>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Lentes da câmera

Melhor lente para retratos (fotografia de pessoas)


Se você possui uma câmera, há uma boa chance de você se interessar por este guia sobre as melhores lentes para fotografia de retrato .

Discutirei quais são as melhores lentes de retrato que recomendo para fotógrafos iniciantes e profissionais, que simplesmente querem tirar melhores fotos de pessoas.

Seja você proprietário de uma câmera Nikon, Canon, Sony ou Fujifilm, encontrará aqui recomendações de lentes de retrato que o ajudarão com sua fotografia.

Quando relevante, também incluí algumas opções de lentes de retrato de terceiros.

Você já sabe que tirar ótimas fotos de retrato não é apenas sobre o equipamento, mas ter as ferramentas certas para o trabalho certamente faz uma grande diferença.

Com isso em mente, vamos ficar presos!

Melhores lentes para fotografia de retrato – NIKON





Imagem Produto Detalhes
Nikon 85mm f/1.4BEST ALL ROUND
  • Distância focal:85 mm
  • Lente de retrato clássica f1.4 ultrarrápida
  • Casaco de nanocristais
Nikon 50mm f/1.8G AF-SBEST ORÇAMENTO
  • Distância focal:50 mm
  • Motor de ondas silenciosas
  • Revestimento super integrado
Nikon 85mm f/1.8MELHOR VALOR
  • Distância focal:85 mm
  • Motor de ondas silenciosas
  • Alternância de modo de foco M/A
Nikon 70-200mm f/2.8
  • Distância focal:70-200 mm
  • Casaco de nanocristais
  • Diafragma arredondado de 9 lâminas
Nikon 105mm f/1.4
  • Intervalo de abertura:f/1.4 a f/16
  • Revestimento de nanocristais
  • Diafragma arredondado de 9 lâminas
Nikon 135mm f/2
  • Alto desempenho
  • Controle de desfocagem
  • Grande abertura máxima



Esta revisão da lente de retrato da Nikon não se preocupa com as pontuações e estatísticas científicas da lente, mas sim com o uso real e uma opinião equilibrada sobre quais lentes de retrato são melhores para uso geral .

Um bom exemplo é a Nikon 58mm f/1.4 (revisada aqui) – uma lente com desempenho abaixo da média no papel, mas que oferece uma qualidade única no uso no mundo real é leve e oferece uma distância focal versátil.

(Veja:o que significa a distância focal de uma lente?)

Para simplificar a tarefa de encontrar excelentes lentes Nikon para retratos, as lentes de foco manual não foram incluídas, pois simplesmente não são práticas para a maioria dos fotógrafos aqui em 2022.

Eu me apeguei às lentes Nikon FX (full frame) que também podem ser usadas em câmeras de formato Nikon DX (sensor de corte). (Veja nosso guia para as melhores lentes FX e DX Nikon aqui.)

Então, sem mais delongas, vamos dar uma olhada em quais lentes Nikon são recomendadas para fotografia de retrato para a maioria dos fotógrafos.

Nikon 85mm f/1.4


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Formato compatível: FX, DX (equivalente a 127,5 mm)
Dimensões (Diâmetro x Comprimento): 3,4 pol. (86,2 mm) x 3,3 pol. (84 mm)
Peso: 21,0 onças. (595g)

É difícil superar uma lente 85mm quando se trata de fotografia de retrato, e a Nikon 85mm f/1.4G é uma das melhores lentes de retrato já feitas.

Embora uma lente longa possa produzir um efeito ainda mais lisonjeiro em um assunto, elas tendem a introduzir um elemento de desconexão entre o assunto e o espectador. Com uma 85mm, você obtém um alcance adequado, uma aparência compactada lisonjeira para o seu assunto, enquanto ainda mantém um pouco da sensação pessoal de uma lente mais ampla.

Uma lente de 85 mm também tende a permitir espaço suficiente para 'backup' na maioria das situações internas (dependendo do tamanho da sala, é claro), então ainda pode ser útil para fotografia de eventos e casamentos quando o espaço é um problema.

Ser capaz de obliterar elementos fora de foco em sua cena pode ser incrivelmente útil, permitindo que você se concentre mais na luz, no assunto ou em qualquer coisa que não seja um pano de fundo feio.

Nikon 85mm f/1.4 | Fotografia de banho de leite | © Mark Condon

A Nikon 85mm f/1.4 é nítida em f/1.4 e fica ainda mais nítida em f/4, mantendo impressionante precisão de cores, contraste e ausência de qualquer aberração cromática.

É uma lente pesada, mas isso é esperado com qualidade de construção premium e vidro suficiente para deixar entrar muita luz. Também é muito mais leve que a Canon 85mm f/1.2, uma verdadeira besta de lente, e é popular para fotografia de glamour ou qualquer coisa que envolva fazer rostos ficarem lindos!

Se você é um fotógrafo profissional ou amador que usa a Nikon e quer os melhores resultados absolutos em uma lente de retrato que produz bokeh, não procure mais do que a 85mm f/1.4G.

Nikon 50mm F/1.8G


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Formato compatível: FX, DX (equivalente a 75 mm)
Dimensões (Diâmetro x Comprimento): 2,09 pol. (53 mm) x 2,83 pol. (71 mm)
Peso: 6,61 onças. (187g)

Em uma revisão anterior da lente Nikon, recomendei a prima mais barata dessa lente, a Nikon 50mm f/1.8D.

Enquanto eu ainda mantenho minha recomendação, se você estiver disposto a gastar um pouco mais, a nova Nikon 50mm f/1.8G é realmente uma escolha melhor… e ainda uma pechincha de uma lente.

A distância focal de 50 mm (equivalente a 75 mm em câmeras de formato DX) com uma abertura rápida de f/1.8 permite capturar imagens impressionantes com uma profundidade de campo rasa, deixando seus assuntos se destacarem de seus fundos.

f/1.8 também significa que você poderá capturar imagens com pouca luz do que lentes equivalentes 'mais lentas', como é típico com a lente de zoom que você geralmente recebe ao comprar uma nova câmera.

Algo chamado Super Integrated Coating (SIC) melhora a transmissão de luz e oferece consistência de cor superior e reflexo reduzido, enquanto um elemento de lente asférica (AS) ajuda a acabar com coma e outros tipos de aberrações, mesmo ao fotografar em f/1.8.

Você também deve conferir nosso guia sobre as características do Asph Lens.

Nikon 50mm f/1.8 | Meegs Kougias &Sarah Jehan © Steven Markham

Toda essa tecnologia significa que a Nikon 50mm f/1.8G é capaz de produzir imagens nítidas em todo o quadro, com ótimo contraste de imagem mesmo sob luz desafiadora.

O campo de visão de 50 mm é ótimo para fotografia de retrato, proporcionando separação de assunto suficiente para permitir que seu assunto 'estoure', sem introduzir a sensação de 'espreitar' de uma lente mais longa.

50mm é equivalente a 75mm em uma câmera DX, o que significa que a Nikon 50mm f/1.8G ainda é uma ótima lente de retrato para quem tem o formato de sensor de corte.

