>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Lentes da câmera

Melhores lentes micro quatro terços


Se você está procurando lentes Micro Four Thirds aqui em 2022, definitivamente não está sozinho. O sistema 'MFT' ou 'Micro 4/3' testemunhou um enorme crescimento em popularidade recentemente.

As câmeras Micro Four Thirds oferecem muitas das vantagens das câmeras mirrorless com sensor APS-C mais recentes, em tamanhos gerais menores (quando combinadas com uma lente equivalente) e a preços muito mais competitivos.

Devido ao prático fator de corte 2x do sensor, as lentes micro 4/3 são mais compactas e leves por sua qualidade e alcance.

O maior benefício das lentes de montagem MFT é que elas podem ser usadas na Panasonic ou Câmeras Olympus, independentemente da marca.

Isso significa que os fotógrafos podem escolher entre uma ampla seleção de opções de terceiros ou até mesmo usar adaptadores para lentes DSLR ou mirrorless.

Com uma variedade tão grande de ótimos 'vidros' em oferta, vamos ver quais são as melhores opções disponíveis este ano.

Lentes Micro Quatro Terços recomendadas

Imagem Produto Recursos
Olympus 17mm f/1.8BEST ALL ROUND
  • equivalente a f/3.6
  • equivalente a 34 mm
  • 2,26 x 1,4 (58 x 36 mm)
  • 120 g (0,26 lb)
Panasonic 25mm f/1.7BEST 50MM PRIME
  • equivalente a f/3.4
  • equivalente a 50 mm
  • 2,39 x 2,05 pol. (60,8 x 52 mm)
  • 125 g (0,27 lb)
Panasonic 12-35mm f/2.8BEST MIDRANGE ZOOM
  • equivalente a f/5.6
  • equivalente a 24-70 mm
  • 2,7 x 2,9 pol. (67 x 73 mm)
  • 305 g (0,6 lbs)
Rokinon 12mm f/2BEST WIDE ANGLE
  • equivalente a f/4
  • equivalente a 24 mm
  • 2,85 x 2,33 pol. (72,5 x 59 mm)
  • 245g (0,54 lbs)
Panasonic 20mm f/1.7 IIMOST COMPACT
  • equivalente a f/3.4
  • equivalente a 40 mm
  • 2,48 x 1 pol. (63 x 25,5 mm)
  • 87g (0,19 lbs)
Panasonic 35-100mm f/2.8 IIBEST LONG ZOOM
  • equivalente a f/5.6
  • equivalente a 70-200 mm
  • 2,7 x 3,9 pol. (67 x 99 mm)
  • 320 g (0,7 lbs)
Olympus 40-150mm f/4-5.6VALOR INCRÍVEL
  • equivalente a f/8-11.2)
  • equivalente a 80-300 mm
  • 2,5 x 3,3 pol. (63,5 x 83 mm)
  • 220g (0,48 lbs)
Olympus 45mm f/1.8BEST BOKEH
  • equivalente a f/3.6
  • equivalente a 90 mm
  • 2,2 x 1,8 pol. (56 x 46 mm)
  • 116g (0,25 lbs)



Este guia para as melhores lentes micro 4/3 é voltado principalmente para lentes generalistas e multifuncionais que considero mais úteis e com melhor custo-benefício para uma ampla gama de situações. Todos eles combinam bem com câmeras MFT mais antigas e mais modernas.

Lentes micro 4/3 como a Olympus M.Zuiko f/1.2 Pros ou a Voigtlander Noktons certamente entregam resultados incríveis, mas a relação preço:desempenho as empurra para fora dos reinos do proprietário médio da câmera MFT.

Falando em proporções, as câmeras MFT produzem imagens em 4:3, assim como muitas câmeras de smartphones, o que aliás as torna o tamanho ideal para exibir em porta-retratos digitais, que parecem favorecer esse formato.

Também incluí uma variedade de distâncias focais prime e telefoto, usando a distância focal equivalente a 35 mm como ponto de referência para o fator de corte 2x das lentes MFT.

Eu usei muito as câmeras Olympus MFT no passado, testando uma variedade de lentes (graças à Olympus Australia) para decidir quais incluir na seleção abaixo.

O que é uma lente Micro Quatro Terços?


O sistema Micro Four Thirds, às vezes abreviado para MFT ou M4/3, é um padrão lançado pela Olympus e Panasonic em 2008 para o design e desenvolvimento de câmeras e lentes para o formato sem espelho.

As lentes micro 4/3 são produzidas por vários fabricantes, incluindo Panasonic, Mitakon, Samyang, Sharp, Sigma, Tamron, Tokina e Olympus, sendo todas as lentes compatíveis com todos os corpos de câmeras micro 4/3.

