O papel do hipo na fotografia é fixar a imagem capturada no filme ou papel fotográfico, removendo todos os cristais de haleto de prata não expostos. Este processo torna a imagem permanente e evita que ela escureça devido à maior exposição à luz. O hipo, também conhecido como tiossulfato de sódio, funciona de acordo com a seguinte equação química:
Na2S2O3 + AgBr → Na3[Ag(S2O3)2] + NaBr
1. Durante o processo de revelação, os cristais de haleto de prata expostos (AgBr) são convertidos em prata metálica (Ag) pelo agente redutor presente na solução reveladora.
2. Após a revelação, o filme ou papel é enxaguado em água para remover a solução reveladora.
3. O material fotográfico é então imerso em uma solução de hipo.
4. O Hypo, um agente fixador, reage com os cristais de haleto de prata restantes não expostos, convertendo-os em complexos solúveis, como o tiossulfato de prata sódica (Na3[Ag(S2O3)2]).
5. Esses complexos podem ser facilmente removidos com água, deixando apenas as partículas de prata expostas e reveladas no material, 'fixando' assim a imagem.
É importante observar que é necessária lavagem suficiente após o processo de fixação para remover completamente qualquer hipoglicemia residual do material fotográfico. Isso evita que a imagem desapareça ou se deteriore com o tempo devido à reação do hipo com o oxigênio.