>> Tecnologia eletrônica >  >> Câmeras >> Tripés

Melhor monopé para fotógrafos


Depois de vários anos de artigos do Shotkit, finalmente consegui escrever um no melhor monopé! Você vê, nosso humilde amigo de uma perna não é a primeira coisa na lista de desejos da maioria dos fotógrafos…

Para ser completamente honesto, não foi até recentemente que eu realmente usei um monopé para minha fotografia. Eu sempre soube da existência deles, mas o uso deles... bem, foi um pouco desconcertante para mim!

Esta revisão foi uma revelação na minha carreira de fotografia profissional. Ser forçado a revisar vários dos principais monopés e colocá-los em uso em situações da vida real trouxe uma nova apreciação por esses produtos exclusivos.

Agora estou convencido de que, embora um monopé possa não ser a primeira coisa a recomendar a um fotógrafo, é definitivamente uma das ferramentas que devem ser consideradas, independentemente do seu nível.

(Também é uma sorte que eles geralmente sejam muito mais acessíveis do que outros acessórios de câmera.)

Neste guia, mostrarei o que considero os melhores monopés de 2022, além de destacar por que você realmente deseja um :-)

Vamos mergulhar nas minhas recomendações para responder à pergunta:Qual é o melhor monopé de 2022?

Melhor monopé em 2022

Imagem Produto Recursos
Manfrotto XPROOUR #1 ESCOLHA
  • 139,7 cm / 55 pol
  • 41 cm / 16,1 pol.
  • 0,7 kg / 1,54 libras
Manfrotto 290GRANDE VALOR
  • 151 cm / 59,4 pol
  • 49 cm / 19,2 pol.
  • 0,5 kg / 1,1 libras
Manfrotto ElementBEST ORÇAMENTO
  • 150 cm / 59,1 pol.
  • 41,4 cm / 16,3 pol
  • 0,5 kg / 1,1 libras
Sirui P-306
  • 152,4 cm / 60 pol
  • 38,1 cm /15 pol
  • 0,5 kg / 1,1 libras
Benro Adventure 4
  • 191 cm / 75,2 pol
  • 54 cm / 21,2 pol.
  • 0,83kg / 1,85lbs

1. Manfrotto XPRO


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Estendido: 139,7 cm (55 pol.)
Retraído: 41 cm (16,1 pol.)
Peso: 700 g (1,54 lbs)
Material: Alumínio

Se você está no mercado para um suporte de câmera premium, mas gostaria de reduzir o volume, confira a linha de monopés XPRO da Manfrotto.

Com diferentes monopés incluídos na linha, é mais do que provável que você encontre algo que funcione para você.

Um em particular, o monopé de alumínio de 5 seções Manfrotto XPRO, vale a pena olhar mais de perto. Este suporte de câmera é ótimo se você estiver viajando, pois é muito leve e compacto e, portanto, muito fácil de transportar.

Com apenas 1,54 libras (0,7kg) e 16,14 polegadas (41 cm) totalmente fechada, a XPRO de alumínio é muito prática. No entanto, isso não significa que você terá que trocar o peso pela funcionalidade, pois se estende até generosos 141 cm (55,51 polegadas) e é capaz de suportar mais de 5,8 kg (13 libras) de carga útil com segurança.

Se elegante é mais o seu estilo, você pode optar por uma versão da versão de fibra de carbono do monopé XPRO. Embora certamente adicione bling, isso não é tudo o que fornece. Com 1,37 libras (0,62 kg), é um pouco mais leve que a versão de alumínio e tem mais alcance.

Totalmente dobrado, o XPRO de carbono é mais longo em pouco mais de 19 polegadas (48,3 cm), mas compensa esse comprimento extra estendendo-se para mais de 69,3 polegadas (176 cm) ou quase 14 polegadas (35,6 cm) a mais do que a versão de alumínio . Observe, porém, que ele tem um limite de carga mais leve de 11 libras.

Embora ambos os monopés tenham diferenças importantes, eles também compartilham muitos recursos. Ambos os suportes têm um parafuso de 3/8″ para conectar à sua escolha de cabeça, mas isso pode ser retraído para revelar um parafuso de 1/4″ que permite montar sua câmera diretamente.

Ambos os monopés XPRO apresentam travas de energia rápidas que permitem ao usuário implantar e ajustar as pernas rapidamente (como neste tripé popular). Isso permite que o atirador obtenha os melhores ângulos possíveis, mantendo-se afastado da trepidação da câmera. Eles também estão equipados com um novo design de perneiras de borracha que deve torná-los mais fáceis, rápidos e seguros de manusear.

