Olhando para trás, parece ridículo para mim ter passado tantos anos com apenas algumas lentes de zoom e sem lentes prime na bolsa da minha câmera.
Isso mudou completamente quando comprei a lente cinqüenta mais barata do mercado, de repente me fazendo perceber o quanto poderia ser divertido com uma lente minúscula que apresenta uma abertura máxima surpreendentemente grande.
Muito rapidamente, me apaixonei pelo formato e pelo glorioso bokeh, sem mencionar sua versatilidade.
Se você não possui uma lente bacana, há poucas razões para não adicionar uma à sua bolsa de câmera, especialmente se você é novo na fotografia.
Vamos falar um pouco sobre o que eles são, por que eles são tão úteis, e também alguns cinqüenta bacanas acessíveis que você deve considerar comprar.
O que é uma lente bacana?
A bacana cinqüenta é uma lente prime de 50 mm com foco automático que é leve, construída com materiais baratos e possui uma abertura máxima rápida.
A distância focal de 50 mm é frequentemente chamada de “visão padrão”, pois seu campo de visão é muito próximo do que o olho vê naturalmente.
A lente do kit fornecida para quem compra sua primeira câmera normalmente será uma lente zoom barata com uma abertura máxima de f/3.5, fechando para f/6.3 quando você aumenta o zoom.
Por outro lado, a bacana lente cinqüenta geralmente tem uma abertura de f/1.8, deixando entrar
muito mais luz , permitindo que você congele a ação em condições muito mais escuras.
Talvez mais significativo, no entanto, seja o efeito que a abertura mais ampla tem na criação de uma profundidade de campo rasa.
Aberturas maiores permitem que você mantenha seu assunto em foco enquanto
desfoca o fundo . Isso permite que você isole seu assunto e crie aquela aparência cinematográfica de profundidade de campo rasa, que é especialmente agradável ao fotografar retratos.
Se você está se sentindo restringido pelas lentes do seu kit e quer escapar do modo de programação da sua câmera, você pode embarcar em uma emocionante jornada de descoberta fotográfica repleta de bokeh, pegando uma lente 50mm f/1.8 surpreendentemente acessível e aprendendo a usar Modo de prioridade de abertura.
Para aqueles que procuram aprender sobre a abertura e como ela afeta a criação de imagens e desenvolver seus conhecimentos de fotografia, o bacana e cinquenta é o passo óbvio em relação à lente do kit.
Também é incrivelmente
acessível , tornando-o acessível para quem está com orçamento limitado, ou como um excelente presente para fotógrafos, se você conhece alguém que deseja melhorar seu jogo de fotografia.
Lembre-se:o fator de corte para quem fotografa em câmeras APS-C (em oposição a full frame) significa que uma lente de 50 mm acabará sendo o equivalente a 75-80 mm, dependendo do seu sensor específico. Isso significa um ângulo de visão mais estreito do que se você a estivesse usando em uma câmera full-frame, mas não deixe que isso o desencoraje - essa ainda é uma lente versátil.
9 razões pelas quais você precisa de uma lente bacana
Existem muitas boas razões para comprar uma lente bacana, especialmente se você estiver pensando no que comprar a seguir quando estiver entediado com a lente do kit.
Muitos desses motivos também se aplicam a outras lentes, mas os cinquenta bacanas os reúnem em um pacote bokeh-tástico bonito e conveniente.
1. Tamanho
Sony a7III com Sony FE 50mm f/1.8
A parte mais bacana dos cinquenta bacanas é definitivamente seu
tamanho diminuto . Especialmente em câmeras full-frame volumosas, poder conectar uma lente tão pequena que oferece esse tipo de desempenho pode ser revigorante.
Lentes menores oferecem uma série de vantagens. Uma cinqüenta bacana é uma
excelente lente de passeio , ideal para capturar momentos sinceros, tornando-o um favorito para fotografia de rua (guia).
Quando se trata de atirar em pessoas, é
menos intimidante e intrusivo do que um zoom grande e pretensioso, e pode deixar seu assunto mais relaxado.
Não é incomum que as pessoas fiquem um pouco mais tensas quando confrontadas por alguém empunhando uma câmera enorme e cara com uma lente enorme que provavelmente está compensando outra coisa.
Com o menor bacana, parecerá menos que você está invadindo o espaço deles e evitará qualquer paranóia de que você está capturando o que está preso entre os dentes em detalhes ridículos.
