>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Lentes da câmera

8 MELHORES Lentes Sony em 2022 | Revisões do E-Mount e FE


Após o recente lançamento de tantos corpos de câmeras sem espelho da Sony, achei apropriado escrever um resumo das melhores lentes da Sony disponíveis em 2022.

Tive a sorte de ter acesso a toda a gama de lentes nativas Sony e mount (obrigado Sony Australia!) e selecionei o que acredito serem as melhores opções para uso geral.





Uma das vantagens das câmeras sem espelho da Sony é a capacidade de usar quase qualquer lente de terceiros (por meio de uma montagem separada), permitindo que os fotógrafos aproveitem a tecnologia de câmera líder da classe da Sony com alguns dos melhores vidros do mundo.

Este resumo foi atualizado para incluir lentes Sony FE nativas para full frame, lentes Sony APS-C para sensor de corte e e a mais recente gama de lentes Sigma Art para a Sony.

Há claramente muitas opções para os atiradores da Sony em 2022. Então, sem mais delongas, aqui estão as melhores lentes da Sony.

Melhores lentes Sony em 2022



Imagem Produto Recursos
Sony 50mm f/1.4BEST ALL ROUND PRIME (FE OU E)
  • Incrível com pouca luz
  • Navalha afiada
  • Belo bokeh
  • Construção robusta
Sony 24-70mm f/2.8MELHOR ZOOM TOTAL (FE OU E)
  • Foco super rápido
  • Navalha afiada
  • Belo bokeh
  • Qualidade de imagem incrível]
Sony 70-200mm f/4BEST VALUE ZOOM (FE OU E)
  • Grande jogo de dinheiro
  • Leve
  • Navalha afiada
  • Ótimo para viagens
Sigma 30mm f/1.4BEST VALUE PRIME (E)
  • Incrível com pouca luz
  • Distância focal versátil
  • Navalha afiada
  • Pequeno e leve
Sony 20mm f/2.8BEST BUDGET PRIME (E)
  • Valor incrível
  • Ótimo para viagens
  • Luz de pena
  • Surpreendentemente nítido
Sony 18-105mm f/4BEST VALUE ZOOM (E)
  • Alcance focal versátil
  • Ótimo valor
  • Ótima qualidade de imagem
  • Ótimo para viagens
Sigma 16mm f/1.4BEST WIDE ANGLE PRIME (E)
  • Extremamente nítido
  • Ótima qualidade de imagem
  • Distância focal útil
  • Construção sólida
Sony 16-35mm f/2.8BEST WIDE ANGLE ZOOM (FE ou E)
  • Qualidade de imagem incrível
  • Distância focal versátil
  • Construção sólida
  • Navalha afiada
Sony 85mm f/1.8BEST VALUE PRIME (FE OU E)
  • Grande jogo de dinheiro
  • Leve
  • Foco rápido
  • Ótimo bokeh




1. Sony FE 55mm f/1.8 ZA Zeiss Sonnar T*




Compatibilidade: Full frame (FE) e sensor de corte (E)
Foco mínimo:
0,5 m
Diâmetro do filtro: 49 mm
Tamanho: 64,4 mm (diâmetro) x 70,5 mm (comprimento)
Peso: Aproximadamente. 281g

Clique aqui para obter o preço mais recente

Vamos começar esta revisão com uma das mais nítidas lentes já produzidas… desde 2013! Isso mesmo, a 55mm f/1.8 está ficando longa no dente…

Anunciado para complementar as primeiras câmeras mirrorless Sony A7 e A7R, a 55mm f/1.8 foi a combinação perfeita para esses dispositivos inovadores. Seu tamanho/peso combinava bem com os corpos menores, e a ótica impecável da Carl Zeiss aproveitou ao máximo o sensor de 36MP do A7R.

(Na verdade, incluímos essa lente em nosso artigo sobre as melhores lentes para câmeras Sony a7.)

Se você está procurando a lente mais nítida em uma distância focal útil e lisonjeira, é difícil superar a 55mm f/1.8. 55 mm pode parecer incomum, mas a diferença entre um campo de visão de 50 mm e 55 mm é pequena e algo com o qual você se acostumará rapidamente.

Quando montado em um corpo Sony APS-C (sensor de corte) como o Sony a6000, o campo de visão é convertido em 85 mm, uma distância focal clássica para fotógrafos de retratos, que buscam características faciais não distorcidas e lisonjeiras, beleza fora de foco áreas (separação de assunto) e um zoom de médio alcance que ainda não faz o espectador se sentir muito distante da imagem.

A Sony fabrica lentes de 50 mm 1/.8 para câmeras de montagem E e FE, mas essa 55 mm é mais rápida para foco automático e mais nítida, tornando definitivamente valer a despesa adicional se você planeja usá-lo muito.

O T* em seu nome completo (Sony FE 55mm f/1.8 ZA Zeiss Sonnar T*) refere-se ao revestimento antirreflexo da Zeiss, que melhora detalhes, contraste e clareza, principalmente sob luz forte.

Sony a7RII + 55mm f/1.8 | © Tony Gale

Tal como acontece com todas as lentes Zeiss, a qualidade de construção na 55mm f/1.8 é excelente, com um barril de metal e uma sensação sólida e de alta qualidade. Seu peso leve e tamanho reduzido a tornam uma lente perfeita para caminhadas quando montada em uma câmera sem espelho da Sony, tornando essa lente uma escolha extremamente popular entre os fotógrafos de rua.

Graças a um mecanismo de foco interno de alta velocidade, a 55mm f/1.8 oferece foco automático rápido, silencioso e preciso. Quando testado em minha a7R III e uma a6000, descobri que as velocidades de foco automático são tão rápidas quanto as lentes DSLR mais rápidas que possuo e muito mais rápidas do que as ofertas de 50 mm da Sony.

