Geralmente, um tripé que se estenda para que a câmera fique na altura dos olhos é uma boa escolha. No entanto, também depende do tipo de fotos que você tira e das restrições e limitações que você tem em sua bagagem se planeja viajar com seu tripé.
Algumas pessoas viajam apenas com um tripé de mesa ou um GorillaPod, o que permite montar a câmera em galhos de árvores, tubos etc., para que possam ter um ângulo alto sem ter um tripé alto.
Seja qual for o tipo de tripé que você escolher, apenas certifique-se de que ele irá segurar sua câmera. Os tripés de mesa geralmente são destinados a smartphones ou câmeras compactas - portanto, se você viajar com uma DSLR, por exemplo, verifique se é resistente o suficiente.
O mesmo vale para o GorillaPod; existem diferentes modelos para diferentes tipos de câmeras – então escolha a certa. Em relação aos tripés extensíveis, a maioria deles comporta uma DSLR com lentes padrão.
Como escolher a altura certa do tripé
Aqui está uma maneira prática de descobrir o tamanho de um tripé que você precisa:
O nível dos olhos menos a altura do visor da câmera menos a altura da cabeça do tripé (placa de base) =altura correta do tripé. - Meça a distância do chão até o nível dos olhos
- Subtraia a altura do chão até o visor ou a tela LCD traseira (o que você usa normalmente para fotografar)
- Subtraia a altura do chão até a base do tripé com as pernas do tripé totalmente estendidas.
Você ficará com a altura máxima do tripé necessária. (Veja também:preciso de um tripé para fotografia de viagem?)
Idealmente, a 'altura da cabeça do tripé' será sem a coluna central estendida (já que isso pode comprometer a estabilidade), mas você descobrirá que a maioria dos tripés de viagem não será alta o suficiente se você não estender a coluna central.
Os tripés de viagem valem a pena se não atenderem aos critérios de altura mínima descritos acima? Sim, acredito que sim, já que você deve ser capaz de suportar o desconforto de se abaixar para tirar a foto durante as férias. É melhor ter um tripé de viagem pequeno demais para você do que não ter um!