Se você fotografa paisagens, esportes, astrofotografia ou fotografia de vida selvagem, definitivamente precisa de um tripé de câmera resistente.
Um tripé robusto pode ser a diferença entre uma imagem nítida e uma desfocada, principalmente se sua câmera ou lente for pesada.
Apesar do surgimento de câmeras mirrorless mais leves, as teleobjetivas longas ainda são pesadas e requerem tripés resistentes com maior capacidade de carga máxima.
Neste guia, você descobrirá vários tripés acessíveis de alumínio e fibra de carbono que são fortes o suficiente para suportar configurações pesadas de câmera + lente.
Lembre-se - com tripés, você recebe o que paga - uma lente ou câmera pesada geralmente significa que é caro, então não economize na qualidade do tripé, a menos que queira um desastre caro!
Vamos dar uma olhada nas principais recomendações.
4 tripés para serviço pesado com melhor custo-benefício em 2022
Imagem | Produto | Recursos | |
| Tripé de fibra de carbono Winston 2.0 com 3 pernas O MELHOR EM TUDO | - Recomendado para paisagem/estúdio
- Garantia global de 5 anos
- Rigidez e estabilidade máximas
- Leve e fácil de transportar
|
| Tripé de alumínio resistente Mactrem MELHOR ORÇAMENTO | - Leve e portátil
- Configuração fácil
- Suporte de telefone incluído
- Compacto
|
| Tripé de fibra de carbono Gitzo GT2532 Mountaineer Series 2 | - Coluna reversível
- Rígido e leve
- Rápido e fácil de usar
- G-Lock Ultra Log Logs
|
| Induro CLT203 No.2 Tripé de fibra de carbono invisível | - Resistente e confiável
- Postura ampla
- Leve
- Configuração fácil
|
1. Tripé de fibra de carbono Winston 2.0 de 3 pernas com cabeça esférica
Veja mais avaliações
Escolha do Editor
Prós - Capacidade de carga máxima insana de 40 kg
- Excelente estabilidade
- Converte em um tripé de mesa
- Pernas removíveis convertidas em monopé/lança
- Bloqueio paralelo
- Estojo de transporte com alça de ombro
Contras - Sem fios de acessórios na coroa
- Sem mecanismo de segurança para liberação rápida
O Tripé Winston 2.0 de 3 pernas é um dos tripés para serviços pesados mais estáveis que também é surpreendentemente leve e portátil.
Possui uma faixa de altura de um mínimo de 5,7″ (146 mm) a uma altura máxima de 76,4″ (1,94 m). A altura máxima é uma das mais altas disponíveis em um tripé de tamanho normal com um design compacto.
Ele tem um comprimento dobrado compacto de 24″ (612mm) e pesa apenas 4,51lb (2,05kg), tornando-o super portátil para fotógrafos em movimento. Este é um peso decente para um tripé que pode suportar lentes super pesadas.
Ele pode suportar até 88lb! (40kg) e mantenha a firmeza necessária, graças ao mecanismo de travamento paralelo.
Todas as três pernas são removíveis e se convertem em um monopé ou braço de lança. 3 Legged Thing tem uma variedade de pés e pontas de metal disponíveis para substituir as pernas e criar um sistema de tripé de mesa estável.
A coluna central é telescópica para fornecer ajuste ideal de alcance e altura, embora estendê-la totalmente obviamente traga alguns problemas de estabilidade, dependendo da carga e da superfície em que é colocada.
É difícil vencer o Winston ao procurar o melhor tripé para serviço pesado - o 3 Legged Thing realmente sabe o que está fazendo quando se trata de tripés.
2. Tripé de alumínio resistente Mactrem com cabeça esférica de 360 graus
Veja mais avaliações
Escolha do Editor
Prós - 33 lbs (14,9 kg) de carga máxima
- Econômico
- Tripé leve com 1,32 kg (2,9 libras)
- cabeça esférica com inclinação de 90 graus
Contras
Se você estiver com orçamento limitado, o Tripé de Alumínio para Serviços Pesados da Mactrem com cabeça esférica de 360 graus é para você.
