Esta é uma comparação de todas as três lentes Rokinon 14mm (também da marca Samyang) feita pelo fotógrafo de paisagens e astro Matthew Saville. Seja você um fotógrafo de paisagens, um fotógrafo de paisagens noturnas ou um fotógrafo de retratos ou esportes de ação, você pode estar no mercado para uma lente prime ultra larga. A Rokinon agora tem três lentes de 14 mm no mercado.
Seu primeiro design óptico foi o “nifty cinqüenta” de primes ultra-wide, o foco manual Rokinon 14mm f/2.8 UMC. Ele veio em algumas versões diferentes, todas com a mesma ótica básica.
É o mais antigo, o mais leve e de longe o mais barato por apenas US$ 350, ou US$ 250 quando estiver à venda. Isso o torna um valor muito bom para um fotógrafo de orçamento que deseja adicionar um prime compacto ultra-amplo à sua bolsa para uso ocasional.
Em seguida veio a mais exótica Rokinon/Samyang 14mm f/2.4 SP/XP, uma lente “premium” high-end que alegava oferecer maior resolução, menor distorção e menos vinhetas, e uma qualidade de construção mais robusta e sólida. (Spoiler:é maior, é mais caro e sim, é melhor!)
Por fim, acabamos de ver o lançamento das lentes Canon, Nikon e Sony mount Rokinon 14mm f/2.8 AF, parte do mergulho da Rokinon no reino do foco automático! (Spoiler:é bem compacto e bem afiado também!)
Então, qual é a melhor lente para você? Dependerá não apenas do seu orçamento, é claro, mas, mais importante, do que você fotografa e como fotografa.
Comparação de Lentes Rokinon 14mm | Critérios
Na Canon, certifique-se de obter a Rokinon 14mm f/2.8 UMC com o chip AE, para obter dados EXIF!
14mm é uma distância focal especial. No entanto, ainda pode ser útil para muitos tipos diferentes de fotografia, de paisagens e paisagens noturnas a retratos, jornalismo e ação ou esportes radicais.
Considerando o quão significativamente diferentes essas três lentes ultrawide de 14 mm da Rokinon são em recursos, preço e portabilidade, será difícil escolher apenas uma lente para recomendar sem considerar o tipo de fotografia que você fotografa.
Para esta revisão, considerarei vários assuntos de fotografia e usarei os critérios que aplico a todas as revisões de lentes.
Essas categorias de revisão são:
- Nitidez e qualidade de imagem
- Qualidade de construção
- Foco automático e manual
- Manuseio e portabilidade
- Custo-benefício
Nitidez e qualidade
Rokinon 14mm f/2.8 ED UMC, Nikon D750 – Ótima portabilidade para mochila na selva! | 1/400 seg em f/8 ISO 100
Nitidez
Vamos direto a isso! Todas essas três lentes de 14 mm são impressionantemente nítidas, mesmo abertas em f/2.8, do centro para além da área da regra dos terços.
Se o seu tipo de fotografia não estiver muito preocupado com a nitidez extrema dos cantos, como retratos, jornalismo ou esportes de ação, você pode pular o resto desta seção e obter qualquer lente que tenha outros recursos que se adequem a você.
Dito isso, vamos falar sobre a nitidez e a qualidade da imagem nos cantos extremos, em aberturas bem abertas, já que a fotografia noturna provavelmente será um dos usos mais comuns para qualquer uma dessas lentes.
Na verdade, nos exemplos de 100% crop abaixo, você notará que eu nem me preocupo com exemplos parados até chegar aos cantos extremos, porque todas essas três lentes são tão nítidas quanto abertas!
Todos os três primes ultrawide Rokinon 14mm são o que eu chamaria de “ridiculamente nítidos” no centro, abertos em f/2.8. E sim, eles têm diferenças de cores fracas. A lente mais antiga é um pouco “mais fria”. (Na Canon 6D)
Na zona da regra dos terços, todas as três lentes permanecem aproximadamente com a mesma nitidez exata! (Na Canon 6D)
No canto extremo, a mais antiga Rokinon 14mm f/2.8 ED UMC é um pouco mole até f/5.6-8. (Na Canon 6D)
No canto extremo, a nova Rokinon 14mm f/2.8 AF é um pouco mais nítida que a lente mais antiga. (Na Canon 6D)
No canto, a Rokinon 14mm f/2.4 SP é a mais nítida de todas. Sólido em f/2.8; fantástico em f/4. (Na Canon 6D)
Todas essas imagens foram capturadas em formato bruto e processadas a gosto com uma nitidez de raio fino que ajuda a revelar todo o potencial de uma lente. Observe que a vinheta foi totalmente corrigida nos cantos extremos, é claro. Simplificando, cada uma dessas lentes é realmente impressionante, mesmo nos cantos extremos!
