>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Lentes da câmera

Como a câmera pinhole usa a luz?

Uma câmera pinhole usa luz para criar uma imagem, explorando os princípios da óptica e da propagação retilínea da luz. Veja como funciona:

1. Abertura minúscula:Uma câmera pinhole tem uma pequena abertura, geralmente um pequeno orifício ou alfinete, que atua como lente. Esta abertura permite que apenas um pequeno feixe de raios de luz entre na câmera.

2. Propagação Retilínea:A luz viaja em linhas retas, conhecida como propagação retilínea. À medida que os raios de luz passam pelo orifício, eles continuam em linhas retas e formam uma imagem invertida da cena na superfície oposta dentro da câmera.

3. Formação de imagem:O pinhole atua como uma fonte pontual de raios de luz de cada ponto da cena. Esses raios convergem e se cruzam na superfície oposta, formando uma imagem invertida (invertida) e invertida (a direita vira esquerda). A imagem é menor que a cena original e seu tamanho depende da distância entre o furo e a superfície onde a imagem é formada.

4. Câmara Escura:A câmera pinhole é geralmente uma caixa ou câmara à prova de luz com o pinhole de um lado e uma tela de visualização ou papel fotográfico no lado oposto. O interior da câmera deve ser mantido escuro para evitar que luz difusa interfira na imagem.

5. Exposição e captura de imagem:Para capturar a imagem, a câmera pinhole é apontada para a cena e a luz pode entrar na câmera através do pinhole. O tempo de exposição pode variar dependendo do brilho da cena e da sensibilidade da tela de visualização ou do papel fotográfico. Após a exposição, a imagem pode ser visualizada ou capturada no papel fotográfico.

Ao utilizar os princípios da propagação retilínea e da pequena abertura, a câmera pinhole cria um tipo de fotografia único e distinto que oferece um amplo campo de visão, um foco nítido em toda a imagem e uma qualidade estética onírica ou etérea.