>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Lentes da câmera

Como remover fungos da lente da câmera | De forma fácil e eficaz


É uma aposta difícil procurar alguém que não tenha ouvido falar sobre a lente da câmera. Mas é raro procurar alguém que conheça o fungo da lente.

O fungo da lente é uma estrutura de umidade e poeira nascida em climas úmidos e encontra uma maneira de acenar sua cabeça suja na lente da câmera.

Geralmente acontece quando a lente não é vedada contra o clima e praticada em áreas tropicais e pluviais. O fungo pode parecer pequenas teias de aranha ou manchas difusas.

Se você deixá-lo sem tratamento, o fungo da lente causará desempenho deformado em sua lente e as imagens ficarão embaçadas e embaçadas.

A lente infectada só pode ser reparada se você eliminar a poeira e sempre limpar a lente da câmera.

Deformar a lente da câmera e anexá-la novamente peça por peça é uma decisão difícil. Caso as pessoas sempre procurem como remover fungos de uma lente de câmera. Vamos ver o que é fungo e como funciona o processo de limpeza.

O que é fungo


Um fungo é uma criatura viva:leveduras, cogumelos e bolores que vivem como um único corpo multicelular ou filamentoso. Ele pode viver e crescer para sempre em climas úmidos até ser demolido.

O fungo pode vir de vários tipos que danificam a lente, incluindo Fungi Imperfecti, Ascomycetes e Phycomycetes e muitos outros.

Como remover fungos da lente da câmera


A lente é o oxigênio da câmera e da fotografia, como as árvores para o ser humano. As lentes são um preâmbulo para fungos se forem deixadas sem restrições e eventualmente causarem danos.

Existem algumas maneiras a seguir para remover o fungo da lente. Vamos a todos os detalhes de como remover o fungo da lente de uma lente de câmera.

Usando água, sabão e vinagre


Seguindo esta etapa, você pode limpar e remover rapidamente o fungo nebuloso da lente da câmera.
  • Primeiro, você precisa desmontar a lente da câmera. Este é rápido e relativamente simples. Algumas lentes são bastante difíceis de despachar do que outras.

O método de envio é praticamente o mesmo. É a chave de lente, uma ferramenta importante que você pode procurar primeiro, porque algumas lentes precisam apertar e afrouxar os orifícios nas pontas planas e pontiagudas.
  • Ao remover o anel frontal, o elemento da lente cairá simplesmente do núcleo. Certifique-se de pegá-lo quando sair. Em seguida, uma luz brilhante pode mostrar quantas áreas o fungo cobriu.

Cuidadosamente, passar por água quente e usar sabão líquido para lavar louça cuidará do fungo. O sabão líquido para lavar louça pode matar fungos, bactérias e mofo na lente.

Basta tocar e esfregar a lente com as mãos. Não são necessárias roupas especiais. Em seguida, limpar a lente com uma toalha de papel adequada ajudará a secar.
  • O próximo passo é o vinagre branco. O vinagre branco é conhecido como um líquido antifúngico eficaz e também o previne. Então, despeje um pouco de vinagre branco em cima da lente para impedir que manchas de água construam a lente.
  • Aqui chega o passo final. Antes de iniciar o próximo passo, seque a lente com uma toalha de papel novamente.

Para evitar impressões digitais e gordura, certifique-se de usar algumas luvas. Quaisquer luvas podem funcionar bem; especificamente, luvas de látex, algodão branco ou vinil podem fazer jus à marca.

Agora, lentamente, aperte o resto do anel de volta no lugar e aperte as pontas com uma chave de lente. Você está pronto para sua próxima sessão de fotografia.

Usando bicarbonato de sódio


Como vimos como o vinagre funciona, agora vamos passar para o bicarbonato de sódio. Usar bicarbonato de sódio pode não exigir todas as lentes, mas ainda é um método comprovado de limpeza de fungos.

Para executar este procedimento, você deve coletar alguns materiais necessários. Incluindo-
  • Ácido muriático
  • Bicarbonato de sódio - uma ou duas colheres de chá
  • Cotonetes
  • Pano de microfibra
  • Luvas de nitrilo ou látex
  • Recipiente de vidro ou cerâmica
  • Toalha de papel

Nota:O ácido muriático é uma coisa feia. Pegue seu jeans e camiseta mais desalinhados e use-os antes de começar a trabalhar com o ácido. E a proteção adequada dos olhos e rosto, bem como das mãos, é obrigatória.

Então, com todas as coisas de segurança feitas, vamos começar.
  • Desmonte a lente primeiro (mostrado no primeiro método) e seque-a. Confira onde o fungo atacou e qual a extensão dele.
  • Garantir um ambiente que contraste com a condição do fungo. Seque a lente antes de aplicar ácido sobre ela.
  • Em seguida, pegue um cotonete e mergulhe-o em uma tampa cheia de ácido muriático. Agite suavemente nas áreas infectadas por fungos.
  • O próximo passo é uma colher de chá de bicarbonato de sódio, e ele começará a reagir rapidamente. Adicione algumas gotas de água para criar uma pasta.
  • Esta pasta será uma pasta e pegará um novo cotonete para garantir que todos os ácidos sejam misturados completamente. Esfregue suavemente por 30 segundos.
  • Depois de fazer isso, o que sobrar, limpe-o com uma toalha de papel molhada.
  • Quando todos os processos estiverem concluídos, agora resta o pano de microfibra. Dê uma aresta para finalizar pelo pano ou use um pano de óculos para fazer o mesmo. Isso também funcionará.

