Descobrir como usar um monopé deve ser uma tarefa simples – afinal, é apenas um poste extensível, certo?!
Na verdade, usar um corretamente pode ser
mais confuso do que usar um tripé, mesmo que tenha duas pernas a menos!
Muitos fotógrafos nunca lidaram com um desses amigos de uma perna só, o que acho uma pena, pois podem ser extremamente úteis.
Se você precisa estabilizar uma foto em um local lotado, suportar o peso de uma lente pesada, deslocar uma foto de um assunto em movimento ou simplesmente criar uma perspectiva mais alta, um monopé pode se tornar rapidamente o acessório mais útil na bolsa da sua câmera.
Então, vamos dar uma olhada em como usar um monopé.
Como usar um monopé | 5 técnicas profissionais para 2022
1. A sobrecarga
Esta é talvez a maneira mais simples de usar um monopé, mas ainda é a principal razão pela qual decidi investir em um dos meus.
A técnica é simples – você conecta sua câmera ao topo do monopé como de costume, estende as pernas o máximo possível, trava-as e segura-a alta o suficiente para obter a foto desejada.
Obviamente, você precisará de uma maneira de 'acionar' a câmera (já que não está em suas mãos) - você pode usar um gatilho remoto com fio ou bluetooth, ou simplesmente configurar sua câmera para fotografar em intervalos no modo temporizador.
Se você conseguir equilibrar o monopé com uma mão, pode até usar seu smartphone para se conectar sem fio à sua câmera, para fornecer uma 'tela remota'.
Além disso, usando o modo de disparo com intervalo, sua câmera disparará automaticamente várias imagens consecutivas enquanto você a segura no ar, aumentando muito as chances de uma de suas fotos funcionar.
© Doug Mills, New York Times
O fotógrafo do New York Times Doug Mills capturou a imagem viral acima do ex-diretor do FBI James B. Comey usando uma técnica semelhante com seu monopé.
Se você investiu no melhor monopé que pode pagar, deve conseguir uma altura suficiente acima de sua cabeça para produzir uma imagem que ninguém ao seu redor provavelmente conseguirá reproduzir - isso é ilustrado perfeitamente na imagem icônica de Mills, onde todos os outros fotógrafos da imprensa podem ser vistos no andar de baixo.
2. A terceira perna
Outra maneira de usar um monopé é conectar sua câmera e estender/fixar as pernas para que o monopé fique alguns centímetros
acima do seu olho .
Em seguida, fique com os pés separados por uma largura confortável, de frente para o assunto, coloque a base do monopé na frente do ponto central de suas pernas abertas e incline-o para trás em direção ao seu corpo, para fazer a terceira 'perna' de um tripé imaginário .
Essa técnica funciona melhor quando o solo é aderente, como grama ou cascalho. Se você tentar em ambientes fechados ou em uma superfície com menos aderência, o pé do monopé pode escorregar – a próxima técnica é melhor se você estiver em terreno escorregadio.
3. O Arqueiro
Uma maneira popular de usar um monopé é encarar o assunto, colocar um pé na frente do outro e, em seguida, colocar o pé de um monopé estendido contra o passo do pé traseiro.
Colocar o pé do monopé contra o passo do pé evita que ele escorregue.
Em seguida, basta inclinar a câmera para frente até que o monopé fique firmemente apoiado na parte interna da coxa da perna dianteira, para fornecer estabilidade adicional.
A postura é semelhante a um arqueiro atirando uma flecha de um arco. Dependendo do comprimento do seu monopé, você pode precisar experimentar um pouco com o espaço entre seus pés e o ângulo do monopé.
4. Na Frente
Se você está pesquisando no Google como usar um monopé, esta é provavelmente a primeira solução que você encontrou. É definitivamente a mais natural e também a técnica preferida pelos fotógrafos esportivos com lentes enormes.
Depois de conectar sua câmera e estender/fixar as pernas do monopé para que o visor da sua câmera fique nivelado com o seu olho, simplesmente coloque o pé do monopé na sua frente.
Em vez de tentar aumentar/diminuir a altura do monopé ajustando as travas das pernas, simplesmente amplie ou reduza sua postura.
Você provavelmente descobrirá que criar uma postura mais ampla é uma posição muito mais confortável para atirar por longos períodos, e ter o monopé para distribuir um pouco do seu ‘peso inclinado’ pode ser bastante confortável.
5. A panela
Esta técnica é mais comumente usada quando o monopé está diretamente na sua frente. 'Panning' na fotografia refere-se a mover a câmera em um plano nivelado, normalmente na mesma velocidade que um assunto em movimento no mesmo plano.
Fotografar carros correndo em uma reta final ou um ciclista passando na sua frente são dois usos típicos de um tiro panorâmico.
Embora a filmagem de uma foto panorâmica com a mão possa funcionar bem, é melhor usar um monopé ou tripé para estabilizar qualquer movimento vertical da sua câmera.
Normalmente, o espaço é limitado ao fotografar eventos esportivos populares, daí a necessidade de reduzir a “pegada” de um monopé.
Para fazer uma panorâmica de um assunto em movimento, basta girar o monopé em sua mão para que a câmera corresponda à velocidade do assunto e o assunto permaneça dentro do visor da câmera. Em seguida, clique no botão do obturador com a outra mão e espere o melhor!
Monopé recomendado para a maioria dos fotógrafos
Nossa escolha:Monopé de 5 seções de alumínio Manfrotto XPRO
Depois de analisar muitos dos melhores monopés, chegamos à conclusão de que o Manfrotto XPRO oferece o melhor retorno para a maioria dos fotógrafos aqui em 2022.
Disponível nos modelos de alumínio e fibra de carbono, ambas as versões do XPRO são leves e fortes, compactas para você levar na bolsa da câmera onde quer que vá.
O monopé Manfrotto XPRO é um excelente valor para fotos e, se você também grava vídeos, ficará feliz em saber que ele é compatível com as cabeças fluidas da Manfrotto, bem como com a base FLUIDTECH, que adiciona muito mais estabilidade.
Se você está procurando um ótimo monopé para a maioria das situações, é difícil vencer este.
Se você é um usuário frequente de monopé (ou um profissional), recomendo o modelo de fibra de carbono mais robusto, que também permite uma pequena economia de peso em relação à versão de alumínio.
Perguntas frequentes
Para que serve um monopé? Um monopé é bom para quando você está em um ambiente lotado, ou em qualquer lugar que não tenha espaço suficiente para estender as pernas de um tripé, mas ainda exige que sua câmera seja segurada o mais firme possível. Monopés também são bons para tirar fotos panorâmicas de assuntos em movimento.
Um monopé pode ficar sozinho? Alguns monopés com pés podem se equilibrar quando usados em conjunto com câmeras/lentes leves e em superfícies planas, mas em geral, você sempre precisa segurar um monopé.
Você pode usar um tripé como monopé? Você poderia usar um tripé como um monopé simplesmente estendendo todas as 3 pernas, mas não 'abrindo-as'. No entanto, é mais comum comprar um tripé que pode ser transformado em monopé, como o Manfrotto BeFree 2N1.
Usando um Monopé | Palavras finais
Usar um monopé não é tão simples quanto você imagina! Só porque tem apenas uma perna extensível, não significa que você está limitado a apenas um uso.
As técnicas acima são apenas 5 exemplos de maneiras de usar um monopé de forma confortável e eficaz – você deve experimentar por si mesmo para descobrir o que é melhor para você e sua configuração de câmera/lente.
Obviamente, não há
errado maneira de usar um monopé, e encorajo você a ser criativo para produzir uma foto que você nunca tirou antes.
Feliz tirando!