O Mactrem é um tripé leve e compacto que suporta uma câmera pesada e um kit de lentes em terreno irregular. O tripé é leve com apenas 1,32 kg (2,9 libras), permitindo que você o transporte para qualquer lugar.
Este tripé de alumínio possui um comprimento dobrado de 17,5″ (44,45cm), uma altura mínima de 21,5″ (54,6cm) e uma altura máxima de 62,5″ (158,75cm). Embora não seja a altura máxima mais alta, é um tripé de grande valor para suportar câmeras fotográficas de paisagem mais pesadas e para trabalhos gerais de fotografia de retrato.
Entre sua lista de recursos, o tripé Mactrem é extremamente rígido e inclui uma placa de liberação rápida compatível com Arca-suíça, travas, seções de pernas, monopé removível e pernas que dobram até 180 graus.
A coluna central vira em apenas alguns segundos para pendurar sua câmera de cabeça para baixo para fotografia de baixo ângulo e fotografia macro.
É um dos melhores tripés de alumínio econômicos com uma capacidade de peso surpreendentemente boa.
3. Tripé de fibra de carbono Gitzo GT2532 Mountaineer Series 2
Veja mais avaliações
Escolha do Editor
Prós - Suporta até 17,6 kg (39 libras)
- Tripé leve com 1,68 kg (3,7 libras)
- Coluna central reversível
- Pernas mais largas com travas de torção
Contras - Apenas pernas – sem cabeça esférica
O tripé de fibra de carbono Gitzo GT2532 Mountaineer Series 2 é um exemplo brilhante da qualidade e engenharia de precisão que você pode esperar de uma marca líder no espaço de tripés.
Construído a partir de carbono eXact, este tripé é um dos mais estáveis para combos de câmera/lente grande e suporta sem esforço 17,6 kg. O Gitzo garante maior estabilidade para suas lentes pesadas e DSLR com um punho de bateria.
Tudo isso a partir de um tripé que pesa 1,68 kg e tem um comprimento dobrado de 65 cm.
O Gitzo GT2532 Mountaineer tem uma altura mínima de 6,3″ (16cm) graças à coluna central reversível, tornando as fotos de baixo ângulo para macrofotografia muito fáceis.
A altura máxima é de 166 cm, tornando o Gitzo ideal para trabalhos de estúdio e paisagismo, quando uma extensão completa é geralmente preferível.
Uma cabeça esférica de bom valor para emparelhar com o tripé é o Induro Tripods BHL2S - uma cabeça esférica durável e robusta com um sistema de liberação rápida estilo Arca-Swiss e ação suave de panorâmica de 360 graus.
4. Tripé de fibra de carbono invisível Induro CLT203 No.2
Veja mais avaliações
Escolha do Editor
Prós - Capacidade de carga de 35,3 lb (16 kg)
- Fibra de carbono
- Travas de torção
- Bloqueio de coluna central resistente
Contras - Apenas pernas – sem cabeça esférica
- Coluna central não removível
O Tripé de Fibra de Carbono Induro CLT203 No.2 Stealth é um tripé durável e super estável para o seu kit DSLR. Cada uma das pernas de fibra de carbono possui 3 seções com travas de torção para configuração e remoção rápidas.
Ele torna nosso guia de tripé para serviço pesado devido à sua estabilidade aprimorada e capacidade de carga útil de 16 kg (35,3 lb).
O tripé Induro tem um comprimento dobrado de 24,61 ″ (62,5 cm) e pesa apenas 3,48 lb (1,58 kg), permitindo que você o prenda a qualquer mochila de câmera quando estiver em aventuras.
É um arranjo flexível com pernas que travam em três ângulos de perna, uma altura mínima de 14,76″ (37,5cm) e uma altura máxima de 63″ (160cm).
