Se você pensar em resolução apenas em termos de megapixels, pode não perceber que qualquer câmera digital pode fazer fotos de alta resolução. A resolução refere-se apenas ao número de pixels por polegada, o que torna os termos "alto" e "baixo" relativos, não apenas às dimensões da imagem, mas ao que o espectador acredita ser suficientemente detalhado. Como você captura uma imagem desempenha um papel na determinação de sua resolução e como você distribui esses pixels em um determinado espaço desempenha outro. Escolher as configurações corretas em sua câmera é apenas o ponto de partida para obter a melhor resolução possível de suas imagens.
Megapixels e resolução
Os megapixels desempenham um papel na determinação da resolução potencial da imagem, mas não indicam a resolução real. Megapixels são as dimensões de uma imagem, enquanto a resolução é o número de pixels por polegada, sendo um pixel o menor elemento de uma imagem. Quanto mais megapixels uma câmera tiver, maior você poderá fazer uma foto com a mesma resolução. Um sensor de câmera pode ter 8,6 megapixels em uma matriz de 2.400 linhas de pixels por 3.600 colunas, representando as dimensões da imagem. Se você distribuir esses pixels em uma área de 8 por 12 polegadas, terá 300 pixels por polegada, representando a resolução. Se você redistribuir os pixels dessa imagem em um espaço menor, digamos, quatro por seis polegadas, ela se tornará uma imagem menor com 600 pixels por polegada, portanto, maior resolução. A menos que você amplie artificialmente uma imagem, ela contém um número fixo de pixels, que você pode interpretar ao longo de uma grade que atribui mais ou menos pixels a uma polegada. Por exemplo, a 300 pixels por polegada, um arquivo RGB de cinco por sete polegadas ocupa 9,01 MB. Reinterpretado como um documento de 72 pixels por polegada, o mesmo arquivo mede 29,167 polegadas por 20,833 polegadas, mas ainda contém o mesmo número de pixels ocupando a mesma quantidade de espaço em disco.
Configurações de tamanho
Como os megapixels determinam a resolução potencial máxima de uma imagem, é melhor usar o máximo de megapixels possível em sua câmera. A maioria das câmeras permite que você altere o tamanho das dimensões da imagem, geralmente de grande para médio e pequeno. Cada tamanho representa uma porcentagem do número total de pixels que a câmera pode gravar. Se você escolher um tamanho menor que o máximo, não apenas estará desperdiçando alguns dos pixels pelos quais pagou, como também estará reduzindo a resolução potencial total. Você não pode simplesmente ampliar a imagem no software e obter os mesmos detalhes nítidos e finos de um arquivo originalmente criado com mais megapixels.
Configurações de compactação
Juntamente com as configurações de tamanho, as câmeras digitais também incluem configurações de compactação, às vezes chamadas de níveis de qualidade. Quer se refira a eles como alto, fino, médio e baixo ou aplique abreviações arbitrárias como "HQ" ou "LQ", sua câmera usa esses esquemas para reduzir o tamanho do armazenamento, mas não as dimensões, dos arquivos que salva e ele faz isso com compactação JPEG. Como você pode escolher uma predefinição de baixa qualidade em conjunto com um tamanho de imagem grande, pode pensar que a compactação simplesmente permite espremer mais fotos em um cartão de memória. Embora a compactação do tamanho do arquivo não altere a resolução ou as dimensões, ela afeta os detalhes. Os algoritmos JPEG avaliam os dados da imagem e removem o que parece ser detalhes redundantes. Você praticamente não tem controle sobre quais informações são descartadas e não podem ser recuperadas em software. Os resultados podem aparecer como áreas de distorção em blocos, juntamente com a obliteração de detalhes finos, se a qualidade for definida muito baixa.
Câmera RAW
Ao contrário de outros formatos de arquivo de imagem, os arquivos RAW contêm todas as informações não compactadas que o sensor da sua câmera registra no momento da captura. Arquivos RAW não aumentam o número de pixels em uma imagem, mas podem ajudá-lo a trazer mais detalhes em suas imagens porque, ao contrário dos JPEGs, eles incorporam mais dados de cores, uma gama mais ampla de tons por pixel, a capacidade de controlar a nitidez e ruído, e acomodam correções de cores que podem produzir artefatos indesejados se aplicadas a arquivos compactados. Os fabricantes de câmeras criam seus próprios arquivos RAW proprietários, cada um com diferentes extensões de arquivo, que podem não ser abertos diretamente nos aplicativos diários de edição de imagens que você usa para visualizar, retocar e editar fotos. Se você valoriza os dados de imagem de alta resolução pela flexibilidade que oferece em relação ao produto final, escolha o formato de arquivo RAW da sua câmera.