>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Lentes da câmera

Melhores lentes de arte Sigma


Durante anos, a Sigma tem sido um dos melhores desenvolvedores de lentes de terceiros para fotógrafos com orçamento limitado. Agora, porém, a Sigma está entrando nas grandes ligas com sua série de arte de nível profissional.

De lentes de zoom a primes, a Sigma realmente melhorou seu jogo nos últimos anos e agora há mais opções do que nunca.

É por isso que reunimos este melhor guia de lentes Sigma. É curta e doce, mas cada lente nesta lista realmente provou ser de alto desempenho a um ótimo preço.

Não importa se você fotografa com Canon, Nikon, Sony, Pentax ou Leica, provavelmente há uma ótima lente Sigma para você.

Vamos dar uma olhada.

Melhores lentes Sigma em 2022

Imagem Produto Recursos
Sigma 24-70mm f/2.8 NOSSA ESCOLHA Nº 1
  • Navalha afiada
  • Construção sólida
  • Foco rápido
  • Distância focal versátil
Sigma 18-35mm f/1.8 ÓTIMO VALOR
  • Focagem automática silenciosa
  • Grande jogo de dinheiro
  • Extremamente ampla 1,8 abertura máxima
  • Construção robusta
Sigma 50mm f/1.4 MELHOR PARA FOTOGRAFIA DE RUA
  • Ultra nítido
  • Resistente a intempéries
  • Construção robusta
  • Belo bokeh
Sigma 35mm f/1.4 MELHOR PARA PROS
  • Ótima qualidade de imagem
  • Construção sólida
  • Belo bokeh
  • Focagem automática super rápida
Sigma 10-20mm f/3.5 MAIS ACESSÍVEL
  • Pequeno e leve
  • Surpreendentemente nítido
  • Ótimo valor
  • Construção robusta

*Os botões direcionam para a versão Canon de cada lente – veja os comentários abaixo para links para outras marcas.

1. Arte Sigma 24-70mm f/2.8 DG HSM


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Verifique os preços mais recentes para: Cânone | Niko | Sony

Se você está procurando uma lente zoom de perto que tenha qualidade profissional, mas seja muito mais acessível do que seus concorrentes, você vai querer conferir a lente Sigma 24-70mm f/2.8 DG Art.

A Sigma 24-70mm f/2.8 atinge esse ponto ideal de alcance focal, sendo ampla o suficiente para fotos de paisagens e interiores, mas estreita o suficiente para obter alguns retratos de alta qualidade.

A abertura máxima constante de f/2.8 e a estabilização de imagem permitem que você trabalhe na mão com pouca luz. Na extremidade telefoto da faixa focal, o alto brilho cria um excelente desfoque de fundo.

Por dentro, a Sigma 24-70mm f/2.8 tem três elementos SLD e quatro elementos asféricos. Isso reduz a distorção e as franjas de cores, além de ajudar a limitar as aberrações esféricas e cromáticas.

A Sigma também aplicou um revestimento super multicamadas para suprimir reflexos de lente e fantasmas. Há também um revestimento protetor adicional no elemento frontal.

Como em todas as lentes Sigma Art, a construção da 24-70mm f/2.8 é de nível profissional. Possui vedação contra intempéries, construção quase toda em metal e, onde não é de metal, é construído a partir de um material composto termicamente estável, que permite fotografar em uma ampla variedade de temperaturas.

Muitos profissionais confiam em sua 24-70mm para uma grande parte de seu fluxo de trabalho e geralmente evitam lentes de terceiros pensando que não aguentam. A qualidade de construção desta lente Sigma, no entanto, é definitivamente construída para atender às demandas de um fluxo de trabalho profissional, especialmente em termos de usabilidade e durabilidade.

Como as outras lentes Art, a Sigma 24-70mm f/2.8 também inclui o motor hipersônico (HSM) da marca Sigma. Isso torna o foco automático quase silencioso. Ele também tem uma substituição manual em tempo integral.

O foco automático geralmente é rápido e preciso e pode ser discado ainda mais perfeitamente quando ajustado com o dock USB da Sigma.

A qualidade da imagem mantém-se, especialmente pelo seu preço. As cores saem brilhantes e bem contrastantes. O bokeh é particularmente bom, especialmente considerando que esta é uma lente f/2.8.

No geral, a nitidez é o que você esperaria de uma lente zoom de nível profissional. (Obviamente, não corresponderá ao que uma lente prime pode fazer.) A nitidez no centro é consistente em toda a sua faixa de zoom, mesmo em abertura máxima de f/2.8.

