A imagem da câmera é invertida, o que significa que a parte superior da imagem é na verdade a parte inferior e vice-versa. Isso se deve à maneira como a luz viaja através de uma lente. Quando a luz passa através de uma lente convexa, ela converge (dobra-se para dentro) e forma uma imagem no outro lado da lente. No entanto, esta imagem é invertida porque os raios de luz da parte superior do objeto são curvados para baixo e os raios de luz da parte inferior do objeto são curvados para cima.
Para obter uma imagem com o lado direito para cima, uma câmera usa um prisma ou espelho para refletir os raios de luz novamente. Isso inverte a imagem, de modo que a parte superior do objeto esteja agora na parte superior da imagem e a parte inferior do objeto esteja agora na parte inferior da imagem.
Alguns sistemas de câmeras, como os usados em telescópios e microscópios, usam múltiplas lentes para ampliar a imagem. Isto pode resultar em múltiplas inversões da imagem, de modo que a imagem final pode ficar com o lado direito para cima ou invertida, dependendo do sistema óptico específico que está sendo usado.