Se você está atrás de um equivalente de 50mm em um corpo Nikon DX, eu recomendo a Nikon 35mm f/1.8G ED, revisada aqui. (Saiba mais sobre 35mm vs 50mm.)

Com mais de 1.800 avaliações positivas, é fácil ver por que essa lente leve e acessível é a favorita de tantos fotógrafos da Nikon. Seu tamanho e peso permitem que você o carregue no bolso da jaqueta o dia todo sem perceber, pronto para tirar para uma rápida foto de retrato.

Se o seu orçamento permitir e você possuir uma câmera mirrorless Nikon Z-Series, confira nossa análise da Nikon 50mm f/1.2 S.

Nikon 85mm f/1.8


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Formato compatível: FX, DX (equivalente a 127,5 mm)
Dimensões (Diâmetro x Comprimento): 2,87 pol. (73 mm) x 3,15 pol. (80 mm)
Peso: 12,32 onças. (349g)

Sim, sim, eu sei…. dois Lentes de 85mm nesta revisão das 3 principais lentes de retrato da Nikon… o que dá?!

Bem, você já conhece meus pensamentos sobre por que uma lente de 85 mm faz uma distância focal tão grande para uma lente de retrato, então não vou entrar em mais detalhes aqui.

A Nikon oferece uma seleção de lentes f/1.8G acessíveis:a 24mm f/1.8, a 35mm f/1.8 e a 85mm f/1.8. Cada lente é menor, mais leve e mais barata que seus primos f/1.4, mas ainda oferece uma qualidade de imagem incrível e uma construção decente.

Em alguns casos, a versão f/1.8 é realmente mais nítida que a variante f/1.4, e este é o caso da excelente Nikon 85mm f/1.8G.

Para economizar, a Nikon incluiu a mecânica mais básica dentro da versão f/1.8, com um anel de foco de plástico e uma sensação muito mais barata quando comparada ao f/1.4.

Isso pode desencorajar muitos profissionais, mas ainda mantenho que a Nikon 85mm f/1.8G é uma excelente escolha, seja amadora ou profissional.

Para uma enorme economia de preço, você está obtendo uma lente com desempenho ultra-nítido de ponta a ponta, com a capacidade de reduzir elementos fora de foco em um mar de mingau, graças a f/1.8, 7 lâminas de diafragma e os úteis 85mm distância focal (equivalente a 127,5 mm em uma câmera DX – ainda uma excelente distância focal para fotografia de retrato).


Eu amo como a leve seleção de lentes f/1.8 da Nikon combina tão bem com seus corpos de câmera. Fotografar o dia todo com a Nikon 85mm f/1.8G na frente da minha Nikon D750 é uma experiência muito mais prazerosa do que a versão pesada de f/1.4.

A Nikon 85mm f/1.8G não é melhor que a f/1.4G no papel, nem ao comparar imagens lado a lado. No entanto, as diferenças são mínimas , e irrelevante para a maioria dos fotógrafos.

Seria quase impossível dizer a diferença entre dois retratos tirados em f/1.8 usando as duas lentes.

Se você absolutamente precisar as vantagens de f/1.4, de qualquer forma, gastam 3x o preço. No entanto, para o resto de nós que só precisa de uma lente de retrato estelar, a Nikon 85mm f/1.8G é uma pechincha absoluta e merece seu lugar neste resumo.

Nikon 70-200mm f/2.8E FL ED VR


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Formato compatível: FX, DX (equivalente a 105-300 mm)
Dimensões (diâmetro x comprimento): 7,9 pol. (202 mm) x 3,4 pol. (86 mm)
Peso: 50,4 onças. (1430g)

Se você está olhando para a Nikon 70-200mm f/2.8E FL ED VR como uma potencial lente de retrato para sua câmera Nikon, é uma aposta segura dizer que você é um fotógrafo profissional. Bem, ou isso ou você é um amador rico!

Qualquer zoom f/2.8 será uma compra cara pela própria natureza dos materiais e da tecnologia que a produz, mas também pode ser um dos investimentos mais sábios você pode fazer como um fotógrafo de retratos.

Se você não se importa com o peso da lente, a faixa de zoom de 70-200 mm é prática e versátil. Você pode fotografar um retrato lisonjeiro em toda a faixa focal, e a abertura fixa de f/2.8 permite fotografar com pouca luz e/ou transformar elementos fora de foco em mingau.

Fotografar um retrato a 200 mm dá uma aparência compactada e lisonjeira ao físico de um assunto. A compressão também pode ser útil para fazer com que objetos distantes pareçam mais próximos do assunto, ou ao usar perspectiva forçada em sua fotografia.

Colocada em uma câmera DX, essa lente se torna equivalente a 105-300 mm, o que significa que você precisará de um pouco mais de espaço para poder aproveitar a extremidade mais longa do alcance.


A Nikon 70-200mm f/2.8E FL ED VR é uma grande melhoria em relação à versão antiga de 2009, pois pesa menos e foca muito mais perto mesmo quando ampliada para 200mm. Isso permite que você crie imagens atraentes em close-up, que realmente se concentram nas características faciais do assunto.

A nitidez está fora da escala, assim como a clareza e o contraste – facilmente comparável a uma lente principal, pelo menos ao comparar imagens lado a lado.

No papel, uma lente prime pode receber pontuações melhores, mas em situações do mundo real filmadas em f/2.8, você teria dificuldade em ver qualquer diferença na nitidez e no bokeh.

O zoom da lente é leve e fluido e nunca escorrega quando ajustado na posição. Tudo grita alta qualidade nesta lente, como se reflete na construção e, consequentemente, no preço.

Por mais cara que a Nikon 70-200mm f/2.8E FL ED VR possa parecer, quando você considera que pode ser a única lente zoom de retrato que você precisa, ela pode realmente economizar (e fazer ) você dinheiro a longo prazo.

Nikon 105mm f/1.4E ED


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Formato compatível: FX, DX (equivalente a 157,5 mm)
Dimensões (diâmetro x comprimento): 4,1 pol. (106 mm) x 3,7 pol. (94,5 mm)
Peso: 34,7 onças. (985g)

Depois de pegar emprestada uma Nikon 105mm f/1.4 da Nikon Australia por um mês e fotografar solidamente com ela, tenho uma relação de amor/ódio com essa lente.

Eu amo o olhar original que pode dar a uma imagem. Assim como a Nikon 58mm f/1.4, uma lente cara e incomum que polariza a opinião sobre suas habilidades (revisada aqui), o visual de ambas as lentes é simplesmente inacessível usando outras lentes – é quase como um efeito 3D quando você acerta.

105mm é atualmente a lente Nikon de abertura f/1.4 mais longa disponível, e ser capaz de fotografar com essa distância focal lisonjeira em uma abertura tão grande é uma alegria.

Eu odeio dizer que qualquer um pode tirar uma ótima foto com essa lente… mas acontece que é verdade! Basta apontá-lo na direção do seu assunto em f/1.4, clicar no obturador e pronto – uma foto que é instantaneamente 10x melhor do que qualquer coisa que uma câmera compacta pode produzir.