Isso torna o formato uma escolha popular entre os fotógrafos, com vários fabricantes de lentes/corpos oferecendo vários produtos a preços competitivos, todos intercambiáveis ​​no sistema MFT.

Uma lente MFT é projetada para cobrir o tamanho do sensor MFT, ou seja, 18 mm x 13,5 mm. Isso é aproximadamente 30% menos que um sensor APS-C e aproximadamente 75% menos que um full frame.

Por outro lado, é cerca de 9x maior do que os sensores de 1/2,3″ comumente encontrados em câmeras compactas econômicas ou smartphones.

As vantagens de uma lente micro quatro terços sobre uma fabricada para um sensor maior são tamanho, peso, custo e flexibilidade, pois qualquer lente MFT em que você investir agora pode ser usada em qualquer corpo de câmera MFT de marca para a qual você mudar no futuro.

Se você entendeu o formato e agora está gritando para a tela “que lentes micro quatro terços devo comprar?!” , fico feliz que você tenha perguntado com tanta educação – vamos direto aos comentários!

Lentes Micro 4/3 Revisadas

Olympus 17mm f/1.8


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Abertura: f/1.8
Distância focal: 17mm (equivalente a 34mm)
Dimensões: 2,26 x 1,4 (58 x 36 mm)
Peso: 120 g (0,26 lb)

Esta foi a primeira lente Micro Four Thirds que me fez prestar atenção nas câmeras MFT em geral. Passei um mês viajando pela Europa com a Olympus 17mm f/1.8 firmemente presa a uma Olympus OM-D EM 5 Mark II (revisada aqui), e gostei muito de usá-la.

Como parte da renomada linha profissional M.Zuiko de lentes Olympus MFT, a Olympus 17mm f/1.8 se beneficia de alto desempenho óptico e excelente qualidade de imagem para todos os ambientes de fotografia.

Infelizmente, no entanto, falta a construção à prova de poeira/respingos do modelo f/1.2 mais caro.

Ouvi falar pela primeira vez dessa maravilha de bolso de uma lente durante uma entrevista, onde o fotógrafo encerrou lírico o incrível desempenho da Olympus 17mm f/1.8 para fotografia de rua.

Eu estava particularmente interessado por que esse profissional em particular a escolheu entre todas as melhores lentes micro quatro terços em oferta.

Se você tiver uma lente de zoom MFT na extremidade de sua câmera, fotografar com uma lente principal MFT como esta Olympus realmente abrirá seus olhos.

Além de ser mais rápido (abertura maior) do que qualquer um dos zooms Micro Four Thirds disponíveis, também é mais nítido e mais rápido para adquirir foco.

Olympus OM-D EM5 Mark II + Olympus 17mm f/1.8 | 1/160 f/1.8 ISO200

A abertura máxima de f/1.8 permite que você fotografe com pouca luz e, quando usado perto do seu assunto, pode produzir um bokeh agradável e separação de assuntos.

A maioria das pessoas pode fotografar praticamente qualquer coisa com essa distância focal fixa, de paisagens a retratos. Eu recomendo que você se limite a essa lente para ver como ela pode ajudar a melhorar sua fotografia.

Sendo tão pequena e leve, a Olympus 17mm f/1.8 também é o complemento perfeito para câmeras MFT compactas.

Quanto à qualidade da imagem, prepare-se para se surpreender – esta lente pode produzir imagens nítidas e contrastantes com uma profundidade de campo rasa que é praticamente indistinguível de uma lente que vale 3x o preço.

Olympus OM-D EM-5 Mark II + Olympus 17mm f/1.8 | Observe a transição suave de áreas em foco para áreas desfocadas

Não é a lente MFT mais barata desta lista (veja o preço mais recente aqui), mas fará uma melhoria imediata às suas fotos, especialmente se você estiver vindo de uma lente de kit.

Sempre fico um pouco desapontado quando amigos investem dinheiro em uma nova câmera e depois mantêm a lente do kit conectada. As lentes do kit são um ótimo começo, mas também são um freio de mão para o que seu motor de alto desempenho é capaz!

Investir na Olympus 17mm f/1.8 irá liberar o verdadeiro potencial da sua câmera MFT , e na maioria dos casos, isso significa que você nunca precisará comprar outra lente! Com certeza não vejo necessidade...

Disponível em preto ou prata – certifique-se de que este é o primeiro micro 4/3 que você compra, não importa a marca da sua câmera – ela realmente vale cada centavo.

Panasonic 25mm f/1.7


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Abertura: f/1.7
Distância focal: 25 mm (equivalente a 50 mm)
Dimensões: 2,39 x 2,05 pol. (60,8 x 52 mm)
Peso: 125 g (0,27 lb)

A maioria dos fotógrafos tem uma das duas distâncias focais favoritas – 35mm ou 50mm. Como mencionei acima, sou um grande fã de 35mm, mas muitos dos meus amigos tiram 90% de suas fotos com algum tipo de 'nifty-fifty'.