Antes de sair da mesa, remonte sua lente na câmera e saia. Clique em algumas imagens brutas e verifique se está brilhando como antes. Se isso acontecer, então você pode começar a balançar novamente. Felicidades.

Uso de peróxido de hidrogênio


Limpar o fungo é uma operação decente, mas matar a infecção do núcleo é uma tarefa desafiadora. Se você limpar o fungo da lente, o fungo deixa seus esporos e traz possibilidades de reinfectar a lente.

Então, vamos matar alguns fungos. Para seguir esse método, as precauções de segurança são ferramentas obrigatórias no início. Reúna todas as ferramentas e comece a trabalhar.

Além disso, o custo da limpeza do fungo da lente é bastante alto para um profissional. É melhor se você puder fazer isso sozinho.

Assim, o peróxido de hidrogênio pode eliminar o fungo do próprio núcleo da lente e dos elementos da lente também. De acordo com a mundialmente famosa empresa Leitz, uma mistura de peróxido de hidrogênio e amônia é um excelente método.

Peróxido de hidrogênio (2%), amônia clara (4%) e água destilada (94%) são suficientes para a mistura. Esta mistura deve ser mantida por quase uma hora antes da limpeza.

Este processo está incluído na contemplação de destruir esporos de fungos. Você pode mergulhar a mistura em elementos inteiros da lente da câmera ou apenas na lente também. Faz um método de limpeza frutífero.

Leia a seguir:Como armazenar a lente da câmera

Como remover fungos da lente da câmera sem abrir


Em alguns casos, a lente pode ser muito afetada. A limpeza pode se manifestar de várias maneiras, mas nem sempre um resultado bem-sucedido.

Então, aqui mostraremos uma maneira de limpar o fungo sem abrir a lente.

Luz UV/Luz solar


A exposição direta à luz solar ou à luz UV pode matar o fungo da lente. Então, como isso funciona? Duas maneiras são acessíveis aqui.

Primeiro :Sem abrir a lente da câmera, esta é outra maneira bem-sucedida de remover o fungo. Você tem que colocar sua câmera em um local aberto onde a luz solar direta atinja o solo.

Mantenha-o lá por alguns dias regularmente e, em breve, não haverá mais fungos. Certifique-se de remover o filtro UV se tiver conectado algum filtro UV à lente da câmera.

Lembre-se que você tem que colocar a câmera na luz UV exposta continuamente. Caso contrário, se o fungo deixar algum esporo, ele poderá permanecer adormecido por muito tempo quando encontrar novamente condições favoráveis. Portanto, certifique-se de deixar sua câmera em um local seco.

Segundo :Se você não gosta de correr ao ar livre, há uma excelente opção para fazer isso dentro de casa.

Chama-se lâmpadas UV, e são bastante acessíveis e encontradas no mercado. Pegue uma caixa de aço inoxidável e coloque as lâmpadas dentro da caixa. Quando a caixa estiver configurada, aterre a câmera com a lente dentro do centro da caixa.

Para remover a sujeira e absorver totalmente a umidade, use meio quilo de sílica gel no centro. Cubra a caixa com uma tampa de aço que vem com furos, e isso ajudará o gel de sílica a absorver a umidade rapidamente.

Mesmo se você matar o fungo e removê-lo completamente, o fungo pode separar alguns genes, que podem ficar firmemente presos à lente da câmera.

Os esporos de fungos não são capazes de sobreviver sem um ambiente úmido. Portanto, não é necessário matar esporos de fungos. Em alguns casos, posso defender que os raios-x penetrem no interior da lente e removam os esporos de fungos do núcleo. No entanto, precauções de segurança são necessárias para esta etapa.

Como evitar a infecção por fungos


Há um ditado que diz que “é melhor prevenir do que remediar”. Então, não é melhor evitar o fungo antes que ele aconteça? Vamos aprender algumas dicas.

Em primeiro lugar, para prevenir infecções fúngicas, você deve manter suas lentes secas e secas regularmente. Por favor, não coloque suas lentes na garagem ou na bolsa do kit; sempre use sacos secos e local para armazená-los.

Limpe a superfície externa da lente regularmente, para que a poeira não faça uma casa na superfície da lente. E no caso de lugares sujos, não é uma boa ideia deixá-los sujos primeiro e verificar regularmente se estão limpos ou não.

A bolsa do kit que você usa para a lente da câmera não deve guardar nada dentro da bolsa, exceto a câmera e a lente. Garanta que sua bolsa de kit esteja afiada e brilhante.

O relatório de testes afirma que a maioria das lentes pode ajudar o fungo a crescer em condições quentes, escuras e úmidas. E os esporos fúngicos estão sempre presentes na maioria das lentes, apenas esperando a situação certa. Portanto, evite esses tipos de condições.

Seque sua lente regularmente e guarde-a em um local seco, e isso evitará que o fungo germine.

Conclusão

As lentes estão protegidas contra fungos se forem colocadas em locais secos e em condições agradáveis. As infecções fúngicas são realmente curáveis, não há nada sério para entrar em pânico. Com a manutenção adequada da lente da câmera e de outros equipamentos, a câmera pode durar décadas. A câmera é a melhor amiga de um fotógrafo. Cuide do seu amigo e crie memórias emocionantes. Apreciar!