A Sony E 24mm f/1.8 é uma lente de nível profissional robusta que se encaixa perfeitamente com o formato de sensor de corte das câmeras Sony APS-C.
Embora esteja se aproximando de dez anos de produção, essa lente ainda é uma de alto desempenho em sua distância focal (guia). Ele tem uma construção de metal resistente e se equilibra bem com o peso de câmeras APS-C como a a6600.
Oferece excelente nitidez e distorção mínima para a distância focal relativamente ampla. Embora a folha de especificações diga que atinge a nitidez máxima acima de f/4, adoro a qualidade de imagem nítida quando esta lente é fotografada com a abertura máxima.
Se você deseja uma excelente lente versátil, ficará empolgado com o desempenho da Sony E 24mm f/1.8.
Se eu tivesse que procurar algo para melhorar nessa lente seria o peso. Com 225g (7,9 oz), não é a lente mais leve desta lista, mas ainda é comparativamente esbelta.
Os padrões de leveza e desempenho estão sempre aumentando, mas acho que essa lente ainda oferece um ótimo equilíbrio de ambos.
Sony A6500 + Sony 24mm f/1.8 | 1/800 f/4 ISO 200
A Sony E 24mm f/1.8 é uma das mais montadas na minha câmera a6600. É uma distância focal versátil e oferece excelente desempenho para uma ampla variedade de assuntos.
Ela se destaca em fotografar com pouca luz, pode ser uma excelente lente para retratos ambientais ou documentar viagens/aventuras. Eu uso para fotografar minha família e passeios diários.
Com o fator de corte de 1,5, essa lente se torna aproximadamente equivalente (24 mm x 1,5 =36 mm em full frame) a uma das distâncias focais mais populares para fotojornalistas:35 mm.
Os fotojornalistas gostam dessa distância focal porque é muito flexível e pode capturar efetivamente muitos tipos diferentes de assuntos e cenas.
Se você ainda não conferiu, recomendo muito a Sony E 24mm f/1.8 como a melhor lente Sony apsc do ano.
2. Sony E 16-55mm f/2.8
Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Distância focal: Lente de zoom padrão amplo de 16-55 mm (equivalente a 24-105 mm)
Peso: 494g (1,09 lb)
Tamanho (diâmetro x comprimento): 73 x 100 mm (2,9 x 3,9 pol.)
Diâmetro do filtro: 67mm
Distância mínima de foco: 0,33 m (1,08 pés)
Prós - Alcance focal Felixble
- Foco automático preciso e silencioso
- Nitidez em toda a faixa de zoom
- Excelente qualidade de imagem
Contras - Preço no lado alto
- Sem estabilização de imagem
Todo mundo adora um zoom de médio alcance de qualidade! Com a Sony E 16-55mm f/2.8, a Sony melhorou drasticamente as ofertas anteriores!
A maior melhoria e recurso que todos vão adorar nesta lente é a abertura constante de f/2.8 em toda a faixa de zoom. As lentes anteriores não eram tão rápidas ou tinham aberturas variáveis.
Quando ampliada para 55 mm (equivalente a 82,5 mm), esta lente é uma excelente lente de retrato. A abertura f/2.8 é ótima para obter um belo bokeh e separação de fundo.
Com todos os recursos de uma lente de nível profissional (foco suave / anéis de zoom, chave af / mf, botão de retenção de foco e abertura constante), parece que a Sony realmente se comprometeu com sua linha APS-C com essa lente.
É um zoom de médio alcance que corresponde aos recursos de qualidade incorporados aos corpos da câmera.
A nitidez desta lente é excelente em toda a faixa de zoom. Com a classificação G, esta lente está um nível abaixo das lentes G Master ou Gold Master, projetadas para câmeras de altíssima resolução, como a Sony A7RIV de 61 megapixels.
O cano da Sony E 16-55mm f/2.8 é um design de metal que incorpora borracha aderente nos anéis de zoom e foco.
Sony A6600 + Sony 16-55mm f/2.8 | 1/100 f/2.8 ISO 160
Uma desvantagem é a longa extensão que você obtém ao diminuir o zoom para 55 mm. Seria bom não ter essa extensão, mas um zoom interno tornaria a lente muito maior. Estou muito feliz com o quão compacto é quando ampliado para 16 mm.
O foco automático nesta lente é extremamente rápido, especialmente quando combinado com um novo corpo de câmera como o Sony a6600. A abertura constante de f/2.8 também é muito útil para travar o foco com pouca luz.
Para quem fotografa uma variedade de assuntos e quer que uma lente faça tudo, a Sony E 16-55mm f/2.8 é perfeita.