A Induro também desenvolve cabeçotes de tripé duráveis, como o já mencionado Induro Tripods BHL2S Ball Head, que apresenta um sistema de liberação rápida no estilo Arca-Swiss e ação suave de panorâmica de 360 graus.
Como escolher um tripé resistente
Quando você está comprando um tripé estável para suportar o peso de sua câmera pesada + configuração de fotografia de lente, há várias coisas a considerar.
No guia abaixo, o paisagista profissional e astrofotógrafo Matthew Saville nos dá seus conselhos para tomar a decisão certa.
1) Trava de torção x trava de alavanca
Uma variedade de pernas de tripé Slik e Giottos com articulações de perna com trava de torção e pés de borracha
Um dos aspectos mais fortemente debatidos do design do tripé são as articulações das pernas com trava de torção versus trava de alavanca (travas de flip).
Na minha opinião, isso é uma questão de preferência. Ambos têm vantagens e desvantagens. Ambos podem ser muito fortes e confiáveis, e ambos podem ter incidentes de falha total.
O maior fator decisivo entre esses cenários opostos está na
qualidade do próprio tripé .
As articulações das pernas com trava de alavanca geralmente nunca têm problemas com a parte inferior das pernas sendo torcidas e emperradas, o que é uma vantagem muito boa em favor do design de trava de alavanca.
No entanto, travas de alavanca apenas “apertam” a perna do tripé em um lugar onde a alavanca está e, portanto, se uma trava de alavanca falhar em uma ou mais pernas, pode causar a colisão imediata de todo o tripé, em vez de um
deslizamento lento isso pode lhe dar um ou dois segundos extras para pegar sua câmera.
Por outro lado, as articulações das pernas com trava de torção, use o ajuste de fricção e prenda toda a perna do tripé para tornar a perna
mais rígida no geral .
Eles ainda podem falhar, é claro, simplesmente não sendo totalmente apertados ou por falha mecânica real com capacidade de carga total. De qualquer forma, se falharem, geralmente escorregam lentamente em vez de entrar em colapso instantaneamente.
Qualquer tipo de falha na trava da perna do tripé é ruim e pode acontecer em apenas alguns segundos. Portanto, a melhor coisa que você pode fazer é comprar um tripé de boa qualidade e certificar-se de que suas pernas estejam realmente travadas antes de conectar sua câmera.
2) Número de seções da perna do tripé
Quanto mais seções de pernas um tripé tiver, mais flexibilidade ele terá, dificultando o enquadramento preciso de uma foto com câmeras DSLR mais pesadas e lentes pesadas. Pode até causar desfoque nas imagens, por isso é ainda mais importante ao comprar um tripé resistente.
Lembre-se:mais uma chave de perna por perna é
mais três pontos de falha potencial.
Felizmente, a maioria das marcas de tripés oferece mais de uma opção. Apenas algumas marcas oferecem nada além de pernas de 5 seções, pois se autodenominam fabricantes de tripés de viagem compactos.
Ironicamente, seus tripés são na verdade
maiores e mais pesados do que muitos outros tripés de viagem.
3) Materiais de trava de perna
As juntas de perna de tripé com trava de torção e trava de alavanca podem ser feitas de plástico de qualidade barata, plástico de alta qualidade ou até mesmo metal. Como você pode imaginar, travas de alavanca de plástico baratas podem quebrar facilmente…
No entanto, os problemas com travas de torção são quase igualmente ruins:os finos calços de plástico e espaçadores de travamento em uma perna de trava de torção podem falhar e/ou emperrar, causando frustração a longo prazo e falha completa abrupta.
Tenha em mente que seu tripé deve transportar sua DSLR e lentes pesadas na altura máxima e capacidade de carga total.
Simplificando,
evite materiais plásticos baratos. Fique com as opções de marca que têm um longo histórico de anos sobreviventes de abuso pelos tipos de fotógrafos que usam seus tripés diariamente.