Se você possui uma câmera Micro Four Thirds, existem algumas opções equivalentes a 50 mm no mercado em 2022. Todas elas têm excelente desempenho, o que dificulta a escolha de recomendar apenas uma.

Na minha própria experiência de usar cada variante por uma semana, optei por recomendar a Panasonic 25mm f/1.7 – pode não oferecer a melhor qualidade de imagem absoluta de todas as opções, mas bang-for-the-buck , é incomparável.

A Panasonic 25mm f/1.7 é o equivalente MFT do orçamento dos atiradores DSLR dos anos 50 – nítido, rápido para focar, pequeno, leve e com excelente custo-benefício .

Panasonic GM1 + Panasonic 25mm f/1.4 | © Satoki Nagata

O campo de visão equivalente de 50 mm quase não produz distorção, tornando-se uma opção lisonjeira para retratos. Se você puder recuar o suficiente, também é bom para fotos em grupo ou até paisagens.

A grande abertura máxima de f/1.7 permite luz suficiente para usar sua câmera micro 4/3 após o anoitecer sem flash.

A construção arredondada do diafragma de 7 lâminas significa que bokeh é suave, cremoso e perturbador . Separar seu assunto das distrações de fundo torna-se muito simples.

Você também pode esperar nitidez de ponta a ponta em todas as configurações de abertura, e nenhuma diferença perceptível na nitidez quando fotografado com a abertura máxima, em oposição a quando parado.

E as outras opções de lentes MFT de 25 mm por aí? Bem, não se distraia com a Panasonic Leica Summilux 25mm f/1.4 a menos que você tenha bolsos profundos - claro, é uma lente fantástica e f/1.4 vai sugar um pouco mais de luz do que f/1.7, mas também é uma lote mais caro, e IMO não vale a diferença de preço.

Depois, há a Olympus 25mm f/1.8, uma lente que gostei muito de usar, pois é um pouco menor e mais leve que a oferta da Panasonic. No entanto, também é o dobro do preço e, na minha opinião, isso não é justificável.

Para uma lente m4/3 acessível , a Panasonic 25mm f/1.7 oferece muito em termos de construção de alta qualidade, apesar de ser tão leve.

A título de comparação, a Panasonic Leica 10-25mm f/1.7 custa mais de US$ 1.700 e pesa mais que o dobro.

A montagem de metal oferece durabilidade para uso ativo e usa elementos de lente multi-revestidos que minimizam fantasmas e reflexos para melhorar ainda mais seu desempenho de disparo.

Em suma, se você estiver procurando por uma lente prime equivalente a 50 mm para realmente estender o potencial do seu sistema Micro Four Thirds, não procure mais do que isso.

As alternativas podem parecer tentadoras, mas a economia de custos desta pequena maravilha da Panasonic a torna a vencedora.

Panasonic 12-35mm f/2.8


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Abertura: f/2.8
Distância focal: 12-35mm (equivalente a 24-70mm)
Dimensões: 2,7 x 2,9 pol. (67 x 73 mm)
Peso: 305 g (0,6 libras)

Agora eu recomendei algumas excelentes lentes prime, é hora de abordar uma ótima lente zoom micro quatro terços.

Em primeiro lugar, algumas boas notícias. Graças ao anúncio de uma segunda versão desta lente pela Panasonic em 2018, o preço da Panasonic 12-35mm f/2.8 original caiu.

Ainda não é orçamento de qualquer forma, mas quando você a compara com as equivalentes Canon/Nikon 24-70mm f/2.8, começa a parecer muito boa relação custo / benefício .

A faixa de telefoto 24-70mm tem sido a mais desejável de muitos fotógrafos. Ser capaz de passar de grande angular para telefoto com um giro do cano torna qualquer 24-70mm o zoom mais versátil que você já teve.

Com a Panasonic 12-35mm f/2.8 conectada à sua câmera, você poderá fotografar tudo, desde um casamento até suas férias com as crianças... tudo sem mexer muito as pernas!

Embora eu adore lentes prime, tenho que admitir que usar uma lente equivalente a 24-70 como essa Panasonic economiza muito tempo e torna a fotografia muito mais fácil !

Se você absolutamente deve tenha o modelo mais recente de tudo, então, por todos os meios, gaste algumas centenas de dólares extras no modelo da versão 2 desta lente zoom MFT ..!