2. Peso
YongNuo YN 50mm f/1.8
Se a melhor câmera é aquela que está na sua mão, a melhor lente é aquela que está sempre na sua bolsa. Talvez você não planeje usá-la em um passeio específico ou pretenda usá-la para um trabalho específico, mas a bacana e cinqüenta lentes prime é tão
insignificante em termos de peso , seria estúpido deixá-lo em casa.
Como um minimalista que passa a maior parte do ano viajando o mais leve possível, meu cinquentão bacana é o companheiro perfeito, e muitos pequenos trabalhos de fotografia de retrato são concluídos apenas com meu zoom grande angular e um dos meus cinquenta bacanas.
As companhias aéreas de baixo custo não são muito simpáticas quando se trata de restrições de bagagem, e cada grama que posso perder é valiosa.
Como uma lente de passeio, esse baixo peso é ideal. Com um pedaço de vidro tão pequeno, de repente sua DSLR robusta parecerá quase uma câmera compacta, tornando mais provável que você a carregue com você em passeios e aventuras aleatórias.
3. O preço
Pela qualidade da imagem e abertura máxima, nenhuma outra lente oferece
tanto custo-benefício . Claro, é possível gastar quatro vezes mais dinheiro pela mesma distância focal e abertura em uma lente que terá foco automático mais rápido e imagens mais nítidas,
mas você precisa disso? Para meus propósitos — amigos escalando na floresta, lookbooks para pequenas marcas de roupas, fotos ocasionais de produtos para uso online —
absolutamente não. Não estou imprimindo essas imagens para que apareçam na lateral de um ônibus e ninguém está ampliando minhas imagens para verificar se há aberração cromática (ou seja, franjas rosa ou azuis em áreas de forte contraste).
4. Bokeh com orçamento limitado
Canon 6D + Yongnuo YN 50mm f/1.8 | Esquerda:1/320 f/1.8 ISO 100. Direita:1/160 f/1.8 ISO 100
Sejam celebridades do Instagram e suas luzes mágicas ou aquelas celebridades da fotografia do YouTube que fotografam pessoas bonitas, todo fotógrafo é obcecado por uma coisa:
bokeh cremoso .
Claro, um smartphone caro com várias câmeras pode chegar perto com suas configurações de IA de profundidade de campo falsas, mas não é exatamente a mesma coisa, e você não aprenderá muito com o processo.
O bokeh da 50mm f/1.8 pode ser tão amanteigado quanto você precisar. Você pode gastar dez vezes mais por uma lente 50mm f/1.2, mas suas imagens serão dez vezes melhores?
Provavelmente não. Esse preço torna os cinqüenta elegantes perfeitos para fotógrafos iniciantes, mas isso não significa que você também não os encontrará nas bolsas de câmeras dos profissionais.
Mesmo se você não estiver usando a 50mm f/1.8 em um corpo full frame, você ainda terá ótimas áreas fora de foco, apesar do campo de visão incorrer em um fator de ampliação específico para o tamanho do sensor da câmera.
5. Comprimento de retrato lisonjeiro
Sony a7 III + Sony FE 50mm f/1.8 | Esquerda:1/250 f/1.8 ISO 800. Direita:1/250 f/1.8 ISO 640
As lentes de 50 mm são
ótimas para fotografar pessoas . O consenso é que 85mm é o mais lisonjeiro quando se trata de retratos, mas 50mm é um bom compromisso quando tamanho e peso entram em jogo, e para fotos de meio comprimento e mais largas, as distorções podem ser evitadas se você for cuidadoso.
As lentes de 35 mm também são muito populares, mas podem distorcer as características faciais quando fotografadas de perto quando comparadas com as de 50 mm. (Veja mais sobre 35mm vs 50mm aqui.)
Como mencionado anteriormente, as lentes de 50 mm são ótimas para fotografia de rua, pois permitem que você permaneça a uma distância confortável do assunto, enquanto ainda oferece um campo de visão 'realista' a partir da distância focal padrão - algo que não é possível com uma lente telefoto ou lente de câmera grande angular.
O comprimento de 50 mm é um ótimo polivalente de fotografia, daí o termo:cinqüenta bacana.
Veja também:o que se entende por campo de visão.
6. Foco automático
Sony a7 III + Sony FE 50mm f/1.8 | 1/640 f/1.8 ISO 100
Há uma tonelada de lentes prime pequenas e muito acessíveis no mercado, mas nem todas têm foco automático.
Essa lente vintage com foco manual pode ter uma abertura mais rápida, mas quantas de suas fotos ficarão desfocadas e quão conveniente será lutar com o pico de foco enquanto também aprende a gerenciar sua profundidade de campo?