Se você é alguém que se concentra no centro e depois recompõe, pode acabar com cantos levemente suaves enquanto está bem aberto (devido à curvatura do campo). Se você se concentrar nos cantos, no entanto, o problema desaparece.

Há muito pouca distorção e o que existe pode ser facilmente gerenciado na postagem. Na verdade, você não verá nenhum se fotografar em RAW e usar a correção de lente em seu software. Será mais perceptível se você filmar em JPGs.

Imagem de amostra | © Wayne Simpson

Uma fraqueza com esta lente é que a vinheta pode ficar bastante perceptível quando a lente está aberta. É facilmente corrigido no post, mas definitivamente está lá.

Outro contra principal com esta lente é o tamanho e o peso. O alcance focal, alto brilho e construção sólida tornam esta lente necessariamente um pouco grande e pesada.

Ainda assim, é um pouco menor e mais leve que a Sony FE 24-70mm f/2.8 G Master e a Panasonic LUMIX S Pro 24-70mm f/2.8, sua principal concorrente sem espelho. Também é quase metade do preço de ambas as lentes.

A Tamron 28-75mm f/2.8 FE é bem menor que a Sigma 24-70mm f/2.8, mas aí você perde a capacidade de abrir até 24mm. Isso pode não parecer muito, mas pode fazer uma enorme diferença ao fotografar paisagens ou outros assuntos que exigem um ângulo mais amplo.

A Sigma 24-70mm f/2.8 vem nas versões DSLR e Mirrorless, com a versão mirrorless tendo pouca concorrência direta na mesma faixa de preço.

Para a Canon EF, a Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM é mais leve, mas um terço do preço a mais. Eu não experimentei a Canon, mas de todas as contas, a Sigma 24-70mm é próxima, se não igual em qualidade. Apenas um pouco mais pesado (e menos caro).

A Nikon AF-S FX NIKKOR 24-70mm f/2.8E ED VR é mais pesada e consideravelmente mais cara.

O take away? A lente Sigma 24-70mm f/2.8 Art tem um excelente desempenho em sua faixa de preço e uma alternativa muito razoável para as opções originais mais caras. Ótimo para profissionais e amadores avançados.

2. Arte Sigma 18-35mm f/1.8 DC HSM


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Verifique os preços mais recentes para: Cânone | Niko | Sony

Se você fotografa com uma câmera APS-C e procura uma grande angular de qualidade a um preço razoável, a lente Sigma 18-35mm f/1.8 DC HSM Art é uma das melhores opções de terceiros disponíveis.

Não só foi a primeira lente zoom f/1.8 a chegar ao mercado, como também é surpreendentemente nítida para uma lente zoom, quanto mais para uma lente grande angular. Basicamente, cobre a distância focal de três lentes principais e mantém a nitidez por toda parte.

Vamos começar com a construção:

Como o restante da série Art da Sigma, essa lente possui um motor hipersônico (HSM) que torna o foco automático praticamente silencioso. Ele também possui um motor de foco integrado que permite trabalhar em câmeras mais antigas. Se você precisar, também há uma substituição manual em tempo integral.

A própria lente é composta por 17 elementos dispostos em 12 grupos – cinco de baixa dispersão e quatro elementos asféricos. Existem também 9 lâminas de diafragma arredondadas, que realmente proporcionam um excelente desfoque de fundo ao fotografar em uma profundidade de campo rasa.

O vidro é do tipo Special Low Dispersion (SLD) que ajuda a reduzir a distorção, mesmo no ângulo mais amplo.

Como a lente Sigma 24-70mm f/2.8 Art, a Sigma 18-35mm f/1.8 DC HSM é parcialmente feita de compósito termicamente estável. Isso não parece tão sólido quanto um barril de metal, mas é muito robusto e permite que a lente funcione em uma variedade maior de temperaturas.

Há também uma montagem de metal para uma conexão sólida. Infelizmente, não há proteção contra intempéries completa.

Funcionalmente, tanto o anel de zoom quanto o de foco são suaves como manteiga, e a construção geral parece sólida e durável.

Obviamente, a abertura máxima ampla de f/1.8 é incrível para fotografar com pouca luz e para fazer um bokeh incrível. Não há estabilização de imagem, mas isso é compensado um pouco pela abertura rápida (ou sua câmera, se você estiver fotografando com uma Sony).

