A Canon tem há muito tempo um motor ultrassônico, ou lente de foco automático USM, focada em uma velocidade mais alta. O motor de passo, ou lentes STM, por outro lado, não tem velocidade, mas compensa em suavidade.
Um histórico das opções de lentes
Se você é novo na fotografia e está apenas começando, esta breve história o atualizará.
As lentes de foco automático nas câmeras datam de 1985, com a Canon usando um recurso mecânico que funcionava como uma chave de fenda, permitindo que a câmera servisse essencialmente como um motor. Uma estrutura semelhante foi usada como Canon.
Com o tempo, Nikon, Pentax e Yashica incorporaram sistemas semelhantes em suas câmeras, embora a Canon continuasse a ser a pioneira na indústria.
O motor de foco automático localizado na lente tornou-se padrão nos próximos 30 anos, pois os fabricantes viram os benefícios. O Sistema Eletro-Óptico, ou EOS, outra criação da Canon, entrou em cena em 1987. Esta EOS seria um divisor de águas para a indústria da fotografia.
Uma das coisas sobre o sistema eletro-óptico que se destacou foi a inclusão de dois motores de foco automático. O motor DC de ímã permanente padrão conectado à lente, enquanto o segundo era o novo motor de anel piezoelétrico, fornecendo torque em baixas velocidades. Elementos desse design inicial ainda podem ser vistos em lentes contemporâneas.
Quais são os motores de foco usados hoje?
As lentes Canon hoje usam três tipos principais de tecnologia de motor de foco. Esses tipos incluem os motores STM, USM e DC, também conhecidos como acionamento direto. Cada uma dessas tecnologias de motores tem vantagens para diferentes necessidades.
Vamos dar uma olhada mais de perto nesses tipos de motores para que você possa tomar uma decisão informada.
STM ou Motor de Passo
As lentes STM funcionam bem para fotos excelentes e vídeos superiores. O Stepping Motor, onde esta tecnologia recebe o seu nome, ajuda a lente a focar de forma silenciosa e suave. Como as lentes STM são silenciosas, suas imagens de vídeo terão sons mais naturais. Mesmo que as lentes sejam silenciosas, elas são rápidas o suficiente para a maioria das necessidades fotográficas.
Os motores de passo são melhores quando usados para movimentos precisos, suaves e incrementais. Os exemplos incluem foco automático ou disparo AF, principalmente durante o vídeo. Ao gravar qualquer tipo de vídeo, o movimento mais suave faz toda a diferença.
Uma das desvantagens das lentes STM é que o anel de foco não está conectado a nenhuma parte mecânica, conhecida como foco por fio. Neste caso, o movimento do anel de foco envia um sinal para os motores alterando a posição do foco.
Parte da natureza tátil encontrada em outros sistemas de foco é perdida com o STM. Existem diferentes tipos de motores STM e suas funções permitem que eles lidem com a perda tátil de diferentes maneiras. Os dois tipos de motores STM incluem:
Tipo de engrenagem STM
Algumas das lentes STM mais compactas incluem o tipo de engrenagem, direcionando o foco com engrenagens helicoidais.
Tipo de parafuso de chumbo STM
Um grupo maior de lentes STM usa o tipo de parafuso de avanço, oferecendo uma experiência mais silenciosa e ainda mais rápida.
USM ou Motor Ultrassônico
Quando a tecnologia USM foi introduzida na década de 1990, tornou-se o tipo mais popular de lente AF para câmeras Canon. Todos os motores ultrassônicos convertem a vibração ultrassônica na força rotacional que alimenta a lente.
Como a tecnologia USM funciona com base em que as frequências de vibração aplicadas a um anel fazem o outro anel girar. Um dos anéis se conecta ao corpo AF, enquanto o outro se conecta ao corpo da lente.
Existem três tipos de motores USM:
Micro USM
Um motor micro USM adapta-se a uma ampla gama de lentes sem que o tamanho do barril da lente crie quaisquer restrições. Como os micromotores são mais baratos de produzir, eles são ideais para uma variedade de lentes econômicas. Os motores Micro USM usam engrenagens, funcionando de maneira tradicional semelhante aos AFs mais antigos. As engrenagens causam menos precisão e também criam mais ruído.
Nano USM
O Nano USM chegou ao mercado em 2016. Esta tecnologia da Canon introduziu o melhor do AF de alta velocidade e operação silenciosa e perfeita.
Muitos profissionais consideram este tipo de motor o melhor para fotografia e vídeos. O silêncio e a suavidade são comparáveis aos do STM, que atrai os cinegrafistas que consideram o foco silencioso e suave ideal.
A lente EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS USM foi a primeira a fazer uso desta tecnologia da Canon. O uso de tais lentes ajuda a demonstrar o excelente nível de controle à medida que o assunto se move.
USM Tipo Anel
USMs tipo anel alimentam a maioria das lentes EF da Canon. Para demonstrar o quão comum é esse tipo de USM na linha da Canon, eles estão em 42 das 49 lentes EF disponíveis pela Canon. Existem vários recursos que se destacam com esse tipo de USM:
- A capacidade de iniciar e parar mais rapidamente para uma melhor resposta de foco
- Melhor poder de retenção para que o grupo de lentes permaneça no lugar sem energia
- Os sistemas de engrenagem não são necessários para reduzir a velocidade porque os USMs funcionam suficientemente em velocidades mais baixas
Acionamento direto ou motores CC convencionais
Os compradores de lentes de câmera podem identificar rapidamente uma lente com um motor de acionamento direto pela ausência de STM ou UTM no nome. Como suas contrapartes que usam a tecnologia STM ou USM, eles também fornecem foco automático, menos a velocidade, silêncio ou suavidade mais altas.
Principais diferenças de STM e USM em resumo
Aqui está uma comparação rápida para resumir as diferenças que destacamos:
STM ou Motor de Passo
- Menos esforço necessário para se concentrar
- Motor quase silencioso
- Adequado para gravação de vídeo
- Funciona bem para iniciantes
- Muito mais barato
UTM ou motor ultrassônico
- Consideravelmente mais pesado
- Melhor qualidade geral de construção e resistência às intempéries
- Foca muito mais rapidamente
- O motor está menos silencioso
- Adequado para fotografar ainda
- Qualidade profissional
- Custo mais alto
Algumas Considerações Finais
Fotógrafos que precisam de lentes de nível profissional para tirar fotos se sairão melhor com lentes USM. Iniciantes mais focados em gravar vídeos se beneficiarão mais do uso do STM.
Entender mais sobre as diferenças entre essas lentes ajudará você a escolher as melhores opções para suas necessidades.