Os XPROs são excelentes para fotos, mas se você também grava vídeo, ficará feliz em saber que ambos os monopés são compatíveis com as cabeças fluidas da Manfrotto, bem como a base FLUIDTECH, que adiciona muito mais estabilidade.

Estes monopés Manfrotto proporcionam um desempenho excepcional e, com um pouco de cuidado, podem continuar funcionando bem por muito tempo. Por tal qualidade, no entanto, você pode esperar pagar um prêmio.

Com preço de cem dólares para o monopé de alumínio XPRO e mais de US $ 200 para a versão de fibra de carbono, existem opções definitivamente mais baratas disponíveis, mas, novamente, como um investimento de longo prazo, essas ferramentas valem o gasto extra.

2. Manfrotto 290


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Estendido: 151 cm (59,4 pol.)
Retraído: 49 cm (19,2 pol.)
Peso: 500 g (1,1 lbs)
Material: Fibra de carbono

Quando você está fotografando em movimento, a mobilidade se torna tão importante quanto a câmera e a lente que você carrega, então você deve escolher seu equipamento com cuidado. Os suportes de câmera, em particular, tendem a atrasá-lo, a menos, é claro, que você escolha o caminho certo.

Se você precisa ser ágil, então os monopés Manfrotto 290 são a coisa certa. Com apenas 1,1 libras (0,5 kg) para a versão de fibra de carbono e 1,19 libras (0,54 kg) para o monopé de alumínio, você dificilmente notará a carga extra para poder viajar o dia todo e não se cansar de carregá-los.

Além da diferença de peso insignificante e o fato de a fibra de carbono 290 ter segmentos um pouco mais finos, ambas as variantes do 290 têm especificações idênticas. Totalmente fechado, eles medem 19,29 polegadas (49 cm) e abrem até 59,45 polegadas (151 cm). Ambos também são classificados para transportar 11,02 libras (5 kg).

Dada a capacidade de peso do Manfrotto 290, você vai querer usar uma câmera e lente apropriadamente compatíveis para garantir que você obtenha o melhor desempenho. Isso significa que, se você usar equipamentos pesados, provavelmente será melhor comprar algo mais robusto.

Implantar e ajustar o 290 é fácil, pois ambos os modelos usam travas flip lock. Eles permitem que você se prepare rapidamente, mesmo nos espaços mais apertados. Os segmentos das pernas também são compostos por tubos em forma de D que impedem que o monopé role quando apoiado contra uma parede ou borda.

Atualmente, o alumínio 290 é vendido por pouco mais de 50 dólares, enquanto a versão de carbono sai por pouco mais de 90 dólares.

Embora esses preços não quebrem o banco, certamente existem opções mais baratas disponíveis. No entanto, se você está procurando um que seja confiável e dure por algum tempo, esses são definitivamente os que você deve investir.

Além disso, a marca se destaca, então esse item seria um ótimo complemento para o seu kit.

Embora os monopés Manfrotto 290 sejam excelentes ferramentas, você deve ter em mente que eles não são para uso pesado. Em vez disso, eles são projetados para ajudar a mantê-lo leve e altamente móvel para que você possa aproveitar qualquer oportunidade fotográfica que surja em seu caminho.

3. Elemento Manfrotto


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Estendido: 150 cm (59,1 pol.)
Retraído: 41,4 cm (16,3 pol.)
Peso: 500 g (1,1 lbs)
Material: Alumínio

Se você estiver procurando por um suporte de câmera que possa suportar sua DSLR e lente pesada com facilidade, há várias opções caras disponíveis. No entanto, se não quiser fazer alarde, mas ainda gostaria de algo com uma sensação premium, um monopé Manfrotto Element pode ser a coisa certa.

Embora você espere que algo do Manfrotto esteja no extremo mais caro do espectro, esse não é o caso do elemento de cinco seções de perna. Em torno de 40 dólares, esse apoio é definitivamente algo que não exigiria muita deliberação.

O Manfrotto Element vem em vermelho e preto (que tem um preço um pouco mais alto) e possui construção em alumínio. É muito leve com apenas 0,5 kg (1,1 libras) para não adicionar muito ao seu fardo. Isso é uma coisa importante a considerar, especialmente se você já estiver com as mãos ocupadas carregando todos os seus outros equipamentos.