Quanto à qualidade de imagem, a 55mm f/1.8 oferece nitidez imagens tiradas com abertura total em f/1.8 ou paradas em aberturas menores - você pode esperar nitidez de ponta a ponta em todo o quadro e retenção de detalhes incrível .

Ampliar 100% em imagens tiradas com a 55mm f/1.8 conectada a uma a7R III de 42MP é impressionante – cílios individuais parecem fios em tiros na cabeça que preenchem a tela com os 55mm. Essa lente também é incrível para fotografia de arquitetura por esse motivo, embora em 55 mm você obviamente precise se afastar o suficiente para encaixar completamente o assunto da sua foto.

A queda de foco desses elementos em foco nítidos para o bokeh cremoso é gradual e sutil, e o bokeh em si é lindamente suave.

As cores são precisas e vibrantes, de modo que os fotógrafos JPEG que não querem gastar tempo atrás de um computador podem ter certeza de acertar a foto diretamente da câmera. A reprodução de cores obviamente também depende da câmera usada, mas pelo menos com a 55mm f/1.8 , você saberá que não é a lente que o decepciona!

Em suma, a 55mm f/1.8 é uma joia de lente para se ter na bolsa da câmera… ou mesmo no bolso da jaqueta, devido ao seu tamanho/peso reduzido. Acredito firmemente que pequenos corpos sem espelho devem ser combinados com lentes pequenas e leves, e isso é simplesmente um dos melhores .

Quer você seja um amante de lentes grande angulares ou prefira ampliar o seu assunto, o

55mm f/1.8 oferece uma distância focal versátil que é perfeita para fotografar retratos e oferece nitidez líder de classe e qualidade Zeiss de primeira classe. Altamente recomendado!
Por que você deve comprar Se você está procurando a lente mais nítida em uma distância focal útil e lisonjeira, é difícil vencer a Sony 55mm f/1.8.
Verifique o preço mais recente →

2. Sony E 35mm f/1.8 OSS




Compatibilidade: Sensor de corte (E) e quadro completo (FE)
Foco mínimo:
0,3 m
Diâmetro do filtro: 49 mm
Tamanho: 63 mm (diâmetro) x 45 mm (comprimento)
Peso: Aproximadamente. 154g

Clique aqui para obter o preço mais recente

Ainda no tópico de lentes pequenas e leves que combinam perfeitamente com câmeras sem espelho da Sony, a Sony 35mm f/1.8 merece um lugar de destaque nesta lista.

Na verdade, eu diria que é minha lente favorita para um corpo Sony com sensor de corte, como o a6000. Com metade do peso do corpo da câmera, é o complemento perfeito para os corpos finos do sensor Sony APS-C.

Em uma câmera sem espelho Sony com sensor recortado, essa lente fornecerá um campo de visão de aproximadamente 50 mm (52,5 mm), o que é ideal para toda uma gama de assuntos. 50 mm é uma distância focal popular uma vez que oferece uma visão sem distorções do mundo e pode ser lisonjeiro para retratos, sem fazer com que o assunto se sinta destacado como uma lente mais longa.

Embora o sensor APS-C da Sony faça um bom trabalho em sugar o máximo de luz possível, devido às limitações do tamanho menor do sensor, as imagens capturadas com pouca luz em ISOs mais altos podem se tornar bastante barulhentas. É por isso que ter uma lente ‘rápida’ com uma abertura grande (f/1.8) como a 35mm f/1.8 é uma grande ajuda.

Abrir sua abertura para f/1.8 pode significar a diferença entre uma imagem borrada (causada por uma velocidade do obturador muito lenta) e uma nítida (onde o uso de uma abertura maior permite uma velocidade do obturador mais rápida).

Sony a6000 + 35mm f/1.8 | © Rambo Estrada

Da mesma forma, pode significar a diferença entre uma imagem com ruído (onde é necessário um ISO mais alto para capturar luz suficiente) e uma imagem limpa (onde o uso de f/1.8 permite usar um ISO mais baixo).

O 'OSS' refere-se ao Optical Steady-Shot (estabilização de imagem), um recurso raro em lentes prime. Em combinação com a rápida abertura f/1.8, esta é outra razão pela qual a 35mm f/1.8 é tão boa para fotografar com pouca luz.

Além das vantagens de fotografar com pouca luz, a abertura maior da 35mm f/1.8 ajuda a separar o assunto, incentivando elementos nítidos em foco e elementos cremosos fora de foco.

Uma abertura de f / 1.8 também significa que você poderá obter a cobiçada "aparência de fundo desfocado" que realmente separa câmeras menores. Claro, o 'modo retrato' do seu smartphone pode fazer algo semelhante, mas o processo é muito mais lento com o telefone celular e sua IA sofisticada.

A nitidez é decente em f/1.8, mas parar a lente em f/4-f/8 realmente produz os melhores resultados, se capturar o máximo de detalhes for sua principal preocupação.

Devo dizer que a velocidade de foco automático da 35mm f/1.8 quando montada na Sony a6000 não foi incrível, especialmente quando o assunto estava fortemente iluminado. No entanto, na maioria das situações normais de luz do dia, a lente/câmera travava no assunto com rapidez suficiente e não era um problema.

No geral, a Sony 35mm f/1.8 é uma lente pequena versátil e divertida que é o complemento perfeito para um pequeno corpo sem espelho da Sony, com qualidade de imagem que simplesmente não é possível com a lente do kit que acompanha sua câmera.