No entanto, se você ainda puder encontrar uma versão 1 da lente, poderá embolsar a diferença de preço com a certeza de que realmente não existe isso muita diferença – o vídeo abaixo ilustra a diferença marginal entre as duas lentes, concluindo que você pode economizar algum dinheiro com a primeira versão se ainda conseguir encontrá-la.

Qualquer que seja a versão desta lente micro 4/3 que você escolher, você pode aproveitar os benefícios imediatos de ter a menor e mais leve Lente zoom equivalente a 24-70mm f/2.8 disponível em qualquer lugar! É ainda menor que a maioria das DSLR prime lentes!

Normalmente, o tamanho/peso dos incômodos 24-70mm deste mundo é um grande obstáculo, especialmente para filmagens durante todo o dia. Com a Panasonic 12-35mm f/2.8, a fotografia com zoom para mim voltou a ser prazerosa!!

Se você está acostumado a fotografar com uma lente de kit ou zoom mais barato, a abertura fixa de f/2.8 nesta Panasonic será uma revelação .

Normalmente em lentes de zoom inferiores, o zoom 'mais próximo' resulta na câmera sendo forçada a escolher uma abertura menor, trazendo consigo todas as desvantagens inerentes - é bom com boa luz, mas com pouca luz, esqueça!>

As câmeras com sensor Micro Four Third sofrem muito com pouca luz quando comparadas a câmeras com sensores maiores. Ter uma abertura fixa de f/2.8 significa que você pode fotografar com uma velocidade de obturador mais lenta primeiro, sem precisar mergulhar nos recursos ISO limitados da sua câmera MFT.

Panasonic GX8 + Panasonic 12-35mm f/2.8 | © Mitchell Kanashkevich

Uma abertura máxima de f/2.8 não é particularmente ‘rápida’, mas é um mundo de diferença quando comparada a f/4 ou f/5.6, que é o que você provavelmente está acostumado. f/2.8 filmado em 70 mm também pode produzir bokeh de separação de assunto adequado, que parece ótimo para retratos.

Como um bônus adicional, a Panasonic 12-35mm f/2.8 oferece estabilização óptica de imagem , o que pode significar a diferença entre uma foto desfocada e nítida com pouca luz.

Também deve-se notar que com o modelo da versão 2 mais recente (aqui), você também pode aproveitar a estabilização ligeiramente melhorada.

A construção de plástico não ganhará nenhum prêmio, mas sua vedação contra intempéries e peso reduzido tornam a escolha do material completamente justificável. Esta lente em metal facilmente superaria a maioria das câmeras.

A qualidade da imagem é impressionante . Devido às limitações do formato MFT, não espere a mesma quantidade de bokeh que os equivalentes DSLR, mas a nitidez está definitivamente no mesmo nível quando parada em torno de f/5.6.

Em f/2.8, a nitidez é ótima, mas, novamente, não tão boa quanto as caras feras das lentes DSLR por aí…

Anteriormente, esta lente tinha um preço muito alto para eu recomendá-la de todo o coração como uma das melhores lentes micro 4/3 do ano. No entanto, se você conseguir a primeira versão barata, você acabou de comprar a lente 24-70mm com melhor custo-benefício você nunca vai possuir!

Rokinon 12mm f/2


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Abertura: f/2
Distância focal: 12 mm (equivalente a 24 mm)
Dimensões: 2,85 x 2,33 pol. (72,5 x 59 mm)
Peso: 0,54 libras (245g)

Antes de ficar empolgado com a perspectiva de possuir uma das lentes grande angular Micro Four Thirds mais baratas, segure seus cavalos - este manual foco.

Cuspir seu chá no seu teclado? Não? Bom, porque realmente não é tão ruim assim…

Normalmente, eu nunca recomendaria uma lente de foco manual para fotos aqui em 2022, especialmente quando há um excelente equivalente de foco automático disponível (na Olympus 12mm f/2).

No entanto, desta vez é completamente justificável, devido a 3 razões principais.

Primeiro, vamos tirar o preço do caminho. A Rokinon 12mm f/2 (aka Samyang 12mm) é metade o preço do equivalente Olympus. Mesmo se você usar uma lente grande angular todos os dias do ano, essa economia de preço é um pouco difícil de ignorar. Esta é simplesmente a melhor lente grande angular para o seu dinheiro.

Em segundo lugar, a questão do foco. Os fotógrafos de vídeo ainda podem lidar com MF, mas para a maioria de nós, AF sempre vale o preço!

Panasonic GH3 + Rokinon 12mm f/2 | 1/6 f/2 ISO125 | © Damian Ward

No entanto, quando estamos falando de uma lente grande angular (equivalente a 24mm), o MF começa a se tornar mais aceitável. Normalmente, as lentes grande angulares oferecem muito mais margem de manobra entre as áreas de foco/fora de foco, especialmente quando fechadas para aberturas menores.