O Element abre até 59 polegadas (150 cm) generosas, então um usuário cuja altura cai na faixa média deve estar bastante confortável com ele. Quando totalmente fechado, mede apenas 41 cm. Isso significa que caberá em uma mochila normal e não complicará a tarefa de se locomover.

Uma coisa que você notará é que ele não possui travas flip como outros monopés. Em vez disso, ele usa travas de torção para prender cada uma de suas cinco seções no lugar. Isso torna a implantação um pouco mais lenta, mas, novamente, os bloqueios de torção são bastante seguros, para que você não precise se preocupar com o colapso inesperado.

No que diz respeito à montagem, o Element possui parafusos de 3/8″ e 1/4″. Mas, ao contrário dos modelos mais caros que vêm com parafusos retráteis, você terá que virar manualmente para 3/8″ se estiver conectando uma cabeça ou 1/4″ se estiver montando uma câmera diretamente.

A parte superior do monopé vem com um aquecedor de pernas que ajuda a melhorar o manuseio, aumentando sua aderência. Isso significa que é menos provável que escorregue de suas mãos. Ele também vem com uma alça de pulso que o mantém firmemente amarrado ao seu braço.

Para aumentar a segurança, o Element vem com um pico de metal que substitui o pé padrão do monopé. Este acessório destina-se a ajudar a fixar o suporte em superfícies macias como o solo e evitar que escorregue.

Embora seja um pouco mais complicado de usar do que um monopé flip-lock de implantação rápida, o Element é, no entanto, uma compra muito boa. For its price and for what it can do, not to mention the prestige of its branding, grabbing one for your kit is a very good idea.

4. Sirui P-306


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Extended: 152.4 cm (60 in.)
Retracted: 38.1 cm (15 in.)
Weight: 5oo g (1.1 lbs)
Material: Alumínio

If you’re on the hunt for an excellent monopod that’s budget friendly , then you should definitely check out the Sirui P-306. Priced a little under 60 bucks, this monopod certainly gives a lot of value for money and can definitely hold its own against competing products.

At just 1.1 pounds (.56kg) the P-306 isn’t what you’d call heavy. In fact, for what it can do and how much it can carry, it’s probably something that you’d want to have around every time you’re out shooting. It is very well-built and is capable of hoisting 17.6 pounds (8 kg) of weight so attaching a full-frame DSLR with a big telephoto zoom isn’t out of the question.

Unlike many other monopods, the P-306 doesn’t have flip locks but this isn’t necessarily a bad thing. Yes, not having this feature means that the monopod may not extend or retract quite as fast but, then again, you can count on it to provide more peace of mind because the twist locks it uses won’t come undone accidentally.

This monopod is made up of six sections and extends to a maximum height of 60.6 inches (155 cm). This means that it can be comfortably used by most people including those who are shorter or a little taller than the average.

Bringing it around isn’t hard at all since it collapses down to just 15 inches (39 cm). This means that you can clip it onto the side of a backpack or shove it into a bag, thus ensuring that it never gets in the way while you’re on the move.

For added stability , the P-306 comes with a rubber foot that can be retracted to reveal a spike. This feature is very useful for shooting on soft ground as it will keep the monopod and its payload from slipping and falling.

Its top section aids in keeping things secure with has a rubber grip that allows for better handling. It also includes a wrist strap and carabiner/compass combo to ensure that the support remains firmly in your grasp and that you can keep yourself oriented properly.

If you’re planning on using it with a head, you will be able to do so thanks to the 3/8″ screw that it comes with. Additionally, you can flip this screw upside down to reveal a 1/4″ tread that will allow you to attach your camera directly to the monopod.

If the P-306’s features appeal to you yet, aluminum isn’t your material of choice, you can opt to get the carbon fiber version. Known as the Sirui P-326, this model comes in at around a hundred dollars and shares most of its specs with the aluminum version. It is lighter however at .99 pounds (.45kg) and has a higher load capacity of 22 pounds (10 kg).

5. Benro Adventure 4


Veja mais avaliações
Escolha dos editores
Extended: 191 cm (75.2 in.)
Retracted: 54 cm (21.2 in.)
Weight: 830 g (1.85 lbs)
Material: Aluminium

If you’re on the taller side or are just looking for a strong, unobtrusive camera support with a lot of reach , then the Benro Adventure 4 Series monopods are what you need.