4) Colunas centrais do tripé
Eu só estendo minha coluna central quando as condições são extremamente calmas e quando a composição exige absolutamente
Evite ao máximo usar uma coluna central. Uma coluna central só é uma boa ideia quando você realmente precisa de altura extra, de vez em quando.
Nunca use um tripé com uma coluna central de articulação dupla ou uma coluna central “permanentemente para cima”. Simplificando, uma coluna central é muito comprometedora tanto para a nitidez da imagem quanto para a segurança real da sua câmera, e existem opções melhores para tripés de viagem leves que não exigem esse comprometimento.
5) Material da perna do tripé:fibra de carbono x alumínio
A fibra de carbono é mais leve e mais rígida que o alumínio. No entanto, o alumínio é mais acessível e, em alguns casos, ainda mais durável.
No que diz respeito aos materiais das pernas do tripé, o debate de fibra de carbono vs tripé de alumínio continua! Na verdade, porém, ambos os materiais têm certas vantagens.
O alumínio é acessível e bastante indestrutível quando se trata de absorver arranhões e mossas em geral.
A fibra de carbono, por outro lado, não é apenas mais leve, mas também mais rígida e menos propensa a esse “vibrato” que as pernas podem obter em condições de vento.
Direi o seguinte:
Prefiro ter um tripé de alumínio de marca, resistente e rígido do que um tripé de fibra de carbono de marca genérica e barato. Já vi muitos tripés “básicos” de fibra de carbono desmoronarem completamente ou ficarem muito vacilantes com uma capacidade de carga total.
Marcas de nome como Manfrotto e Slik oferecem versões semelhantes de seus tripés em carbono e alumínio.
6) Material de borracha para as pernas e a cabeça do tripé
Cabeça esférica Giottos:Um botão de travamento perdeu sua borracha depois de apenas alguns meses, daí a fita adesiva. O outro também está rachando.
Se você deixar seu tripé no sol por muito tempo (quanto mais no porta-malas de um carro quente por apenas algumas horas!), você pode arruinar a borracha de aderência nas travas das pernas e/ou nos botões de travamento da cabeça do tripé.
Na verdade, em literalmente todos os tripés de câmera sem marca que já testei, essas peças de borracha eventualmente “derretem” e começam a escorregar (tornando impossível bloqueá-las com segurança) … ou elas secam e racham e cair completamente.
Quanto mais barata a marca do tripé, mais cedo a borracha de aderência rachará ou derreterá, como neste tripé Giottos “falso” do eBay.
Apenas as melhores marcas parecem ter peças de borracha que resistem ao teste do tempo. Meu favorito pessoal? Qualquer marca de tripé que tenha botões de metal e alças de trava!
Essas marcas incluem (a maioria) tripés e cabeças FLM, quase todas as cabeças do tipo bola Oben e algumas outras marcas que fabricam tripés pesados.
7) Tamanho e peso do tripé
Todas as formas e tamanhos:apenas uma pequena parte da minha coleção de tripés, incluindo tripés Slik, Giottos e Manfrotto
Caso ainda não seja aparente, tripés de todos os pesos e tamanhos podem ser úteis. Como fotógrafo dedicado de paisagens e aventuras/viagens, acredito firmemente que
não existe um tripé de tamanho/peso perfeito por tudo o que um fotógrafo sério pode fazer.
Se você desgasta muito seu tripé quase diariamente, como fotografar na praia com água salgada e areia repetidamente, você pode querer considerar obter um tripé grande e resistente - um que pode simplesmente ser enxaguado sob um chuveiro ou torneira depois, para limpar resíduos de sal e outras coisas desagradáveis.
Quão pesado deve ser um tripé? A maioria dos tripés DSLR pesa menos de 10 libras, e a maioria dos tripés de viagem pesa menos de 5 libras. O peso que você escolher deve refletir como você planeja usá-lo – subir uma montanha exigirá algo leve, por exemplo.
