As câmeras infravermelhas fotografam o calor em vez de objetos. A câmera é um sensor de calor que registra diferentes níveis de temperatura e os converte em uma imagem de filme ou vídeo. A maioria das câmeras usa imagens digitais, mas algumas usam filme infravermelho químico. As câmeras variam de tipos simples de apontar e disparar a modelos caros com imagens detalhadas e de alta resolução.
Auditorias de energia
A olho nu não pode dizer onde o calor está vazando através do isolamento da casa. A imagem infravermelha pode capturar os pontos exatos onde, por exemplo, a calafetagem em torno de uma porta ou janela não está funcionando. Quanto maior a resolução da câmera, mais precisamente a câmera pode identificar as fontes de calor. Câmeras altamente sofisticadas são boas o suficiente para permitir que um empreiteiro rastreie o vazamento de refrigerante de um sistema de ar condicionado. Os principais modelos de câmeras também podem transmitir as informações sem fio.
Emergência em infravermelho
Os bombeiros podem usar câmeras infravermelhas para identificar onde os incêndios estão queimando fora de vista – dentro de um prédio ou sob um piso, por exemplo. Quando a fumaça é pesada, os sistemas infravermelhos também podem localizar pessoas presas pelo fogo. Após derramamentos de produtos químicos, a Agência de Proteção Ambiental usa câmeras para detectar derramamentos e vazamentos. Como os produtos químicos têm uma assinatura térmica diferente do ambiente, a câmera pode detectá-los quando o olho desassistido não teria a menor ideia.
Câmeras militares
Os militares usam câmeras infravermelhas porque a imagem térmica vê através de muitas formas de camuflagem. Por exemplo, um emboscador coberto por folhas e galhos mortos pode enganar o olho humano, mas a câmera vai mostrar a diferença da área ao redor. A maconha que cresce em campos de milho registra uma cor diferente do milho em câmeras infravermelhas, permitindo que unidades militares de repressão às drogas encontrem as plantas. As câmeras "multiespectrais" podem combinar as informações infravermelhas com uma imagem visual convencional para fornecer aos usuários ainda mais dados.
Arte infravermelha
Junto com suas aplicações práticas, a fotografia infravermelha encontrou um nicho no mundo da arte. Ao tirar fotos em preto e branco com uma câmera infravermelha, por exemplo, os fotógrafos alteram os contrastes de uma imagem. As coisas que refletem o infravermelho ficam mais brancas, enquanto as que o absorvem ficam mais escuras. Isso cria uma aparência diferente e destaca diferentes partes da imagem do que uma foto tradicional. Fotógrafos de arte usam câmeras infravermelhas, bem como câmeras comuns com filtros IR.