Cada cinqüenta bacana oferecidos pelas principais marcas oferece foco automático, que geralmente é surpreendentemente
rápido e preciso , tornando-o excelente para fotografia de rua e outros gêneros onde o movimento do assunto é imprevisível.
7. Um pau para toda obra
Sony a7 III + Sony FE 50mm f/1.8 | Esquerda:1/800 f/1.8 ISO 100 Direita 1/320 f/1.8 100
Ser uma distância focal de visão padrão significa que 50 mm oferece uma visão muito normal do mundo, tornando-a
ideal para retratar a vida cotidiana .
Também o coloca bem no meio do intervalo, não tornando-o nem largo nem longo, e uma espécie de faz-tudo e mestre de nada.
(Nifty Fifty também tem um tamanho de filtro padrão, permitindo usar filtros de lente para restringir a quantidade de luz que entra em sua câmera, para um potencial mais criativo.)
A beleza das lentes prime é que seus pés precisam fazer o zoom e, com os cinquenta bacanas, você terá mobilidade e aprenderá a fazer uma cena se unir para a composição certa.
Se você fotografou com lentes de zoom a vida toda, faça um favor a si mesmo e experimente uma distância focal fixa – isso pode fazer maravilhas para sua fotografia, sem mencionar ajudá-lo a manter a forma no processo!
8. Aprenda a usar sua abertura
Canon 6D + Yongnuo YN 50mm f/1.8 | 1/1000 f/1.8 ISO 100
Se você ficou preso no modo Programa por muito tempo e quer descobrir como fazer com que suas fotos DSLR fiquem tão parecidas com fotos de uma câmera compacta barata ou smartphone, controlar sua abertura é por onde começar.
Esteja você usando uma câmera full frame ou com sensor de corte, a prioridade de abertura com ISO automático é o próximo passo óbvio para dominar sua câmera, e não há melhor lente para aprender isso do que as cinquenta bacanas.
Com 50mm, você está apertado o suficiente para que os efeitos da abertura mais ampla sejam sentidos, mas sem ser tão ampliado que seja difícil de trabalhar.
9. Fotografar com pouca luz
Canon 6D + Yongnuo YN 50mm f/1.8 | 1/125 f/1.8 ISO 1600
Uma lente de passeio é ótima para um fotógrafo se for pequena e leve, mas é ainda melhor se você puder usá-la em ambientes fechados ou à noite.
Com uma lente de kit barata (e sua abertura pequena/variável), uma vez que a luz cai, você é forçado a aumentar o ISO para níveis inviáveis ou abandonar a câmera completamente.
Com f/1.8, essas paradas extras de luz oferecem muito mais
flexibilidade ao fotografar com pouca luz (guia). De repente, fotografar em ambientes fechados também se torna um problema menor.
Por que as lentes Nifty Fifty são tão baratas?
Obviamente, a preços tão baixos, deve haver algo que você está perdendo quando opta por algo tão acessível para suas aventuras fotográficas.
Então, o que você ganha quando escolhe uma lente de 50 mm que custa mais de 1000% a mais?
As primes de 50 mm vêm em vários tipos de abertura, sendo a mais ampla normalmente f/1.2, embora você possa argumentar que a nova NIKKOR Z 58mm f/0.95 S Noct da Nikon é comparável – e isso custa US $ 8.000!
A velocidade do foco automático em um cinqüenta bacana será um pouco patética em comparação com suas contrapartes mais caras e nem sempre tão precisa.
Da mesma forma, os revestimentos em primes mais caros são muito mais sofisticados, eliminando as franjas de cor ao fotografar com a abertura máxima e evitando reflexos de lente indesejados com mais eficiência.
Melhores lentes Nifty Fifty em 2022
Canon EF 50mm f/1.8 STM
Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Compatibilidade: Montagem Canon EF (Full frame e APS-C)
Foco mínimo: 13,78" / 35 cm
Diâmetro do filtro: 49 mm
Tamanho: 2,72 x 1,54" / 69,2 x 39,2 mm
Peso: 5,6 onças / 160 g
A lente Canon 50mm f/1.8 STM cinqüenta nifty é um item robusto na bolsa de muitos fotógrafos profissionais e é considerada a
lente mais vendida do mundo! Pequeno e leve, é agradavelmente nítido mesmo quando aberto, embora os cantos fiquem ligeiramente suaves e o foco automático esteja longe de ser silencioso.