Se você deseja tornar seu tripé mais pesado ao fotografar em terreno instável ou ventos fortes, geralmente você pode pendurar a bolsa da câmera em um gancho sob a coluna central, se houver.
Por sua natureza, os tripés de câmera para serviço pesado são geralmente mais pesados e volumosos do que outros modelos, então isso ajudará você a manter uma foto estável em condições adversas. Eles também suportarão uma capacidade de carga mais pesada, especialmente ao fotografar em superfícies irregulares.
8) Altura do tripé
Seu tripé mais usado deve atingir o nível dos olhos sem a coluna central estendida, como este Manfrotto 190X Pro.
Meu melhor conselho para escolher um tripé estável é certificar-se de obter um que atinja o nível dos olhos,
de preferência sem usar a coluna central. Se a sua câmera não tiver um LCD articulado que permita que você olhe para ela sem se curvar, como a Nikon D750, mesmo alguns centímetros até a altura máxima podem fazer muita diferença e evitar grandes dores nas costas. longo prazo.
9) Pés de tripé
Os pés do tripé são outra consideração ao escolher um tripé para serviço pesado. Existem alguns designs básicos, cada um com várias vantagens.
i) Os pés com ponta de borracha são mais amigáveis ao seu piso se você usar o tripé em ambientes fechados e especialmente em pisos de cerâmica ou madeira.
ii) Alguns tripés oferecem pés cravados de metal, para realmente agarrar superfícies externas, de sujeira macia a rocha dura.
Muitas marcas de tripés agora oferecem pontas retráteis, o que significa que você pode parafusar o pé de uma maneira para ter um pé de borracha ou parafusá-lo de outra maneira para expor uma ponta de metal.
No entanto, em tripés de marcas mais baratas, isso é apenas mais uma coisa a dar errado - eventualmente, os pés de borracha cairão e você ficará apenas com os picos. Este é apenas mais um motivo para obter um tripé de boa qualidade, mesmo que venha apenas com pés de borracha, ou se os pés de metal cravados forem um acessório de reposição.
iii) Alguns tripés oferecem pés especiais, como garras afiadas para realmente agarrar pedras ou para minimizar o afundamento na areia e na neve. (Really Right Stuff faz isso; cuidado - eles são afiados!)
10) Como escolho uma cabeça de tripé?
Esquerda:Cabeça Benro Video (3 vias). Direita:Slik Mini Ballhead (apenas 1 botão de travamento)
Embora muitos tripés pesados venham com um conjunto de “pernas” e uma “cabeça” juntos, algumas das melhores opções podem ser vendidas apenas como pernas, sem cabeça.
Você não precisa necessariamente comprar cabeças e pernas de tripé separadamente, mas vamos discutir os diferentes tipos de cabeças para que você possa comprar o que é certo para o seu tipo de fotografia.
As cabeças esféricas são simples:um botão solta e aperta a coisa toda, permitindo que você componha livremente seu quadro com muita flexibilidade.
As melhores cabeças de tripé oferecem botões de travamento separados para movimento panorâmico de um lado para o outro e possivelmente até um botão adicional para ajustar a tensão geral do botão de travamento principal.
Eu recomendo procurar uma cabeça de tripé com um botão/alavanca de travamento principal e uma trava de panorâmica separada.
- Cabeçote panorâmico de 3 vias
O outro tipo mais comum de cabeçote é o cabeçote panorâmico de 3 vias. Essas cabeças permitem que você controle separadamente os ângulos de sua câmera, para compor sua foto com mais cuidado. Eles geralmente são um pouco maiores e mais complicados do que as cabeças do tipo bola, mas oferecem melhor precisão que pode ser muito útil.
Muitas cabeças de 3 vias também oferecem um grande braço panorâmico, para mover suavemente sua câmera para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita ao gravar vídeo. É um recurso ideal para fotografar com lentes pesadas também.
Se você é um fotógrafo do tipo que corre e atira, no entanto, recomendamos cabeças por sua velocidade e portabilidade.