Na minha opinião, é a melhor lente prime para proprietários de câmeras com sensor de corte da Sony que desejam uma configuração pequena e leve com excelente desempenho óptico - em muitos aspectos, é a combinação perfeita de câmera / lente de viagem.
Por que você deve comprar É uma pequena lente versátil e divertida que é o complemento perfeito para um pequeno corpo sem espelho da Sony.
Verifique o preço mais recente →

3. Sony FE 35mm f/1.4 Zeiss Distagon T*




Compatibilidade: Full frame (FE) e sensor de corte (E)
Foco mínimo:
0,3 m
Diâmetro do filtro: 72 mm
Tamanho: 78,5 mm (diâmetro) x 112 mm (comprimento)
Peso: Aproximadamente. 630g

Clique aqui para obter o preço mais recente

Ainda na distância focal clássica de 35mm, a Sony 35mm f/1.4 é minha recomendação para os fotógrafos full frame da Sony.

Fiquei em dúvida por um tempo se deveria incluir a excelente Sony FE 35mm f/2.8 aqui, mas percebi que meu amor por essa lente se devia principalmente ao seu tamanho e não ao seu desempenho óptico. Se a portabilidade é sua principal preocupação, o modelo f/2.8 é a melhor escolha, mas a lente que vou falar abaixo é muito melhor…

Vamos tirar o elefante da sala primeiro – a 35mm f/1.4 é uma lente cara. Embora mais barato do que os equivalentes Canon/Nikon em cerca de US$ 300 (veja o preço mais recente aqui), imagino que a maioria de seus proprietários sejam profissionais (como eu) ou amadores que valorizam muito o desempenho de imagem estelar.

A rápida lente principal de 35 mm é um estável da indústria de fotografia de casamento, em parte por sua capacidade de absorver mais luz ambiente quando os níveis de luz são baixos e em parte devido ao seu lindo bokeh. Eu tive várias iterações de uma lente 35mm ao longo dos meus anos fotografando DSLRs e, portanto, a 35mm f/1.4 foi uma escolha simples como a primeira lente a comprar com minha a7R III.

Em uma câmera full frame, 35mm é incrivelmente versátil. Fotógrafo de casamento ou não, 35mm permite que você caiba o suficiente no quadro para contar a história, ao mesmo tempo em que é igualmente adequado para fotografar um retrato solo, uma foto de grupo, uma imagem de paisagem ou qualquer outra coisa.

Sony a7RIII + 35mm f/1.4 FE | © Fotografia Chapéu de Ouro

Adicione f/1.4 para uma bela separação de assunto e um desempenho incrível com pouca luz, e você terá praticamente a melhor lente prime para atiradores da Sony.

Uma desvantagem das lentes f/1.4 em geral é o tamanho/peso. As ofertas da Canon e da Nikon estão no topo das escalas em cerca de 600 g (21,2 onças), e esta da Sony não é diferente, em 630 g (22,22 onças).

No entanto, é um pouco menor e emparelhado com um corpo Sony A7 ou A9, na verdade é muito bom - o estreitamento da lente onde encontra o corpo da câmera cria um espaço confortável para os dedos da mão que não está segurando a câmera descansar.

Embora você possa usar a 35mm f / 1.4 em um corpo de sensor de corte como o Sony a6500, eu definitivamente recomendo segurar a configuração da câmera + lente antes de fazer sua compra - o tamanho / peso da lente dominará a câmera, então pode sentir bastante estranho. Existem fotógrafos que fazem essa combinação funcionar bem, no entanto.

A qualidade de construção é excelente, como seria de esperar de uma lente Zeiss. Eu não gostaria de largá-lo (obviamente!), mas estou bastante confiante de que sobreviveria à queda se eu o fizesse. Não tenho certeza se meus dedos dos pés iriam, no entanto.

Um toque agradável é o anel de abertura que permite que os ajustes de abertura sejam feitos na lente. Prefiro atribuir o disco de comando da câmera para controlar a abertura, mas para os fãs de telêmetros ou filmadores, usar a outra mão para ajustar a abertura pode ser conveniente. Você também pode escolher entre um clique tátil ou um rolo suave e sedoso ao girar o anel de abertura.

Sony a7RIII + 35mm f/1.4 FE | © Fotografia Chapéu de Ouro

O bokeh produzido pela 35mm f/1.4 é simplesmente incrível. Vindo da Nikon 35mm f/1.4G (incluída neste melhor conjunto de lentes Nikon), notei uma semelhança na transição suave de elementos em foco para fora de foco, o que dá às imagens uma espécie de personalidade etérea.

Se você precisar transformar fundos feios em mingau ou quiser dar aos assuntos mais 3 dimensionalidade, esta lente de 35 mm é imbatível na linha de lentes full frame da Sony.

O desempenho do foco automático é tão bom quanto qualquer equivalente DSLR com o qual fotografei. Obviamente, a velocidade de AF depende em grande parte da própria câmera, mas emparelhada com qualquer câmera full frame sem espelho da Sony, estou confiante de que você não ficará desapontado.

Sony a7RIII + 35mm f/1.4 FE | © Fotografia Chapéu de Ouro

O 'Distagon' em seu nome completo (Sony FE 35mm f/1.4 Zeiss Distagon T*) refere-se a um design de lente que ajuda a reduzir a distorção. Embora a ligeira distorção do barril ainda seja aparente, não há com o que se preocupar e é facilmente corrigida na importação para o Lightroom.

Uma área onde a 35mm f/1.4 supera o desempenho os equivalentes da Nikon e da Canon é a nitidez. Mesmo aberto, o centro é impressionantemente nítido , com os detalhes da imagem retidos até as bordas do quadro.

Costumo fotografar retratos em f/2, apenas para me dar um pouco de margem em caso de foco perdido. F/2 na 35mm f/1.4 parece ser o ponto ideal em termos de nitidez central e combinado com o belo bokeh, esse agradável 'efeito 3D' é realmente aumentado.

Eu poderia continuar falando sobre essa lente, mas para encurtar a história, a 35mm f/1.4 me deixou confiante de que minha mudança da Nikon para a Sony para o meu trabalho de fotografia de casamento foi sábia.