(Para aqueles que estão se perguntando, sim, cada uma dessas três lentes destrói completamente as lentes Canon e Nikon 14mm f/2.8, que estão muito desatualizadas neste momento).
Infelizmente, todos eles têm um pouco de vinheta em f/2.8. Chegaremos ao desdobramento a seguir.
Quando se trata de poder de resolução, a maior e mais cara Rokinon 14mm f/2.4 SP (também conhecida como Rokinon 14mm f/2.4 SP) é uma campeã.
Na verdade, é tão nítido que seus cantos extremos parecem melhores do que a absolutamente massiva (e ainda mais cara) Sigma 14mm f/1.8, mesmo quando a Sigma está fechada para f/2.8.
Então, se você quer o maior poder de resolução absoluto, pegue a Rokinon 14mm f/2.4 SP. No entanto, se a portabilidade for importante para você, não hesite em obter qualquer uma das outras lentes, porque todas são muito nítidas.
Vinheta
Todas as lentes de 14 mm têm muitas vinhetas abertas. MUITO. Para um fotógrafo de paisagem noturna, isso pode significar cantos quase pretos em suas imagens, infelizmente.
Como era de se esperar, a Rokinon 14mm f/2.4 SP tem menos vinhetas em f/2.8-4.
Para ser justo, se você realmente quer vinhetas baixas em torno de f/2.8, a campeã é claro que a Sigma 14mm f/1.8 Art, simplesmente porque ela é fechada quando em 2.8.
Por outro lado, se você planeja parar qualquer uma dessas lentes Rokinon em apenas 1-2 pontos, muito menos 3-4, você não terá reclamações, especialmente se usar os perfis de correção.
Rokinon 14mm f/2.8 ED UMC, Canon 6D | Amostra de Vinheta e Distorção + Perfil de Correção | Vinheta significativa e distorção do bigode
Rokinon 14mm f/2.8 AF, Canon 6D | Amostra de Vinheta e Distorção + Perfil de Correção – Vinheta significativa, distorção de barril menor
Rokinon 14mm f/2.4 SP, Canon 6D | Amostra de Vinheta e Distorção + Perfil de Correção – Vinheta significativa, distorção de barril menor
Rokinon 14mm f/2.8 ED UMC, Canon 6D | Amostra de Vinheta e Distorção:A distorção perceptível do bigode não está apenas nas bordas.
Distorção
Como visto acima, a mais antiga Rokinon/Samyang 14mm f/2.8 UMC tem uma distorção ridícula e terrível. Também pode ser uma lente olho de peixe, se houver muitas linhas retas na imagem.
Felizmente, as outras duas lentes têm muito menos distorção, e é mais “barril” do que “bigode”. NOTA:Você pode corrigir facilmente a distorção com um perfil de lente se estiver gravando raw, mas não se estiver gravando vídeo.
Franjas/Aberrações de cores
Nenhuma dessas três lentes tem muitas franjas de cores. Eles têm um pouco de aberração cromática nos cantos, mas isso é facilmente corrigido com um perfil de lente.
Coma e astigmatismo
Todas essas três lentes merecem algum tipo de prêmio por seu coma incrivelmente baixo e astigmatismo sagital. Se você odeia ver “asas” em suas estrelas nos cantos de suas imagens noturnas, pegue qualquer uma dessas lentes.
Rokinon 14mm f/2.8 ED UMC, Canon 6D | Coma Test, 100% crop do canto superior esquerdo – Basicamente nenhum.
Rokinon 14mm f/2.8 AF, Canon 6D | Coma Test, 100% crop do canto superior esquerdo – Novamente, essencialmente nenhum.
Rokinon 14mm f/2.4 SP, Canon 6D | Coma Test, 100% crop do canto superior esquerdo – Até o momento, o melhor desempenho de coma de qualquer lente prime de 14 mm de todos os tempos? Eu penso que sim.
O coma é algo que nenhum perfil pode corrigir, por isso é muito mais importante na minha lista de prioridades ao comprar uma lente que vou usar aberta para fotografia de astro-paisagem.