Quanto à nitidez geral, esta lente é simplesmente incrível. Ao contrário da maioria das lentes de zoom, que atingem seu pico em f/4, a lente Sigma 18-35mm f/1.8 DC HSM Art atinge seu zênite em f/2.8. Uau.

O mesmo acontece com 24 mm, e só a partir de 35 mm é que se detecta um toque de suavidade no centro. Um excelente desempenho para câmeras com sensor de cultura!

Sinceramente, é uma pena que vinhetas pesadas o tornem impróprio para corpos full-frame.

O único problema real com essa lente é que alguns acham que seu foco automático não é confiável ao fotografar com a abertura máxima. Você pode consertar isso adquirindo um dock USB Sigma que corresponda à montagem da sua câmera, mas essa é uma compra extra (embora vale a pena).

Se você nunca trabalhou com um antes, o dock USB Sigma permite personalizar, atualizar e calibrar sua lente. É especialmente útil neste caso porque você pode ajustar o foco automático às necessidades do corpo específico da sua câmera. Isso é realmente muito útil ao lidar com uma lente de terceiros.

O dock USB é um investimento extra de US$ 60 (mais ou menos), mas como agora você pode obter essa lente por menos de US$ 600, ainda é uma pechincha. Se você usar outras lentes Sigma, o dock também funcionará com a maioria delas.

Conclusão:a lente Sigma 18-35mm f/1.8 DC HSM Art é incrível para quem usa uma câmera DX ou APS-C que fotografa paisagem, fotografia imobiliária, astrofotografia ou qualquer outra coisa que possa se beneficiar de uma grande angular.

A nitidez é incrível (ótima para fotografia imobiliária), a abertura f/1.8 é uma delícia de se trabalhar e a qualidade de construção bastante impressionante.

Definitivamente uma das melhores lentes de zoom Sigma por aí.

3. Arte Sigma 50mm f/1.4 DG HSM


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Verifique os preços mais recentes para: Cânone | Niko | Sony

A lente prime de 50 mm é a lente prime “mama bear” por excelência – nem muito larga nem muito estreita. É um dos itens obrigatórios mais comuns no kit de um fotógrafo.

Como tal, existem várias opções de lentes originais e de terceiros por aí, mas a lente Sigma 50mm f/1.4 DG HSM Art realmente brilha como a melhor relação custo / benefício.

Ela supera a Canon 50mm f/1.2L, mas custa metade do preço. A Nikkor 50mm f/1.4G é mais comparável em preço, mas a lente Sigma 50mm f/1.4 DG HSM Art também a supera – especialmente em aberturas mais amplas.

É tão bom quanto o Zeiss Otus? Bem, não, mas é perto e custa apenas um quarto do preço. Além disso, o Otus é apenas foco manual, o que não funciona para muitos.

A qualidade de construção, como em todas as lentes Sigma Art, é excelente tanto por dentro quanto por fora.

Dentro há 13 elementos em 8 grupos. Esses elementos ajudam a minimizar os reflexos de coma e as aberrações cromáticas. O grande diâmetro da lente e o sistema flutuante também ajudam a corrigir a vinheta. O vidro é Special Low Dispersion (SLD) e tem a marca registrada da Sigma Super Multi-Layer Coating no elemento externo.

Sigma também emprega um sistema flutuante que ajuda você a se aproximar de seus assuntos. Não é exatamente uma lente macro, mas a Sigma 50mm f/1.4 tem uma distância de foco mínima respeitável de 40cm, e isso contribui para ótimas fotos de curta distância.

Uma coisa que você notará com essa lente é o tamanho. A Sigma o projetou para ter um grande diâmetro de lente para maximizar a nitidez e reduzir a vinheta. Embora isso melhore muito a qualidade da imagem, tem o efeito adicional de tornar essa lente consideravelmente maior e mais pesada do que outras lentes de 50 mm comparáveis.

Em uma DSLR full-frame, o tamanho e o peso parecem bem equilibrados, mas se você está procurando algo super leve, essa não é a lente para você. Dito isso, a Zeiss Otus 55mm f/1.4 é consideravelmente maior e mais pesada, então tudo depende do que você procura.

Imagem de amostra | © Matthew Saville

Em relação à qualidade da imagem, as imagens tiradas com a lente Sigma 50mm f/1.4 apresentam excelente nitidez, contraste e transmissão de cores. Também não há distorção discernível. Na verdade, a qualidade da imagem supera facilmente a Nikon 58mm f/1.4G e a Canon 50mm f/1.2L. Isso é um feito e tanto para uma lente de terceiros!

