A foto acima foi tirada por Joe Rosenthal, um fotógrafo, em 23 de fevereiro de 1945. Ela retrata cinco fuzileiros navais e um paramédico da Marinha hasteando a bandeira americana no topo do Monte Suribachi durante a Batalha de Iwo Jima. Três militares morreram em um dia e os três sobreviventes restantes foram mortos dias depois.
A fotografia foi tirada durante um momento crítico da guerra, quando o ímpeto americano parecia estar estagnado. Rapidamente ganhou status de ícone e se tornou um símbolo poderoso da tenacidade e do sacrifício americano. Foi publicada em todo o mundo e muitos lares americanos exibiram reimpressões da imagem, transformando-a numa das fotografias mais conhecidas da história.
O objetivo da fotografia era elevar o ânimo dos americanos e motivá-los em tempos difíceis. Representou um ponto de viragem na batalha e simbolizou a tenacidade americana. A fotografia continua a ser um lembrete vívido das dificuldades e sacrifícios que os americanos suportaram para proteger a sua nação e os seus ideais, especialmente durante os desafiadores anos da Segunda Guerra Mundial.