- Cabeças de cardan e nodais
Por fim, para as lentes telefoto verdadeiramente enormes e para costura panorâmica, os cabeçotes nodais e gimbal oferecem um benefício exclusivo - eles permitem que você mova livremente sua câmera, mantendo-a perfeitamente equilibrada e/ou mantendo-a sobre o ponto nodal da lente o que torna a costura panorâmica quase sem esforço.
No entanto, esses tipos de cabeças são geralmente os maiores e mais caros, por isso não os recomendo como seu primeiro investimento.
11) Sistema de liberação rápida da cabeça do tripé
Felizmente, podemos manter isso simples:o Arca-Swiss é o sistema de fixação universal para fotografia, e sua melhor aposta é adotá-lo.
O Arca-Swiss é baseado em um mecanismo de 2 peças, com uma 'placa' presa a uma câmera ou lente e uma 'base de montagem' ou um 'grampo', onde a placa é fixada e presa.
Com o Arca-Swiss, você pode trocar livremente a maioria das placas de câmera e grampos de cabeça de tripé, tornando muito conveniente usar vários tripés e apenas deixar a placa conectada à sua câmera.
A Arca-Swiss também oferece suportes em L, que permitem uma rápida montagem vertical da sua câmera.
Existem outros sistemas de placa de liberação rápida de tripé proprietários, e os menores devem ser evitados, pois eles simplesmente não suportam muito mais do que uma câmera GoPro ou pequena.
A Manfrotto possui dois sistemas proprietários de placas de liberação rápida, ambos muito resistentes, um feito para fotógrafos e o outro bastante universal para cinegrafistas. No entanto, a menos que você seja um cinegrafista sério, recomendo ficar com o Arca-Swiss.
12) Níveis de bolha
Não há tripés suficientes com um nível de bolha no ponto “perfeito”.
A maioria das câmeras tem níveis digitais hoje em dia, então por que você precisaria de um nível de bolha no seu próprio tripé?
Um tripé perfeitamente nivelado pode ser útil para criar panoramas perfeitamente nivelados muito rapidamente, em vez de ter que nivelar novamente a câmera para cada quadro de uma panorâmica.
Para isso, ignore a maioria dos níveis de bolha que são colocados aleatoriamente ao redor da cabeça da bola; eles não são tão úteis quanto ter um nível de bolha na própria base do tripé.
13) Custo, orçamento e custo-benefício do tripé
Como diz o ditado,
“compre a opção cara uma vez, e só vai prejudicar sua carteira uma vez. Compre a opção mais barata, e pode doer duas vezes ou mais…” Em outras palavras, ao definir seu orçamento para um tripé, você deve considerar o
custo de longo prazo. Um tripé que quebra após apenas 1 ano, mas custa mais de 1/3 do preço de um tripé que dura mais de 3-5 anos, simplesmente não é um bom valor.
Portanto, se você não puder comprar um bom tripé imediatamente,
continue economizando .
Dito isto, economizando para o seu tripé mais caro, existem inúmeras opções que você pode comprar nesse meio tempo a preços muito acessíveis. Não será um desperdício de dinheiro a longo prazo, porque o tripé se tornará um tripé de backup ou secundário se você economizar para um melhor.
Palavras Finais
Comprar um tripé robusto que seja forte o suficiente para lidar com sua câmera pesada e lente telefoto longa não precisa ser tão complicado.
Apesar da extensão deste guia, sua decisão realmente se resume à qualidade do tripé (leia as avaliações dos compradores na Amazon), capacidade máxima de carga e uso pretendido.
O melhor tripé é uma escolha pessoal com base no tipo de fotografia que você deseja fotografar e onde deseja fotografá-la.
Investir em marcas de renome pode fazer mais sentido para você se você planeja usar o tripé com frequência, mas as marcas menos conhecidas apresentadas neste guia também têm um ótimo custo-benefício.
Feliz tiro!