Nikon 105mm f/1.4 | Filmado por minha esposa (uma fotógrafa amadora!)

Obviamente, muito mais será necessário para tirar uma fotografia realmente ótima do que simplesmente o equipamento que você usa, mas essa lente parece tornar tudo muito mais fácil.

Como uma lente de retrato Nikon de nível profissional, quando você fotografa com abertura máxima em f/1.4 ou parada, a clareza, nitidez e contraste da Nikon 105mm f/1.4 é estelar.

105mm em f/1.4 não deixa muito espaço para erros, então você terá que ter cuidado para não focar nos cílios do seu assunto de perto, por exemplo, porque o olho ficará completamente fora de foco.

Então, o que eu não gosto nesta lente? Bem, se ignorarmos o preço, pois isso é subjetivo (se você pode ganhar dinheiro usando-o como fotógrafo de retratos, pode parecer uma pechincha!), a Nikon 105mm f/1.4 é uma fera absoluta de uma lente.

Você pode conferir suas estatísticas acima, mas basta dizer que você não vai querer andar com essa lente conectada à sua câmera o dia todo.

No entanto, se você pretende usá-lo para fotografar retratos em um ambiente de estúdio com um tripé DSLR, provavelmente não se importará. Também é muito mais leve do que um zoom f/2.8 também.

Conclusão geral – é cara, pesada e volumosa… mas também é a objetiva de 105 mm mais rápida do mundo, dando-lhe a capacidade de fotografar imagens nítidas com pouca luz e criar algumas das imagens de retrato mais incríveis com muito pouco esforço. É a arma secreta do fotógrafo rico!

Nikon 135mm f/2 DC


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Formato compatível: FX, DX (equivalente a 202,5 ​​mm)
Dimensões (Diâmetro x Comprimento): 3,1 pol. (79 mm) x 4,7 pol. (120 mm)
Peso: 28,8 onças. (817g)

A lente anterior é um bom exemplo de uma lente de retrato Nikon lançada recentemente, mas agora passamos para algo um pouco mais antigo – 23 anos mais velho, na verdade.

A Nikon 135mm f/2 DC é uma lente bastante incomum, mas que resistiu ao teste do tempo como uma das principais lentes de retrato da Nikon de todos os tempos.

135mm é uma distância focal que normalmente não pode ser usada em ambientes internos em um estúdio, mas é mais adequada para espaços maiores ou ao ar livre. Enquanto 200 mm geralmente é muito longo para ser usado por um fotógrafo de casamento na maioria das situações, 135 mm pode ser útil para capturar uma reação sincera dentro de uma igreja, por exemplo.

Usada em uma câmera DX, essa lente oferece um ângulo de visão semelhante ao que uma lente de 200 mm daria em uma câmera FX.

A envelhecida Nikon 135mm f/2 DC é conhecida como a 'rei do bokeh' desde seu lançamento em 1995, e por boas razões. 9 lâminas de diafragma e o exclusivo Controle de desfocagem (DC) ajudam a produzir uma aparência inigualável para imagens fotografadas com esta lente de retrato exclusiva da Nikon.


Os efeitos da DC são bastante sutis e não podem ser vistos antes de você tirar a foto. Você ajusta o DC por meio de um anel separado na lente e, em seguida, define-o para qualquer abertura em que estiver fotografando.

Há também um 'R' para tornar os planos de fundo mais suaves e um 'F' para otimizar o efeito dos primeiros planos.

Deixando o anel de desfocagem em zero e a lente se comporta normalmente, com sua abertura e distância do assunto governando a quantidade de bokeh.

A Nikon 135mm f/2 DC é uma das lentes de retrato mais nítidas já usei. Emparelhado com uma Nikon DSLR de megapixels mais alta, como a Nikon D810 (revisada aqui), você poderá ver todos os pequenos detalhes no rosto do seu assunto de retrato.

Qualquer lente que não tenha sido atualizada por um longo período de tempo é uma boa indicação de seu desempenho consistente e relevância, ainda hoje.

Pode parecer um pouco diferente das lentes modernas da Nikon do nosso tempo, mas a Nikon 135mm f/2 DC é um verdadeiro clássico que continua a oferecer resultados incríveis para fotógrafos de todo o mundo.

Melhores lentes para fotografia de retrato – CANON





Imagem Produto Detalhes
Canon 85mm f/1.2BEST ALL ROUND
  • Distância focal:85 mm
  • F1.2 abertura máxima
  • Motor ultrassônico tipo anel
Canon 50mm f/1.8 MELHOR ORÇAMENTO
  • Distância focal:50 mm
  • Abertura máxima de f/1.8
  • Motor de passo (STM
Canon 85mm f/1.8BEST VALUE
  • Distância focal:85 mm
  • F/1,8 abertura máxima
  • Monitor ultrassônico tipo anel (USM
Canon 135mm f/2
  • Distância focal:135 mm
  • Abertura máxima F/2
  • Motor micro ultrassônico (USM)
Canon 70-200mm f/2.8
  • Distância focal:70-200 mm
  • F/2,8 abertura máxima
  • Sistema de foco interno
Canon 50mm f/1.2
  • Distância focal:50 mm
  • Abertura máxima de F/1,2
  • Motor ultrassônico (USM)



Este resumo das principais lentes Canon para retratos não se preocupa com as pontuações e estatísticas científicas das lentes, mas sim com o uso real e uma opinião equilibrada sobre quais lentes de retrato são recomendadas para uso geral .

Escrever um guia como esse sempre incluirá muita subjetividade, e tenho certeza que alguns de vocês não concordarão com minhas escolhas abaixo. No entanto, acredito que a seleção é completa e oferece uma visão equilibrada sobre o que é '# 1' para a maioria dos proprietários de câmeras Canon.

Para simplificar a tarefa de encontrar as melhores lentes Canon para retratos, as lentes de foco manual não foram incluídas, pois simplesmente não são práticas para a maioria dos fotógrafos em 2022.

Eu me apeguei às lentes Canon EF (full frame) que também podem ser usadas em câmeras Canon EF-S (sensor crop/APS-C) também. [Relacionado:As melhores lentes Canon EF.]

Então, vamos dar uma olhada em quais lentes Canon são recomendadas para fotografia de retrato para a maioria dos fotógrafos.

Canon 85mm f/1.2 L II


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Formato compatível: EF, EF-S (equivalente a 136 mm)
Dimensões (Diâmetro x Comprimento): 3,6 pol. (91 mm) x 3,3 pol. (84 mm)
Peso: 34,2 onças. (970g)

Eu estava em dúvida sobre recomendar esta lente como a melhor lente de retrato da Canon de todos os tempos. Chamá-la de número um polivalente também foi um pouco exagerado, porque, para ser honesto, usar a Canon 85mm f/1.2 pode ser enfurecedor às vezes.

Não a incluí no meu resumo de 9 ótimas lentes Canon, mas desde então e fotografando um pouco mais com ela, decidi que deveria ser mencionada aqui como uma ótima lente de retrato da Canon.