Fotografe seu assunto a 3m de distância usando a Rokinon 12mm f/2 em f/5.6, e você pode perder o foco por incríveis 1,8m, e ainda tê-los em foco!

Mesmo quando fotografado com a abertura máxima, a área de foco é de 1,1 m – brinque com esta ferramenta útil para ver o que quero dizer.

Se você estiver mais interessado em fotografar paisagens ou arquitetura com sua lente grande angular MFT, você pode configurar a Rokinon 12mm f/2 para focar no infinito e ter a certeza de que cada foto à distância estará no pino foco nítido .

A razão final para incluir esta lente de foco manual no meu resumo das melhores lentes Micro Four Thirds do ano é a qualidade da imagem.

Achei a nitidez no centro realmente melhor do que o equivalente mais caro da Olympus, e as imagens são vibrantes e contrastantes em todas as aberturas.

Panasonic GH3 + Rokinon 12mm f/2 | 25s f/2 ISO 125 | © Damian Ward

A abertura máxima de f/2 permite a entrada de luz suficiente para fotos noturnas sem flash, mas se você considerar que a maioria dos trabalhos de cenário de grande angular deve usar um bom tripé, há menos necessidade de uma abertura super rápida.

f/2 ainda é bom de se ter, e oferece flexibilidade para trabalho portátil, mesmo quando o sol começa a cair. Com as limitações de ISO alto do sensor MFT, ter uma lente com uma abertura máxima ampla é sempre uma coisa boa…

A única desvantagem da Rokinon 12mm f/2 é sua natureza volumosa. No entanto, as lentes de grande angular normalmente não são conectadas à sua câmera o dia todo, como uma lente de 35 mm / 50 mm, portanto, essa pequena troca é boa para a maioria das pessoas.

Uma lente MFT de foco manual pode parecer um empecilho, mas com grande angular, realmente não há mais nada em que pensar - você só estará ajustando o foco ao fotografar assuntos a distâncias muito próximas, e o resto do tempo, você pensará que tem uma lente AF conectada de qualquer maneira;-)

Panasonic 20mm f/1.7 II


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Abertura: f/1.7
Distância focal: 20 mm (equivalente a 40 mm)
Dimensões: 2,48 x 1 pol. (63 x 25,5 mm)

Devo admitir que só me deparei com esta pequena lente principal MFT recentemente após uma recomendação de um amigo.

Depois de tanto tempo fotografando com a 17mm Olympus mencionada acima, eu me esqueci do fato de que havia excelentes alternativas por aí… e a Panasonic 20mm f/1.7 II está entre as melhores.

Se você tem uma câmera MFT pequena, anexar uma lente grande à frente meio que anula os benefícios do formato, se você me perguntar. A câmera se tornará difícil de fotografar e arruinará completamente o equilíbrio em sua mão.

Acoplar uma lente micro pancake de quatro terços como a Panasonic 20mm f/1.7 II, por outro lado, é uma combinação feita no céu para pequenos corpos MFT.

Mesmo se eu estiver usando uma câmera MFT maior, como a excelente Panasonic GH5, eu ainda pegaria essa lente primeiro – é tão pequena que faz com que qualquer corpo de câmera seja ótimo!

Apesar de pesar menos que um pacote de cartões, a Panasonic 20mm f/1.7 II é surpreendentemente bem construída , com corpo todo em metal e suporte que aguenta alguns golpes e quedas. Esta é a principal diferença entre a primeira versão plástica e este modelo V2 mais recente.

Olympus OM-D E-M5 + Panasonic 20mm f/1.7 | 1/800 f/8 ISO 200 | © Rupert Vandervell

20mm fornece um campo de visão equivalente a 40mm pouco ortodoxo, mas é uma distância focal que crescerá em você quanto mais você a usar. Preso entre duas das distâncias focais mais versáteis, 40 mm é na verdade o melhor dos dois mundos .

A abertura f/1.7 é uma grande ajuda com pouca luz, com câmeras MFT normalmente lutando para produzir imagens limpas em ISOs mais altos.

Ao fotografar com abertura máxima em f/1.7, você está maximizando a capacidade da sua câmera de absorver o máximo de luz possível, antes que ela precise recorrer a uma velocidade de obturador mais lenta ou ISO mais alto.

A qualidade da imagem é excepcional para uma lente tão acessível (veja o preço mais recente aqui), e o preço a torna uma opção ideal para iniciantes, bem como para aqueles mais investidos no sistema micro 4/3.

O bokeh em f/1.7 é cremoso e suave, e permite separar o assunto do primeiro plano ou do fundo com facilidade. Tal como acontece com a maioria das lentes MFT, a nitidez geral no quadro atinge o pico em cerca de f/4~5.6.