Existe até uma versão descontinuada com um suporte de plástico que é ainda mais barato se você puder encontrá-lo. Você pode ver algumas imagens de amostra tiradas com esta lente acima.
[Related:Veja mais das melhores lentes Canon] Sony FE 50mm f/1.8
Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Compatibilidade :Sony full-frame (FE) e sensor de corte (E)
Mínimo Foco :1,48' / 45 cm
Diâmetro do filtro: 49mm
Tamanho: 2,7 x 2,34" / 68,6 x 59,5 mm
Peso: 6,6 onças / 186 g
A Sony 50mm f/1.8 FE bacana não é tão acessível quanto as equivalentes da Nikon e da Canon, mas há um pequeno aumento na qualidade de construção para compensar.
É bem aberto e tem um bom desempenho quando comparado a lentes semelhantes que são significativamente mais caras.
[Related:Veja mais das melhores lentes da Sony] Fujifilm XF 35mm f/2 R WR
Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Compatibilidade: Montagem em X
Foco Mínimo: 1,15' / 35 cm
Diâmetro do filtro: 43 mm
Tamanho: 2,36 x 1,81" / 60 x 45,9 mm
Peso: 6 onças / 170 g
A popular Fujifilm 35mm f/2 foi projetada para as câmeras com sensor APS-C da Fuji, e é o mais próximo que você chegará de cinqüenta bacanas em 35mm, você está obtendo um equivalente full-frame de 52,5mm.
Não é tão acessível quanto suas contrapartes Sony/Canon/Nikon, mas o dinheiro extra traz para você um corpo de metal acoplado à vedação contra intempéries, de alguma forma sem torná-lo pesado.
[Related:Veja mais das melhores lentes Fuji] Lente Nikon AF-S 50mm f/1.8G
Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Compatibilidade: Nikon FX (full-frame) e DX (crop-sensor)
Foco mínimo: 1,48' / 45 cm
Diâmetro do filtro: 58 mm
Tamanho: 2,84 x 2,06" / 72,1 x 52,4 mm
Peso: 6,5 onças / 185 g
Amada por amadores e profissionais, a lente Nikon 50mm f/1.8 bacana oferece nitidez notável devido ao preço, com excelente foco automático e bokeh agradável.
Existe uma opção mais barata (a f/1.8D), mas esta versão G é mais robusta e possui um motor de foco interno, o que significa que pode ser usada em DSLRs Nikon de nível básico que não possuem motores embutidos.
Os fotógrafos APS-C devem notar que também existe uma versão DX, a Nikon 35mm f/1.8G, que oferece um comprimento de foco equivalente de aproximadamente 52mm.
[Related:Veja mais das melhores lentes da Sony] Opções de lentes com orçamento bacana
YongNuo YN 50mm f/1.8 para montagens Canon e Nikon
Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Compatibilidade: Montagem Nikon FX/DX e Canon EF
Foco mínimo: 1,48' / 45 cm
Diâmetro do filtro: 52 mm
Tamanho: 2,87 x 2,17″ / 73 x 55 mm
Peso: 4,2 onças / 120 g
A Yongnuo produziu uma versão atualizada da lente Yongnuo YN 50mm f/1.8 que é completamente redesenhada externamente, mas a primeira iteração mais barata ainda está disponível e parece notavelmente semelhante à Canon 50mm f/1.8 STM.
A baioneta no Yongnuo bacana é de plástico e o foco automático é mais lento e barulhento, mas custa cerca de US $ 50 – menos da
metade a da Canon – é difícil reclamar.
As imagens podem ser suaves e o foco automático às vezes inconsistente ao fotografar com a abertura máxima, com os motores caçando ruidosamente, mas o que você espera?
No que diz respeito ao bokeh do orçamento, esta é a opção mais barata para fotógrafos disponível em 2022 e pode ser muito divertida de fotografar, mesmo em um corpo de sensor de corte. Veja algumas imagens de exemplo acima.
Nifty Fifty – Palavras finais
Uma cinqüenta estilosa não é a lente mais nítida, rápida ou flexível, mas com um pouco de prática, pode ser a
lente de melhor valor você nunca vai comprar para sua fotografia.
As limitações de uma distância focal fixa e o campo de visão clássico de 50 mm fornecem um ótimo campo de aprendizado para iniciantes em fotografia e uma opção confortável e versátil para fotógrafos mais experientes.
E a um preço tão acessível, por que você não adicionaria cinquenta elegantes à sua bolsa?
Deixe-nos um comentário abaixo com qualquer dúvida e conte-nos suas experiências com uma lente de 50 mm.