No que diz respeito à nitidez, alguns dizem que você não encontrará nenhuma 50mm com foco automático que supere essa lente.

O foco automático funciona bem em geral, embora alguns usuários tenham relatado algumas caçadas aqui e ali. Se for esse o caso, ajustar a lente no dock USB da Sigma resolverá o problema. Você também pode enviar a lente para que a Sigma a ajuste gratuitamente se achar que o foco está atrasado, mas o dock USB é realmente um ótimo investimento, especialmente se você tiver mais de uma lente Sigma.

Como é típico desses tipos de lentes prime, não há estabilização óptica. Isso não incomodará os atiradores da Sony Alpha, mas pode reduzir algumas opções de dispositivos portáteis para outros. Ainda assim, com a abertura f/1.4 nesta lente, você terá bastante margem de manobra com pouca luz. Também não há vedação contra intempéries.

Uma coisa digna de nota com esta lente é que ela pode lidar com câmeras de alta resolução (nem todos os vidros podem). Funciona tão bem na Canon EOS 5DS R (50 MP) quanto na Canon EOS 6D (20 MP). Isso significa que você poderá usar essa lente no futuro, pois as câmeras de alta resolução estão rapidamente se tornando o padrão.

Os principais contras dessa lente são o peso, a falta de vedação contra intempéries e a potencial necessidade de investir no dock USB para ajustar o foco automático da sua câmera. (Mas, novamente, o dock é um ótimo investimento e ajustará praticamente todas as lentes Sigma modernas.)

Em torno de US$ 950, o preço é um pouco alto para uma 50mm padrão, mas compensa seriamente em qualidade de imagem.

A lente Sigma 50mm f/1.4 DG HSM Art está disponível para câmeras Canon EF, Nikon F, Sony Alpha series, Sony E series, Leica/Panasonic/Sigma L e Sigma SA.

O take away? A Sigma 50mm f/1.4 Art é uma das primes de 50mm mais nítidas e supera tudo, menos a Zeiss Otus 55mm f/1.4 (que é vendida por incríveis US$ 4.000). Se você gosta de primes de alta qualidade, essa é definitivamente uma das melhores lentes sigma para ter em seu kit.

4. Arte Sigma 35mm f/1.4 DG HSM


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Verifique os preços mais recentes para: Cânone | Niko | Sony

A 35mm é um marco no mundo da fotografia e a Sigma realmente arrasou com a lente Sigma 35mm f/1.4 DG HSM Art.

Ela tem toda a tecnologia das outras lentes Sigma Art:um motor Hyper Sonic, um sistema de foco interno flutuante e elementos de vidro SLD/FLD, mas não é isso que vai fazer você amar essa lente.

A ótica é simplesmente de outro mundo.

Praticamente não há distorção, quase nenhuma aberração cromática, e a reprodução de cores é tão excelente que rivaliza seriamente com muitas lentes muito mais exóticas.

E a nitidez... a nitidez é realmente extraordinária. É loucamente afiado. O desempenho central na abertura máxima de f/1.4 é muito maior do que muitas outras lentes fechadas em f/8!

Na verdade, a lente Sigma 35mm f/1.4 DG HSM Art combina facilmente e até supera a Canon 35mm f/1.4 para nitidez em todo o quadro, não importa onde você esteja na faixa de abertura. Considerando que a Sigma 35mm f/1.4 custa metade do preço tanto da Canon quanto da Nikon 35mm f/1.4G, é simplesmente incrível.

Claro, é grande e pesado para uma lente prime, mas isso é parte do preço que você paga por uma ótica tão excelente. Verdade seja dita, a Sony FE 35mm f/1.4 ZA tem praticamente o mesmo tamanho e é apenas um pouco mais leve.

Imagem de amostra | © Kazuyuki Hagiwara

Como qualquer lente, a Sigma 35mm f/1.4 tem alguns problemas. O peso é um, é claro. Também não há vedação contra intempéries e o fato de dar um bokeh em forma de cebola que pode não agradar a todos. Ainda assim, esses dificilmente são decisivos quando você considera o que essa lente oferece.

Além disso, não há estabilização de imagem, mas poucas lentes prime desse tipo têm isso. (Mais uma vez, os usuários da Sony terão a vantagem aqui.)