7 lâminas de abertura arredondadas ajudam a criar o bokeh cremoso , fornecendo elementos de destaque circulares fora de foco em todo o quadro.

A reprodução de cores é neutra, com tons de pele agradáveis ​​direto da câmera. Também não há praticamente nenhuma distorção.

Quanto ao desempenho do foco automático, é uma mistura de coisas. Quando emparelhado com a excelente Olympus OM-D EM 10 Mark II, (uma câmera com AF tipicamente rápido), descobri que a Panasonic 20mm f/1.7 II busca foco com bastante regularidade, especialmente com pouca luz.

Por esse motivo, eu não o recomendaria para assuntos em movimento rápido ou fotografia de rua. No entanto, se você não se importa com o ocasional tempo de foco lento, sua combinação de portabilidade e desempenho de imagem estelar a torna uma ótima lente micro 4/3 para viagens em particular.

Apenas tome cuidado com os chuveiros, pois não é à prova de intempéries, mas você não pode ter tudo, especialmente a esse preço incrivelmente atraente.

Em suma, a Panasonic 20mm f/1.7 II é a lente a ser comprada se você não puder comprar a escolha número um de lentes MFT mencionada acima – a Olympus M.Zuiko 17mm f/1.8. É menor, mais leve, mais barato e tem qualidade de imagem muito semelhante.

Panasonic 35-100mm f/2.8 II


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Abertura: f/2.8
Distância focal: 35-100mm (equivalente a 70-200mm)
Dimensões: 2,7 x 3,9 pol. (67 x 99 mm)
Peso: 320 g (0,7 libras)

Ao falar sobre as lentes de zoom Micro Four Thirds mais versáteis em qualquer categoria, a Panasonic 35-100mm f/2.8 II é difícil de vencer… embora estranhamente, ela consegue voar um pouco abaixo do radar.

Esta é a lente zoom telefoto rápida premium da Panasonic, equivalente a 70-200mm em termos de quadro completo. Como tal, é o complemento perfeito para a já mencionada Panasonic 12-35mm f/2.8 II – com essas duas lentes bem guardadas em apenas uma pequena bolsa de câmera, você pode fotografar praticamente qualquer coisa que possa desejar.

Tenha cuidado para comprar a segunda geração desta lente (disponível aqui) – a primeira ainda é uma ótima lente, mas por algum motivo, é praticamente o mesmo preço da versão mais recente, então não faz sentido comprar a tecnologia mais antiga neste caso.

Apesar de existirem várias lentes de zoom micro 4/3 com alcances focais semelhantes, atualmente não existem outras 70-200mm equivalentes f/2.8 zooms disponíveis para Micro Quatro Terços.

Quando comparada com a lente 70-200mm f/2.8 de uma câmera full frame, a Panasonic 12-35mm f/2.8 II tem menos da metade do tamanho e peso , criando uma experiência de filmagem totalmente mais gerenciável (e agradável!).

Também é menos da metade do preço – um fato que não é motivo de zombaria, principalmente porque coloca essa faixa focal de zoom tradicionalmente “exótica” nas mãos de não-profissionais ou de qualquer pessoa que provavelmente não gastará muito dinheiro em uma lente.

Muitos mudam para o formato Micro Four Thirds devido à economia de tamanho/peso das lentes MFT, e o fato de que tudo é muito mais barato do que os equivalentes full frame é um bônus adicional.

Apesar de ser relativamente leve para uma lente zoom telefoto de médio-longo alcance, a Panasonic 35-100mm f/2.8 II é solidamente construída e à prova de intempéries. Emparelhá-lo com um Panasonic GH4 ou Olympus OM-D EM 1 à prova de intempéries cria uma solução de fotografia ideal para todos os climas.

O foco é extremamente rápido com boa luz e, na verdade, muito impressionante também com pouca luz, tornando a Panasonic 35-100mm f/2.8 II uma lente de fotografia de eventos sólida para fotógrafos MFT.

Emparelhado com a Panasonic 12-35mm f/2.8 II, (equivalente a 24-70mm), também é tudo o que você precisa para fotografar um casamento, dia de esportes ou qualquer coisa que exija uma ampla gama de distâncias focais para ser coberta como o menor tempo possível.

As imagens são nítidas e claras em todo o quadro, como seria de esperar de uma lente MFT da linha profissional da Panasonic. Também não há distorção visível em toda a faixa de zoom.

O recurso de destaque real, porém, é o 'Power O.I.S' - estabilização de imagem que fornece 4 stops adicionais de flexibilidade de abertura e um grande benefício para os fotógrafos de vídeo.

Na prática, isso significa que, mesmo quando ampliado em 100mm, você pode segurar a Panasonic 35-100mm f/2.8 II em velocidades de obturador muito mais lentas que normalmente seriam possíveis, permitindo que você mantenha o ISO da sua câmera o mais baixo possível .