85 mm é uma ótima distância focal para fotografia de retrato, proporcionando uma perspectiva lisonjeira e permitindo algum espaço entre você e o assunto. Estar próximo e pessoal ao fotografar retratos é ótimo se você quiser realmente mergulhar o espectador em uma imagem, mas pode ser um pouco claustrofóbico para o assunto.

A Canon é a rainha das lentes f/1.2, com a Nikon incapaz de seguir o exemplo com aberturas tão rápidas devido em parte ao tamanho da montagem da lente Nikon. Uma lente f/1.2, especialmente uma com uma distância focal longa, requer um grande diâmetro de vidro, e as montagens da Nikon simplesmente não suportam isso.

A Canon sempre se manteve um passo à frente da Nikon no jogo de lentes prime através de suas ofertas de f/1.2, e em nenhum lugar isso é mais aparente do que com a Canon 85mm f/1.2.

Você literalmente não consegue discernir nenhum elemento que caia apenas alguns centímetros na frente ou atrás do assunto – é apenas o bokeh mais cremoso que você já viu.

Abrir até f/1.2 deixa você com uma profundidade de campo extremamente rasa, e isso é exagerado com uma lente de 85 mm. Tentar fotografar um assunto em movimento com a Canon 85mm f/1.2 vai deixar você com muito poucos guardiões , mas os que você pregar valerão o esforço.

Para assuntos estáticos, mesmo com pouca luz, a taxa de retenção será obviamente mais alta, mas esta é uma lente lenta para focar – o colossal pedaço de vidro se move dolorosamente devagar e, sem contraste suficiente na cena, você pode encontrar seu AF caçando para encontrar o sujeito.

Apesar de todas as suas quedas, a Canon 85mm f/1.2 ainda é uma das melhores lentes de retrato da Canon que o dinheiro pode comprar… se não a opção #1 absoluta.

Você simplesmente não pode replicar a aparência de uma foto tirada com essa lente e, para fotógrafos que fotografam em ambientes controlados, como trabalhos editoriais em sets e estúdios, o AF sem brilho não deve ser um problema.

Esta lente e a Canon 50mm f/1.2L são duas boas razões para muitos fotógrafos da Nikon abandonarem o barco para a Canon. Se você é um fotógrafo de retratos que precisa da maior abertura por qualquer motivo, essa é a lente a ser obtida.

Canon 50mm f/1.8 STM


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Formato compatível: EF, EF-S (equivalente a 80 mm)
Dimensões (Diâmetro x Comprimento): 2,72 pol. (69 mm) x 1,55 pol. (39 mm)
Peso: 5,6 onças. (159g)

Antes de voltarmos ao maravilhoso mundo de f/1.2, eu queria destacar essa pequena joia de uma lente de retrato da Canon – a Canon 50mm f/1.8 STM.

Pequena, leve e acessível, esta cinqüenta elegante deve fazer parte do arsenal de lentes de todos os fotógrafos da Canon, quer você fotografe retratos ou não.

50 mm sempre foi uma distância focal "segura" - não muito ampla para distorcer os recursos, mas não muito longa para introduzir a desconexão assunto:espectador.

Contanto que você esteja fotografando com uma câmera full frame, uma lente de 50 mm pode ser tudo o que você precisa (em um corpo de sensor de corte, a distância focal equivalente a 80 mm é menos versátil).

Devido ao seu tamanho, peso e preço, muitas vezes você pode encontrar uma Canon 50mm f/1.8 STM em uma bolsa de câmera como lente de backup. Conheço fotógrafos que sempre carregam uma no bolso da jaqueta, como uma lente para o caso – é realmente tão compacta.

No entanto, apenas mantê-la como uma lente de backup é um desperdício, já que a Canon 50mm f/1.8 STM tem um ótimo desempenho – nítida, contrastante e rápida para focar, é uma pequena lente divertida para usar em retratos que faça com que seu corpo Canon DSLR pareça um brinquedo.

O 'STM' no nome refere-se a um Silent Stepper Motor, que só importa se você gravar vídeo e quiser usar o microfone da câmera. Se você é um fotógrafo de retratos, o ‘STM’ fará pouca diferença.

Embalar óticas soberbas em um pacote pequeno e barato não é tarefa fácil, e é fácil ver por que esse pequeno desempenho é a lente mais vendida da Canon há algum tempo.

O foco automático é rápido, preciso e silencioso, e a substituição manual do foco é fácil – basta girar o anel enquanto seu dedo pressiona o obturador até a metade. A qualidade da imagem é excelente e o bokeh é suave, com boa queda de elementos em foco para fora de foco.

É difícil dar errado com uma lente abaixo de US $ 80, e é por isso que essa bacana ainda é a melhor lente de retrato acessível da Canon de 2022.

Canon 85mm f/1.8


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Formato compatível: EF, EF-S (equivalente a 136 mm)
Dimensões (Diâmetro x Comprimento): 2,9 pol. (74 mm) x 2,8 pol. (71 mm)
Peso: 14 onças. (398g)

Seja você um sensor de corte (EF-S) ou um fotógrafo de quadro completo (EF), a impressionante, acessível e moderna Canon 85mm f/1.8 pode ser a única lente de retrato de que você precisa.

Com as Canons, você multiplica a lente focal de uma lente full frame (35mm) por 1,6 para obter o valor equivalente do sensor de corte (APS-C). Nesse caso, a lente será convertida para um equivalente de 136 mm em uma Canon DSLR de nível básico, que ainda é um excelente ângulo de visão para fotografia de retrato.

Eu estava pensando e errando ao incluir esta Canon 85mm f/1.8 como a melhor lente de retrato da Canon de 2022 em vez da variante f/1.2. É realmente superior em muitos aspectos – custo, tamanho, peso, capacidade de foco, nitidez… e é sem dúvida uma escolha melhor do que a desajeitada Canon 85mm f/1.2.

Eu não vou continuar nesse argumento, já que tomei minha decisão agora - você saberá se esta é a lente para você se você fotografou com o f / 1.2 e percebeu que suas deficiências são maiores para você do que seus benefícios.

Canon 85mm f/1.8 | © Eolo Perfido Fotografia

A Canon 85mm f/1.8 é semelhante em qualidade de imagem à versão Nikon – ultra-nítida em todo o quadro e com belo bokeh e foco automático rápido e preciso.

Um grande benefício que tem sobre a Nikon é que você pode substituir o AF apenas girando o anel de foco, para ajustes de foco manual muito mais fáceis do que o interruptor AF/MF da Nikon.

Com DSLRs Canon mais antigas com desempenho ISO alto inferior, muitas vezes era necessário para profissionais que fotografavam com pouca luz usar lentes rápidas f/1.4 ou f/1.2. Hoje em dia com câmeras como a Canon 5D Mark IV (revisada aqui), no entanto, o desempenho ISO melhorou bastante, e a viabilidade de ISO alto mais uma lente f/1.8 é muito maior.

Conheço muitos fotógrafos de casamento que não poderiam estar mais felizes fotografando com a Canon 85mm f/1.8, mesmo com pouca luz (onde o desempenho do AF é realmente muito melhor do que a versão f/1.2 85mm).