Pode estar no topo dos preços das lentes de montagem eletrônica da Sony, mas acho que valerá a pena se você estiver comprometido com o tamanho do sensor em câmeras sem espelho APS-C.
3. Sony E 20mm f/2.8
Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Distância focal: Lente principal de 20 mm (equivalente a 30 mm)
Peso: 69g (2,4 onças)
Tamanho (Diâmetro x Comprimento): 63 x 20 mm (2,5 x 0,8 pol.)
Diâmetro do filtro: 49mm
Distância mínima de foco: 0,2 m (7,8 pol.)
Prós - Pequeno e leve
- Operação de foco automático suave e silenciosa
- Excelente desempenho com pouca luz
- Distorção bem controlada
Contras - A durabilidade pode ser melhorada
- Sem estabilização de imagem
Se você adora o tamanho compacto das câmeras Sony APS-C, vai adorar a lente principal grande angular Sony 20mm f/2.8!
O design panqueca desta lente faz com que ela combine muito bem com os corpos compactos da câmera Sony, como a a6600. Juntos, eles são uma poderosa combinação de tamanho de bolso que cria imagens de nível profissional!
Se você já se perguntou se deve levar uma câmera para uma aventura, nunca hesitará com essa lente montada em sua câmera APS-C. Tem aproximadamente o mesmo comprimento/largura de um telefone celular grande e a largura de cerca de dois baralhos de cartas.
Com uma distância focal equivalente a 30mm, a lente Sony 20mm f/2.8 é muito versátil. É semelhante à Sony E 24mm f/1.8 com um campo de visão um pouco mais amplo.
A abertura máxima de f/2.8 oferece excelente desempenho com pouca luz. Não é tão rápido quanto alguns outros nesta lista, mas compensa isso por ter um tamanho muito compacto.
Sony A6500 + Sony 20mm f/2.8 | 1/1000 f/4 ISO 200
Com a distância focal de 30 mm, é ótimo para fotografar uma variedade de assuntos, especialmente aventura e viagens.
Não é a melhor lente de retrato e não criará nenhum bokeh incrível, mas não foi para isso que foi projetada.
Também aprecio que a Sony E 20mm f/2.8 tenha distorção bem controlada (desde que você não esteja fotografando assuntos fora de ângulo com muitas linhas retas) e tenha boa nitidez na maior parte do quadro.
Minha principal reclamação é que não parece tão durável quanto outras lentes. Talvez o design compacto/leve o impeça de ter um grande impacto se cair, mas acho que o design poderia ser melhorado tornando-o um pouco mais robusto.
Apesar das preocupações de durabilidade, ele possui um belo para-sol que protege o elemento frontal contra arranhões. É bom poder pular a tampa da lente e não se preocupar em colocar essa combinação de lente/câmera no bolso.
No geral, esta lente é uma excelente opção se você deseja uma faixa focal média/grande angular em um pacote extremamente compacto e leve!
4. Sony E 10-18mm f/4 OSS
Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Distância focal: Lente zoom grande angular de 10-18 mm (equivalente a 15-27 mm)
Peso: 225g (7,9 onças)
Tamanho (Diâmetro x Comprimento): 70 x 63 mm (2,8 x 2,5 pol.)
Diâmetro do filtro: 62mm
Distância mínima de foco: 0,25 m (9,8 pol.)
Prós - Incrível para paisagens
- Compacto
- Excelente qualidade de imagem
- Ótimo foco automático e rastreamento de assunto
Contras - Sólido, mas não totalmente durável
- Desempenho médio com pouca luz
A Sony 10-18mm f/4 foi a primeira lente de montagem eletrônica da Sony que comprei para o sistema APS-C.
Como amante de imagens de grande angular, esta lente era indispensável para capturar grandes paisagens dramáticas!
Com um alcance focal semelhante ao da minha lente favorita (a Sony 16-35mm f/2.8 GM), essa lente é perfeita para capturar imagens de grandes paisagens e pessoas pequenas que são populares no Instagram. Sim, eu amo fotografar essas imagens também!
Embora essa lente não caiba tão bem no seu bolso quanto a Sony 20mm f/2.8, ela possui uma faixa de zoom versátil que permite que você realmente traga o espectador para o quadro.
A abertura máxima constante de f/4 torna esta lente muito compacta, mas não permite fotografar com pouca luz tão facilmente quanto as outras lentes desta lista. Eu me pego mudando para um prime mais rápido depois que o sol se põe e as estrelas aparecem.
Se você quer uma lente de astrofotografia para sua câmera Sony, eu daria uma olhada na acessível (mas com foco manual) Rokinon 12mm f/2.