É minha 'lente de dinheiro', um verdadeiro cavalo de batalha que oferece imagens de ótima aparência repetidamente e me permite fotografar quase na escuridão sem flash. Altamente recomendado!
Por que você deve comprar Um cavalo de batalha real que oferece imagens de ótima aparência repetidamente e permite que você fotografe quase na escuridão sem flash.
Verifique o preço mais recente →

4. Sony FE 28mm f/2




Compatibilidade: Full frame (FE) e sensor de corte (E)
Foco mínimo:
0,29 m
Diâmetro do filtro: 49 mm
Tamanho: 64 mm (diâmetro) x 60 mm (comprimento)
Peso: Aproximadamente. 200g

Clique aqui para obter o preço mais recente

Junto com a já mencionada 35mm, a Sony 28mm f/2 foi a segunda de 3 lentes que comprei quando troquei da Nikon pela Sony este ano.

Com apenas 200 g e um tamanho verdadeiramente de bolso, imaginei que esta seria a minha 'lente do dia-a-dia' para uso não profissional, ou a lente que eu colocaria no meu novo a7 III ao viajar. Na verdade, acabou sendo muito mais do que isso…

A 28mm f/2 é atualmente a mais acessível Lente principal Sony FE (veja o preço mais recente aqui) e uma pechincha absoluta quando comparado com lentes grande angulares de calibre similar de outros fabricantes.

28mm é uma distância focal um tanto incomum, e é certo que demorei um pouco para me acostumar. Eu não sou fã de fotografar extensivamente com 24mm, então estava preocupado que 28mm fosse muito largo, mas na verdade não é muito assustador.

28mm permite que você se aproxime da ação, enquanto ainda fornece ‘espaço’ suficiente no quadro para contar a história através do plano de fundo ou de outros elementos de primeiro plano.

Sony a7RIII + 28mm f/2 FE | © Fotografia Chapéu de Ouro

A Sony 28mm f/2 também é popular em corpos de montagem Sony E, oferecendo um campo de visão de 42mm. Devido ao seu tamanho pequeno, é ótimo quando conectado aos corpos do sensor de corte da Sony e faz uma divertida lente de passeio.

Acho que muitos proprietários de câmeras full frame da Sony também possuem câmeras compactas com sensor de corte. Ao investir em lentes FE leves da Sony, como esta 28mm, é fácil usar a mesma lente no corpo menor do sensor de corte e aproveitar a qualidade de imagem inerente ao vidro FE.

Uma vantagem única da 28mm f/2, é que a Sony também produz dois conversores práticos que podem alterar a distância focal da lente – este que a torna 21mm; e outro que o torna um olho de peixe de 16mm!

Embora esta seja uma maneira econômica de criar 3 distâncias focais, também deve ser observado que usar conversores dessa maneira diminui a quantidade de luz que podem entrar na lente – esses conversores alteram f/2 para f/2.8 e f/3.5 respectivamente, embora com boa luz ou ao usar um tripé, isso não será um problema.

Sony a9 + 28mm f/2 | © Tyler Short

Por ser uma lente tão leve, o desempenho do foco automático na 28mm f/2 é silencioso e rápido como um raio. Emparelhado com os corpos da série Sony a7 ou a9 que oferecem disparo silencioso, você pode focar e fotografar sem ruído.

O disparo silencioso é útil em várias situações, mas meu lugar favorito para usar lentes grande angulares leves como a 28mm f/2 é na pista de dança.

No final de um longo dia de casamento, a última coisa que quero colocar na frente da minha câmera é uma lente grande e pesada como uma 24-70, e 28mm permite que você fique preso na ação louca da pista de dança, fazendo com que o espectador se sinta verdadeiramente imerso.

Quanto à qualidade da imagem, a 28mm f/2 é nítida e contrastante em toda a faixa de abertura. A distorção é mínima, mas isso provavelmente se deve aos corpos sem espelho da Sony que corrigem a maioria das distorções na câmera.

Sony a7RIII + 28mm f/2 FE | © Fotografia Chapéu de Ouro

Fiquei agradavelmente surpreso com quanto bokeh pode ser produzido em f/2 com essa lente. As lentes grande angular não podem criar muitos elementos fora de foco, a menos que você se aproxime muito do assunto, mas quando o faz, a Sony 28mm f/2 faz um ótimo trabalho ao criar a separação do assunto.

Por esta razão, esta pequena lente que eu assumi que seria relegada a fotos de meus filhos em férias, na verdade, é muito útil ao fotografar profissionalmente. O campo de visão de 28 mm realmente incentiva você a se aproximar para uma sensação de imersão, e f/2 pode ajudar a direcionar o olhar do espectador desfocando o primeiro plano e/ou o fundo.

Se você acabou de estourar seu orçamento em uma nova câmera mirrorless full frame da Sony e só pode economizar em uma lente, a 28mm f/2 seria minha recomendação. Faz com que a câmera seja um prazer de segurar, tem excelente qualidade de imagem e não vai quebrar o banco. Altamente recomendado!
Por que você deve comprá-la torna a câmera agradável de segurar, tem excelente qualidade de imagem e não vai quebrar o banco.
Verifique o preço mais recente →


5. Sony FE 16-35mm f/2.8 GM




Compatibilidade: Full frame (FE) e sensor de corte (E)
Foco mínimo:
0,28 m
Diâmetro do filtro: 82 mm
Tamanho: 88,5 mm (diâmetro) x 121,6 mm (comprimento)
Peso: Aproximadamente. 680g

Clique aqui para obter o preço mais recente

Se você está procurando a melhor lente zoom grande angular disponível para câmeras sem espelho full frame da Sony, não procure mais, a Sony 16-35mm f/2.8 GM. Estarei enviando algumas fotos de amostra que tirei em Tóquio em breve, mas enquanto isso, leia sobre essa lente incrível.