The Adventure 4 is available in aluminum and carbon fiber and both are capable of lifting a hefty 40 pound (18kg) payload. This is more than enough for even the heaviest DSLRs and lenses so you won’t have to risk overloading them and compromising the safety of your gear.

The aluminum model weighs in at just 1.85 lb (0.84 kg) while the carbon fiber version comes in at 1.37 lb (0.62 kg).

Like any other monopod, they come with both 3/8″ and 1/4″ screws that allow users to attach a head or, if need be, mount their camera directly to the support. For the Adventure 4s, this screw is flipped over to expose the thread required for the application.

Both of these monopods are composed of five sections. The aluminum variant extends to a maximum of 75.2 inches (191 cm) while the carbon fiber model stands slightly shorter at 72 inches (183 cm).

This makes them ideal for users who are taller than average as they will not have to stoop down to shoot.

They’re also ideal for those who want to take high angle shots without having to perch their gear precariously or rely on heavy, bulky tripods.

Fully closed, the Adventure 4s are even at 20.7 inches (52.5 cm) making them very easy to carry along, shove into a bag or strap to the side of a camera backpack (see reviews). Given their negligible weight, chances are, you won’t even notice they’re there.

Deploying the Benro Adventure 4 is quick and easy thanks to the flip locks that hold their legs in place. This feature allows a photographer to set up much faster and be ready to take advantage of any shooting opportunity that comes along.

They also come equipped with a closed-cell rubber sheath at their top sections to improve grip and handling.

Other monopods come with a rubber foot but, the Adventure 4 has something else. To keep them planted on the ground, Benro has opted to put in a swivel pod which lets users position at any angle without worrying too much about the stability of the footing. In addition, the they can also be fitted with an optional three-foot articulating base for added security.

At 70 dollars for the aluminum model and $155 for the carbon fiber variant the Benro Adventure 4 monopods aren’t the cheapest options available. But, given what they can do, they can certainly be considered a pretty good deal.

How to Choose a Camera Monopod


Due to the huge number of monopods on the market in 2022, I’ve tried my best to keep this selection brief and to the point.

I’m aware that there are many other more advanced monopods, featuring exotic materials, technical ball heads, rubber feet and much more, but for the majority of photographers, it’s unnecessary and over-priced.

Sure, if you’re a sports photographer who uses a monopod every working day to support your DSLR with 400mm lens, go get that latest $500+ model… but for the rest of us, the ones recommended here provide much better bang for your buck.

That’s not to say that any one them are cheap and nasty, however. One quick Amazon search for monopods reveals a slew of dubious quality models at bargain basement prices, made by a brand you’ve never heard of before.

I’d exercise caution with anything with a price that seems too good to be true – despite monopods not having a great deal of working parts, they still need to support your expensive equipment. Invest in something that will do it safely and securely!

Perguntas frequentes


What is a camera monopod used for?

A monopod is used to stabilise a camera to achieve a steady shot when taking a photograph. It can also be used to help distribute the weight of a heavy lens, or even to ‘pan’ the camera when photographing a subject in motion.

What is the best monopod?

Depending on your needs, there are different monopods to suit every photographer. Some may require extra-long monopods, or lightweight monopods, or even monopods with feet. Our number one all-round choice is the Manfrotto XPRO.

Why do I need a monopod?

If you need to stabilise your camera but don’t have the space for a fully extended tripod, a monopod can be the perfect compromise. Monopods are also smaller and lighter than tripods, and often cheaper too.

Does a monopod really help?

Monopods are one way to achieve a steadier shot than simply hand-holding your camera. You’ll be able to use a slower shutter speed, lower ISO, or smaller aperture, depending on your needs. Whilst obviously not as stable as a tripod, a monopod is great for times when you don’t have space or time to extend a tripod’s 3 legs.

Palavras Finais


A monopod is one of those photography tools that you may not ever realise you need, but once you use one, you won’t be able to do without it.

From stabilising your shot in a crowded place, to providing a much-needed rest for your muscles when using long lenses and heavy camera bodies, I urge you to try using a monopod at least once.

Personally, I rarely shoot in crowded places where I need a stable shot, and I never use long, heavy lenses. However, I find my monopod invaluable to get a much higher vantage point when shooting large group photos at weddings.

Monopods are so compact and lightweight that you can leave one stashed away under the seat of your car, ready to deployed in an instant.

I hope you enjoyed this article. Happy snapping!