Em suma, esta é uma lente telefoto impressionante com um tamanho/peso muito gerenciável. Se você está acostumado a gastar milhares em equivalentes DSLR de 70-200mm f/2.8, também ficará muito feliz com o preço desta Panasonic.

Olympus 40-150mm f/4-5.6


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Abertura: f/4-5.6
Distância focal: 40-150mm (equivalente a 80-300mm)
Dimensões: 2,5 x 3,3 pol. (63,5 x 83 mm)
Peso: 0,48 libras (220 g)

Normalmente eu não recomendaria uma lente zoom 'lenta' sem uma abertura constante, especialmente no formato Micro Four Thirds.

No entanto, abri uma exceção com a Olympus 40-150mm f/4-5.6, uma lente telefoto MFT que oferece ótimo desempenho a um preço de banana .

Como um zoom equivalente a 80-300 mm, esta lente é obviamente adequada para fotografar objetos distantes ou para comprimir o fundo atrás do assunto.

Usada aberta em seu ângulo mais amplo (f/4 a 40mm), a Olympus 40-150mm f/4-5.6 é impressionantemente nítida , e torna-se ainda mais nítida se tiver luz suficiente para poder parar a abertura até f/5.6.

Isso o torna igualmente adequado para retratos, em que a 40 mm oferece um campo de visão lisonjeiro de 80 mm.

O mid-range (49-70mm) desta telefoto MFT é onde ela realmente brilha, com bom desempenho em f/4 e nitidez aumentando em geral em f/5.6, e permanecendo constante em torno de f/11.

Olympus PEN E-P3 + Olympus 40-150mm f/4-5.6 | 1/640 f/9

De 100 a 150 mm, a nitidez ainda é boa, mas devo dizer que não é tão nítida quanto a extremidade mais ampla do espectro.

Essa é uma característica comum em todas as lentes de zoom baratas – se você busca um desempenho de imagem estelar em toda a faixa de zoom (e uma abertura constante e rápida), terá que ultrapassar dez vezes mais para a Olympus 40-150mm f/2.8 – uma lente incrível, mas volumosa e cara.

No quesito preço, a Olympus 40-150mm f/4-5.6 realmente tem um valor imbatível – onde mais você pode obter uma lente telefoto micro 4/3 de longo alcance por menos de US $ 130?!

Saiba que você está adquirindo um monte de lentes por um preço de pechincha absoluto.

As velocidades de foco automático são excelentes , com a lente travando em um assunto dentro de um segundo em toda a sua faixa de foco.

Outro grande benefício da Olympus 40-150mm f/4-5.6 é seu tamanho/peso – com apenas 0,48 kbs (220g), é menor e mais leve que a maioria das lentes prime DSLR!

Em um mundo em que a maioria dos fotógrafos está de olho nos sensores full frame, é animador ver que o MFT, com um sensor com menos da metade do tamanho do que normalmente é considerado “padrão” para profissionais, ainda consegue entregar as mercadorias.

Enquanto estamos no assunto, ainda existem muitos profissionais de sucesso que usam e juram pelo formato MFT para seu trabalho. Não deixe que o tamanho do sensor seja um fator limitante para o que você acha que pode alcançar;-)

Olympus PEN E-P3 + Olympus 40-150mm f/4-5.6 | 1/800 f/8

Como seria de esperar de uma lente leve e barata , a qualidade de construção é básica, sendo a construção quase totalmente plástica.

Semelhante à maioria das lentes de kit, muito do custo é reduzido na construção de uma lente que não sofra muitos solavancos, mas desde que você cuide dela, você deve ficar bem.

Uma outra coisa a considerar, é claro, é a abertura, que certamente será limitante com pouca luz. Mesmo se você tiver um dos corpos de câmera profissionais Micro Four Thirds (como o excelente Panasonic GH5), você não pode realmente confiar em um alto desempenho ISO limpo, o que significa que você definitivamente terá dificuldades para fotografar em f / 4 com velocidades do obturador em torno de 1 /100.

A Olympus 40-150mm f/4-5.6 foi projetada para fotografar à luz do dia, então, desde que você esteja bem com isso, você estará pronto, a menos, é claro, que esteja disposto a usar um tripé.

Existem algumas lentes de zoom MFT alternativas de longo alcance, mas por sua relação preço:desempenho, esta é de longe a melhor.

If you’re a professional wildlife or sports photographer, you’ll need to cough up a lot more for the f/2.8 version, but as long as you’re happy to shoot in decent light, the Olympus 40-150mm f/4-5.6 delivers excellent bang for the buck in an impressively compact package .