Bokeh
Com qualquer lente de 14 mm, a profundidade rasa não é facilmente alcançada, a menos que o assunto esteja muito próximo do seu elemento frontal. Com isso em mente, se você estiver fazendo fotografia macro de grande angular, qualquer uma dessas lentes terá um bokeh decente.
Contraste/Cor
As lentes Rokinon (Samyang) não são conhecidas por combinar perfeitamente a reprodução de cores das lentes da marca, ou aquele “pop” vibrante geral que uma lente Canon L pode oferecer.
Você pode notar uma leve diferença de cor ao usar qualquer uma dessas três lentes. Ainda assim, essa é uma troca justa pela nitidez que eles oferecem pelo preço.
(Caso você esteja se perguntando, todas essas três lentes de 14mm destroem completamente a Canon 14mm f/2.8 L II em termos de nitidez, especialmente nas bordas/cantos.) Fogo
As chances são de que, como são lentes de 14 mm, você não gosta de reflexos.
Flare “pontos” são simplesmente irritantes, ponto final. Essa aparência nebulosa e de baixo contraste que pode ser ótima para retratos geralmente é indesejável para os tipos de fotos que você tira em 14 mm.
Cada uma dessas lentes tem alguns pontos de reflexo aqui e ali e, claro, contraste reduzido em geral quando o sol ou outra fonte de luz forte está no quadro. Esses elementos frontais bulbosos são irritantes.
Mas, essa é a natureza da fera, se você quiser 14 mm em full-frame.
Sempre que estou usando qualquer lente ultra grande angular, sempre me pego estendendo a mão para sinalizar que o sol não atinge o elemento frontal. Se o sol estiver no quadro, posso acabar retocando um ponto ou dois. É a par do curso.
Estrelas do Sol
Comparação de estrela solar Rokinon 14mm:Todas as três lentes oferecem boas explosões de estrelas em f/8-16; qual você prefere? (Na Canon 6D)
A mais antiga dessas três lentes, a Rokinon 14mm f/2.8 UMC, tem apenas seis lâminas de abertura, o que significa que existem apenas seis pontos de estrela solar, mas eles se abrem, como pétalas de flores. Pode ser legal, mas não é o clássico visual de estrela do sol de “ponta afiada”.
A SP 14mm f/2.4 tem nove lâminas de abertura e, portanto, suas estrelas solares são um pouco mais pontudas. No entanto, existem 19 pontos de estrelas solares e ainda não são as estrelas clássicas, finas e pontiagudas que eu gosto de ver.
O AF 14mm tem sete lâminas de abertura, dando rajadas de estrelas de 14 pontos. No entanto, por algum motivo estranho, em f / 4 ou mais, as estrelas do sol são impressionantes e afiadas!
Mesmo que eles sejam mais sem graça em f/8-16, eu me peguei pegando o AF 14mm f/2.8 para qualquer cena urbana ou urbana que tivesse luzes pontuais na imagem.
As estrelas solares (em f/~4) estão impressionantemente próximas das estrelas solares clássicas das lâminas de abertura não arredondadas do passado. Veja o exemplo abaixo com 100% crop:
Em f/~4, a Rokinon 14mm f/2.8 AF renderiza starbursts de ponta! Feitiçaria! (Na Canon 6D)
Rokinon 14mm f/2.8 AF, Canon 6D | Exposição f/4 para sombras e estrelas solares, f/11 para realces.
Rokinon 14mm | Projetar e construir
Ambas as Rokinon 14mm f/2.8 são ótimas lentes ultra-wide de viagem.
Em um canto, temos a Rokinon 14mm f/2.4 SP que é construída com muita solidez. Parece pronto para resistir ao teste do tempo junto com qualquer lente Canon, Nikon ou talvez até uma lente Zeiss.
É uma lente sólida e de alto desempenho, e seu design e qualidade de construção mostram isso.
No outro canto, para ser sincero, o mais antigo Rokinon f/2.8 UMC é mal construído. Na verdade, é referido como “descartável” por algumas locadoras. Então, se você for duro com seu equipamento, provavelmente o quebrará eventualmente.
Ainda assim, se você for inteligente o suficiente para comprá-lo quando a lente estiver à venda por apenas US $ 250 ou US $ 300, e durar de 2 a 3 anos antes de quebrar, continua sendo um bom investimento se você valoriza acessibilidade e portabilidade acima de tudo.
