1. Absorção de Luz O primeiro passo na fotografia é a absorção da luz pelo material fotossensível, que geralmente são cristais de haleto de prata suspensos em uma emulsão de gelatina. Quando a luz atinge um cristal de haleto de prata, ela cria um par elétron-buraco. O elétron é então capturado por um íon de prata intersticial, formando um átomo de prata.
2. Formação de imagem latente Os átomos de prata formados na primeira etapa são muito pequenos e amplamente dispersos, por isso não são visíveis a olho nu. No entanto, eles podem atuar como centros de nucleação para o crescimento de cristais de prata maiores durante o processo de desenvolvimento. Este processo é conhecido como formação de imagem latente.
3. Desenvolvimento A imagem latente torna-se visível pelo processo de revelação. Neste processo, os cristais de haleto de prata que foram expostos à luz são reduzidos a prata metálica por um agente revelador, como o tiossulfato de sódio. Os cristais de haleto de prata não expostos são então removidos da emulsão por um agente fixador, tal como tiossulfato de sódio ou cianeto de potássio.
4. Correção O processo de fixação remove os cristais de haleto de prata não expostos da emulsão, tornando a imagem permanente. Isto é importante porque os cristais de haleto de prata não expostos acabariam por ser escurecidos pela luz, destruindo a imagem.
5. Lavando A etapa final do processo fotográfico é a lavagem. Esta etapa remove quaisquer produtos químicos residuais da emulsão, garantindo que a imagem não desbote ou se deteriore com o tempo.