For fans of long-range photography – this is definitely the first micro four thirds zoom lens you should get.

Olympus 45mm f/1.8


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Aperture: f/1.8
Focal Length: 45mm (90mm equivalent)
Dimensions: 2.2 x 1.8 in. (56 x 46 mm)
Weight: 0.25 lbs (116 g)

For many, the Olympus 45mm f/1.8 is the preferred lens for portrait photography. As a 90mm equivalent, it’s perfect for flattering head/full-body shots .

The combination between a mid-range focal length and a fast f/1.8 aperture delivers the creamiest, most shallow depth of field you’re likely to see from any of the micro four thirds prime lenses.

Whilst there are several other f/1.8 (and faster) MFT lenses available, using slightly longer focal lengths such as this 90mm equivalent, really helps to produce subject separation akin to more expensive (and bigger!) APS-C and full frame sensors.

At less than the weight of a paperback book, the Olympus 45mm f/1.8 is a perfect lightweight lens for travel or for everyday walk-around shooting.

Attached to the front of even the smallest MFT camera, it feels well-balanced and unobtrusive . It really is a tiny lens that makes your camera a pleasure to use.

At f/1.8, the Olympus 45mm f/1.8 is nice and sharp, with the effect exaggerated due to the pleasing out of focus (bokeh) elements that surround the in-focus elements.

Stopping down to f/2.8 increases overall sharpness slightly, but you’re not buying a lens like this to stop it down – f/1.8 and maximum bokeh is where the fun’s at!

f/1.8 will also allow for some low-light photography without the need to resort to your camera’s flash. As long as you can hand hold a shot at around 1/100 (most people can!), you should be able to capture photos after sun set without having to increase your ISO to where things start getting messy.

If you’ve got deeper pockets or are a working pro who relies on the shallowest depth of field or being able to shoot in lower light, there’s also the Olympus 45mm f/1.2 PRO.

Optically the lens is excellent, delivering contrasty images with pleasing skin tones . There’s zero distortion and minimal chromatic aberration.

Interestingly enough, the Olympus 45mm f/1.8 produces zero flare even when shooting direct into the sun – something that many much more lenses fail to accomplish.

Auto focus is lightning fast , and keeps up with the fastest moving subjects surprisingly well. I like the ability to correct focus, or enable manual focus override simply by turning the focus ring – every lens should have this useful feature, in my opinion.

As for build quality, well it may look like a shiny metal lens but the Olympus 45mm f/1.8 is in fact 100% plastic-fantastic!

I’m happy for the trade-off though, because at 0.25lbs (116g), this is another MFT lens that fits into a jacket pocket, and feels like nothing when attached to an MFT camera body.

As for the price, the Olympus 45mm f/1.8 is another bargain lens , and a no-brainer for anyone who’s happy to shoot at a fixed medium-range focal length.

90mm may be somewhat limiting if you don’t have the space to back up, but as long as you’re outside or have adequate room, it’s actually quite flexible.

If you’re after an micro four thirds lens for portrait photography, make no mistake – this is the first (and last) lens you’ll likely ever need.

Affordable, lightweight and small – these are the 3 main benefits of MFT lenses, and a fast f/1.8 aperture makes this one a great lens to add to your arsenal.

Perguntas frequentes


What are Micro Four Thirds lenses?


Micro Four Thirds lenses are those that have been developed to fit the Micro Four Thirds camera system. They are generally smaller and cheaper than DSLR lenses because the cameras have smaller sensors.

Who makes Micro Four Thirds lenses?

You can find Micro Four Thirds lenses from a range of different camera brands including Kodak, Olympus, Panasonic, Cosina Voigtländer, DJI, Kowa, Xiaomi, Mitakon, Samyang, Sharp, Sigma, Tamron, Tokina, and Veydra.

Are all Micro Four Thirds lenses compatible?


Yes – one of the great things about the Micro Four Thirds system is that you can use any MFT lens on any brand MFT camera body.

What Micro Four Thirds lenses should I buy?

As with anything camera or lens-related, it depends largely on your needs and preferences. For an all-round lens that’s sharp and versatile, our top pick is the Olympus 17mm f/1.8.

Palavras Finais


In writing this roundup, I’ve had to exclude many excellent Micro Four Thirds lenses for the sake of simplicity. There’s really so many great options on offer for this intriguing format, that things can get rather overwhelming.

One of the benefits of the MFT system is the sheer breadth of choice when it comes to lenses, with most of them at much more affordable prices than DSLR equivalents.

However, I believe that the lenses reviewed above represent the absolute best performance for your money in 2022.

Yes, there are many good alternatives out there, but stick to this list and you can build yourself an affordable, high-performance photography kit can that can keep up with the big boys with their big(ger) sensors;-)