Se o seu fotômetro estiver travado, ainda será possível tirar fotos, mas você precisará usar um método diferente para determinar a exposição correta.
Aqui estão alguns métodos que você pode tentar:
-
Regra do Sunny 16 :Esta regra afirma que em um dia ensolarado, você pode definir a abertura para f/16 e a velocidade do obturador para o inverso do ISO. Por exemplo, se você estiver usando ISO 100, a velocidade do obturador será de 1/100 de segundo.
-
Use o histograma :O histograma é um gráfico que mostra a distribuição dos tons na sua foto. Se o histograma estiver inclinado para a esquerda, sua foto ficará subexposta. Se estiver distorcido para a direita, sua foto ficará superexposta.
-
Faça uma foto de teste :tire uma foto e verifique a exposição. Se estiver muito escuro, aumente a exposição aumentando a abertura ou diminuindo a velocidade do obturador. Se estiver muito claro, diminua a exposição diminuindo a abertura ou acelerando a velocidade do obturador.
Também é uma boa ideia levar consigo um medidor de luz externo, caso o medidor de luz da sua câmera falhe. Um medidor de luz externo fornecerá uma leitura mais precisa da luz e também permitirá que você leve em consideração fatores como a direção da luz e a distância do objeto.