Sony A7II + Sony 10-18mm f/4 | 1/2500 f/4 ISO 100
Outra observação útil sobre essa lente é que a imagem cobre um sensor de câmera full-frame de cerca de 12 a 17 mm. Fora desse intervalo, você obterá algumas vinhetas.
Além disso, essa lente não é tão nítida quanto outras ofertas para câmeras full-frame, mas se você estiver procurando por uma lente super ampla para a série A7, essa pode ser uma opção.
A qualidade de construção é sólida, mas não extremamente robusta nesta lente. Eu o deixei cair várias vezes e ele sobreviveu, mas mostra algum desgaste. Apesar disso, a qualidade da imagem continua excelente!
O foco automático na Sony 10-18mm f/4 é rápido e eficaz. Eu nunca tive problemas para rastrear assuntos e com o alcance focal muito amplo, a maioria das coisas é nítida além de cerca de 1,5 metros (5 pés).
Se você quer uma lente grande angular que combine bem com a câmera Sony APS-C, a Sony 10-18mm f/4 é uma excelente escolha!
5. Sony FE 35mm f/1.8
Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Distância focal: Lente principal de 35 mm (equivalente a 53 mm)
Peso: 281g (9,9 onças)
Tamanho (Diâmetro x Comprimento): 66 x 73 mm (2,6 x 2,9 pol.)
Diâmetro do filtro: 55mm
Distância mínima de foco: 0,25 m (9,8 pol.)
Prós - Design compacto e bem equilibrado
- Interruptor de foco automático/manual e botão de retenção de foco
- Desempenha bem com pouca luz
- Foco automático rápido e silencioso
Contras
Lançada em 2019, a lente principal Sony FE 35mm f / 1.8 é uma atualização incrível para as lentes de montagem eletrônica da Sony anteriormente disponíveis nessa faixa focal.
Embora seja projetado para câmeras full-frame como a série A7, também funciona muito bem na linha APS-C.
Esta lente full frame de montagem tipo E é extremamente nítida (mesmo na abertura total) e oferece excelente desempenho em pouca luz com a abertura máxima de f/1.8.
O design parece muito leve e compacto para o desempenho que oferece. Ele se equilibra bem nos corpos APS-C da Sony, bem como na linha full-frame.
Uma vantagem de escolher uma lente compatível com câmeras full-frame e APS-C da Sony é que ela ainda poderá ser usada se você decidir atualizar.
Algumas pessoas dizem que a nitidez pode ser um problema se você usar uma lente full-frame em um sensor APS-C, mas não descobri que esse seja o caso da Sony FE 35mm f/1.8 (veja a análise).
Eu aprecio que esta lente tenha alguns recursos extras que outros nesta linha não têm. Estes incluem um interruptor de foco automático/manual e um botão de retenção de foco, encontrado em outras lentes Sony FE (lentes G Master específicas).
O interruptor AF/MF é útil se você gravar vídeos e não quiser que a câmera busque o foco enquanto grava um lapso de tempo.
O botão de retenção de foco pode ser programado para uma variedade de coisas, como foco automático de olho ou bloqueio automático de exposição.
Sony A6600 + Sony 35mm f/1.8 | 1/1000 f/4 ISO 200
O foco automático nesta lente Sony FE é muito rápido e silencioso. Nunca tive problemas para rastrear assuntos em movimento rápido com AF contínuo. Uma grande característica é sua distância mínima de foco de apenas 25 cm.
Como esperado com as lentes de montagem eletrônica Sony de alta qualidade mais recentes, não há grandes problemas com distorção ou aberração cromática.
Embora não seja tão ampla quanto a maioria das pessoas prefere, essa pode ser uma ótima lente para astrofotografia devido à sua capacidade de pouca luz e alta qualidade de imagem.
Embora a Sony 35mm f/1.8 seja um pouco mais cara que a lente APS-C anterior neste formato, a Sony FE 35mm f/1.8 ainda tem um ótimo valor. A qualidade e o desempenho compensam o custo adicional e, na verdade, é uma das lentes mais acessíveis para câmeras sem espelho da Sony.
Eu esperava que a Sony lançasse essa lente de montagem eletrônica por um longo tempo. Depois de possuí-lo por vários meses, ele superou minhas expectativas e vive na minha câmera a maior parte do tempo!
6. Sony E 50mm f/1.8 OSS
Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Distância focal: Lente principal de 35 mm (equivalente a 52,5 mm)
Peso: 154g (5,5 onças)
Tamanho (Diâmetro x Comprimento): 63 x 45 mm (2-1/2 x 1-13/16 pol.)