Se você é um fotógrafo de retratos fotografando em estúdios com iluminação artificial, à luz do dia ou em qualquer lugar onde vidro extremamente rápido e profundidade de campo fina não são necessários, você deve considerar seriamente a Canon 85mm f/1.8 sobre a versão f/1.2 – sua carteira, suas costas e sua paciência agradecerão por sua decisão!

Canon 135mm f/2L USM


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Formato compatível: EF, EF-S (equivalente a 216 mm)
Dimensões (Diâmetro x Comprimento): 3,27 pol. (83 mm) x 4,41 pol. (112 mm)
Peso: 27 onças. (771g)

Lançada em 1996, a Canon 135mm f/2 é uma daquelas lentes clássicas de retrato da Canon que simplesmente não requer atualização.

Pergunte a qualquer um dos fotógrafos do Shotkit que possui essa lente e eles dirão que é simplesmente uma das principais lentes Canon de todos os tempos, especialmente para fotografia de retrato.

Para dar o nome completo, a Canon EF 135mm f/2L USM é opticamente muito impressionante. As cores e o contraste são excelentes, como em todas as lentes da série L, e o bokeh quando fotografado com a abertura máxima faz com que os fundos se dissolvam em um redemoinho cremoso de cores.

Se você aumentar o zoom para examinar as fotos tiradas com essa lente, notará que as 8 lâminas do diafragma produzem um belo bokeh circular, especialmente em f/2.

É difícil negar que uma foto tirada com a Canon 135mm f/2 apenas não se parece com nenhuma outra , e, de fato, tem sido um grande motivo para muitos fotógrafos da Nikon mudarem para a Canon nos últimos anos.


A focagem automática é extremamente rápida e precisa e, ergonomicamente, esta objetiva é óptima até mesmo nas maiores dSLRs da Canon.

Não é uma lente compacta ou leve de forma alguma, mas sua ergonomia e qualidade de construção só parecem certas .

135mm é outra distância focal clássica para fotografia de retrato, proporcionando um efeito lisonjeiro ao corpo e ao rosto do seu assunto.

Em 216mm em uma câmera com sensor Canon APS-C, o efeito ainda está lá, mas você obviamente precisará de muito mais espaço para fotografar – por esse motivo, eu realmente recomendo a Canon 135mm f/2 para uso com full enquadrar DSLRs Canon.

Muitos fotógrafos que já possuíam a excelente Canon 70-200mm f/2.8L mudam para a Canon 135mm f/2 e nunca voltam. Ser capaz de fazer zoom é útil, mas o tamanho menor, peso e abertura maior do 135 tornam o 70-200 redundante.

É simplesmente uma das lentes Canon mais recomendadas para retratos e, na verdade, é uma ótima relação custo / benefício para o tipo de imagem que pode produzir.

Canon 70-200mm f/2.8 IS II


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Formato compatível: EF, EF-S (equivalente a 112 – 320 mm)
Dimensões (Diâmetro x Comprimento): 3,5 pol. (88 mm) x 7,4 pol. (199 mm)
Peso: 56,4 onças. (1599g)

Toda vez que pego uma lente zoom como a Canon 70-200mm f/2.8 IS II, penso duas coisas:1. uau, isso é super conveniente! Não preciso mais mexer os pés! …e 2. omg essa coisa pesa uma tonelada!

Os zooms f/2.8 sempre serão grandes e pesados, devido à quantidade de vidro envolvida para levá-lo entre distâncias focais em uma abertura constante e rápida. Anexado a um full frame ou sensor de corte Canon DSLRs, não há como fugir disso - esta é uma besta de uma lente!

Embora eu tenha incluído muitas lentes prime para fotógrafos nesta linha, uma lente zoom certamente tem suas vantagens. Com um toque do anel de zoom, você pode ir de corte médio a corte apertado em seu assunto, proporcionando versatilidade e conveniência em um.

70-200mm has long been the choice lens for all kinds of photographer, be it portrait, sports, event or even wedding. From 70 all the way to 200mm, you can create a flattering photo, as well as exaggerate the compression between subject and back/foreground elements.

Canon 70-200mm f/2.8 II | © Fernando Decillis

Shooting at 200mm on the Canon 70-200mm f/2.8 with your subject in front of the Sydney Opera House for example, can make the background seem much closer, and create a more compelling environmental portrait.

For more casual use, the Canon 70-200mm f/4 is cheaper and lighter, but for AF speed, sharpness and bokeh, the f/2.8 version really can’t be beaten.

This is the one lens you’ll find in any professional Canon zoom shooter’s bag, and is usually a lens that’s a firm favourite in photography studios around the world too. If you can afford it, don’t think twice – it’s Canon’s best zoom lens ever.

Canon 50mm f/1.2L


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Compatible Format: EF, EF-S (80 mm equivalent)
Dimensions (Diameter x Length): 3.4 in. (86 mm) x 2.6 in. (66 mm)
Weight: 20.8 oz. (593 g)

Well, here it is – the one Canon portrait lens that has arguably caused the most DSLR shooters to choose (and jump ship to) Canon over the years. I know, because I was one of them…

I remember a few years ago after acquiring a Nikon D700, looking enviously at images created with the Canon 50mm f/1.2L. There was just some dreaminess about the photos; some three-dimensionality that Nikon f/1.4 lenses simply couldn’t reproduce.

I know of some photographers who shoot Nikon, but have one Canon DSLR just so they can take advantage of this unique lens!

So, what’s so special about the Canon 50mm f/1.2L anyway?! It’s certainly not a lens priced for everyone’s wallet, but if you’re a shooter who wants one amazing, all purpose lens to start out, this is a great investment.

50mm is versatile and useful, and even on a crop sensor Canon body, can be used as an 80mm equivalent for flattering portrait photography.

Unsurprisingly though, the magic of this lens is in the exotic f/1.2 maximum aperture.

Image quality is excellent, and the auto-focus is leagues better than the 85mm f/1.2 mentioned previously. Its a heavy lens for its size, but not overly so – I can imagine leaving this on the camera all day, with no complaints from my back.

f/1.2 doesn’t give much room for error, but thankfully, manual focus override is easy with the Canon 50mm f/1.2L – just half press the shutter and twist the ring. Used in conjunction with focus peaking on the new Canon mirrorless camera, you can be sure to nail focus every time.

50mm is the most versatile focal length for portrait photography, and as wide as you would traditionally go without distorting facial features. Combined with a maximum aperture of f/1.2, this is an absolute gem of a lens, and should be at the top of any Canon photographer’s wishlist.

Best Lenses for Portrait Photography – SONY





Imagem Produto Details
Sony 85mm f/1.4BEST ALL ROUND
  • Focal-Length:85mm
  • Aperture Range:f/1.4 to f/16
  • Linear SSM Focus System
Sony 85mm f/1.8BEST BUDGET
  • Focal-Length:85mm
  • F1.8 maximum aperture
  • 9-blade circular aperture
Sony 50mm f/1.8BEST VALUE
  • Focal-Length:50mm
  • F1.8 maximum apertur
  • Compact, lightweight design
Sony 55mm f1/.8
  • Focal Length:55mm
  • Diaphragm Blades 9
  • Aperture (Min/Max):22/1.8
Sony 70-200mm f/2.8
  • F2.8 max aperture
  • 11-blade circular aperture
  • Dust and moisture resistant



Since the release of the first full frame mirrorless camera, the sticking point for many photographers looking to switch to Sony has been the distinct lack of lenses.