Os donos da Sony 16-35mm f/4 Zeiss OSS podem não querer ler mais, mas deixe-me dizer isso antes de ir mais fundo – a versão Zeiss é menor, mais leve, mais barata e pode oferecer resultados excelentes.

No entanto, ainda não é tão bom quanto a versão Sony GM :-)


GM significa 'G Master' - as lentes premium da Sony e mount, semelhantes à série L da Canon. Confira o vídeo abaixo para ver os recursos que colocam as lentes GM um passo acima de todas as outras do catálogo de lentes da Sony.

A maioria das vantagens das lentes G Master sobre as lentes normais da Sony, ou mesmo as lentes Zeiss, são reconhecidamente um pouco difíceis de quantificar pelo fotógrafo médio. Afinal, é difícil diferenciar entre muito bom e ótimo, quando a qualidade da lente já é mais do que a maioria de nós jamais precisará.

Dito isso, depois de passar um dia fotografando com a 16-35mm f/4 Zeiss e esta Sony 16-35mm f/2.8 GM, estou convencido de que esta última vale o custo extra.

Não quero gastar muito tempo tentando comparar essas duas lentes excelentes, pois nenhuma delas é a escolha “certa”. Vamos apenas dizer que se nitidez, clareza e desempenho/capacidade de desfocar o fundo são mais importantes para você, continue lendo;-)

16-35mm é um alcance focal extremamente útil para todos os tipos de fotógrafo. 16 mm em uma câmera full frame oferece um amplo campo de visão, perfeito para tudo, desde amplas vistas panorâmicas até retratos ambientais (desde que o assunto esteja distante da câmera e não colocado na borda do quadro!)

35mm também é uma ótima distância focal como discutido anteriormente, mas a vantagem dessa lente não é poder fotografar em 16mm ou 35mm, mas sim ter a flexibilidade de alterar o campo de visão entre essas duas distâncias.

Você não compra a Sony 16-35mm f/2.8 como um substituto para sua lente principal de 35mm.

16-35mm também se tornou popular entre os fotógrafos de casamento, principalmente na pista de dança de todos os lugares. 16mm permite que alguns momentos loucos sejam capturados, e a versatilidade de diminuir o zoom para 35mm permite que você capture um ângulo mais amplo para quando a ação se tornar mais variada.

Pesando 680g, este é um pesado lente, semelhante em proporções à 35mm f/1.4 descrita acima. Fiquei agradavelmente surpreso que é muito mais leve que o equivalente da Nikon (por 320g), e também a versão da Canon (por 110g).

Como seria de esperar do preço de uma lente G Master, a qualidade da imagem da Sony 16-35mm f/2.8 é nada menos que incrível . Fotografada com abertura total em f/2.8, as imagens são nítidas , e esse nível de detalhe permanece em toda a sua faixa focal.

Se você conseguir se aproximar o suficiente do assunto, o bokeh exibido pela Sony 16-35mm f/2.8 é suave e cremoso, embora para realmente maximizar o efeito, você precisará fotografar em 35mm.

O site de espionagem de pixel DXOMark o nomeou o zoom grande angular mais bem avaliado , com uma pontuação de nitidez que explodiu as versões Canon/Nikon para fora da água.

Se você está procurando uma lente zoom grande angular com a melhor qualidade de imagem e pode justificar o preço, simplesmente não há opção melhor do que a Sony 16-35mm f/2.8. A versão f/4 Zeiss é uma alternativa acessível e tentadora, mas você ficará imaginando como sua imagem poderia ter ficado melhor…!
Por que você deve comprar Uma lente zoom grande angular com a melhor qualidade de imagem e pode justificar o preço.
Verifique o preço mais recente →

6. Sony FE 24-70mm f/2.8 GM




Compatibilidade: Full frame (FE) e sensor de corte (E)
Foco mínimo:
0,38 m
Diâmetro do filtro: 82 mm
Tamanho: 87,6 mm (diâmetro) x 136 mm (comprimento)
Peso: Aproximadamente. 886g

Clique aqui para obter o preço mais recente

Se você deseja uma lente que possa lidar com praticamente qualquer cenário de filmagem e produza imagens claras, vibrantes e nítidas com detalhes incríveis, a Sony 24-70mm f/2.8 deve estar no topo da sua lista de desejos.

Vamos começar com as más notícias – esta é uma caro lente. Se você vem da Nikon ou da Canon, estará acostumado com o alto preço dos zooms f/2.8, o preço é mais facilmente justificado - há muita engenharia maluca para produzir uma lente de abertura fixa desse calibre .

Você pode ver o preço mais recente desta lente zoom de médio alcance da Sony aqui. Agora que você superou esse choque inicial, por que diabos estou recomendando um vidro tão caro em um ajuntamento que deveria atender o fotógrafo médio?!

Simples – porque é o melhor . Sim, há uma versão f/4 Zeiss e até uma 28-70mm f/3.5-5.6 da Sony também… mas todas elas superadas pela 24-70mm f/2.8.

Lembra quando todo mundo começou a usar lentes prime porque eram mais nítidas e de melhor qualidade do que as lentes zoom? Bem, esses dias não são mais – a 24-70mm f/2.8 é tão nítida quanto qualquer lente principal da Sony com a qual já fotografei – está lá em cima com a Sony 55mm que discutimos anteriormente, e tudo isso de uma lente que pode levá-lo de grande angular a retrato em uma torção!

Sony a7RII + 24-70mm f/2.8 | © Tony Gale

Se você nunca fotografou com uma lente de 24-70 mm antes, será um deleite . Eu chamo isso de 'lente preguiçosa', pois você pode literalmente fotografar um casamento inteiro com uma, mal movendo os pés o dia todo!

