A distância focal de uma lente convexa aumenta à medida que a lente se torna mais plana. Isso ocorre porque a curvatura da lente diminui à medida que ela se torna mais plana, o que significa que os raios de luz são focados com menos força. Como resultado, o ponto focal se afasta ainda mais da lente.
A distância focal de uma lente convexa é dada pela equação:
```
1/f =(1/n) (1/R₁ - 1/R₂)
```
onde:
- f é a distância focal
- n é o índice de refração do material da lente
- R₁ é o raio de curvatura da primeira superfície da lente
- R₂ é o raio de curvatura da segunda superfície da lente
À medida que a lente se torna mais plana, R₁ e R₂ tornam-se maiores. Isso faz com que o termo (1/R₁ - 1/R₂) diminua, o que por sua vez faz com que a distância focal f aumente.
O diagrama a seguir mostra como a distância focal de uma lente convexa muda à medida que ela se torna mais plana:
[Imagem de uma lente convexa tornando-se mais plana]
Como você pode ver no diagrama, o ponto focal se afasta cada vez mais da lente à medida que ela se torna mais plana. Isso significa que a lente deve ser afastada do objeto para focar os raios de luz em um ponto.
A mudança na distância focal pode ser significativa. Por exemplo, uma lente plano-convexa (uma lente com uma superfície plana e uma superfície curva) tem uma distância focal que é duas vezes o raio de curvatura da superfície curva. No entanto, uma lente quase plana (com um grande raio de curvatura) pode ter uma distância focal muitas vezes maior que o raio de curvatura.