However, over time Sony has built up a stellar range of prime and zoom lenses for its E mount system, and now with third party options such as Sigma offering first class native lenses, Sony is truly dominating the mirrorless market.

I’ve written in more depth about the top all round Sony lenses here, but below I’ll be covering the recommended lenses for portrait photography.

It’s possible to use adaptors to attach any of the recommended lenses from other camera brands to a Sony camera, but using native (no-mount) lenses will always be the most convenient option. Unless you have a very specific reason to use a 3rd party (adapted) lens, there really isn’t any need.

Sony FE 85mm f/1.4 GM


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Compatible Format: FE, E (127.5 mm equivalent)
Dimensions (Diameter x Length): 3.5 in. (89.5 mm) x 4.2 in. (107.5 mm)
Weight: 28.9 oz. (820 g)

At the time of writing, Sony offers 3 native 85mm prime lenses for its FE (full frame) and E (APS-C) mount mirrorless cameras. It’s a tough choice recommending just one as the best Sony portrait lens, but we’ve ended up on this one – the Sony FE 85mm f/1.4 GM.

For portrait photography, 85mm really is hard to beat. It offers enough working distance from your subject to give them some room (or allow you to remain unnoticed, if candid photography is more your style), and creates a flattering, compressed look to your subject’s features, without making the final image feel too ‘detached’.

As we discussed previously, a longer lens will typically introduce a ‘spying’ sensation when the final image is viewed, making your viewer feel more detached from the subject than they would be if you used something wider.

Whether this is an issue to you or not is up to you to decide, but in general, the more involved you can make the viewer feel when seeing your image, the better. This is especially the case with a portrait photo.

It’s Sony’s flagship mid-range G-Master lens, and delivers stunning optics in a robust package.

Autofocus is fast and silent, and an additional Focus Lock button on the barrel is a nice touch – much more convenient in my opinion than an on-camera button, and can actually be reprogrammed to a custom button depending on your Sony camera model.

The only downsides of this lens for me were the size, weight, and the price. Being a wedding photographer that likes to get up close and personal, I don’t use 85mm all that much, so couldn’t justify the price tag.

However, if you’re a portrait photographer, 85mm will be your bread and butter, so the Sony 85mm f/1.4 should be an excellent investment.

Sony FE 85mm f/1.8


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Compatible Format: FE, E (127.5 mm equivalent)
Dimensions (Diameter x Length): 3.07 in. (78 mm) x 3.2 in. (82mm)
Weight: 13 oz. (371 g)

I had a hard time choosing between the aforementioned f/1.4 85mm Sony lens and the one I ended up keeping for myself – the Sony 85mm f/1.8.

The actual difference between f/1.4 and f/1.8 in use is often debated. Sure, we all know that the difference in light capturing ability means that f/1.4 will allow you to shoot in slightly lower light than f/1.8, and that the depth of field will also be slightly shallower.

However, in practice, does it really make much of a difference? Well, yes and no.

If your job is portrait photography, and you want an edge on your competitors, to be able to consistently deliver images that have a ‘certain something’ about them… by all means, invest in the Sony 85mm f/1.4.

You’ll also need it if you shoot in adverse weather conditions a lot since it’s weather sealed.

Sony 85mm f/1.8 | © Mark Condon

Aside from the ‘on paper’ advantages of the f/1.4 85mm lens, the images do have a certain look to them – some kind of additional 3-dimensionality, caused in part by smoother, rounder bokeh elements and some image rendering magic thanks to the extremely shallow depth of field.

However, and this is a big one, it’s arguable as to whether anyone will ever notice… except you. Maybe at the highest levels of portrait photography, or for those looking for that shallow DOF ‘dreamy’ look, yes, but for all the rest of us that can easily make so with a super sharp lens with excellent bokeh, the Sony 85mm f/1.8 is a hard one to pass by.

Even on an APS-C sensor body like the immensely popular Sony A6000 (reviewed here), this lens feels great. It’s actually one of the few FE lenses I’d recommend buying for an E mount Sony body too (see other recommended Sony a6000 lenses).

All in all, I highly recommend the Sony 85mm f/1.8 as an affordable, lightweight, versatile, all round lens, whatever your level of photography.

Sony FE 50mm f/1.8


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Compatible Format: FE, E (75 mm equivalent)
Dimensions (Diameter x Length): 2.67 in. (68 mm) x 2.3 in. (59mm)
Weight: 6.6 oz. (186 g)

At the time of writing this, Sony offers 4 50mm focal length prime lenses for its full frame mirrorless cameras. I wouldn’t say that the Sony FE 50mm f/1.8 is the top one of the lot, but for its price, it’s without a doubt the best budget Sony portrait lens available in 2022.

For a little under 500 bucks, you’re getting a fantastic little lens that’s as light as a feather, ready to make your full frame or crop sensor Sony mirrorless camera an absolute joy to use.

On a crop sensor (E mount) camera, 50mm is equivalent to 75mm – another perfectly viable focal length for flattering photos.

As a nifty-fifty on FE mount cameras such as the Sony a7RIII (reviewed here), the combination makes for a great walk-around street photography set up.

50mm is long enough to deliver hardly any visible facial distortion, but still wide enough to include some surroundings for environmental portraiture.

Sony 50mm f/1.8 | © Charles Torrealba

Auto focus is slower than other lenses, so if you’re shooting moving subjects, there are better options available out there. For static subjects however, the Sony FE 50mm f/1.8 does just fine.

Bokeh is impressive for such a cheap lens, and dare I say, even less distracting than the Canon/Nikon equivalents.

Out of focus elements are soft and creamy, and shooting at f/1.8 is useful for when the scene gets darker and you don’t want to push your ISO too high, or risk a blurred shot with a slower shutter speed.

The Sony FE 50mm f/1.8 is a great budget, all-purpose Sony lens, and does a fine job for people photos too.

If you’re a pro who wants better AF performance and the ability to shoot in lower light, by all means invest 3x the price in one of the f/1.4 Sony offerings… but I highly recommend you keep one of these mini-marvels as a backup in your jacket pocket too.

Sony FE 55mm f/1.8 ZA Zeiss Sonnar T*


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Compatible Format: FE, E (82.5 mm equivalent)
Dimensions (Diameter x Length): 2.5 in. (64 mm) x 2.7 in. (70 mm)
Weight: 9.9 oz. (281 g)

If you know anything about Sony portrait lenses, chances are you’ve come across this little beauty. It’s actually one of the sharpest Sony lenses ever produced, despite being over 5 years old.

Announced to complement the first Sony A7 and A7R mirrorless cameras, the Sony 55mm f/1.8 was the perfect match for these groundbreaking devices. Its size/weight went well with the smaller bodies, and the impeccable Carl Zeiss optics made the most of the A7R’s 36MP sensor.