A Rokinon 14mm f/2.8 AF está em algum lugar no meio. É mais leve e menor que a 14mm f/2.4 SP, mas também parece muito bem feita (apesar das partes plásticas). Eu suspeito que é muito mais provável que seja capaz de reivindicar longevidade entre seus muitos recursos.
Nenhuma dessas lentes, infelizmente, é totalmente vedada contra intempéries ou totalmente metálica. Apenas a AF 14mm f/2.8 tem junta de borracha. As lentes AF e SP/XP 14mm têm algum metal em sua construção, mas todas as três lentes têm capuzes de plástico não destacáveis.
Por fim, se você quiser usar filtros com qualquer uma dessas lentes, precisará obter um desses sistemas de filtro superdimensionados e com pinça. Algumas pessoas não se importam com eles, mas pessoalmente, não sou fã de nenhum filtro maior ou mais complicado do que um filtro de rosca de 82 mm.
Foco
Rokinon 14mm f/2.8 ED UMC, Montagem Canon | Este é aproximadamente onde definir o foco para fotografia de paisagem noturna. (Faça seu próprio teste!)
Apenas uma dessas três lentes tem foco automático, é claro, então vamos falar sobre essa lente primeiro. A Rokinon AF 14mm f/2.8 tem autofoco, e apesar da Rokinon ainda ser relativamente nova no mundo das lentes de autofoco, funciona muito bem.
Como a profundidade de campo é tão profunda em 14 mm, ela não precisa ser muito rápida, apenas confiável. E felizmente, é. Mesmo com pouca luz, ela ainda consegue focar de forma tão consistente quanto uma lente de marca.
O foco automático em uma lente ultra grande angular não é muito necessário, no entanto, para muitos tipos de fotografia. Portanto, se você não estiver fotografando algo como esportes de ação ou casamentos, provavelmente ficará bem com uma lente de foco manual, usando a visualização ao vivo ampliada para focar.
Então, vamos falar sobre o quão fácil (ou difícil) todas as três lentes são para focar manualmente.
Rokinon 14mm f/2.8 ED UMC, Nikon D750 | 1/60 seg em f/16 ISO 100
Em primeiro lugar, a AF 14mm f/2.8 é fly-by-wire, ou seja, possui um anel de foco controlado eletronicamente. Isso costumava ser uma coisa terrível para acertar o foco preciso em qualquer coisa, mas hoje em dia é impressionantemente preciso.
Focar em estrelas, por exemplo, não é muito difícil, mas é frustrante que não haja nenhuma marca de foco no anel de foco. Consequentemente, você não pode simplesmente montar visualmente a lente até o infinito (ou qualquer outra distância) para um bom ponto de partida, como você pode fazer com a maioria das outras lentes.
A UMC 14mm f/2.8, em comparação, tem um alcance de foco incrível, levando quase uma rotação completa para ir do infinito até ~27cm.
Infelizmente, algumas das muitas cópias da lente que encontrei ao longo dos anos têm um problema estranho, um pouco de “foco desleixado” que faz com que você tenha que focar o foco para frente e para trás algumas vezes para ser verdadeiramente certeza de sua precisão.
A SP 14mm f/2.4 também tem um incrível alcance de foco e uma suavidade em seu anel de foco que rivaliza com uma Zeiss Otus. Infelizmente, nenhuma das lentes tem marcas hiperfocais, para aqueles que ainda as usam.
Portabilidade
Rokinon 14mm f/2.8 AF, Canon 6D | 4 seg em f/2.8 ISO 3200
Duas dessas lentes Rokinon 14mm são extremamente portáteis em comparação com qualquer outra lente (DSLR ou mirrorless) que pode atingir uma distância focal tão ampla e abertura rápida.
Em comparação, quase todos os zooms ultra-amplos atualmente são muito grandes e pesados. Um dos mais novos zooms a atingir 14mm, o Sigma 14-24mm f/2.8 Art pesa 1,1 kg (mais de 2 lbs).
Se você está procurando uma prime compacta, seja para economizar peso ou simplesmente porque você mal usa 14mm e não tem muito espaço na bolsa da câmera, tanto a Rokinon 14mm f/2.8 ED UMC quanto a AF 14mm são a escolha perfeita .
A Rokinon 14mm f/2.4 ainda é decentemente portátil, apesar de ser a maior e mais pesada do trio, e sua qualidade de construção vale absolutamente o preço.