24 mm é largo o suficiente para capturar toda a igreja ou aquela paisagem épica, e 70 mm oferece compressão bonita para um retrato de noiva.

f/2.8 costumava ser considerado abaixo da média para fotografia com pouca luz, mas com os altos recursos de ISO das câmeras full frame atualmente, é mais do que adequado .

Além disso, fotografar perto da extremidade de 70 mm da faixa focal em f/2.8 produz um bokeh cremoso que transforma elementos de foco em mush – muito útil para fundos feios em casamentos, por exemplo.

Em f/2.8, a 24-70mm f/2.8 é impressionantemente nítida no centro do quadro em toda a faixa focal. Em f/4, a nitidez melhora, mas convenhamos – você vai filmar esse bad boy aberto na maioria das vezes, então é bom saber que funciona bem assim!

Um pequeno problema que notei foi o efeito fantasma ao fotografar em direção ao sol – essa é uma área onde o vidro revestido da 24-70mm f/4 Zeiss é superior, mas não considero isso um grande problema. Imperfeições como essa adicionam um certo caráter ao reflexo da lente, com uma certa imprevisibilidade com a qual é divertido brincar.

Sony a7RII + 24-70mm f/2.8 | © C-Gee Photography

A qualidade do bokeh é realmente ótima, com destaques redondos e limpos em toda a distância focal, graças às 9 lâminas de abertura arredondadas. Contanto que você se aproxime o suficiente do assunto, você pode obter um bokeh impressionante mesmo em 24mm.

Com o sol nas costas, as imagens da 24-70mm f/2.8 são vívidas, nítidas, contrastantes e extremamente nítidas . A distorção é típica para uma lente de 24-70 mm, com distorção de barril pronunciada em 24 mm, embora seja facilmente corrigida no Lightroom.

Se você vem de outro sistema de câmera, investir em dois corpos full frame sem espelho da Sony e várias lentes pode estar fora do seu orçamento. Investir em um corpo e apenas na 24-70mm f/2.8 significa que você terá todas as suas distâncias focais cobertas e pode significar uma entrada mais prática no mundo da Sony para uso profissional.

A flexibilidade da 24-70mm precisa ser experimentada por todos os fotógrafos de gênero – se você já se perguntou qual distância focal é boa para fotografia de alimentos, por exemplo, aqui está sua resposta!

Contanto que você não se importe com o peso desta lente, eu realmente não consigo encontrar nenhuma razão para não recomendá-la a qualquer tipo de câmera full frame da Sony. É uma lente cara, mas pode ser a única lente que você precisa.
Por que você deve comprar Com o sol às suas costas, as imagens da Sony 24-70mm f/2.8 são vívidas, nítidas, contrastantes e extremamente nítidas. Pode ser a única lente que você precisa.
Verifique o preço mais recente →


7. Sony FE 85mm f/1.8




Compatibilidade: Full frame (FE) e sensor de corte (E)
Foco mínimo:
0,8 m
Diâmetro do filtro: 67 mm
Tamanho: 78 mm (diâmetro) x 82 mm (comprimento)
Peso: Aproximadamente. 371g

Clique aqui para obter o preço mais recente

Lembra que eu mencionei que comprei 3 lentes quando mudei da Nikon para a Sony? Bom, essa Sony 85mm f/1.8 foi a terceira lente que eu escolhi.

Para dar um pouco de fundo, eu costumava fotografar com duas Nikon D750s, com lentes 35mm e 85mm f/1.4 (veja meu equipamento aqui). Adoro o visual das imagens tiradas em f/1.4, mas senti que poderia facilmente me virar com f/1.8 – a troca na capacidade de captação de luz valeu a pena pela redução de tamanho/peso e preço.

Você pode verificar o preço atual desta lente aqui - você apreciará o fato de que ela é mais de US$ 1.200 mais barata que a oferta f/1.4 G Master da Sony e cerca de US$ 700 a menos que a versão f/1.8 Zeiss Batis.

Sony a7RIII + 85mm f/1.8 | © Fotografia Chapéu de Ouro

Então, quando mudei para a Sony, optei pela 85mm f/1.8 e não olhei para trás. (Se tivesse uma f/1.8 35mm, eu também teria!)

Com a compressão em 85mm, acho que o bokeh em f/1.4 é quase muito Muito de. For all you Canon 85mm f/1.2L shooters, shooting wide open with that lens is like cheating – you can turn pretty much any background to a complete mushy creamy mess!

f/1.8 on an 85mm lens looks great to me, and at only 371 g, it’s the perfect complement to a lightweight Sony mirrorless body.

Sony a7RIII + 85mm f/1.8 | © Gold Hat Photography

Even on an APS-C sensor body like the Sony A6500, the 85mm f/1.8 feels good, although 127.5mm as a focal length (with the crop sensor conversion) is admittedly a little less versatile.

Build quality is decent, although not the all-metal tank-like build you’ll see with G Master or Zeiss lenses. The barrel is made from sturdy plastic, and the mount and filter thread are metal. I actually prefer this construction over an all-metal lens, since they’re just so much lighter .

A nice touch is a ‘focus-hold’ button on the side of the lens, which can be customised to control various other functions – I have mine set to control Eye AF.

As for image quality, this is another f/1.8 Sony lens that really excels with its sharpness. As with the 55mm f/1.8 we discussed earlier, the 85mm f/1.8 achieves incredible amounts of detail – zooming in 100% with the Sony A7R III files is mind-blowing.

Sony a7RIII + 85mm f/1.8 | © Gold Hat Photography

DXO Mark compared the Sony 85mm f/1.8 with the other Sony/Zeiss 85mm variants and found it to be the sharpest of the bunch. It also exhibits very little distortion.