If you’re looking a sharp lens with lightning fast AF, and at a useful, flattering focal length, it’s hard to beat the Sony 55mm f/1.8.

55mm may sound unusual, but the difference between a 50mm and a 55mm field of view is minor and something you’ll quickly get used to.

When mounted on a Sony APS-C body, the field of view is converted to 82.5mm, a nice all round focal length for all forms of photographers

The focus falloff from these razor sharp in-focus elements to creamy bokeh is gradual and subtle, and the bokeh itself is beautifully smooth.

If you’re shooting moving subjects, the AF performance of this lens is nothing short of breathtaking – when combined with face tracking and continuous AF, the lens holds tight focus on your subject, even when approaching your camera fast.

At only 281 g, the Sony 55mm f/1.8 feels great on any Sony FE or E mount camera, and could be the only portrait lens you ever need. If you’re stuck deciding between a 50mm and an 85mm prime lens, this 55mm is the perfect in-between.

Sony FE 70-200mm f/2.8 GM OSS


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Compatible Format: FE, E (105-300 mm equivalent)
Dimensions (Diameter x Length): 3.4 in. (88 mm) x 7.8 in. (200 mm)
Weight: 52 oz. (1480 g)

It wouldn’t be fair of me to not include Sony’s epic 70-200mm f/2.8 zoom lens in this line up of the top Sony portrait lenses.

Despite being a fan of prime lenses, I’m the first to admit how much more versatile and useful a zoom lens is. Being able to twist the barrel and go from a tight full body shot to a tight head shot… without moving any other muscle in your body, is amazing! Who needs legs?!

Being a G Master lens, you can expect first class build and performance from the Sony 70-200mm f/2.8. Ultra sharp at every aperture, it excels when shot at f/2.8, where, let’s face it, you’ll be for 99% of the time with this lens.

Auto focus is similarly excellent, with the AF locking on to moving subjects very easily indeed.

70-200mm f/2.8 zooms are engineered predominately for sports photographers or those who require reliable AF for moving subjects. For your average photography session of a subject dancing around, running or jumping, this lens has you well and truly covered.

Sony 70-200mm f/2.8 | © Hanna Saba

The Optical Steady Shot (OSS) works in conjunction with Sony camera bodies’ own image stabilization, meaning you can shoot at much slower shutter speeds, and consequently, much lower ISO levels too.

This means that f/2.8 shouldn’t be a limiting factor even in low light, with the OSS and high ISO capabilities of all Sony full frame mirrorless cameras taking up the slack.

On a crop sensor body, you’ll have to work harder with the 105-300mm focal lens. Also, at a whopping 1.5kg, the Sony 70-200mm f/2.8 will quickly unbalance any crop sensor body you attach it to… and any full frame bodies too come to think of it!

Thankfully, the detachable foot allows you to securely attach the lens to any camera tripod, and also doubles as a comfortable way to grip the lens when hand holding your camera.

Make no mistake, this is one serious lens for professional photographers or hobbyists who don’t mind dropping some serious coin on the top Sony telephoto zoom lens ever made :-)

Best Lenses for Portrait Photography – FUJIFILM





Imagem Produto Details
Fujifilm 56mm f/1.2BEST ALL ROUND
  • 35mm equivalent:85mm
  • Max aperture:F1.2
  • Number of blades:7
Fujfilm 90mm f/2BEST VALUE
  • 90mm equivalent:137mm
  • Max aperture:F2.0
  • Fast-aperture
Fujifilm 50-140mm f/2.8
  • 76mm equivalent:214mm
  • Focal Length :50-140 mm
  • Dust, water and low temperature resistance
Fujifim 55-200mm f/3.5-4.8
  • Max aperture:F3.5-4.8
  • Focal Length:55-200mm
  • Image stabilization



I’m a big fan of Fujifilm, having shot with them for years and written several Fujifilm lens reviews.

Fujifilm seems to concentrate the majority of their R&D efforts on the crop sensor format (and more recently on medium format, with the GFX line), and doing so, are the leaders in APS-C imaging, and their stellar lens lineup reflects this.

Fujifilm lenses are renowned for their excellent image quality and build, and thanks to the smaller APS-C format, reduced size and weight too.

With several great Fujifilm portrait lenses to choose from already and others on the roadmap, it’s an exciting time to be shooting people with a Fujifilm camera.

Fujifilm 56mm f/1.2


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Dimensions (Diameter x Length): 2.8 in. (73 mm) x 2.7 in. (70 mm)
Weight: 14.2 oz. (403 g)

If anyone ever argues with you that the crop sensor format struggles to create shallow depth of field like full frame, this is the lens to show them…

The Fujifilm 56mm f/1.2 is arguably the best Fuji portrait lens ever made, and should be at the top of your wish list as a photographer.

Whilst similar f/1.2 lenses from Canon (which are over twice the price of this Fuji) display softness around the edges when shot at f/1.2, the Fuji 56mm f/1.2 manages to achieve incredible sharpness from edge to edge.

Equivalent to an 85mm lens on a full frame sensor, this is the perfect focal length for a flattering people photo and comfortable working distance. 85mm is a sweet spot between ‘immersive wide angle’ and ‘distant telephoto’ – it’s able to capture subjects from further away, but without the scene looking too compressed.

Auto focus on the Canon f/1.2 lenses is clunky to say the least, but it’s much faster and more accurate with the Fujifilm 56mm f/1.2.

With a sturdy but lightweight build, it’s easy to attach this lens to the front of any small Fujifilm mirrorless camera body and walk around with it all day long.

If you’re looking for stellar subject separation and low light performance, its hard to beat the Fujifilm 56mm f/1.2, and the hundreds of positive customer reviews since its launch in 2014 tell a similar story.

This is a lens that should be in the arsenal of every Fujifilm camera owner, portrait photographer or otherwise – it’s just that Boa.

Fujifilm 90mm f/2


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Dimensions (Diameter x Length): 2.95 x 2.95 x 4.13 in. (75 x 75 x 104 mm)
Weight: 1.32 lbs (600 g)
LATEST PRICE
With an equivalent focal length of 137mm on a 35mm sensor, the Fuji 90mm f/2 would be my second choice as the top Fujifilm lens for portrait photography… and a very close second at that!

If you have the space to back up enough to use a 137mm equivalent lens, the Fujifilm 90mm f/2 would actually be at the number one spot in my list. However, it’s just not quite as versatile as the 56mm lens discussed earlier.

Either way, this is one impressive lens that delivers ultra-sharp, flattering results with zero distortion.

The first-class optical construction of the lens minimizes vignetting, and the 8 rounded aperture blades produce some of the most beautiful bokeh you’ll see out of a Fujifilm camera.

Fujifilm 90mm f/2 | © Dylan Goldby

Shot at f/2, centre sharpness is excellent, and still very good all the way out to the edges – an essential trait of a great portrait lens.

As with all Fuji X mount lenses, the construction is solid. The Fujifilm 90mm f/2 features weather and dust-resistant sealing, allowing usage to temperatures as low as -10 degrees.

When compared to the Nikon/Canon 135mm alternatives, this lens is actually lighter and smaller , perfect for the more portable nature of the Fujifilm camera system.

