>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Lentes da câmera

Benefícios de usar uma lente de 50 mm – os prós e contras


Para muitos fotógrafos e cineastas, a prime de 50 mm é a lente da ilha abandonada. Mas por que isso acontece e o que exatamente o torna tão bom? Neste artigo, vamos nos concentrar nos 7 principais benefícios de usar uma lente de 50 mm.

Continue lendo para descobrir por que é a primeira lente perfeita para começar sua coleção de vidros e nunca mais abandoná-la.

Tem Bokeh Cremoso em Grandes Aberturas


Uma lente de 50 mm tende a produzir um bokeh exuberante e cremoso quando mantida quase aberta. Isso faz maravilhas para separar o assunto do fundo. Também se abre para criar fundos suaves e totalmente desfocados para projetos de arte digital e fotografia composta.

A profundidade de campo rasa na lente de 50 mm também pode ser útil para os cineastas. A suavidade geralmente se presta bem à tela do cinema e ajuda a transmitir um clima particular.

50mm é perfeito para retratos


Pergunte a qualquer fotógrafo de retratos usando uma câmera com sensor de corte qual é sua distância focal favorita, e as chances são de que eles dirão 50 mm. Enquanto o equivalente full-frame é de cerca de 75 mm, na prática, a distância focal mais próxima é de 85.

A compressão é bastante semelhante ao usar uma lente de 50 mm em uma câmera com sensor de corte. E o campo de visão também.

Claro, é possível fazer retratos com uma série de distâncias focais. Mas a aparência natural e lisonjeira da lente padrão de 50 mm é um vencedor certo. Essa distância focal também funciona muito bem para fotografia de animais de estimação.

Funciona muito bem para paisagens


Embora a lente principal de 50 mm não seja necessariamente uma escolha "principal" para isso, é mais do que adequada para fotografia de paisagem. Em fotos de paisagem, ir muito longe e não enfatizar nenhum elemento de interesse é um erro comum.

Ao cortar em 50 mm, muito do fundo é cortado – deixando mais espaço para o rei do quadro – o assunto. Além disso, a costura panorâmica na pós-produção é sempre uma opção se você acabar precisando de uma distância focal mais ampla.

Da próxima vez que você for passear, tente trazer apenas os 50, deixando a lente da câmera grande angular em casa.

Compacto e Leve


Embora uma lente principal de 50 mm não seja o tipo mais compacto de vidro disponível, certamente está na extremidade menor do espectro. Algo premium como uma Sigma 50mm 1.4 DG HSM Art ou a infame Canon EF 50mm f/1.2L USM pesa um pouco mais do que as opções mais básicas.

Na extremidade oposta, uma Canon EF 50mm f/1.8 II feita de plástico – também conhecida como Nifty Fifty – pesa apenas 0,3 lb / 130 g. Mais notavelmente, pode ser encontrado por 50 dólares e às vezes menos.

A versão Nikon, Nikkor 50mm f/1.8D, é melhor construída e um pouco mais cara do que a lente ef – enquanto oferece qualidade óptica e características visuais muito semelhantes às da Canon.


Incrivelmente versátil


A distância focal de 50 mm é o ponto ideal de todas as distâncias focais. Embora não seja excessivamente telefoto, também não é particularmente amplo. Uma distância focal fixa de 50 mm é, em essência, uma das lentes mais úteis, graças à ampla variedade de tipos de cena com os quais ela pode lidar muito bem.

Algumas das opções mais baratas produzem aberração cromática? Claro que sim. Pode ser praticamente resolvido na pós-produção? Sim pode. Em suma, é difícil superar uma lente prime de 50 mm como a Plastic Fantastic pela pura versatilidade e pelo custo-benefício.

Excelente qualidade óptica


Sendo uma lente prime, a prime fixa de 50 mm tende a ser mais nítida do que se estivesse no extremo de uma lente zoom de qualidade semelhante. Isso porque precisa haver muito menos concessões em termos de óptica em uma lente principal.

Há uma variação na nitidez e gravidade das falhas ópticas entre as diferentes iterações da 50 mm. No final, você recebe o que você paga. Mas bolhas de bokeh perfeitamente esféricas e respiração sem foco são negociáveis ​​para a maioria dos usuários.

É claro que, como uma 50mm geralmente tem um tamanho de abertura totalmente monstruoso, geralmente é melhor pará-la alguns cliques para obter a nitidez certa. Simultaneamente, a abertura colossal ainda permite a entrada de mais luz, o que é útil em cenas com pouca luz.

Incentiva a boa composição


O 50mm é a distância focal do olho humano. Isso significa que é o mais natural para fotografar, pois é exatamente o mesmo campo de visão que estamos acostumados no dia a dia, embora cortado. A falta de zoom incentiva o uso de nossas pernas.

Esta é uma das lições mais importantes para fotógrafos iniciantes. Como um bônus lateral, é mais divertido e saudável para o resto de nós.

Se você está apenas adquirindo sua primeira câmera, faz todo o sentido comprar apenas o corpo e escolher uma lente de 50 mil como sua primeira peça de vidro. Dessa forma, você solidificará os aspectos cruciais da fotografia antes de sucumbir ao luxo de uma lente zoom.

Enquanto uma lente de kit empacotada costuma ser um bom negócio, uma lente prime rápida de 50 mm oferece excelente desempenho com pouca luz e bokeh delicioso em uma unidade muito menor e mais leve.

Conclusão


A beleza da 50mm é que ela pode fazer tudo muito bem – desde rodinhas até trabalho profissional. É por isso que todo fotógrafo apaixonado deve ter pelo menos um. O prime rápido de 50 mm não é apenas o melhor primeiro pedaço de vidro a ser obtido.

É também uma excelente ferramenta de retrato, uma visão geral versátil, viagem, lente de paisagem e um item básico em qualquer kit de cineasta.