Diâmetro do filtro: 49mm
Distância mínima de foco: 0,3 m (0,99 pés)
Prós - Bokeh cremoso
- Leve e compacto
- Inclui estabilização Optical SteadyShot (OSS)
- Ótimo custo-benefício
Contras - Sem vedação contra intempéries
- Não é a construção mais durável
A Sony E 50mm f/1.8 me surpreendeu quando testei pela primeira vez. Eu não tinha certeza se gostaria da distância focal longa (equivalente a quadro completo de 75 mm).
Depois de usá-lo por um tempo, eu realmente gosto do bokeh cremoso que essa lente pode criar e do foco que ela traz para uma cena.
Ter um campo de visão menor pode encorajá-lo a ser mais seletivo e criativo com suas imagens.
Às vezes, pode ser um desafio fotografar em ambientes internos com essa lente por causa do campo de visão menor, mas o desfoque de fundo que ela cria é incrível para retratos.
Fotografar esta lente aberta em f/1.8 faz com que as partes nítidas de suas imagens (geralmente os olhos se você estiver fotografando retratos) apareçam no espectador.
Sony A6500 + Sony 50mm f/1.8 | 1/1000 f/2 ISO 100
Uma das características que me fazem apreciar esta lente é o quão compacta ela é! As lentes de retrato de baixa abertura podem ser pesadas, mas essa lente pesa 202g (7,1 oz).
Outro recurso a ser observado é a inclusão do Optical SteadyShot (OSS), a versão da Sony de estabilização óptica de imagem. Isso é ótimo para melhorar a nitidez das imagens ao fotografar em baixas velocidades do obturador.
Combinando a estabilização de imagem óptica com a abertura máxima rápida de f/1.8, esta lente de montagem tipo e oferece excelente desempenho com pouca luz.
A qualidade de construção é adequada, mas eu não diria que essa lente parece muito durável. O design tem um exterior de metal, mas provavelmente contém algum plástico, pois é muito leve.
Embora possa não ser o mais durável, é relativamente barato. Por cerca de US $ 350, essa lente é um bom valor.
Para quem procura uma lente de retrato incrível a um ótimo preço que fará uma configuração muito compacta em um corpo Sony APS-C, confira a Sony E 50mm f/1.8.
Perguntas frequentes
As lentes Sony APS C podem ser usadas em câmeras sem espelho full-frame? Não é recomendado – as lentes Sony projetadas para o sensor APS-C devem ser usadas apenas em corpos de câmera com sensor de corte (APS-C). A única lente neste roundup projetada para full-frame é a Sony FE 35mm f/1.8. A razão pela qual eu recomendo aqui é que é uma grande melhoria em relação à oferta APS-C anterior no mesmo formato.
Todas as lentes da Sony se encaixam em todas as câmeras sem espelho da Sony? Todas as lentes e-mount e FE mount (incluindo qualquer lente G Master) se encaixam em qualquer câmera sem espelho da Sony, pois todas usam o e-mount universal. No entanto, não é recomendável usar lentes APS-C em corpos full-frame porque geralmente não cobrem o sensor completo (ou têm uma vinheta pesada).
Você pode usar lentes Sony FE em câmeras sem espelho APS-C? Sim, você pode, mas o resultado será uma distância focal ‘cortada’ e uma consequente mudança na abertura máxima da lente. No lado positivo, você não precisará atualizar as lentes se optar por atualizar de um corpo de sensor APS-C para um quadro completo. Algumas pessoas dizem que as lentes FF não são tão nítidas nos sensores APS-C porque são projetadas para um sensor maior.
Todas as câmeras sem espelho APS-C da Sony usam o sistema de lente e-mount? Sim, o sistema de lentes de montagem eletrônica é universal nas câmeras Sony APS-C e Sony full-frame. Isso significa que você pode usar qualquer lente grande angular, zoom padrão, zoom grande angular, lente de foco manual ou qualquer lente sem espelho da Sony.
Palavras Finais
A Sony oferece várias câmeras mirrorless APS-C excelentes aqui em 2022, e podemos supor que eles continuarão a oferecer suporte ao formato com sua seleção de lentes de montagem eletrônica.
O formato APS-C oferece vantagens de tamanho, peso e custo, além de aumentar a distância focal relativa de qualquer lente acoplada – para fotógrafos que precisam de mais “alcance” de suas lentes, isso pode ser um grande benefício.
Todas as melhores lentes de montagem eletrônica da Sony recomendadas neste guia ajudarão você a aproveitar ao máximo sua câmera Sony no formato APS-C e oferecer um ótimo custo-benefício.
Quer você escolha uma lente zoom ou uma lente prime (ou ambas), tenho certeza de que você aproveitará ao máximo suas câmeras Sony e-mount.
Deixe um comentário abaixo se tiver alguma dúvida e boas fotos!