All in all, this is one impressive Fuji lens for portrait photography. I’m a big fan of prime (fixed focal length) lenses, and this is one I’d recommend to all level of photographer, whatever the genre.

Fujifilm 50-140mm f/2.8


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Dimensions (Diameter x Length): 4.9 x 7 x 11.1 in. (124 x 177 x 281 mm)
Weight: 2.19 lbs (995 g)

Equating to roughly a 70-200mm in full frame terms, it’s easy to see why the Fujifilm 50-140m f/2.8 is such a popular lens for portrait photography.

Similar to the other big name f/2.8 telephoto lenses, this a must-have for any photographer wanting the convenience and performance of a fast, medium-long range zoom.

Being able to go from a flattering half-body crop at 50mm, all the way up to isolating facial features at 140mm is an effective way to bring diversity to your shoot with minimal effort.

Imagine a model standing in a pose – when you’re happy with the light and composition, you can get a whole range of different photos just by turning the lens barrel and narrowing your field of view. Lazy, but very effective!

(Check out our guide to Model Mayhem if you’re in need of a model to practice your portrait photography.)

Sharpness is impressive across the image when shot at f/2.8, and improves up to around f/5.6, where images are razor sharp and comparable to the sharpest prime lenses.

Fujifilm 50-140mm f/2.8 | © Dylan Goldby

Auto focus is almost instantaneous and incredibly accurate, especially in daylight. When the light starts to drop, you may notice a few more missed shots, but overall there’s little to complain about here.

Out of focus bokeh elements are soft and creamy, and when shot at its full range of 140mm, the Fujifilm 50-140mm f/2.8 offers excellent subject separation, making it a great lens if you have the room to back up enough.

Another great feature perfect for portrait photographers is the built in image stabilisation, with handheld shots at shutter speeds as slow as 1/15s shot at 140mm still remaining sharp.

This means you won’t need to rely on high ISOs to get a fast enough shutter speed to shoot any low light portrait opportunities.

All in all, the Fujifilm 50-140mm f/2.8 is one serious, pro-grade zoom lens that’s as suited for shooting static people photography as it is for sports, events, weddings and anything else that requires some flexibility, speed and reach.

It’s an all-in-one top-performer of a lens, and as such, highly recommended to all Fuji shooters.

Fujifim 55-200mm f/3.5-4.8


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Dimensions (Diameter x Length): 2.95 x 2.95 x 4.65 in. (74 x 74 x 118mm)
Weight: 1.28 lbs (580 g)

The last lens I feel like I should recommend in this roundup of the best Fujifilm lenses for portrait photography is the Fujifilm 55-200mm f/3.5-4.8.

With an equivalent focal length of 83-300mm, the range of these type of zoom lenses is more suited for outdoor use (or a large studio), but that doesn’t mean that it’s not an incredibly versatile lens for portrait use.

The minimum focus distance is only 1.1m (3.67 ft), meaning that the zoom range allows you to crop right in on your subject’s eyes, for example.

f/3.5 may not sound very fast, but for the equivalent lens on a DSLR, it’s actually half a stop quicker . Combined with Optical Image Stabilisation, this makes the Fujifilm 55-200mm f/3.5-4.8 a viable option for low light photography.

Image quality is impressive, with low chromatic aberration, and distortion and vignetting which are corrected via the camera’s internal software. The amount of detail in the files is impressive, with images offering great clarity and contrast.

One thing that takes a little getting used to with the Fujifilm 55-200mm f/3.5-4.8, is the inclusion of 3 control rings, for zoom, aperture and (manual) focusing. In practice, you’ll only usually be using the zoom dial, and this feels beautifully smooth and well-engineered.

Fujifilm 55-200mm f/3.5-4.8 | Shot on assignment for White Caviar Life | © Kent Johnson Photography

Autofocus is similar to all other Fujifilm lenses I’ve used – quick and accurate, and totally competent for the speed at which your average subject will be moving!

Shooting at 300mm is a lot of fun, either to capture subjects at a distance, or for zooming right in on a subject’s features for some interesting crops.

If you’ve ever seen headshot photography that highlights a model’s eyes, or lips in dramatic fashion, chances are the photographer used either a macro lens, or a telephoto such as the Fujifilm 55-200mm f/3.5-4.8.

One thing to note – this is a rather large lens for mirrorless standards (but still small when compared with a DSLR equivalent), and as such, may make a smaller Fujifilm body such as the Fujifilm X-T20 feel somewhat unwieldy – one way to overcome this is to use a hand strap (see more accessories for Fuji cameras here).

Overall, the Fujifilm 55-200mm f/3.5-4.8 is an impressive lens, and one that can produce a wide variety of images thanks to its wide (and somewhat unusual) focal range.

It’s fantastically engineered, and offers excellent image quality in a well-built, ergonomic body.

Perguntas frequentes


What lenses are best for portrait photography?

A good place to start is a prime lens with a focal length of 85mm or 50mm. For Nikon, our top pick is the Nikon 85mm f/1.4G, while for Canon we’d suggest something like the Canon 85mm f/1.2. Sony’s 85mm f/1.4 GM is another great option, and if you’re looking for a Fuji lens, check out the Fujifilm 56mm f/1.2.

Is 50mm lens good for portraits?

Yes, 50mm can be excellent for shooting portraits as it’s a very versatile focal length. 50mm will normally allow you to fit someone’s full body into the frame (granted that you have a little space to move) or to capture details, as well as being perfect for three-quarter length shots.

Which is better for portraits 50mm or 85mm?

Choosing between 50mm or 85mm really depends on the type of portraits you want to create. 85mm is better for closely framing your subjects and capturing up-close details, while 50mm won’t be quite as suited to details but also gives you greater versatility.

How do I choose a portrait lens?

Choosing a portrait lens comes down to a number of factors like your shooting style, which camera system you use, and of course your budget. Once you’ve determined those things, it’s wise to read reviews to narrow down which lens will be best for you.

Best Portrait Lenses – Final Words




With so many great lenses for portrait photographers on the market in 2022, the choice can be a little overwhelming.

My advice when trying to decide upon the best lens for you is to first try and understand which is your preferred focal length.

The longer the focal length, the greater the degree of compression and subject separation you’re able to achieve. However, you simply may not have enough space to shoot with a 200mm lens, for example.

It’s also important to take into account the feeling of ‘detachment’ that comes with using a long lens. Shooting over 85mm tends to make the viewer feel like they’re detached from the moment, rather than involved in it. This may or may not be important to you and your style of photography.

I’ve only included lenses longer than 50mm in this guide to the best portrait lenses. While lenses wider than 50mm can still be used for great portrait photography, it’s traditionally not their usage, so I’ve neglected them here for the sake of simplicity.

Other factors to take into consideration include price (obviously), maximum aperture (for low light), size and weight (for all-day shooting), and AF capabilities.

If you’re shooting static subjects in controlled environments, maximum aperture and AF may not be important to you. If you use a tripod to shoot portraits, size and weight may be irrelevant too.

So have a good think about what factors are most important to you, and be sure to check out our article on editing portraits in Lightroom too.