Como as outras lentes Sigma nesta lista, você pode ter que ajustar o foco automático usando o hub USB Sigma, mas mesmo com os US$ 60 extras, essa lente é um roubo.

Realmente, você ficará surpreso com as imagens que saem dessa lente.

Se você é um amante de primes de 35mm, essa lente vale a pena olhar sério. Pode ser apenas uma das melhores lentes que a Sigma já fez. É definitivamente a melhor lente prime de 35 mm em qualquer lugar próximo a esse preço ou até mesmo pelo dobro.

5. Sigma 10-20mm f/3.5 EX DC HSM


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Verifique os preços mais recentes para: Cânone | Niko | Sony

A Sigma 10-20mm f/3.5 EX DC HSM existe há alguns anos, mas seu desempenho sólido combinado com seu excelente preço a mantém no topo da lista de “Melhores lentes Sigma” para atiradores APS-C.

A faixa de zoom de 10-20 mm é especialmente boa para fotografia de paisagem e astrofotografia, e muitos fotógrafos imobiliários nunca tiram essa faixa focal de sua câmera.

Com uma abertura máxima constante de f/3.5, a Sigma 10-20mm f/3.5 EX DC HSM é bastante rápida para um zoom grande angular. É um pouco maior que sua prima mais lenta, a popular 10-20mm f/4-5.6 EX DC HSM, mas a abertura mais rápida faz valer a pena, especialmente ao fazer fotografia astronômica ou imobiliária.

Embora um pouco mais velha que as outras lentes desta lista, a Sigma 10-20mm f/3.5 EX DC HSM ainda possui uma ótica bastante sofisticada.

Dois elementos de vidro de Super-Low Dispersion e dois elementos de Extraordinary-Low Dispersion reduzem ao mínimo as aberrações cromáticas e a distorção do barril. Juntos, eles produzem imagens limpas e nítidas com cores agradáveis ​​e bom contraste.

O foco automático é bom e rápido, embora não tão silencioso quanto as lentes Sigma mais recentes com um motor hipersônico nelas. Ainda assim, é rápido e preciso. (Esta lente em particular não é compatível com o dock USB Sigma.)

A nitidez central com a Sigma 10-20mm f/3.5 EX DC HSM é boa em toda a sua faixa de zoom, desde telefoto até grande abertura.

A nitidez dos cantos, no entanto, não é tão boa. Lentes comparáveis ​​da Canon e Nikon se saem um pouco melhor. Se você quiser cantos mais nítidos nesta lente, provavelmente precisará parar em f/8 ou f/11.

Também não há estabilização de imagem. Isso será um pouco chato para quem fotografa de mão, mas se você for um tripé ou um atirador da Sony, isso não será um grande problema.

Como as outras lentes Sigma nesta lista, a Sigma 10-20mm f/3.5 EX DC HSM é um pouco pesada. O elemento frontal é absolutamente grande e usa um filtro de 82 mm. Se você está bem com o peso e o tamanho, esta é definitivamente uma compra fantástica.

Na verdade, o verdadeiro fator decisivo para esta lente é o seu preço. Na época em que este artigo foi escrito, você pode comprar a Sigma 10-20mm f/3.5 EX DC HSM por menos de US$ 330. Isso é um roubo! Perfeito para atiradores DX com orçamento limitado.

Palavras Finais


As lentes Sigma sempre foram uma ótima opção para quem deseja economizar um pouco de dinheiro em seus equipamentos, mas a série Art realmente provou ser uma concorrente no mundo das lentes profissionais.

A qualidade de construção, a ótica excepcional e o desempenho fantástico de cada lente Sigma Art, combinados com seus preços mais do que razoáveis, fazem com que valha a pena dar uma olhada.

Existem algumas outras vantagens em comprar lentes Sigma (além de grandes economias de preço).

O primeiro é o fato de que o dock USB Sigma opcional é realmente incrível e oferece uma quantidade sem precedentes de controle sobre o funcionamento de sua lente.

A segunda é que você pode fazer com que a Sigma troque sua montagem de lente se você mudar os sistemas de câmera. Isso é incrível, especialmente para os usuários de DSLR que pensam em mudar para mirrorless.

Portanto, se você está procurando uma lente excelente e de alto desempenho por uma fração do preço, não há como errar com uma lente Sigma. Embora não tenhamos incluído uma lente zoom telefoto ou lente macro na lista acima, realmente achamos que essas lentes são as melhores lentes Sigma em 2022.