The images I’ve shot professionally with the Sony 85mm f/1.8 look fantastic at f/1.8, but to me, the lens really excels when stopped down to f/4~f/5.6, where images become even more contrasty and sharp, almost leaping off the screen.

If you’re coming from another camera system and have always used f/1.4 lenses, give the 85mm f/1.8 a shot before sinking your cash into other options. With the incredible high ISO performance of Sony full frame cameras, you won’t miss the 2/3 of a stop when the sun falls, and you won’t miss it even if you’re a bokeh-whore!

For this price, I recommend the 85mm f/1.8 for any photographer who needs a versatile portrait focal length at a good price, which complements the size of a Sony mirrorless camera.
Why You Should Buy For any photographer who needs a versatile portrait focal length at a good price, which complements the size of a Sony mirrorless camera.
Check Latest Price →

8. Sony 24mm E f/1.8 Sonnar T* ZA




Compatibility: Crop Sensor (E) &Full frame (FE)
Minimum Focus:
0.16 m
Filter Diameter: 49 mm
Size: 63 mm (diameter) x 65.5 mm (length)
Weight: Aproximadamente. 225 g

Click here for the latest price

I’ll finish this roundup with a little bit of a controversial choice. There’s no doubt that this Sony 24mm f/1.8 is the best standard wide angle lens available for crop sensor Sony E mount cameras, but its price definitely isn’t for everyone.

I think it’s a fair assumption to say that the majority of professionals use full frame cameras, given the choice. Fujifilm shooters are ‘limited’ to APS-C or Medium Format, but Sony shooters can decide between crop sensor and full frame.. and most pros choose full frame.

So it’s also a fair assumption to say that if your primary body is a crop sensor Sony, you’re not earning money via photography. See where I’m going here?

So for a crop sensor prime lens such as the 24mm f/1.8 to cost almost as much as the camera itself (see latest price here), you’re going to ruffle some feathers amongst hobbyists!

Sony NEX 7 + 24mm f/1.8 | © Alan Chen Photography

However, I believe that whatever your profession and whatever the camera you own, it’s always a good decision to invest in the best possible lens you can afford… and in this case, that’s the Sony 24mm f/1.8.

So what are you getting for your money? Well first off, attaching this lens to your Sony crop sensor body transforms it into a 35mm equivalent focal length with a fast f/1.8 aperture.

35mm is ideal as a walkaround lens, wise enough for landscapes or architecture and still good for an environmental portrait.

The size and weight balances nicely on the Sony a6XXX series bodies. Build quality is all-metal as to be expected from Carl Zeiss, and it’s a huge step-up from the plasticky kit lens.

As for image quality, the 24mm f/1.8 is impressively sharp right across the frame, especially when stopped down to f/4. At f/1.8 there’s slight corner softness, but nothing that distracts, and if you get close to your subject, you’re rewarded with some beautiful bokeh thanks to 7 rounded diaphragm blades.

It’s fair to say that any of the Sony products with the word ‘Zeiss’ on the side really excel in image quality, especially the fast primes such as this one.

Sony a6000 + 24mm f/1.8 | © Duy Nhât Phan

Colour rendition is excellent with the Sony 24mm f/1.8, and images are clear, vibrant and contrasty, but this obviously depends too on the camera used. On the Sony a6000 I used for testing, autofocus speeds were excellent, and JPEGs looked great straight out of camera.

If you own a Sony crop sensor body and crave the advantages and flexibility of using a ‘real’ 35mm lens (as opposed to one that’s labeled ’35mm’, but converts to around 50mm on APS-C), the 24mm f/1.8 is simply the best lens you can buy.

If you want to get the most out of every megapixel in your Sony a6XXX body, investing in premium Zeiss optics will really open your eyes, especially if you’re used to variable aperture zoom lenses, such as the ones that typically come bundled with cameras. Altamente recomendado!
Why You Should Buy The best standard wide-angle lens available for crop sensor Sony E mount cameras.
Check Latest Price →

Quick Summary Buyer’s Guide




With several lens manufacturers catering to the Sony E mount, as well as Sony’s own amazing lens lineup, you can’t help feeling a bit overwhelmed by choice!

Many photographers come to Sony from Nikon or Canon, so their first question is whether they can still use their existing non-native lenses on their new Sony body.

Using Canon lenses on a Sony body is definitely possible via adapters like these, and it’s fun to experiment with other 3rd party lenses too, but I always recommend using a native lens where possible.

Based on the past few months I’ve had testing a selection of the lenses, these are the ones that I’ve chosen as a solid base for any Sony full frame or cropped sensor E-mount camera owner.

Remember that FE lenses can be used on all Sony mirrorless cameras (at a 1.5* focal length multiplication). And of course Sony E lenses can be used with Sony Full Frame cameras with a noticeable crop.

If you want to know what lenses to buy for your Sony camera first , this quick summary should help:

If you’re looking for an affordable, fun and tiny prime lens for your Sony APS-C sensor (E mount) camera, the Sony 20mm f/2.8 is my pick.

Small and light as a lens cap, you can blur the background on the cheap, and the image quality is surprisingly good too.

If you want to step up the image quality considerably on your a6xxx series camera, the Sigma 30mm f/1.4 is a good bet – that fast maximum aperture will deliver great bokeh, and get you out of trouble in low-light too.

As for FE mount (full frame) Sony cameras, my favourite prime is the Sony 35mm f/1.4 which I reviewed below. However, I decided to include the Sony 50mm f/1.4 in the table above, since 50mm seems to be a more popular focal length for many photographers. Both are outstanding lenses.

For zooms, the f/2.8 G Master lenses are the cream of the crop, whether you own FE or E mount. If you’ve got the bucks, the Sony 16-35mm f/2.8, 24-70mm f/2.8 and 70-200mm f/2.8 a.k.a. the ‘holy trinity’, are unbeatable in quality.