Eu não a tiraria como uma lente de passeio diário, especialmente em um corpo compacto de quadro inteiro como o Sony A7III. Ainda assim, é uma ótima alternativa para qualquer um dos zooms ultra-amplos existentes.
Relação custo-benefício
Rokinon 14mm f/2.8 AF, Canon 6D | 30 seg em f/5.6 ISO 800
Todas essas três lentes oferecem grande valor em suas respectivas categorias.
A decisão é toda sobre suas prioridades como fotógrafo, e já deve ficar claro:se você raramente usa 14mm, e só quer “cobrir as bases”, pegue a Rokinon 14mm f/2.8 UMC.
Se você usa 14mm com um pouco mais de frequência, para coisas como fotografia de eventos e retratos, obtenha o Rokinon 14mm f/2.8 AF. Por fim, como fotógrafo de astro-paisagem, meu favorito do grupo é o Rokinon 14mm f/2.4 SP.
Alternativas ao Rokinon 14mm
Rokinon 14mm f/2.8 AF, Canon 6D | 30 seg em f/11 ISO 100
Existem muitas outras lentes que atingem 14mm e f/2.8. Há ainda mais se você estiver disposto a “se contentar” com 15mm.
Então, há ainda
mais lentes se você estiver disposto a considerar lentes f/4 na faixa de ~ 14 mm. Ainda assim, para os propósitos desta comparação, temos que traçar a linha em algum lugar.
Sigma 14mm f/1.8 Arte: A Sigma 14mm f/1.8 Art é uma lente incrível, possivelmente a lente de 14mm mais nítida quando chega a f/2.5-2.8, onde outras lentes começam.
Ele também se beneficia de vinhetas extremamente baixas por f/2.8, graças ao stop down, e tem distorção muito baixa.
Os dois fatores que me fazem preferir pessoalmente a Rokinon 14mm f/2.4 SP são o fato de que a Rokinon é um pouco mais portátil e tem praticamente zero de coma. A Sigma não pode afirmar isso mesmo em f/2.8.
Irix 15mm f/2.4 Firefly &Blackstone: Se você estiver disposto a usar uma distância focal um pouco menos ampla, a Irix tem uma oferta interessante:duas versões da mesma lente.
O Firefly é a opção mais leve, principalmente de plástico, o Blackstone é a opção com corpo de metal, mais robusta (e à prova de intempéries). Possui distorção quase zero e baixa vinheta, no entanto, tem algum coma.
Tamron 15-30mm f/2.8 VC: Agora, aqui está uma ótima lente a um ótimo preço. Tem uma qualidade de imagem quase impecável em toda a sua gama focal.
Também possui estabilização de imagem, algo que nenhuma outra lente ultra grande angular de ~ 14 mm possui, a menos que você conte a estabilização baseada em sensor. Se você estiver disposto a carregar uma lente mais pesada que pare em 15 mm em vez de 14 mm, esta é uma ótima opção.
Sigma 14-24mm f/2.8 Arte: Esta nova lente zoom ultra grande angular da Sigma é totalmente monstruosa, mas também oferece mais do que apenas 14 mm. É incrivelmente nítido, tem baixa vinheta, baixa distorção e apenas um pouco de coma.
Nikon 14-24mm f/2.8 G: Embora essa lente já tenha mais de uma década, ainda é uma ótima opção se você fotografar Nikon e quiser ficar com lentes de marca por sua durabilidade e suporte ao cliente.
Esta lente é nítida, tem coma decentemente baixo, baixa vinheta e baixa distorção. Veja a resenha completa aqui.
Comparação de Lentes Rokinon 14mm | Conclusão
Via Láctea sobre Eastern Sierra, Califórnia, 2014 | Rokinon 14mm f/2.8 ED UMC, Nikon D800e | 277 seg (terra) 30 seg (céu) em f/2.8 ISO 1600
Caso não seja óbvio, a grande diversidade oferecida pelo trio de lentes de 14 mm da Rokinon é impressionante e louvável.
Se suas prioridades como fotógrafo envolvem portabilidade, acessibilidade e qualidade geral da imagem, uma (bem, provavelmente duas) dessas lentes servirá muito bem para você.
Se uma dessas lentes se destacar como adequada ao seu estilo e estiver próxima do seu orçamento, recomendo comprá-la.
Espero que esta extensa comparação ajude a tornar óbvio qual lente é a mais adequada para você!