However, for half the price, I’d recommend you check out the f/4 variants too. Unless you’re shooting in low-light all the time, f/4 plus image stabilization and Sony’s excellent high ISO capabilities may be all you need.

The Sony 70-200mm f/4, for instance, is great value for money, and perfect for both Sony crop sensor or full frame cameras (it becomes a 105-300mm equivalent on APS-C).

One other lens recommendation is the Sony 85mm f/1.8, which is a lightweight, affordable prime lens that’s perfect for portraits, delivering sharp, contrasty images with beautiful out-of-focus areas.

On a Sony e mount camera like the a6000, it’ll become a 142mm lens, also great for portrait photography.

How to Read a Sony Lens


Before we dive headfirst into the Sony lens reviews, it’s important to understand what all the letters in the lens name mean.

Here’s an example of a lens that’s quite a mouthful:

Sony lens naming conventions can be a little confusing…

The above lens is the Sony FE 70-200mm f/4 G OSS. Let’s break those words and abbreviations down:
  1. FE – any lens that covers a 35mm sized sensor (designed for use on Sony’s full frame mirrorless cameras)
  2. 70-200mm – the focal length
  3. f/4 – the maximum aperture range
  4. G – ‘Gold’ lenses are Sony’s highest quality professional-grade lenses
  5. OSS – ‘Optical SteadyShot’ is Sony’s in-built lens image stabilization

Other Sony lens abbreviations you may see include:
  • ZA – ‘Zeiss Alpha’, or any Sony lens featuring Carl Zeiss
  • SSM – ‘SuperSonic Motor’ is for extremely fast and silent Autofocus
  • SAM – ‘Smooth Autofocus Motor’, usually seem on Sony’s lower-end lenses
  • ED – ‘Extra-low Dispersion’ glass elements designed to reduce chromatic aberrations
  • SAL – ‘Sony Autofocus Lens’
  • DT – ‘Digital Technology’, refering to lenses that are designed for Sony APS-C sensor cameras
  • SEL – Sony autofocus lenses designed for E-mount

In the reviews below, I’ve removed the superfluous lettering after the main elements of each lens name in the interests of simplicity – feel free to click through to each lens on Amazon to see the entire lens name.

More Sony Lens Reviews


I’ve selected the lenses above based on my own personal experience (thanks Sony USA/Australia/Japan for the loans!)

The cameras used for testing were the full frame a7R III (reviewed here), the a7 III (reviewed here), and the crop sensor a6000 (reviewed here).

Be sure to check out this guide to the best lenses for the Sony a6000 for some more Sony e mount lens recommendations for the crop sensor format, and my guide to the best Sony accessories for what I’m currently using with my Sony cameras.

Also, this guide to the best lenses for Sony a6400 shooters should be useful too.

Sony FE vs E Mount Lens FAQ


It’s important to understand the difference between Sony FE and Sony E-mount lenses (we’ve ignored Sony A mount lenses in this review, which are for Sony’s non-mirrorless range of cameras).

FE refers to a lens designed to cover a Sony full frame (35mm) sensor. Since APS-C sensors are smaller, the FE lenses can also be used on the Sony APS-C sensor range (also known as NEX), albeit at a 1.5x focal length and maximum aperture multiplication.

Lenses labelled ‘E’ can still be used on FE-mount cameras (a7 and a9 series), however, the image will be cropped due to the design of the lens.

When you mount Sony APS-C (E) E-mount lenses to most Sony full-frame cameras, the camera switches to APS-C mode and reduce the resolution and frame size accordingly.

Perguntas frequentes


Will Sony FE lenses work on a6000, a6300, a6400 &a6500 bodies?

Yes, at a 1.5x focal length and maximum aperture multiplication. All FE lenses are compatible with the Sony a6000 series and all other Sony e-mount crop sensor cameras.

This means you can own a Sony a7 or a9 series camera and share the lenses with your Sony a6500, Sony a6300, Sony a6400 or whatever other Sony APS-C sensor camera.

[Related:Sony a6300 lens guide,]

Is Sony NEX an E Mount?

Yes it is. NEX stands for “New E-Mount eXperience”, with the branding no longer used on newer Sony cameras.

Does Sony a7 &a9 use E Mount lenses?

The Sony a7 and Sony a9 series are full frame mirrorless cameras, so the FE range of lenses is the best fit. You can mount Sony APS-C (E) E-mount lenses to Sony full-frame cameras – the camera will switch to APS-C mode and reduce the resolution and frame size.

What’s the difference between Sony E Mount and A Mount?

Left:Sony A mount | Right:Sony E mount

Sony A Mount lenses are designed for Sony Unique Translucent Mirror type camera bodies (the Sony α system).

Sony E Mount lenses are designed for Sony mirrorless camera bodies.

Do all Sony Alpha lenses fit on all Sony cameras?

No. The E-mount is used on the Sony mirrorless camera system (Alpha 7, 6000, 500o and NEX series cameras).

The A-mount is used on Sony Unique Translucent Mirror (essentially DSLR) cameras.

Both Sony E and FE lenses can be used on E mount cameras. When you mount Sony APS-C (E) E-mount lenses to Sony full-frame cameras – the camera will switch to APS-C mode and reduce the resolution and frame size.

Palavras Finais


This is the list of lenses I’d provide any friend who’d just invested in a Sony full frame or crop sensor body.

It’s by no means an exhaustive list since every photographer’s needs are different.

However, I believe that this roundup provides a solid selection of all-round lenses that give the best bang for the buck, or simply provide the absolute best image quality at a given focal length.

I’m interested to hear if you agree or disagree with any of my choices, so please feel free to leave a comment below to continue the discussion. As mentioned previously, I’d also like to hear about your favourite 3rd party lenses which you use mount on Sony camera bodies.